Estados Unidos: onde faço imigração e onde pego a bagagem?

Cada vez mais gente viaja aos Estados Unidos com conexão, seja na América Latina, seja em outra cidade americana. Quantas imigrações você vai fazer? O que faz com a bagagem?

Imigração sempre só vai ser uma. Quanto à bagagem, há pegadinhas. Vamos lá:

Voando aos Estados Unidos com conexão na América Latina

Se você vai fazer conexão na Cidade do Panamá, em Lima, em Bogotá ou na Cidade do México, não se preocupe com procedimentos burocráticos: no aeroporto de conexão você ficará na ala de trânsito internacional. Vai desembarcar do vôo e já pode procurar o portão de onde sairá seu próximo vôo, sem passar pela imigração no local.

A imigração será feita no primeiro aeroporto americano em que você desembarcar. Sua bagagem vai direto para lá.

Se você estiver fazendo apenas conexão, não será necessária nenhuma vacina, pois seu destino final é os Estados Unidos. Os Estados Unidos não exigem nenhuma vacina de visitantes brasileiros.

Caso você tenha algum outro trecho doméstico para chegar ao destino final deste vôo, leia o tópico abaixo.

Voando aos Estados Unidos com conexão dentro dos Estados Unidos

A imigração nos Estados Unidos é sempre, invariavelmente, feita no primeiro aeroporto em que você desembarcar. Assim, é certeza que você vai fazer a imigração no destino do seu vôo inicial — seja Miami, Atlanta, Dallas, Houston, Washington, Nova York, Chicago, Detroit ou Los Angeles.

Depois de passar pela imigração e ter seu passaporte carimbado, você vai retirar as suas bagagens naquele aeroporto mesmo. Eu sei, o seu recibo de bagagem colado no canhoto do cartão de embarque mostram que as suas malas estão etiquetadas até o destino final, mas você necessariamente precisa retirar as malas ali.

O procedimento é o seguinte: você pega as malas no carrossel, passa com as malas pela alfândega (que nunca manda abrir, só se desconfiar que você é traficante ou muambeiro) e então entrega as malas num ponto sinalizado para isso.

É esquisito, ninguém te dá recibo, parece que você nunca mais vai ver sua mala, mas funciona. Pegue a mala no carrossel, passe pela alfândega, procure o ponto de entrega de malas para conexão — e então parta à procura do portão de embarque do seu próximo vôo. Você vai precisar passar por todo o procedimento de segurança dos aeroportos americanos, que são um inferno.

Documentos necessários para a imigração

Para entrar nos Estados Unidos você precisa de um passaporte válido e de um visto válido.

Caso o visto válido esteja num passaporte que expirou, basta carregar o passaporte que expirou junto com o passaporte válido. É muito comum, você não será o primeiro, eles estão acostumados.

Para os Estados Unidos não é necessário que o seu passaporte continue válido por seis meses depois da entrada; basta que esteja válido durante a sua permanência.

O agente sempre vai perguntar o propósito da sua viagem (responda “holiday” ou “business”) e a duração. Se você for a trabalho, precisa ter um visto B1-B2 (negócios). Se for em missão jornalística, precisa ter visto de jornalista. Caso você vá a trabalho, diga que está indo a trabalho mas só tenha visto de turista, será barrado.

Dificilmente pedem para ver passagem, e mais raramente ainda pedem para ver a reserva de hotel (o nome do hotel podem perguntar). Seja honesto e não caia em contradição.

Precisando, sempre haverá algum agente que fale espanhol.

E quem tem passaporte europeu?

É necessário que o seu passaporte contenha seus dados biométricos. Você vai precisar também preencher um formulário eletrônico de viagem, o ESTA.

Use o seu passaporte brasileiro ao sair do Brasil e ao retornar. Use o passaporte europeu para entrar e sair dos Estados Unidos.

Dá pra passar junto na imigração?

Familiares passam juntos. Amigos podem até tentar, mas na maioria das vezes não vão deixar.

Saindo dos Estados Unidos

Não há guichês de imigração de saída. Você passará pelo raio-x e só. Não se preocupe com as malas em conexão: a bagagem será despachada direto para o Brasil.

Leia também:

475 comentários

“Dá pra passar junto na imigração?

Familiares passam juntos. Amigos podem até tentar, mas na maioria das vezes não vão deixar.”

Só estão deixando isto agora se o endereço for o mesmo. Se for diferente, mandam passar separadamente.

    Você diz o endereço do Hotel?

    Obviamente os amigos terão sobrenomes diferentes, caso forem passar juntos pela imigração cada um deve ter um cartão preenchido

    Obrigado,

Não preciso da vacina, só fazendo conexão no Panamá?? Bom, de qquer maneira vou fazer meu certificado, afinal é uma das 8 coisas q devo ter! [;)]
Pelo q entendi não verei minhas malas até chegar em NY, certo?? Meu voo tem conxao de 1 h no Panamá.

Também fui para Los Angeles pela Aeroméxico em out/11 e na conexão na cidade do méxico também tive que retirar a bagagem n esteira e passar no raio x antes de despachar a bagagem novamente…..Na volta o mesmo procedimento porém me pediram para abrir as malas (e eu não sou traficante hein…rsrs )

Uma observação: um cliente meu entrou em abril/12 nos eua e o passaporte ia vencer em junho/12. Ele ia ficar por 08 dias e disse que o agente ficou questionando a validade do passaporte dele. Na dúvida – Evite a fadiga – 06 meses de validade.

Para quem vai aos EUA, é importantíssimo comprar a passagem informando os dados do passaporte que será utilizado para entrar lá. Caso contrário, pode haver muitos perrengues para embarcar, já que as cias. aéreas que voam para os EUA são obrigadas a fornecer os dados dos passageiros à CBP com antecedência.

OLá,

Dúvida: a entrega do I-94 é feita no check-in ou no portao de embarque?

Obs: tentei colocar a pergunta no tópico específico do I-94, mas nao consegui…

Obrigada.

    Olá, Maria Cristina! Normalmente é no check-in. Mas se você vier em conexão a moça não tirará no primeiro vôo. Certifique-se de que tirem no máximo no portão de embarque.

    Ja aconteceu comigo saindo por Houston e o que eu fiz foi seguir as recomendaçoes do site do consulado aqui do brasil: mandar o canhoto para um endereço especifico nos EUA. Nao tem como colocar rastreador nem aviso de recebimento, mas depois do acontecido ja entrei nos EUA 2x e foi tudo normal.

    Olá, Thiago! Guarde com você e leve na volta. Guarde também o cartão de embarque e leve com você quando voltar aos EUA.

“O procedimento é o seguinte: você pega as malas no carrossel, passa com as malas pela alfândega (que nunca manda abrir, só se desconfiar que você é traficante) e então entrega as malas num ponto sinalizado para isso.”
já rasurei – era um risquinho mínimo de caneta – o papel azul da alfândega e a mulher mandou checar minhas malas em Washington. Então, se errar o formulário, preencha de novo 😉

Vou para os EUA em julho e retorno de Miami com conexão em Atlanta, com 3h entre um vôo e outro. Terei opção de pegar a bagagem em ATL e fazer novo check-in para o vôo internacional ou já despacharei desde Miami? No caso, estarei voando Delta.

    Voos viculados, vc despacha ja tudo desde Miami, em Atlanda ficará apenas com a carry-on e a empresa cuida do que foi despachado.

Eu fui para os EUA em março deste ano, com conexão na Cidade do México, e tive sim que passar por todo o processo imigração/retira a bagagem/alfândega (aperta o botão: verde – pode ir; vermeho: vasculham a bagagem)/mala de volta na esteira de conexão. Depois, claro, todo o procedimento de segurança. Parece confuso falando, mas chegando lá, é só seguir o fluxo que dá tudo certo.

Tivemos uma dificuldade com o passaporte Italiano de minha esposa em uma ocasiao indo para o Canada. Na Italia as senhoras nao podem adicionar o sobrenome dos maridos, a passagem foi comprada com o meu sobrenome (como no passaporte Brasileiro) porem o visto Canadense no passaporte brasileiro ja havia expirado. A cia aerea estava se recusando o embarque dado que o nome da passagem precisava bater com o do passaporte. Tivemos que pagar uma taxa ($150) para alterar o nome na passagem.

Assim, recomendo que a passagem para os EUA ou Canada seja emitida com o nome do passaporte que será utilizado na entrada dos EUA ou Canada.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito