Brasil: onde faço imigração e free shop e onde pego a bagagem?

Veja aqui respostas às dúvidas mais freqüentes de quem volta ao Brasil de viagem do exterior.

Caso você tenha dúvidas sobre a imigração e a bagagem na viagem de ida, leia:

Onde vou fazer minha imigração de volta no Brasil?

No aeroporto em que o vôo internacional pousar. Ali você vai descer, fazer imigração e duty free shop.

Ainda tenho uma conexão até a minha cidade. Onde pego as malas?

Mesmo que as malas estejam etiquetadas até o destino final, você vai precisar pegar as malas no aeroporto de conexão e passar com elas pela alfândega.

A seqüência é a seguinte:

  • 1) passar pela imigração, mostrando o passaporte
  • 2 e 3) recolher as malas no carrossel e passar no free shop
  • 4) passar com toda a bagagem pela alfândega
  • 5) procurar o balcão de check-in de conexão para entregar as malas

O free shop funciona 24 horas?

Funciona.

Como faço para pagar imposto de importação de madrugada?

Se não houver uma agência bancária 24 horas no seu aeroporto, é possível pagar no caixa eletrônico e voltar para retirar os bens taxados.

Devo declarar eletrônicos?

É recomendável declarar todos os eletrônicos que se beneficiam de isenção: notebook, iPad, filmadora. Você pagará 50% de imposto sobre o total que exceder a US$ 500.

Caso não declare, você pode ser multado em 100% do valor dos bens.

Caso o artigo não seja fiscalizado nesta passada pela alfândega, poderá ser fiscalizado e taxado numa outra viagem. A Receita Federal não tem mais aqueles postos de registro de produtos para sair do Brasil; não há mais como “esquentar” compras feitas no exterior. Você pode pagar na próxima viagem pelo iPad que comprou nesta.

314 comentários

Olá lendo a materia acabei ficando um pouco confuso e não achei caso que pudesse ser comparado de forma correta com o meu nas perguntas e gostaria de sua opnião no meu caso, irei viajar a partir do Galeao (aeroporto internacional do rio) para Cidade do Leste no Paraguay, Na opção de comprar passagem pela TAM, só existe a opção,tanto na ida como na volta, com conexão em guarulhos. Gostaria de saber em qual aeroporto irei fazer o Duty free e alfandega. Fiquei na duvida pois não sei se o voo entre galeao e guarulhos é domestico ou algo diferente por os dois aeroportos serem internacionais (na minha cabeça voo internacional é entre aerop. internacional e voo domestico é entre aeroportos comums, está certo ou errado?)… peço que me ajude e tenha paciência com minha duvida pois é primeira vez que vou viajar internacionalmente então estou bem perdido

    Olá, Alessandro! Free shop em Guarulhos, a não ser que você não troque de avião ou que troque para a continuação de outro vôo internacional, que desça na área internacional do Galeão.

Olá, quero fazer minha reserva no free shop pois farei uma viagem internacional de ida BH p/ Ciudad Del Este com conecção em
Guarulhos e volta de Ciudad Del Este p/ BH também com conecção em Guarulhos… é em Guarulhos que eu farei as compras no free shop ou em BH ? Se for em Guarulhos que eu poderei fazer compras no free shop, e eu compre bebidas, qual é o número máximo de garrafas que eu poderei levar na bagagem de mão ?

    Olá, Fábio! É em Guarulhos. Você terá que despachar caixas num novo check-in; só poderá subir no avião com garrafas que caibam na bagagem de mão.

Boia, em 2008, vindo de Miami p/ Londrina (PR) com conexao no Rio(Galeao) e depois em Guarulhos, os funcionarios me disseram para fazer alfandega no Rio, despachar novamente e pega-las somente em Londrina, e ai, surpresa…. chegando em Londrina as malas nao chegaram, disseram que ficaram na esteira em SP porque teria que fazer alfandega…
Agora vou fazer o mesmo voo…..Caso nao pegue as malas no Rio sera que elas seguem para SP? Ou vou ter que fazer alfandega duas vezes??? Abracos…

    Olá, Leo! A alfândega é feita no primeiro aeroporto em que você chegar, salvo se for transferido para outro trecho de vôo internacional. Não existe imigração em Londrina.

Obrigada, voce acredita que duas hs em sao paulo daria para eu fazer imigracao, pegar as malas e alfandega de novo? Seria essa a ordem?
Obrigada.

    Olá, Jane! É apertado. Se as passagens forem vinculadas, a cia. aérea é responsável por encaixar você num vôo subseqüente. Se não forem vinculadas, marque o segundo vôo com pelo menos 3 horas de intervalo.

Ola Boia, primeiramente, parabens pela iniciativa em ajudar nas nossas duvidas.
Eu estou partindo de Veneza com (Iberia) com troca de aviao em Madri, com duas hs e meia de intervalo, chego em Sao Paulo e troco de aviao (Tam) para o Espirito Santo, com duas hs e quinze de intervalo.
Gostaria de saber:
Onde devo fazer imigracao?
Pegar minhas malas?
O tempo de intervalo sera suficiente nos dois aeroportos?
Eu tenho uma filhinha de dois anos, tenho prioridades?
Obrigada.

    Olá, Jane! Está tudo no post acima! Normalmente é dada prioridade a mães com crianças de colo, de até 2 anos.

Olá Bóia!
Tenho um amigo que vem dos usa em um voo com parada em buenos aires, destino florianópolis. Ele fará algum tipo de alfandega ou migração em buenos aires ou será somente aqui em florianópolis já que este é o seu destino final?

Pelo que vc está falando pode ser que eu faça td em Guarulhos, o meu voo de conexão tb é internacional, Rio- Cordoba com parada em Guarulhos. Hj liguei na Gol e me disseram que o desembarque da segunda conexão, no caso Guarulhos é na ala internacioal e que eu nem vou ter acesso às bagagens no Rio, acho que isso reforça o que vc postou. Mto obrigada pela atenção e pela resposta!!!

Bom dia, vou para Buenos Aires em janeiro e estou com dúvidas em relação a volta. Os trechos de volta são: eze- galeão e galeão- guarulhos, entre um voo e outro tenho 2h30. Vou ter acesso ao duty free e a alfândega no Galeão ou em Guarulhos? Estou em dúvida porque o segundo voo da conexão vai do Galeão para Cordoba e para em Guarulhos, local do meu desembarque e destino final. Vou desembarcar na ala internacional em Guarulhos? Terei q passar pela alfandega duas vezes? Tentei me informar na Gol, mas cada hora me falam uma coisa, primeiro disseram que eu tenho acesso a bagagem no Galeão, depois me falaram que só pego a bagagem em Guarulhos. Se vc puder me ajudar agradeço desde já!!!

    Olá, Suzana! O mais provável é você fazer imigração e free shop no primeiro aeroporto em que pousar no Brasil.

    Isso só não acontecerá se você não descer do avião na escala (ou seja: o mesmo avião continuar até a segunda escala no Brasil). Ou se for transferida para a continuação de outro vôo internacional (mantendo a chegada numa ala internacional).

OI, estou indo embora amanhã depois de 6 meses aqui nos EUA.

Estou indo com 3 malas, coloquei todas as roupas que eu comprei embaixo e as do Brasil em cima, não adianta, mas dá uma disfarçada, mesmo assim não comprei muito…

De eletrônicos só estou levando um playstation (paguei 250 dólares)e meu notebook, que comprei no Brasil (embaixo dele tem os selos e tudo mais do Brasil)

Minha dúvida é: Não preciso declarar esse play porque ele não ultrapassa os 500 dólares né?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito