Buenos Aires: a visita guiada ao Teatro Colón

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Teatro Colón, Buenos Aires

Depois de oito anos de reformas -- incluindo quatro anos sem funções, de 2006 a 2010 --, o Teatro Colón está tinindo de novo. Tudo foi restaurado usando os mesmos materiais da construção original, para não alterar a lendária acústica do lugar, tido como uma das cinco melhores do mundo.

Teatro Colón, Buenos Aires

A melhor visita ao teatro é aquela que você faz durante uma apresentação -- e isso não é difícil de conseguir. Você pode comprar ingressos no próprio site. As entradas mais baratas custam 45 pesos (20 reais) e levam ao setor Paraíso, que é a galeria mais alta (conhecida pelos freqüentadores por um nome mais condizente, Gallinero). Já os ingressos na platéia saem em torno de 1.000 pesos (460 reais).

Quem não conseguir encaixar uma apresentação na sua estada pode recorrer à visita guiada, que se realiza todos os dias, com saídas a cada 15 minutos.

Teatro Colón, Buenos Aires

Fizemos o tour num grupo de 30 #vibanas, e adoramos. Tivemos a sorte de pegar uma guia muito divertida, que deu tons de performance ao passeio.

Teatro Colón, Buenos AiresTeatro Colón, Buenos AiresTeatro Colón, Buenos Aires

Ela começou contando da maldição da construção do teatro. O primeiro arquiteto, italiano, morreu de um ataque súbito aos 44 anos; e seu assistente, que assumiu a obra e também era italiano, foi assassinado pelo amante da mulher, também aos 44 anos. Demorou para um terceiro arquiteto aceitar o desafio de concluir a construção; foi quando conseguiram um belga, que modificou o projeto dando um ar francês ao teatro.

Em seus primeiros tempos, o Colón funcionava mais como ponto de encontro da sociedade do que como centro de excelência artística. (Até hoje os portadores de ingressos para os setores populares entram pelas laterais do teatro.)

O Salão Dourado, onde a alta burguesia socializava, era quase tão importante quanto a platéia. A reforma restaurou o "dourado" do salão, cujos detalhes estavam acinzentados.

Teatro Colón, Buenos Aires

Fomos então levados à platéia e depois pudemos escolher entre visitar o camarote presidencial (no canto lateral direito, próprio mais para ser visto do que para ver) e o camarote central (oferecido aos visitantes estrangeiros mais importantes).

Teatro Colón, Buenos AiresTeatro Colón, Buenos AiresTeatro Colón, Buenos Aires

Fizemos charminho e conseguimos visitar os dois.

Teatro Colón, Buenos AiresTeatro Colón, Buenos AiresTeatro Colón, Buenos Aires

Onde: A entrada para as visitas é na Tucumán, 1171, entre Cerrito e Libertad. Quando: As visitas se realizam todos os dias, entre 9h e 17h, com saídas a cada 15 minutos. A duração é de cerca de um ahora. Quanto: Estrangeiros pagam 110 pesos (equivalentes, em maio de 2012, a 50 reais). Aceita-se apenas efectivo (dinheiro vivo) em pesos.

Leia também:

Cansado de San Telmo? Vá a Mataderos!

Tango da vida real: a milonga de La Glorieta, em Belgrano

Primeira vez em Buenos Aires: roteiro para um fim de semana

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email

40 comentários

Lívia Mochileira

Putzzz altos posts sobre Buenos Aires e eu acabei de voltar de lá! hahahaha Lindo o teatro!!!

Cristiana
CristianaPermalinkResponder

Fiz a visita guiada no início do ano. O Teatro é sensacional, a restauração foi bem feita e os guias são excelentes. Só tenho uma coisa a comentar: vá, vá e vá!

Flora
FloraPermalinkResponder

Ainda vou voltar para ver um espetáculo ai.

