Brasil: onde faço imigração e free shop e onde pego a bagagem?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Veja aqui respostas às dúvidas mais freqüentes de quem volta ao Brasil de viagem do exterior.

Caso você tenha dúvidas sobre a imigração e a bagagem na viagem de ida, leia:

Onde vou fazer minha imigração de volta no Brasil?

No aeroporto em que o vôo internacional pousar. Ali você vai descer, fazer imigração e duty free shop.

Ainda tenho uma conexão até a minha cidade. Onde pego as malas?

Mesmo que as malas estejam etiquetadas até o destino final, você vai precisar pegar as malas no aeroporto de conexão e passar com elas pela alfândega.

A seqüência é a seguinte:

  • 1) passar pela imigração, mostrando o passaporte
  • 2 e 3) recolher as malas no carrossel e passar no free shop
  • 4) passar com toda a bagagem pela alfândega
  • 5) procurar o balcão de check-in de conexão para entregar as malas

O free shop funciona 24 horas?

Funciona.

Como faço para pagar imposto de importação de madrugada?

Se não houver uma agência bancária 24 horas no seu aeroporto, é possível pagar no caixa eletrônico e voltar para retirar os bens taxados.

Devo declarar eletrônicos?

É recomendável declarar todos os eletrônicos que se beneficiam de isenção: notebook, iPad, filmadora. Você pagará 50% de imposto sobre o total que exceder a US$ 500.

Caso não declare, você pode ser multado em 100% do valor dos bens.

Caso o artigo não seja fiscalizado nesta passada pela alfândega, poderá ser fiscalizado e taxado numa outra viagem. A Receita Federal não tem mais aqueles postos de registro de produtos para sair do Brasil; não há mais como "esquentar" compras feitas no exterior. Você pode pagar na próxima viagem pelo iPad que comprou nesta.

314 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Lucas
LucasPermalink

Oi bóia , tenho um vôo para Lima (peru) saindo do Galeão com conexão Cataratas (foz do iguaçu). E volta Lima (peru) conexão em Guarulhos e por fim Galeão.

1 - preciso despachar a mala em cada trecho da viagem ?
2- Onde eu faço a questão aduaneira alfandega ?
3 - Posso comprar no freeshop de Lima (voltando) bebidas despachar como compra internacional depois no freeshop de guarulhos comprar mais 500 dolares e despachar pro RJ ?

Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lucas! Se as passagens são vinculadas, você faz apenas um check-in na ida e na volta. Na ida sua bagagem vai direto a Lima; na volta você vai precisar passar pela imigração em São Paulo e redespachar as malas no guichê de conexão, conforme está explicado no texto (por favor releia).

As compras no freeshop de Lima são consideradas compras feitas no exterior e não são isentas de impostos.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/10/compras-no-exterior-conheca-limites-isencoes-e-impostos/

Glauce
GlaucePermalink

Oi, Tudo bem? A Tam já alterou algumas vezes meu voo de volta, antes era orlando/ gurarulhos/ Rio de Janeiro, com conexao de 2horas e 45 minutos em guarulhos para depois embarcar para Rio isso saindo as 10:00 de orlando, mas acabei alterando para Orlando/Miame/Rio com duas horas de conexao em Miame para depois embarcar para o Rio de Janeiro, saindo de orlando as 18:40 h. Minhas perguntas, esse tempo em Miame é suficiente para fazer essa conexâo para o Rio de Janeiro ? Pelo que me disseram , não se faz alfandega em Miame só devo fazer no Rio, é isso mesmo? Resolvi alterar para esse trecho porque estava recebendo alteração de voo fazendo conexao em Guarulhos, e já que no meu retorno será no meio da Copa dia 26 de junho , e o aeroporto de Guarulhos normalmente já é muito cheio , fiquei preocupada de perder o voo de conexao para rio, porque disseram que faria alfandega em Guarulhos alem disso a aeronave as vezes demora a desembarcar seus passageiros, será que foi a melhor escolha? Como ate junho ainda podera alterar o voo, caso eu nao tenha feita uma boa troca no trecho tento alterar novamente.Aguardo orientação Glauce

Migração | Fora do meu lugar

[...] Brasil: onde faço imigração e free shop e onde pego a bagagem? - Estados Unidos: onde faço imigração e onde pego a bagagem? - Europa: onde faço imigração e [...]

arieti
arietiPermalink

Ola, estou saindo de milao, com conexao em lisboa, amanha pela manha. Posso comprar vinhos no aeroporto de milao e chegar ao brasil sem problemas?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Arieti! Comprados antes do check-in, os vinhos vão na bagagem despachada. Se for comprar no free shop, vai ter limitação de bagagem de mão. A cia. aérea não vai permitir você embarcar com uma caixa, por exemplo.

Ao desembarcar no Brasil você pode passar com até 16 garrafas de vinho de 750 ml. Se ultrapassarem US$ 500, a diferença será tributada.

Cristiane Chebli
Cristiane ChebliPermalink

Por gentileza, faremos uma viagem para Cancun/Miami e o retorno será: Miami/Galeao/Rio....Minha indagaçao é a seguinte: em Guarulhos o Vôo para o RJ será uma conexao. Neste contexto o free shop deverá ser feito em SP ou RJ????? e A Alfândega? EM SP ou RJ

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cristiane! Como está claríssimo no texto, em São Paulo.

ebert
ebertPermalink

Ola boa noite, tenho conexao de volta de miami em confins para depois embarcar para brasilia, com relacao as bagagens vou ter a pagar o excesso de peso devido ao peso da bagagem de voos internacionais se maior do q nacionais?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ebert! Se as passagens são vinculadas, o limite é o mesmo. Se são passagens não vinculadas, a cia. nacional pode cobrar o excesso, sim. Algumas deixam passar, outras são abertas a negociação na hora.

ebert
ebertPermalink

Hum otimo entao pq as passagens sao vinculadas sim.
Muito obrigado.

Fernanda
FernandaPermalink

Olá! Vou para os EUA e irei comprar um ipad de 299 e um ipod de 299 na ida da viagem no free shop. Vou utilizar os dois na viagem; eles entram como item pessoal ou na cota de 500 dólares? E também vou levar o meu celular mas como já esta em uso eu vou levar a nota fiscal só pra prevenir.
Obrigada

Lucas
LucasPermalink

Tenho uma viagem de volta de miami > atlanta> Sao Paulo > Manaus
as passagens são vinculadas, ai queria saber se eu passo pela alfandega em são paulo ou Manaus ??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lucas! Como explicado no texto acima, você fará alfândega e free shop na primeira cidade brasileira que pousar. No seu caso, São Paulo.

Nivaldo
NivaldoPermalink

Olá Bóia. Em julho estarei indo para Cancun pela Delta, então vamos realizar imigração em Atlanta para depois pegarmos o voo para Cancun da propria Delta. Em Atlanta tem Free Shop ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Nivaldo! Todos os aeroportos internacionais têm free shop (lojas nas quais você não paga taxas). wink

No site do aeroporto você pode ver as lojas em cada terminal: http://www.atlanta-airport.com/

Bartus
BartusPermalink

Oi Boia.
Volto de NY para Porto Alegre com conexão em Miami (passagens vinculadas).
Onde carimbo o passaporte? Em NY ou em Miami?
No caso de ser em Miami, o tempo de conexão de 1h30 é suficiente?
Abs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bartus! Você passará pela imigração no aeroporto de Miami. 1h30 deverá ser suficiente. A saída é mais rápida do que a entrada no país.

Bartus
BartusPermalink

Valeu!

De
DePermalink

Olá! Gostaria de saber se, no voo da volta(MCO>MIA>BSB), entrego as malas em Orlando, preciso pegá-las em Miami ou elas vão direto ao Brasil? E a imigração é feita em Orlando ou Miami?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, De! De Orlando, suas malas seguirão direto para o Brasil. Já a imigração, você fará em Miami.

Luisa
LuisaPermalink

Olá!

minha tia virá me visitar aqui em Londres, mas como ela viajará sozinha pela primeira vez e não sabe falar muito bem inglês ela fica meio receosa com as conexões. Ela vira pela Airfrance, a vinda eu sei que a imigração é feita apenas em Londres e não em Paris, mas e na volta? Ela precisa fazer imigração em Paris e despachar as malas ou pode ir direto pro portão de embarque?

Desde já obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luisa! Na volta também a imigração será feita em Londres. Em Paris ela estará em trânsito, e as malas vêm direto ao Brasil.
https://www.viajenaviagem.com/2012/05/europa-imigracao-bagagem/

Weronyca moura
Weronyca mouraPermalink

Ola estou comprando passagens diferente dos meus familiares mas hostaria de estar
Chegando junto com eles no mesmo terminal!
Vamos voltar de orlando uns de tam outros de united!
A united ja esta no terminal novo ! Alguma previsao da tam desembarcar no terminal 3 ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Weronyca! O site do aeroporto de Guarulhos não dá uma previsão. Uma sugestão é entrar em contato diretamente com a TAM.

Weronyca moura
Weronyca mouraPermalink

Ola estou comprando passagens diferente dos meus familiares mas hostaria de estar
Chegando junto com eles no mesmo terminal!
Vamos voltar de orlando uns de tam outros de united!
A united ja esta no terminal novo ! Alguma previsao da tam desembarcar no terminal 3 ?

Juliana
JulianaPermalink

Oi Ricardo e Boia!
Tenho uma dúvida e não sei ao certo se é neste post que devo perguntar... mas lá vai: Se eu fizer compras em Miami (compras que necessitem serem declaradas... uma bike por exemplo - não tem como "esconder" e é melhor pagar os 50% de imposto a pagar os 100% de multa!) e na volta para o Brasil resolver fazer um stopover no Panamá de uns 03 dias, isso significa que vou pegar as malas despachadas, pago imposto no Panamá sobre os produtos que comprei em Miami? Afinal, vou entrar no país de bike e tudo mais E sair de lá com ela também! Ou só declaro e pago quando chegar no Brasil?

Muito obrigada!

Abraços!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Juliana! Se implicarem com suas compras, explique que é só uma escala.

PATRICIA
PATRICIAPermalink

Oi Bóia, me tira um dúvida? Estou indo para Buenos Aires em setembro. Sendo que fiz a burrice de escolher o Santos Dumont para minha chegada. Gostaria de saber se consigo achar no duty frre do Santos Dumont Whisky Black Label? E como é o duty fre do Santos Dumont? Nunca fiz viagem para fora pelo Santos Dumont, por isso não conheço nada.

Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Patricia! Não existe free shop no Santos Dumont. Provavelmente você vai desembarcar em Guarulhos para fazer alfândega. Lá existe free shop.

Roberta
RobertaPermalink

Olá!Queria uma informação.Vou para Punta Cana saindo de GRU com conexão no Panamá.A volta será igual.Como ficam as malas? Eu pego elas no Panamá, ou elas ficam despachadas?Sobre o free shop no Panamá na volta de Punta Cana, posso comprar perfumes, cremes, tenis e levar na bagagem de mão, ou estarei com a mala para ser despachado junto?Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Roberta! Suas malas serão despachadas diretamente para São Paulo. Você poderá fazer compras no free shop do Panamá sem problemas. Normalmente as sacolas de compras podem ser levadas a bordo. Se for comprar muito, informe-se com a sua cia. aérea sobre os limites de bagagem de mão.

Eduardo
EduardoPermalink

Boa noite Bóia! Farei minha primeira viagem internacional (GIG x Lisboa x Málaga) com passagem vinculada pela TAP. Minha dúvida é com relação ao retorno de Málaga (Espanha) para o Brasil (Málaga x Lisboa x GIG). A conexão em Lisboa é de apenas 1h20min., ou seja, o Võo de Málaga chega em Lisboa às 08h10min. e o vôo para o Rio sai de Lisboa às 09h30min. Terei de fazer imigração, retirar as malas, passar na alfândega e checkin em Lisboa ou no Brasil? Poderia me esclarecer essas dúvidas e outros detalhes mais que achar interessante? Desde já agradeço sua atenção. Abraços!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eduardo! Em vôos internos não há imigração. Suas malas vão direto para o Brasil e você sairá de Málaga com seu cartão de embarque pronto. Só precisará passar pela imigração na saída em Lisboa, que não é demorada por ser imigração de saída. Dá tempo.

Nathalia
NathaliaPermalink

Olá,

Li alguns comentários e acredito que esclareci quase todas as minhas duvidas mas ainda sobrou algumas rs.

Tenho um voo para Miami saindo de São Paulo com conexão no Rio de Janeiro, porém saio de congonhas, todos os trechos no mesmo bilhete, então despacho as malas em SP e elas vão direto para Miami?

Depois de Miami tenho um voo para Cancun com escala em Atlanta pela delta, e na volta Cancun São Paulo com escala também em Atlanta, nesses casos as malas também são despachadas apenas uma vez?

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Nathalia! Você irá despachar suas malas em São Paulo e elas irão direto pra Miami.

Em Miami, você irá despachar suas malas direto para Cancún. Na volta, você fará o check-in para São Paulo mas vai precisar pegar suas malas em Atlanta para passar pela alfândega americana. Assim que passar pela alfândega, funcionários da sua cia. aérea vão te orientar sobre onde deixar sua bagagem, que será levada ao avião, sem você precisar fazer mais um check-in.

Cassiano RGCThompson
Cassiano RGCThompsonPermalink

Boa noite, então tenho algumas dúvidas borá lá. Estarei embarcando em los angeles LAX com destino so SDU rio pela KOREAN AIR com layover em GRU São Paulo mas o vôo seguinte pro SDU rio e saindo de CGH Congonhas posso ficar em São Paulo? Gostaria de ficar alguns dias antes de seguir pro rio, ou na volta sair de São Paulo tbem . Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cassiano! Sim, mas você perderá a passagem CGH-SDU, terá que comprar outra. Caso você precise voltar para Los Angeles com a mesma passagem, pode ter problemas com a reserva da volta.

Mauro
MauroPermalink

Olá!

Vou voltar de Orlando para o RJ nos seguintes voos da Gol:
Orlando-USA 15:15 SP-Guarulhos 05:00 (Terminal de embarque A)
SP-Guarulhos 06:35 Rio-Galeão 08:00 (Terminal de embarque 2)

Minha pergunta é: onde vou passar pela PF, free shop e alfândega, em SP ou no RJ?

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mauro! Está bastante claro no texto. Em São Paulo.

Camilla
CamillaPermalink

Oi Boia!

Como sempre, muito esclarecedor o post! Uma dúvida: vou voltar ao Brasil do exterior por Guarulhos, mas meu destino final é Salvador (passagens vinculadas). Já entendi que vou passar pela alfândega e pelo free shop em SP, mas gostaria de saber se os itens que eu comprar no free shop devem ser despachados ou não, especialmente no caso de líquidos maiores que 100ml (bebidas e hidratantes).
Caso seja necessário despachar, qual é a maneira mais segura de fazer isso? Tenho medo dos roubos e extravíos de bagagem.

Obrigada!!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Camilla! Você pode ir com as suas compras no avião, sem problemas. Se comprar muitas garrafas, aí sim será necessário despachar.

Camilla
CamillaPermalink

Obrigada!

Renata Ruiz
Renata RuizPermalink

Estou saindo do Rio com conexão em Sao Paulo( espera de 10:30), com destino a Los Angeles(USA), eu poderia estar pegando somente a conexão em Sao Paulo

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Renata! Se a sua passagem é vinculada e tem origem no Rio de Janeiro, se você não se apresentar no Rio perderá todas as reservas dos vôos de continuação e terá que reemitir a passagem com multa e diferença tarifária.

cristina lopes
cristina lopesPermalink

Boa noite,

Farei RJ/Atlanta/MCO, gostaria de confirmar se em Atlanta, pego as malas e despacho para essa conexão e na volta despacho apenas em MCO e preciso fazer apenas o check in em Atlanta para o voo para o RJ.

Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cristina! É isso mesmo: mesmo que as malas estejam etiquetadas até o destino final, você vai precisar pegá-las no aeroporto de conexão e passar com elas pela alfândega. Na volta, porém, a coisa é mais simples, e você vai despachá-las em Orlando sem se preocupar com elas na conexão dentro dos EUA. Dê uma lidinha neste post: https://www.viajenaviagem.com/2012/05/eua-imigracao-bagagem/

rebecca lima
rebecca limaPermalink

Olá, saio de Salvador para Cordoba com conexão em guarulhos. Como proceder? Nubca viajei para outro país sozinha. Tenho que desembarcar em Gru e depois realizar um novo check-in ou ir direto pra conexão?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rebecca! Você fará seu check-in em Salvador. Suas malas irão direto para o seu destino final. Em Guarulhos você deverá trocar de avião, mas não precisa fazer novo check-in, apenas passar pela imigração.

REBECCA
REBECCAPermalink

Certo, mas não vou precisar pegar minhas malas pra passar pela alfândega? Pq em Salvador não trm alfândega.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rebecca! A única alfândega que você fará na ida é na Argentina. No Brasil você só passará pela imigração para checarem seu passaporte.

Thiago Flores
Thiago FloresPermalink

Estou tentando planejar uma viagem para os EUA, com diversos destinos.
Gostaria de adquirir uma passagem, de retorno, partindo de Nova Orleans com destino a Porto Alegre.
No site da American, existe a opção de pegar o voo em Nova Orleans, às 06:00, chegando em Miami às 08:49.
Então eu pegaria um novo voo, às 09:45, com destino a Porto Alegre.
Ocorre que o tempo de conexão é de apenas 44 minutos...esse tempo é suficiente?
Eu preciso passar por algum tipo de Imigração, controle de passaporte, raio-X, na saída dos EUA?
Desde já, obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thiago! Se as duas passagens (interna nos EUA e a que te trará ao Brasil) forem da mesma companhia e estiverem vinculadas, você não precisa se preocupar, a cia. se responsabiliza por recolocar você em outro vôo. Mas realmente o intervalo é muito pequeno e arriscado. Se puder antecipar, você evita uma super dor de cabeça.

Sua bagagem vai ser despachada em New Orleans diretamente para o Brasil. Se você não sair da área de embarque/desembarque, não precisará passar pelo raio-x novamente. Não há imigração de saída nos Estados Unidos, só na entrada.

luciana
lucianaPermalink

Ola Boia,
Vou para Orlando fazer meu enxoval de bebe, voando Aerolineas Argentina. Consegui um stopover em Buenos Aires na volta e vou ficar 3 dias e só depois volto para o Brasil. Imagino que eu faça a alfandega em Buenos Aires, vc sabe se são muitos rigorosos com brasileiros vindo dos USA?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciana! Não temos nenhum depoimento de leitor que tenha feito esse percurso com compras. Mas teoricamente eles podem achar que você está entrando com contrabando no país, sim.

Ricardo
RicardoPermalink

Olá bóia, tenho um vôo Miami/Viracopos/Confins, e gostaria de saber se passarei pela alfandega em Viracopos ou Confins, liguei na companhia aérea e a mesma me informou que não terei acesso a minha bagagem em Viracopos somente no destino final, isso é correto? Gostaria de descer em Viracopos e seguir para outro destino, mas a companhia insiste que não terei minha bagagem nesse aeroporto.
Obrigado,
Ricardo

Mariana
MarianaPermalink

creio que eles estejam enganados; a alfândega é no primeiro aeroporto onde vc desembarca...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ricardo! Normalmente, a alfândega é feita na primeira cidade em que se pousa, mas há exceções. Reconfirme com a cia. aérea.

BRUNA
BRUNAPermalink

Olá! sou do rj.
porem peguei uma promocao e vou fazer na ida: bsb(brasilia) > gru(sp) > amsterdam (nesse caso eu despacho a mala em bsb e so pego em amsterdam, correto?!

ja na volta será: amsterdam > rj > bsb
mas como sou do rj queria saber se pegarei a mala e farei imigracao mesmo aqui, e se nao havera necessidade de ir a bsb para pegar a mala.

aguardo retorno, obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bruna! Não havendo mudança de vôo, você despacha a mala em Brasília e pega em Amsterdã. Na volta, você faz imigração no Rio.

Rodrigoo
RodrigooPermalink

Boía, tenho um retorno da Europa que tem duas pernas: Amsterdã-Guarulhos (KLM) e a conexão Guarulhos-Galeão (GOL). Terei que retirar minhas bagagens em Cumbica para despachá-las novamente para o vôo doméstico com a GOL? Em Cumbica que passo pela alfândega, certo?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rodrigoo! Certíssimo. wink

Esdras Monteiro
Esdras MonteiroPermalink

Bom Dia, vou fazer uma viagem de ferias para salvador. Meu voo saí de lisboa e tem escala em Madrid e São Paulo. gostaria de saber se as malas vão direto para lá, ou se devo fazer check in das malas outras vez. (sendo que na ida eu chego em Guarulhos e embarco para salvador em Vira-copos. Na volta é ao contrario) e na Volta tenho espaço de 3 horas para chegar de um aeroporto para o outro em São Paulo, dá tempo? tenho que fazer checkin das malas? pode me ajudar ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Esdras! O intervalo é curto demais, você arrisca a perder seu vôo. Nunca compre passagens com troca de aeroporto numa mesma cidade. Não há economia que compense, como você verá.

Leia sobre a ida:
https://www.viajenaviagem.com/2012/05/europa-imigracao-bagagem

Franklin
FranklinPermalink

Bom dia. Tenho um vôo de Amsterdam para Brasília, sendo que ele irá parar primeiramente em Guarulhos. Seria possível eu abandonar o trecho GRU-BSB, ou seja, permanecer em GRU, mesmo tendo bagagem despachada? A imigração e alfândega seria feita em GRU mesmo ou há risco de não ser realizada em GRU e ter que fazer em BSB?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Franklin! Você obrigatoriamente fará a imigração e alfândega em Guarulhos. Com isso, você terá que pegar suas malas e poderá, nesse caso, abandonar a sua conexão até Brasília.

Adriana
AdrianaPermalink

Isso vale também pra voos vindo de países do Mercosul? Tenho um vôo de Montevideu até o aero de Santos Dumont, com uma parada em Guarulhos. Gostaria de descer e ficar em São Paulo. É possível no meu caso?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adriana! O Mercosul fica no exterior. As mesmas regras se aplicam.

Léia Dias
Léia DiasPermalink

Vou para cancun com conexao em maiami, já estive lá só q não me recordo dos procedimentos, passo pela imigração e pego as malas? Ou pego as malas primeiro? Será q depois de passar tem alguém para auxiliar onde devo embarcar para cancun, pior q não falo nada em inglês.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Léia! Chegando em Miami, primeiro você irá passar pela imigração, pegará as malas e em seguida, fará a alfândega. Depois disso, você verá funcionários da sua cia. aérea para ajudar a recolocar suas malas na esteira para seguirem para Cancún. Não se preocupe com o inglês. Em Miami, todos falam espanhol. wink

Para saber mais, leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/05/eua-imigracao-bagagem

Renato Gonçalves
Renato GonçalvesPermalink

Vim em bilhete único pela tam de Orlando para salvador fazendo a parada em São paulo para realizar a alfândega e o dutyfree quando fui despachar as malas para salvador o funcionário da tam falou que não tinha nada de compromisso com dutyfree e eu teria de pagar o excesso de bagagem por conta do dutyfree, procede está posição do funcionário da tam?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Renato! A sua passagem provavelmente dá direito a 64 kg de bagagem despachada. Se as compras do duty-free fizeram exceder esse peso, você tem que pagar mesmo. O que às vezes é perdoado é a diferença entre a franquia de bagagem de vôos internacionais (64 kg) e nacionais (23 kg), quando a viagem é continuada com bilhete doméstico.

Aroldo Fonseca
Aroldo FonsecaPermalink

Olá Ricardo! Parabens pelo site. Eu tenho uma dúvida que nao conseguir esclarecer em lugar algum. Estou voltando de Miami para o Rio, com conexão em Guarulhos.

Após passar pelos procedimentos de alfândega posso não redespachar as malas? Ou seja, não quero continuar o voo para o destino final (Rio). Quero ir pra outro local a partir de São Paulo e pra mudar a passagem fica muito caro - é mais barato comprar outro trecho. Ou fica alguem da Cia me vigiando para não sair do aeroporto com as minhas malas?
Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Aroldo! Você consegue fazer isso, sim. Veja as experiências dos leitores nos comentários deste post: https://www.viajenaviagem.com/2013/11/hidden-city-ticketing-brasil

malu
maluPermalink

Ola, tenho uma duvida em relação a passagem que compre de SP para Madri
Vou de Gol ate salvador e depois troco de avião.
Voo internacional a cia Air Europa posso levar 2 malas de 32, como vou de GOL ate salvador tenho duvida em relação as malas, pode me ajudar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Malu! Se as passagens estão vinculadas, o voo interno até Salvador já conta como parte da viagem ao exterior.

Caso não estejam (o que parece mais provável...), a sua franquia na Gol será de 23 kg e provavelmente vão cobrar excesso, sim.

Livia
LiviaPermalink

Olá! tenho uma dúvida!
Vou para Atacama em fevereiro pela Sky Airline com conexão em Santiago mudando de avião para ir até Calama.
Preciso pegar as bagagens em Santiago e despachá-las novamente ou só vou vê-las em Calama???
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Livia! Vai ter que fazer alfândega em Santiago e redespachar as malas. Mas provavelmente receba seu cartão de embarque a Calama no check-in do Brasil.

Renata
RenataPermalink

Tenho um voo de volta para o Brasil que faz a seguinte rota: TORONTO/MIAMI/RECIFE
Eu preciso retirar minhas malas e despacha-las novamente em Miami?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Renata! Você fará a imigração americana ainda em Toronto. Suas malas devem ir direto para o Recife.

Sabrina
SabrinaPermalink

Olá, minha filha esta em Paris e volta dia 26 pela TAP, ela tem 14 anos e esta muito insegura em vir sozinha. Minha dúvida é: O voo dela para primeiro em Lisboa, e depois segue para Recife que é o destino final. Ela faz a imigração na volta em que local? La em Lisboa ela vai precisar trocar de aeronave, mas as malas seguem direto pro destino final? Na ida foi o mesmo percuso e ela fez a imigração em Lisboa e as malas do pegou em Paris. Por favor le ajude.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sabrina! São dois vôos. Ela faz conexão em Lisboa, onde passará pela imigração. As mapas virão direto para o Recife. Qualquer dúvida, o pessoal da TAP vai ajudar. Eles falam português e tudo. Não há o que temer.

Carla Cristina
Carla CristinaPermalink

Olá, já li todas suas dicas, são maravilhosas...
Vou para Bariloche, com conexão em Buenos Aires, a imigração e alfandega será feita somente em Bariloche? ou poderá ser em BA? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carla! Imigração e alfândega em Buenos Aires.

armando
armandoPermalink

Ola..estou vindo de los angeles no voo da aeromexico e passarei no mexico e lá pego o voo da LAN e faço conexão em santiago e lá por fim pego o voo da TAM e desço no Rio, irei fazer algumas compras nos USA, quando passarei pela alfandega? NO MÉXICO OU NO RIO? Preciso pegar minhas malas em todas as conexões?

obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Armando! Passará no Rio. Em princípio suas malas vêm direto, mas depende de como esta passagem esteja configurada.

armando
armandoPermalink

Outra pergunta, meu voo de santiago ao rio, quando eu chegar no rio, vou passar na alfandega do rio como se tivesse vindo do chile, eles vao saber que estou vindo dos EUA?

obrigado

obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Armando! Os limites são os mesmos. O fiscal deve pedir a passagem, se você for selecionado para inspeção.

Ana Luiza Lima
Ana Luiza LimaPermalink

Ricardo e Bóia, olá!!
Tenho uma dúvida, preciso de uma ajuda de vocês...procurei no post "conexões na Europa onde faço imigração" e não encontrei, me desculpe caso seja alguma coisa que já tenham respondido.
No caso da ida, o post está muito claro perfeito (não perguntei lá pq está fechado para comentários), a minha dúvida é na volta.
Na volta ao Brasil, saio de Londres e faço conexão em Amsterdã, terei que fazer imigração em Amsterdã para pegar o voo seguinte para o Brasil? Ou fico em uma área de trânsito? Pergunto pois os voos que vi só têm 2h de intervalo e caso tenha que fazer algum procedimento prefiro um intervalo mais seguro.
Desde já agradeço! Abraços, Ana

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Luiza! Em Amsterdã ficará em trânsito. As malas vêm para o Brasil. Duas horas é um intervalo seguro.

Ana Luiza Lima
Ana Luiza LimaPermalink

Muito obrigada!!!

denise vidal
denise vidalPermalink

Olá, Bóia!!
Tenho um voo de ida para Miami com conexão em lima, apenas 45 minutos de conexão!!! será que dá tempo? ou corro o risco de perder o voo para Miami?
Desde já agradeço!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Denise! É apertado. Se as passagens são vinculadas, a cia. aérea se responsabiliza caso um atraso no primeiro vôo cause a perda da segunda perna.

Camila
CamilaPermalink

Boa tarde,
Como é a conexão em Lima? Tenho um voo em Julho pela Avianca com conexão em Lima indo pra Miami. Mas como vou sozinha, estou com um pouco de medo.

Neftalí
NeftalíPermalink

Oi Camila, o aeroporto de Lima é bem melhor que a grande maioria dos aeroportos brasileiros. Geralmente aparece como o melhor da América Latina em rankings internacionais. Pode ser um pouco confuso no caso de desembarque em Lima, mas é perfeito para embarque e para trânsito, que é o seu caso. Pode ficar tranquila!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Camila! A sua cia. aérea pode te informar tudo. Basta telefonar para a central de atendimento ou se informar na hora do seu check-in no Brasil. Mas normalmente essas conexões são tranquilas. A sua bagagem despachada vai direto para Miami e em Lima você só deve trocar de aeronave.

Harlei
HarleiPermalink

volto de Londres para Porto Alegre com escala em RJ no Galeão,posso sair do aeroporto?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Harlei! Poder, pode...

natalia
nataliaPermalink

Ola! Estou na Suiça e retorno para o Brasil depois de amanha saindo de Milao/Lisboa/ Rio e estou com certa insegurança... Comprei chocolates, muitas barrinhas de chocolate, alguns biscoitos, e coisas assim... e umas camisas sociais para familiares, devo tirar as etiquetas? Tem quantidade limite para os chocolates, para barras do mesmo sabor, ou algo assim?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Natalia!

A implicância maior é com eletrônicos e enxoval:
https://www.viajenaviagem.com/2011/10/compras-no-exterior-conheca-limites-isencoes-e-impostos

Juliana
JulianaPermalink

Vou viajar para Cancun e farei conexão em Miami na ida. Será necessário imigrar em Miami ou ficaremos na área de trânsito? ( o outro vôo será dentro de 2 horas) há algum duty free na área de trânsito?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Juliana! Não há área de trânsito. Você terá que fazer imigração nos Estados Unidos e passar pelo controle de segurança novamente. É um tempo super apertado. Nem que fosse atraente (nos EUA não é), você não teria como aproveitar o duty free.

Larissa
LarissaPermalink

Oi! estou com muita duvida..
moro no Brasil (ES), vim para San Francisco de férias, comprei minha passagem vinculada e no decolar.com (vix->guarulhos pela gol, guarulhos -> houston -> san francisco pela united). na ida, passei na alfandega em houston..precisei tirar minha mala e despachar de novo..acabei perdendo o voo por causa da alfandega mas a moça da united me pôs no proximo voo pra san francisco. até aí tudo certo. agora vem a dúvida: eu nao sabia que demorava tanto na alfandega, minha passagem de volta está complicada. é exatamente o mesmo trajeto da ida, pelas mesmas empresas. mas o intervalo em houston é só de 45min. na ida, demorei mais de 2hs pra passar pela alfandega. na volta, eu passo na alfandega em houston mesmo ou é em guarulhos?! porque se for em houston, vou perder o voo com certeza...e a mala vai direto pra guarulhos ou preciso pegar ela em houston tambem?! estou preocupada com relacao à mala e aonde que vou fazer a imigracao na volta (e esse fato de só ter 45min em houston..se for la a imigracao, ferrou)...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Larissa!

Sua msla vai direto. Não há imigração na saída.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/05/eua-imigracao-bagagem

Neftalí
NeftalíPermalink

As pessoas gostam de reclamar do Brasil, mas a imigração na entrada aos EUA é realmente uma vergonha, eu acho desumano. Idosos ou crianças não tem preferência, tendo que ficar horas em pé e aguentar depois os "simpáticos" agentes. Somos todos potenciais Bin Ladens ou imigrantes ilegais. Sem falar na dificuldade dos vistos. Nas minhas últimas três experiências, tanto em Miami como Atlanta, a espera mais rápida foi de uma hora e meia. Depois de um vôo noturno de 8 horas, realmente não é muito agradável...Com o Dólar nas nuvens e o Euro caindo, o que mais vale hoje é ir para a Europa.