Luiz Coutinho
Luiz CoutinhoPermalinkResponder

Só um acréscimo, Ricardo: a reforma ainda não terminou. As obras continuam do lado de fora do teatro, mas não atrapalham em nada as apresentações. É muito difícil conseguir ingressos. Você precisa comprar com semanas de antecedência. Estas fotos parecem antigas, pois o telão - a cortina grande que cobre o palco de alto a baixo - jà está restaurada. Se você conseguir ingresso para assistir a alguma apresentação, prepare-se: as poltronas são lindas, mas extremamente desconfortáveis.

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Luiz Coutinho,
Você está certo, a reforma ainda não terminou. Não é possível, por exemplo, visitar o subsolo.
As fotos foram tiradas no último dia 30/04. O telão do palco é uma cortina corta-fogo wink

Lili-CE
Lili-CEPermalinkResponder

Lu, visitei o subsolo em 2006! É enorme, você fica sob a avenida 9 de julho!

Arthur | Agora vai MESMO

Óptema visita!

Walter F Leite

Oi RF, tudo bem? olha, fizemos postagem sobre Buenos Aires e sem sua permissão, colocamos o link de sua matéria (Teatro Colón) com o objetivo de melhorar as informações para outros viajantes: http://www.vaconferir.com/2012/05/buenos-aires-nosso-1-dia-na-cidade.html

Luciana Betenson

smile Também quero voltar para assistir um espetáculo no Colón!

Leonardo Marzullo

Vale a pena mencionar que, em fins de semana ou feriados, é mais seguro comprar o ingresso para a visita guiada antecipadamente,on line: http://www.teatrocolon.org.ar/es/index.php?id=visitas

Luciana Ferreira

Essa visita vale cada minuto. Só fiquei com pena de não fazer mais parte do passeio, a caminhada pelos bastidores, oficinas de cenários, depósitos de figurinos, adereços, sapatos, que também era muito interessante. Tomara que volte.

Cândida Silva

Estive em BA durante o feriado de carnaval e fiz esta visita guiada ao Teatro Colón. Muito bonito! Infelizmente, em fevereiro não haviam espetáculos, a programação do teatro começava em fins de março... Fiquei com uma enorme vontade de ver um espetáculo ali.

Fabio
FabioPermalinkResponder

Este teatro realmente é maravilhoso. Tive o prazer de assistir uma ópera em 2010 no setor paraiso e no carnaval 2012 fiz a visita guiada que foi excelente. O valor se eu não me engano foi de 110 pesos, mas vale cada centavo. Os guias são excelentes.

Não percam!!!

Vinícius (mais do que uma viagem)

que lugar maravilhoso e que saudade da minha primeira viagem a Buenos Aires, em 2001, quando pude visitar o Colon!

Viajante Oficial

50 reais pela visita ?
Socorro "Pato Economico" !

Carla
CarlaPermalinkResponder

Até antes de fechar para a reforma, a visita guiada custava apenas 5 pesos - e incluía os bastidores e o subsolo... wink

Viajante Oficial

Estive em BAs em Abril/2012 e fui até o Colon para fazer a visita guiada. Desisti quando soube do preço. Tudo bem que o Colon é "BELÍSSIMO" mas cobrar 50 reais (DE NÃO RESIDENTE)por uma visita é exploração. E lembro que as ruas da capital portenha estão "REPLETAS" de atrações arquitetônicas lindíssimas.

bcbauer
bcbauerPermalinkResponder

É possível comprar ingressos antecipadamente pelo site do teatro, eu fiz isso no ano passado, em setembro, e pude assistir a um espetáculo de ballet, comprei alguns dias antes de viajar.

Luciana Bordallo Misura

Lindo. Realmente conseguir ver um espetáculo deve ser o que há!

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Tive a oportunidade de ir agora em Fevereiro com meus pais, passamos 5 dias em Buenos Aires, realmente é fantástico o teatro, não tem como não se encantar. Uma visita recomendadíssima pra quem está indo passar uns dias por lá!

Paulinho VAM - "O intrépido"

Foi muito bom ter participado desta visita guiada! Pena não termos visitado os bastidores e o subsolo.

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Inveja branca das vibanas! Muito chique isso!

Marcie
MarciePermalinkResponder

Eu cheguei a ver uma ópera, ainda com meus pais, quando era pequena. Muito legal!

Fafa Soares
Fafa SoaresPermalinkResponder

Gostei muito da visita guiada. Quem morre de amores por Bue não pode deixar de conhecer seu mais famoso teatro.
Escrevi um post sobre minha ida até lá:http://tecontonavolta.blogspot.com.br/2012/04/teatro-colon.html#links

jose auto
jose autoPermalinkResponder

Estive em buenos aires em 2010, voltei agora em 20 junho de 2012, hove uma majoração nos preços em torno de 150%, taxi do eizeiza para o centro que era em torno de 110 pesos, está agora por 240 pesos, e tem um aumento previsto de 12% em 15 julho e outro de 12% para outubro/12, está proibida a importação de tudo, do jeito que vai coisa boa não vai dar, compras mesmo só no free shop pois na cidade está pela hora da M O R T E, procure outro PAÍS.

Buenos Aires – nosso 1º dia na cidade Portenha.

[...] elegante Teatro Colón, para assistir espetáculos e fazer uma visita guiada, veja o que diz o site Viagem na Viagem; continuando pela rua que está por trás do teatro, encontramos outro elegante prédio que é o [...]

Lucas L.
Lucas L.PermalinkResponder

Só para registro: estão aceitando cartões de crédito. AGO/13

Ana Paula
Ana PaulaPermalinkResponder

Ola! Compro os ingressos pela net aqui no BRA antes de ir ou compro lá ? quero assistir a uma peça que já escolhi no site .. obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Paula! Você é quem manda! Se você for fazer câmbio paralelo, pagar com pesos na hora vai sair mais barato do que no cartão de crédito (dólar na cotação oficial, mais IOF). Mas não sabemos se a peça que você planeja ver é concorrida ou não smile Procure investigar.

Ana Paula
Ana PaulaPermalinkResponder

Olá.. obrigada pela resposta. Mas a minha dúvida é que no site do Teatro nao fala nada sobre a retirada ...Por isso meu questionamento. Vou comprar aqui pra garantir pois a peça que quero assistir acredito que logo vá esgotar .. Obrigada a Bóia por estarem sempre disponíveis a nos ajudar. sou muito grata por todas as dicas que já aproveitei de vcs!! beijo!!

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Ola Ana Paula,td bem? Estou tentando comprar ingressos para a opera Caligula em abril, mas nao estou conseguindo pelo site...pode me ajudar ? Muito obrigada!

Rafael
RafaelPermalinkResponder

Boa Noite! Estou tentando comprar ingresso para a visita guiada do teatro pelo site, mas não encontro essa opção à venda no site. Alguém sabe se não vendem mais ingresso da visita pelo site?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafael! Ingressos para a visita nunca foram vendidos pelo site. O que o texto diz é que a melhor visita é assistir a um espetáculo; e que para os espetáculos, sim, é possível comprar ingressos online.

Rafael
RafaelPermalinkResponder

Obrigado. Infelizmente nesta semana não há nenhum espetáculo agendado e uma amiga minha que foi a Buenos Aires no ano passado comprou o ingresso da visita pelo site.

Bianca
BiancaPermalinkResponder

Olá pessoal,
Gratidão pelas informações! Estou indo a Buenos agora dia 22/06/2017 e pelo que vi as informações deste post estão um pouco desatualizadas, a visita guiada está custando 250 pesos. Espero conseguir assistir a um espetáculo. Se conseguir posto um comentário aqui. wink

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bianca! Sempre procuramos deixar links para os estabelecimentos para que essas informações de preço possam ser checadas pelo leitor.

José Henrique de Melo Luna

Passou para 300 pesos...

Cintia Lonardoni

Agora a entrada é 400 pesos e não tem guia em português, só espanhol.

Carol Cavalcanti

Estava olhando hoje e a entrada para a visita está 360 pesos para não residentes... Poxa. Estou com muita vontade de fazer a visita. Vou acabar deixando essa grana haha a vontade é maior, e como vou economizar em outros pontos, graças às muitas dicas que peguei aqui, acho que vai dar smile

Samantha
SamanthaPermalinkResponder

O preco oficial é de 400 pesos (para nao residentes)

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar