Europa: onde faço imigração e onde pego a bagagem?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Barajas, Madri

Muita gente viaja à Europa em vôos com conexão e fica na dúvida de onde (e quantas vezes!) vai passar pela imigração.

A resposta é: uma vez só. Onde? Na maioria das vezes, no aeroporto de chegada -- a não ser que você tenha o Reino Unido ou a Irlanda como ponto de escala ou destino final.

E onde você retira as bagagens? Normalmente, no destino final.

Veja caso a caso:

Voando ao Espaço Schengen, com conexão no Espaço Schengen

Com exceção de Reino Unido, Irlanda e alguns países do Leste Europeu, a maioria dos países europeus faz parte do Espaço Schengen, que aboliu suas fronteiras. Por isso os vôos entre esses países são considerados "domésticos"; não há imigração nem carimbos.

Países que fazem parte do Espaço Schengen

    Alemanha - Andorra - Áustria - Bélgica - Dinamarca - Eslováquia - Eslovênia - Espanha - Estônia - Finlândia - França - Grécia - Holanda - Hungria - Islândia - Itália - Letônia - Liechtentstein - Lituânia - Luxemburgo - Malta - Mônaco - Noruega - Polônia - Portugal - República Tcheca - San Marino - Suécia - Suíça - Vaticano

Países que NÃO fazem parte do Espaço Schengen

    Albânia - Belarus - Bósnia - Bulgária - Chipre - Croácia - Irlanda - Macedônia - Moldova - Montenegro - Reino Unido - Sérvia - Romênia - Rússia - Turquia - Ucrânia

Assim, se você vai voar a Paris com conexão em Madri, ou a Barcelona com conexão em Zurique, ou a Praga com conexão em Frankfurt, ou a Atenas com conexão em Paris, a sua imigração vai ser feita no aeroporto da chegada.

Você passa pela imigração, seu passaporte é carimbado e você então está admitido na Europa. Aí é só procurar o portão de embarque do vôo seguinte, que vai ser "doméstico"; ao passar pelo controle de segurança, você vai precisar mostrar o passaporte, mas só para provar que você é o dono da passagem. Ninguém vai mais lhe perguntar nada.

Sua bagagem segue do Brasil direto para o destino final; confira no recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.

Voando ao Espaço Schengen com conexão fora do Espaço Schengen

A coisa muda um pouco de figura caso você vá a Paris ou Zurique ou Amsterdã ou Lisboa ou qualquer lugar da Europa continental com conexão em Londres.

Como o Reino Unido (assim como a Irlanda) não faz parte do Espaço Schengen, você não fará imigração em Londres. Você nem sequer vai sair da área de trânsito internacional: vai descer do avião e já pode procurar o seu novo portão de embarque.

A imigração será feita apenas no destino final, já no Espaço Schengen. Sua bagagem vai direto pra lá; confira o recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.

Voando para um destino que não pertença ao Espaço Schengen com conexão no Espaço Schengen

Neste caso o processo é invertido: se o seu destino final for alguma cidade do Reino Unido ou da Irlanda, você não sairá da área de trânsito internacional do aeroporto da conexão (Lisboa, Frankfurt, Madri, Paris, Amsterdã, Zurique -- qualquer um). Você vai descer do avião e já vai poder procurar o portão de embarque do novo vôo.

Sua imigração será feita apenas quando você desembarcar no destino final no Reino Unido ou na Irlanda.

Sua bagagem seguirá direto do Brasil até o destino final; confira o recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.

Voando à Irlanda com conexão no Reino Unido

Reino Unido e Irlanda têm acordo de livre trânsito entre seus cidadãos. Por isso não existe trânsito internacional entre o Reino Unido e a Irlanda.

Traduzindo: se você vai a Dublin com conexão em Londres, não terá como ficar na área de trânsito internacional, porque os vôos para Dublin saem da área doméstica.

Logo, você vai fazer duas imigrações. A primeira, na Inglaterra. Daí vai reembarcar para a Irlanda na área doméstica. E ao chegar à Irlanda vai ter que novamente passar pela imigração, por não ter passaporte britânico nem irlandês.

Documentos necessários para a imigração

  • Seu passaporte precisa ter validade de 3 meses APÓS a data de término da viagem. Se faltar menos do que isso para o seu passaporte expirar, não vão deixar você embarcar no Brasil.

Tenha organizados numa pasta:

  • Passagem de volta
  • Reservas de hotel para todo período (no caso de aluguel de apartamento, contrato ou recibo de pagamento)
  • Carta-convite, caso vá ficar hospedado em casa de familiares ou amigos. Nesta carta-convite o anfitrião deve explicar que vai receber você por X dias e indicar o endereço na Europa. Essa carta não precisa mais ser registrada em delegacia ou cartório, mas deve ser assinada, escaneada, e enviada por e-mail
  • Seguro-assistência com cobertura de 30.000 euros
  • Dinheiro ou extratos de cartões de crédito e débito (tipo VTM) comprovando que você tem 65 euros/dia para se manter na Europa. Este limite é individual.
  • Não é necessária nenhuma vacina para ir à Europa.

Deslocamentos dentro do Espaço Schengen

Caso o seu itinerário de viagem cubra vários países do Espaço Schengen, não se preocupe, todos os deslocamentos serão considerados domésticos e você não precisará fazer imigração. Em compensação, não ganhará nenhum carimbo a mais no passaporte...

Deslocamentos entre o Espaço Schengen, Reino Unido e Irlanda

Caso a continuação da sua viagem leve você do Espaço Schengen ao Reino Unido ou Irlanda ou países do Leste fora do acordo, você voltará a fazer imigração na chegada a cada viagem. Mantenha aquela pastinha organizada.

Dá pra passar junto na imigração?

Familiares passam juntos. Amigos podem até tentar, mas na maioria das vezes não vão deixar.

E quem tem passaporte europeu?

Caso você tenha dupla cidadania, o procedimento adequado é sair do Brasil e voltar ao Brasil com seu passaporte brasileiro; entrar na Europa e sair da Europa com seu passaporte europeu.

Leia mais:

833 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Luiz Felipe
Luiz FelipePermalink

Caro Frank

Estou indo para a Irlanda (Dublin) em Novembro fazer um curso de inglês por 1 mês.

Moro em Belo Horizonte e pretendo ir de TAP para Lisboa com milhagens que eu tenho de cartão de crédito. Vou comprar uma outra passagem para Dublin através da Aer Lingus. Minha dúvida é a seguinte:

- Como irei fazer imigração no aeroporto de Lisboa e talvez ficar lá por 1 ou 2 dias eu precisarei também fazer a imigração no aeroporto de Dublin no dia em que eu chegar lá?

Agradeço desde já!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luiz Felipe! A Irlanda não está no Espaço Schengen, será necessária outra imigração.

Carolina
CarolinaPermalink

Boa noite! Estou indo para Noruega, mas farei escala no aeroporto de Paris e depois em Amsterdã, antes de finalmente desembarcar em Bergen. Nesse caso, sabe onde será minha imigração? Pois o seguro-saúde não é obrigatório na Noruega, meu destino de fato, mas se minha imigração for em Paris eles exigem mesmo que eu não vá sequer sair do aeroporto?

Desde já, obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carolina! Faça o seguro-assistência. Não saia do Brasil sem ele. Sim, podem encrencar na chegada em Paris porque você ingressará em território francês antes de seguir para a Noruega.

Leonardo
LeonardoPermalink

Boa tarde!

Estou indo para Paris com conexão em Londres, pelo seu post só faço a imigração em Paris, certo? Ou tem alguma regra específica?

Estou preocupado, pois o tempo entre os voos é muito curto e se for passar pela imigração devo perder o voo.

Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leonardo! É isso mesmo. Você vai ficar na área de trânsito internacional e fará imigração apenas em Paris.

Nathalia
NathaliaPermalink

Boa tarde!

No próximo dia 13 de Outubro estou indo passar minha lua de mel na Europa. Iremos entrar e sair da Europa via Barcelona e passaremos, dentre outras cidades, 04 dias em Firenze na casa da tia do meu noivo.

Firenze é o único local que ficaremos em casa de parentes, os demais permaneceremos em hotel e temos todas as passagens compradas pelos trajetos que passaremos.

Ao consultar o consulado da Italia a tia do meu noivo foi informada de que não seria necessária a apresentação de carta convite pois meu noivo possui passaporte italiano. Além disso, ficaremos menos de 08 dias.

Essa informação está correta? Ressalto que somente meu noivo possui o passaporte italiano. Eu possuo apenas o passaporte brasileiro.

Obrigada!

celia
celiaPermalink

bom dia...na imigração em Londres eles exigem um documento que mostre a formalização do seguro ou apenas o cartao de credito internacional resolve? Estou indo para Londres com meu filho de 19 anos e sei q nós dois estamos cobertos pelo seguro do cartão de credito (30.000 cada um) mas nao tenho nada por escrito....

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Celia! Entre em contato com o seu cartão, você emite esse certificado pela internet.

Mariana
MarianaPermalink

Vou viajar com a minha mãe pra Europa, eu tenho passaporte europeu mas ela não, mesmo assim minha mãe pode passar junto comigo na imigração?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mariana! Para passar juntas, só as duas pegando a fila de não-europeus.

Juliana VD
Juliana VDPermalink

Mas neste caso, na fila de não-europeus, pode apresentar o documento europeu ou obrigatoriamente apresentar o brasileiro?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Juliana! A pessoa que tiver um passaporte europeu e estiver acompanhando a pessoa que não tem pode sim apresentar seu passaporte europeu.

Mariana
MarianaPermalink

alguém sabe me dizer se tem problema a passagem ser emitida com o "c" no lugar do "ç" de um sobrenome??
obrigada smile

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mariana! Se você escreveu com "ç" e o sistema transformou em "c", não.

Mariana
MarianaPermalink

já não lembro se fui eu ou o sistema que tirou o cedilha, pq de vez em qdo eu coloco meu sobrenome sem "ç" já que alguns lugares não aceitam, por exemplo, qdo compro na internet no crédito na hora de digitar o nome do titular do cartão preciso sempre deixar sem o cedilha... várias pessoas me disseram que não há problema algum, que não vão nem prestar atenção nisso na hora do embarque, mesmo assim estou um pouco apreensiva.
de qualquer forma, obrigada Bóia, mais uma vez.

Leide
LeidePermalink

Boa noite.
Vou viajar em setembro com meu namorado e o filho dele, no momento da entrevista na imigração podemos entrar juntos ou a entrevista será só ele com o filho e outra comigo? fico apreensiva também já que as reservas no hotel estão no nome dele.
Outra duvida é sobre a escala: Sairemos de são paulo faremos escala em Madri e seguiremos pra Londres (a imigração será feita em Londres ou Madri?) saindo de Londres iremos a França pelo eurotunel ( faremos também a imigração?)
Att.
Leide

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leide! O texto é claro. Você fará imigração em Londres e depois novamente em Paris.

Você pode até tentar passar junto, talvez deixem, talvez não.

Não há problema no fato da reserva estar no nome de outra pessoa.

Fernanda
FernandaPermalink

Olá!

Apesar do ótimo texto eu nunca saí do Brasil e ainda estou confusa :/

Estou estudar em Dublin e faço conexão em Londres... Passo pela imigração em Londres?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernanda! Existe um acordo de livre trânsito entre o Reino Unido e a Irlanda. Não temos certeza, mas você provavelmente fará imigração em Londres. Informe-se com a cia. aérea.

Vamos colocar a pergunta no Perguntódromo para ver se alguém que já fez esse trajeto dá um parecer de experiência própria.

Bia Alves
Bia AlvesPermalink

Oi Fernanda!

Fiz este percurso em set/11 e passei pela imigração nas duas cidades. Acredito que continue desta forma. Ao contrario do que eu imaginava, o agente de Londres foi infinitamente mais simpático que o de Dublin. Mas tambem nao foi nada de assustar! Tambem era a minha primeira vez fora do país e eu estava um pouco tensa. Depois de algumas poucas perguntas o carimbo saiu rapidinho.
Boa viagem!!

Liliana
LilianaPermalink

Fernanda,
moro em Londres e a única vez que fui a Dublin passei na imigração irlandesa na ida e na volta para Londres não passei por imigração alguma. Tenho amigos que vieram do Brasil e pararam em Dublin e só fizeram a imigração lá e não em Londres. Mas acho que parando em Londres e indo para Dublin você realmente deve fazer nos 2 lugares. Espero não ter confundido sua cabeça ainda mais, rs.

Rodrigo
RodrigoPermalink

Fernanda, fui do Brasil para a Irlanda via Londres e fiz a imigracão em Londres, onde a imigraçao britanica carimbou meu passaporte. Entao, fiz conexão e, na chegada a Irlanda, nova imigraçao. Desta vez a imigração irlandesa carimbou meu passaporte. Ah, a conexão foi imediata. E, apos os dias na Irlanda, passei uma semana em Londres e nao houve qualquer imigração. Boa viagem!

Vanessa Oak
Vanessa OakPermalink

Até onde eu sei (e vivi), vc vai fazer imigração 2 vezes: em Londres e na Irlanda. Não sei se mudou...

Diogo Avila
Diogo AvilaPermalink

Fernanda,

Semana passada fiz este caminho entre Londres e Dublin, e confirmo os relatos acima. Veja o caminho que fiz:
Saí de SP para Londres com conexão em Madri. Fiz imigração na Espanha e outra em Londres, onde passei alguns dias. Ao sair de Londres e entrar na Irlanda, nova imigração em Dublin.
Mas não tem com que se preocupar, basta ter a passagem de volta e comprovação de estadia. Super tranquilo.
Esta imigração separada dos ingleses dá-se porque, embora eles tenham acordos com a UE, eles não fazem parte do espaço fronteiriço criado pelo Acordo de Schengen - sim é uma confusão geo-política.
Embora não tenha tido tempo ainda de postar no blog as dicas desta viagem, seguem algumas mais simples:

1- Tour do Sandemans (reservas pelo site deles na internet), é gratuito, divertido e dá uma primeira impressão local.
2- Fuja dos hotéis na região da Temple Bar, caros e barulhentos, vá lá apenas para passear.
3- O melhor custo benefício entre o aeroporto e a cidade (e vice-versa) são os serviços de shuttle. Barato, seguro, e pontual.
Boa viagem.

Viaje com Pedro
Viaje com PedroPermalink

Este ano, quando voltei a Londres voando com a Alitalia (um voo onde tudo que podia dar errado DEU ERRADO) e com conexão em Roma, por algum motivo tive que recolher minha bagagem em Roma. Por isso, passei pela imigração italiana, recolhi minha bagagem, fiz o check-in novamente e embarquei para Londres onde, é claro, tive que passar novamente pela imigração. Super inconveniente, indeed!

Então, fica aqui o toque àqueles que tem pavor de imigração.

Luciane - Perrengueiros

Oi Fernanda. Confirmo as informações acima. Fui em setembro do ano passado e fiz a imigração em Londres e Dublin. Mas foi muito tranquilo! Dublin é incrível, a gente escreveu bastante sobre essa cidade lá no blog! Boa viagem!

Fernanda
FernandaPermalink

Oi Gente!

Muito obrigada pelas respostas. Espero que dê tudo certo smile

Douglas Silva
Douglas SilvaPermalink

Olá, estou indo para Dublin em Outubro ficar 10 dias na casa de um amigo brasileiro que estuda lá e farei conexão em Londres, porém não falo inglês fluente.
Quais as perguntas mais frequentes e documentos necessários para não que não façam muitas perguntas e eu acabar me enrolando?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Douglas! As perguntas são: qual é o motivo da sua viagem (responda "holiday"), quantos dias vai ficar, onde vai ficar. Seu amigo precisa fazer uma carta-convite:

http://www.brasileirosemlondres.co.uk/como-fazer-uma-carta-convite-de-imigracao-para-a-inglaterra/

Renata Marques
Renata MarquesPermalink

Olá!
Estou indo estudar um ano na Inglaterra, terei o Visto Tier4. Durante esse tempo, pretendo explorar a Europa, geralmente visitas de fim de semana a diferentes países. A cada vez que eu quiser visitar algum país da Europa Continental precisarei passar pela imigração?

Obrigada!
Renata.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Renata! A cada vez que sair do Reino Unido e for para outro país você passará pela imigração. Brasileiros têm direito a permanecer 90 dias por semestre no Espaço Schengen.

Fillipe
FillipePermalink

Muito bom o Texto. útil.

Mas quando li, me surgiu uma dúvida.

Possuo pasaporte Europeu e estou indo à Europa com ele pela primeira vez.

Na ida, meu destino final é Dublim, faço escala em Madri, uma longa escala de 10 horas.

Nesse caso não poderei sair da área de embarque internacional ? ou tendo em vista o fato de possuir o passaporte Europeu posso sair do aeroporto e voltar mais tarde para o novo embarque ?

Muito Obrigado.

Att.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Filipe! Você vai poder sair e voltar. Saia do centro de Madri umas três horas antes do seu vôo, para não dar chabu.

Fillipe
FillipePermalink

ótimo !

Muito Obrigado.

A idéia é fazer um passeio rápido por Madri e chegar umas 2 h antes do embarque.

Agradeço o pronto retorno.

O site é muito bacana .

Abs

graça
graçaPermalink

Vou sair de São Paulo para Roma com escala no aeroporto de Zurich.
Não falo o idioma, como faço para localizar o terminal de embarque para Roma?
A imigração será neste aeroporto da escala - Zurich?

Obrigada, aguardo,

Graça

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Graça! Conte com a equipe da companhia aérea para indicar aonde você deve se dirigir. Muitos passageiros estarão também em conexão!
Sobre a imigração, consulte o post acima. wink

A. L.
A. L.Permalink

Imigração será em Zurich. Todo mundo fala inglês na imigração.

Rafael Peres
Rafael PeresPermalink

Muito esclarecedor o texto, veio em boa hora. Em setembro estou indo estudar na Irlanda, em Dublin, e meu voo tem conexão em Madrid. Já estava ficando bastante preocupado com os comentários sobre a "temida" imigração espanhola. Pelo que entendi farei a imigração apenas no destino final, Dublin. Certo?
E no tempo que estiver esperando em Barajas, cerca de seis horas, ficarei em uma área reservada para trânsito internacional, sem poder sair do aeroporto. É isso?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rafael! É isso mesmo!

Rafael Peres
Rafael PeresPermalink

Obrigado, sou fã do site, acompanho há bastante tempo. Parabéns pelo ótimo trabalho realizado.

adriana
adrianaPermalink

Estou indo a Barcelona em outubro, eu, minha mae e meu marido ,meu irmao mora lá e vai enviar carta convite, duvidaa; conexao em portugal é tranquilo? no caso cada um de nós tem que ter 65/dia? e passamos juntos? nao falo ingles, a comunicaçao de conexao é tranquilo? to muito apreensiva obrigado...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adriana! Siga as dicas do Ricardo Freire no post acima e despreocupe-se wink

A. L.
A. L.Permalink

A exigência de €/dia tem uma escala decrescente para quem viaja junto com o Con6juge ou crianças, verifique no site da embaixada.

Em Portugal vão falar com você português normalmente.

Vocês passam juntos no guichê.

Fabricia
FabriciaPermalink

Ola, estou indo para Portugal estudar por seis meses atraves do Programa Ciencias sem fronteiras, minha dúvida é quanto de dinheiro devo levar para a entrada no Pais?
Outra duvida é que a minha viagem faz conexão em Zurique, o meu inglês não é bom, seria melhor pedir um interprete na imigração ou é melhor "tentar" falar em Inglês?

FLAVIO
FLAVIOPermalink

A imigração em Londres/UK é obrigatória para todos os voos vindo do exterior. (não importa de Europa ou outro continente).
Se for a Dublin terá que fazer a Imigração em Londres, e dependendo da cia aerea terá que fazer imigração em Dublin/UE. Mas a regra é fazer somente a Imigração em Londres e passar tranquilamente por Dublin (pelo acordo bilateral).

Agora tem cia aerea que vc precisa mudar de terminal em Heatrow e vai precisar fazer imigraçao em Dublin novamente, nao sei porque.
abs

sara
saraPermalink

Olá,
Vou para Paris, com escala em Lisboa. Estou preocupada com o tempo de espera entre um vôo e outro (que é curto!) por causa da imigração.. Você sabe como são esses procedimentos? Em caso de perder o vôo, o que fazer? Onde fica a imigração no aeroporto de lisboa? Quanto tempo leva? Estou bem preocupada...
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sara! Se as passagens forem vinculadas, a cia. aérea é responsável por encaixar você no vôo seguinte.

Cris
CrisPermalink

Oi, Sara,

Você vai pela TAP? Eu já fiz essa conexão em Lisboa. Mas o tempo da minha conexão era um pouco mais elástico (3 horas).

O procedimento de imigração em Lisboa é simples: Você desembarca (vindo do Brasil, geralmente o desembarque é pelos fingers) e vai seguindo as pessoas por um corredor, até chegar no saguão da imigração. Não vai ser difícil, é só seguir o fluxo de passageiros, pois todos estão indo para o mesmo lugar! Ali tem duas filas: uma fila para os integrantes da União Européia e outra fila para os demais. Eu nunca enfrentei filas muito longas. Acho que o tempo mais longo que enfrentei na imigração em Lisboa deve ter sido uns 20 minutos (mas já vi outras pessoas reclamarem de demoras incríveis, portanto, não sei qual é bem o padrão). Você faz o procedimento da imigração com o oficial do guichê e normalmente são perguntas rápidas (tipo quanto tempo vai ficar na Europa, qual a data da volta, etc). Aí você sai dos guichês e passa pelo procedimento da segurança (rai-x) para entrar na área de embarque e aí é só verificar qual é o pprtão do seu voo para Paris.

Caso o tempo da sua conexão seja realmente muito curto e você acabar perdendo a conexão, fique atenta se seu voo para Paris foi emitido pela mesma companhia do voo intercontinental. Se os dois voos forem da TAP, a TAP tem obrigação de te colocar no próximo voo. Se não for a mesma companhia, você provavelmente não terá esse mesmo direito.

Se quando você desembarcar você perceber que o voo chegou a Lisboa atrasado, informe a um comissário que sua conexão é para já, pois normalmente nesses casos, eles podem avisar às autoridades do aeroporto e apressar o teu procedimento na imigração (te deixar passar na frente da fila, por exemplo - já vi casos dos oficiais chamando as pessoas pelo número do voo de conexão na fila, pois teriam de passar logo para não perder o voo).

Tem muitos voos da TAP que saem atrasados do Brasil, mas isso nunca me aconteceu. Pelo menos os voos que saem de Porto Alegre geralmente saem bem pontualmente no horário e chegam em Lisboa até mesmo antes do horário previsto (mas isso não necessariamente é a regra para todos os voos da TAP que saem do Brasil).

Janaina
JanainaPermalink

Bóia,
Procurei em vários posts e não consegui encontrar a informação que preciso: vou para Paris e para Londres em setembro e gostaria de saber se é necessário andar sempre com o passaporte pelas ruas, ou se uma cópia dele é válida, e poderia então deixar o passaporte no hotel.
Essa cópia, se válida, pode ser simples?

Muitíssimo obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Janaina. Deixe o seu passaporte no cofre do hotel. Leve com você sua carteira de identidade e uma xerox simples do passaporte.

André Luis
André LuisPermalink

Olá estou indo para Bélgica próximo mês, preciso saber.. mesmo tendo a carta-convite é necessário ter um tanto de euros por dia para permanecer no pais ou somente a carta convite eu posso ir? obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, André! Procure não entrar pela Espanha, que é onde eles são mais rígidos com a questão do dinheiro. Tenha passagem de volta, carta-convite e cartões de crédito e tudo dará certo.

Ana Caroline
Ana CarolinePermalink

Olá,tudo bem?

Vou para a Itália em Dezembro para ficar na casa de uma amiga cujo marido é italiano. Ele está fazendo a carta convite e eu estou providenciando o VTM mesmo ele se responsabilizando por mim na carta. Vou fazer conexão em Amsterdã, gostaria de saber como é a imigração por lá.
Nesse caso o seguro-saúde é realmente necessário já que existe o convênio da Itália com o INSS? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Caroline! Não costumam ser rígidos em Amsterdã.

Caso o agente sinta falta do seu seguro, você explica o caso do INSS italiano. Ele vai precisar acreditar em você, porque não deverá ter essa informação.

Bianca
BiancaPermalink

Bóia, to indo pra Irlanda dia 13d e outubro.. vou de férias pra passar 15 dias na casa de uma amiga que mora lá.. já entendi que vou passar pela imigração 2 vezes.. eu pensei em fazer a reserva em hostel..o que vc sugere?ou é melhor a carta convite?E o dinheiro pra apresentar?tenho cartão de credito mas não tem esse limite todo..rsrsr..e tenho travel money..me ajuda!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bianca! Faça a carta-convite e leve os cartões que tem.

Solange
SolangePermalink

Olá!
Estudei em Dublin durante 2 anos e de lá fui a Itália para processo de reconhecimento de cidadania.
Atualmente possuo somente a carteira de identidade definitiva italiana.
Pretendo voltar a morar em Dublin e procurar trabalho.
Não possuo nenhum curso comprado.
Posso voltar a morar em Dublin sem problemas?
Na imigração posso apenas apresentar minha carteira de identidade italiana? Caso me questionem, o que devo responder a imigração? Pois ainda possuo conta em Banco na Irlanda.
Grata

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Solange! Somos um blog de turismo. Não entendemos de cidadania ou permanência.

sandra
sandraPermalink

Vou viajar para italia com conexão em Portugual em setembro. Vou acompanhada de duas irmãs e iremos através de uma agência de turismo já com tudo pago(passagens de volta e hotéis). Estou muito preocupada com a imigração em Portugal pois uma de minhas irmãs tem emprego formal e não possui cartão de crédito internacional. Ela poderá ter problemas com a imigração mesmo levando 100 euros por cada dia que passará na Itália? Em um dos post vc falou que pode andar com uma xerox do passaporte e a carteira de identidade, posso usar minha carteira profissional ou minha carteira de habilitação como identidadeW

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sandra! Ninguém pede carteira de trabalho na imigração não. Tendo passagem de volta, reservas de hotel e provas de que tem dinheiro necessário, não há o que temer.

bella
bellaPermalink

Olá, parabéns pelos comentários e pelo esclarecimento sobre o assunto.
Tenho umas dúvidas,se puder responder eu agrdeço.

1) quero viajar para Suecia para passar uns dias férias. Então, quero saber se qd eu fizer escala em Lisboa, eu passarei pela imigração lá?? Ou se só passarei pela imigração na suecia??

2)Talvez, eu não vá para Suecia, logo de primeira, mas,sim,para alemanha.

obs: eu vou entrar pela Alemanha ou Suecia, mas desse país que eu entrar quero ir para Espanha,Alemanha e Filandia.

O que voce me orienta??

Obridãooo

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bella! Todos esses países fazem parte do Espaço Schengen. O texto é claro, por favor releia.

Anderson
AndersonPermalink

Olá! Entendi o texto, porém, conforme relato mais acima do Diogo Avila, ele foi de SP para Londres com conexão em Madri e teve que passar pela imigração duas vezes (tanto em Madri como em Londres). Será que a imigração em Madri foi um equívoco? Confesso que estou um pouco receoso se eu tiver que passar pela imigração em Madri devido a tantas histórias que ouço...
Farei SP - Dublin com conexão em Madri no mês que vem (setembro/12). Outra coisa: pretendo ficar um ano em Dublin, porém minha passagem foi marcada com ida sendo em setembro/2012 e volta em junho/2013 (A agente de viagem disse que foi a data mais distante que ela conseguia emitir pelo sistema). Estando lá, terei que remarcar a volta. Caso eu seja questionado na imigração, devo afirmar que minha volta será em junho/13(como está marcada) ou em setembro/13 (a real data pretendida da minha volta). Grato!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Anderson! Pelo certo não é necessário fazer imigração em Madri quando você vai para um país fora do Espaço Schengen.

Informe-se junto ao consulado irlandês se você pode ficar tanto tempo assim na Irlanda sem visto específico.

Anderson
AndersonPermalink

Olá Bóia,
Na verdade, vou para estudar e, conforme pesquisei, pegarei o visto de estudante de um ano já estando em território irlandês. De qualquer maneira, é necessário passar pela entrevista na imigração no aeroporto. O processo burocrático dura em média um mês para aquisição deste visto. Minha dúvida sobre isso é pq uns dizem que a melhor coisa a ser feita durante a entrevista da imigração é dizer sempre a verdade, para não cair em contradição, enquanto uns dizem que é para declarar a volta exatamente como consta na passagem... Como minhas únicas experiências de imigração foram por países da América do Sul, portanto muito light, fico meio apreensivo agora que estou indo para a Europa pela 1ª vez...
Mais uma vez, obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Anderson! Tem certeza de que esse é o melhor método? Não somos especialistas em turismo de intercâmbio, mas dada a dureza da imigração irlandesa, acreditamos que para temporadas assim tão longas você já deva chegar lá com o visto pronto.

Mas se você conhece foruns especializados, vá por eles. Aqui só entendemos mesmo de turismo de férias.

gabriela
gabrielaPermalink

Olá Bóia,

Minha dúvida é a seguinte> eu estou na Itália e irei voltar ao Brasil por um voo da Delta, com escala em Atlanta (EUA). Como fica a questão da imigração para sair do territória europeu neste caso? será feita quando eu estiver saindo da itália? Desvo pedir um visto de transito aeroportuário para o EUA? Eu sou casada com um cidadão italiano, porém eu ainda não tenho passaporte europeu, uso o brasileiro mesmo.

Muito obrigada!

Gabi

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gabriela! Você precisa ter visto americano válido no seu passaporte brasileiro.

gabriela
gabrielaPermalink

Muito obrigada pela resposta! smile

Rodrigo
RodrigoPermalink

Estou viajando pelo ciencias sem fronteiras para passar um ano na Inglaterra. A Condor (agencia de turismo) tem um preço imperdível R$ 1400,00 quando a maioria delas é acima de R$ 2000,00. O problema é que aparentemente a empresa contrata os voos do Brasil até FRankfurt e de lá voo domestico até Londres, como se fossem voos independentes, com direito a 20 kg de bagagem. Nesse caso, como a Alemanha vai ver meu visto de um ano na Inglaterra e uma passagem só de ida? Posso ter problemas com a imigração na Alemanha?

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalink

Rodrigo,
Você vai precisar de um visto especial para estudar um ano na Inglaterra. Entre em contato com o órgão responsável pelo Ciência sem fronteiras da sua universidade.

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalink

Rodrigo,
Ops! Você já tem o visto! Acho que o pessoal da Alemanha não encrencaria com nada, desde que você tenha o bilhete para Londres.

Rodrigo
RodrigoPermalink

Já tenho o visto especial de 1,5 ano.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rodrigo! Não há "vôo doméstico" entre a Alemanha e a Inglaterra. Provavelmente você nem fará imigração; ficará na área de trânsito. Caso a configuração do seu terminal obrigue a passar pela imigração (acho improvável), a passagem para a Alemanha configura a saída do Espaço Schengen, não haverá problemas.

Maria Silvia
Maria SilviaPermalink

Boa tarde, gostaria de esclarecer uma dúvida. Estou com viagem marcada para Londres com chegada em 18 de setembro de 2012 e saída por Paris em 1 de outubro. Acabei de descobrir que a validade do meu passaporte vai até 30 de março de 2013. Gostaria de saber se a contagem de validade de 6 meses do passaporte é considerada na entrada de Londres ou no tempo total da viagem/ data de saída? Preciso tirar outro passaporte na urgencia, ou mudar a data de retorno? Fiquei super preocupada, falta exatamente um mes para a data da viagem e não tinha percebido isso. Muito obrigada pela atenção.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Silvia! Os 6 meses são contados a partir da data de passagem pela imigração.

Vamos pôr um post participativo para saber se os leitores têm conseguido ciajar com passaportes com validade inferior.

Maria Silvia
Maria SilviaPermalink

Olá, Bóia. Muitíssimo obrigada pela rapidez na resposta. Acredito que um post participativo vá ajudar a esclarecer dúvidas de muitas pessoas. Fiquei super estressada e no site do consulado não estava claro. Já estava considerando fortemente mudar a data da volta e ia tomar um belo prejuízo. Se for considerado o dia da imigração, ainda estarei dentro dos seis meses de validade, tanto em Londres quanto em Paris. Da próxima vez ficarei mais atenta e já vou tentar agendar a renovação. Valeu!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Silvia! então no seu caso não há problema nenhum smile

Mas vamos abrir o post porque tem muita gente perguntando e a gente só sabe a resposta do caderninho smile

Maria Silvia
Maria SilviaPermalink

Bóia, super obrigada pela atenção.
Apenas para finalizar, prometo que serão as últimas perguntas.
Considerando essa história da minha data de saída da Europa extrapolar em um dia os seis meses de validade, você acha que seria mais recomendável tentar renovar o passaporte antes da viagem? Ou posso esperar retornar ao Brasil tranquilamente?
Falta apenas um mês e fico com medo dele ficar retido por causa da greve da Polícia Federal. Ao agendar a emissão de passaporte pelo site, o antigo continua valendo? O cancelamento é feito apenas no dia da retirada do novo? Não consigo me lembrar mais.
Obrigada por toda a orientação smile

val
valPermalink

faça um agendamento para depois da sua data de viagem, e leve com vc, caso seja necessário. Já fiz isso e não tive problema.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Silvia!

Já dissemos que:
1) vamos abrir um post participativo, até lá só podemos nos ater à letra do regulamento;
2) a data que vale é a de ENTRADA, não a de saída.

Vamos abrir o post pensando nas outras pessoas que estão perguntando, o seu caso está resolvido.

Felipe
FelipePermalink

Olá..
Tenho 16 anos, sou estudante de Intercâmbio, estou indo para a Sérvia pela Air France com escala em Paris. Gostaria de saber quais são os documentos necessários para fazer a imigração no meu caso, já que minha carta convite está em Sérvio, meu seguro saúde em português, e a maioria dos meus documentos em sérvio. Caso eu não tenha o extrato do VTM que não tem dinheiro depositado em minha conta ainda, terá algum problema.
Abraços.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Felipe! Você não vai passar pela imigração em Paris, vai ficar na área de trânsito e embarcar para a Sérvia para fazer imigração em Belgrado.

Thais
ThaisPermalink

Olá Boia! Vou em março/2013 passar 22 dias na Europa com a minha mãe, com os seguintes itinerários, todos viajando pela British Airways, portanto com escala em Londres:
Rio-Roma (escala em Londres)
Roma-Istambul (escala em Londres)
Istambul-Londres
Londres-Rio
Minhas dúvidas são: Qto preciso comprovar por dia (individual) para ficar nesses lugares? Terei que fazer check-in para os lugares que tem escala, ou seja, pegar minhas malas? Como meu ultimo destino é Londres, apesar que vou passar logo na primeira escala por lá, o meu visto de entrada na Europa será lá? Em Istambul, por não fazer parte da UE, como é a regra de visto? Meu grande medo da imigração londrina é que em 2010 morei em Londres por 4 meses, legal, tudo certinho com visto de estudante tirado no Brasil, mas provavelmente o cara da imigração vai ver isso no meu passaporte, e da primeira vez ele não foi nada simpatico. Porém, dessa vez estou indo de férias do trabalho junto com minha mãe que já é aposentada. Vc vê algum problema de repente nós sermos barradas? Minha mãe não fala em inglês, portanto entrará junto cmg na imigraçao.
Desculpe as mil perguntas e obrigada desde já pela ajuda!
Abraços.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thais! Você fará imigrações em Roma, em Londres (se ficar na cidade) e em Istambul.

Leve passagem de volta, reservas de hotéis e extratos de cartão de crédito e débito.

celia
celiaPermalink

Olá Bóia fui para Londres em julho e fiz ótima viagem, graças ao site....as dicas foram ótimas!!! Mas agora é que caiu minha ficha...ao verificar meu passaporte percebi que só tem o carimbo de entrada...nao precisa um de saída??? e o pior...esse é meu segundo carimbo no passaporte...Lá em Londres,ao carimbarem a entrada, nao sei pq, pularam 2 folhas do mesmo!! Será q terei algum problema numa proxima viagem???
Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Celia! Deveria haver um carimbo de saída, mas não se preocupe, foi erro deles. Segundo informa o Jean logo abaixo, não há carimbo de saída do Reino Unido.

Jean
JeanPermalink

Olá gente, no momento moro na Inglaterra e fui a Dublin há dez dias atrás. As informações são: quem vai do Brasil a Dublin, passando por Londres, passa pela imigração tanto em Londres quanto em Dublin. Indo da Irlanda para a Inglaterra, não passa pela imigração. Indo da Inglaterra para a Irlanda, passa pela imigração.

E respondendo à última pergunta, não há controle imigratório de saída na Inglaterra. Só na entrada. Eu já tinha ouvido falar nisso e já saí do Reino Unido duas vezes desde que cheguei aqui e eles não carimbam o passaporte.

Fernanda
FernandaPermalink

Olá, Bóia! Vim aqui ler, conforme sua sugestão. Entendi tudo, obrigada. Só mais uma dúvida: minha conexão é longa em Lisboa, o voo chega 11h55min e parte para Zurique às 19 horas. Estou pensando em almoçar em Lisboa, dar uma passeadinha. Quais são os procedimentos para quem pretende sair do aeroporto e voltar para ele? Com que antecedência chegar para o próximo voo que, no caso, para a Suíça, será doméstico, pela própria Tap? As taxas são pagas novamente? Não tenho a menor ideia dos trâmites... rs Tem algum post sobre isso? Abraço! Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernanda! Não há taxas a pagar. Esteja no aeroporto de volta 90 minutos antes do embarque.

Ana Paula
Ana PaulaPermalink

Olá, estou indo pra Londres em setembro, ficarei dois meses estudando, caso durante a minha estadia visitar Dublin ou Paris, nem que seja uma bate e volta (não sei se é possível), tenho que passar pela imigração novamente quando voltar a Londres?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Paula! Sim, está claríssimo no texto.

Carol
CarolPermalink

Ola!

Minha situacao eh a seguinte (desculpa falta de acentos nesse pc sueco). Estou na Suecia a um mes e vou passar 3 no total. Fiz escala em Londres mas apenas fiz imigracao em Estocolmo, como voce disse que iria ser. Mas daqui a duas semanas estarei indo para Londres, passar um tempo com uma amiga minha que esta la na casa do namorado. Eu vou descer no Stantead, pois vou de Ryanair. No entendo, eu estava pensando em ir pra Paris depois, pra passear, entao nao comprei a passagem de volta. Tenho todos os documentos, passagem de volta para o Brasil, de Estocolmo, carta-convite de Estocolmo (estou com familiares) e carta convite do namorado da minha amiga, fora todos os outros documentos. Sera que vou ter problemas? O que me recomendaria fazer??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carol! Compre logo a passagem a Paris e pare de esquentar.

Elijane patricia
Elijane patriciaPermalink

Olá,

Gostaria de confirmar uma dúvida. Eu sai do Brasil para zurich na Suíça e lá eu passei pela imigração. Depois partir para amterdam e nao passei pela imigração. É isso mesmo?

Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Elijane! Isso mesmo.

Fernanda
FernandaPermalink

Oi! Pode me confirmar uma coisa? Vou para a Holanda em dezembro, mas meu vôo é para Bruxelas, onde vão me buscar. No caso já pedi carta convite do meu amigo, holandês, que deve ser registrada no país dele. Teria problema? Eu acho que não, pelo tratado, mas mas li em outros lugares que o vôo deveria ser para o país que a pessoa reside. Será?

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernanda! Não há problema.

Sergio Fiuza
Sergio FiuzaPermalink

Olá.
Estou indo para Portugal via Madrid em dezembro,tenho nacionalidade portuguesa e meu sobrinho vai comigo desta vez e ele ainda não tem nacionalidade portuguesa ainda só a brasileira, geralmente quando vou passo direto pelos guichês exclusivos para cidadãos europeus. Agora minha dúvida é essa ,agora que ele vai comigo ele vai poder passar junto comigo por esses guichês ou tenho que passar junto com ele pelo guichê de outros passaportes?
Fico no aguardo.
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sergio! Está abordado no texto. Se quiserem passar juntos, você vai ter que passar pela imigração geral com ele. Ele não pode te acompanhar na imigração européia.

Lourival Cunha
Lourival CunhaPermalink

Estou indo com minha mulher para a Europa em novembro/2012, entrando por Portugal,com passagens e hotéis pagos, porém só eu posso comprovar renda e limites em cartões de crédito internacionais (ela é minha dependente). Pergunto se, nessas condições, os valores por mim apresentados na imigração suprem as exigências para os dois.

Agaradeço muito a gentileza de sua manifestação.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lourival! É muito improvável que peçam para ver dinheiro e cartões; só fazem isso quando as suspeitas são grandes. Vocês vão passar juntos, não vai haver problema nenhum.

Gelson Vale
Gelson ValePermalink

Olá, estou indo para Barcelona, via Munique na Alemanha. Gostaria de saber se tenho que fazer o seguro de 30.000 Euros, já que no ano passado fui à Paris, fiz o seguro, e ninguém pediu nada.
Outra coisa, como tive um acidente à alguns anos atrás, meu médico me indicou que eu evitasse a radiação de scanner já que tirei muito raio x, tudo isso por eles serem cumulativos e eu poder desenvolver cancêr.
Existem estes aparelhos na chegada, e daí eu não posso pedir se for o caso, uma troca por revista pessoal? Muito obrigado, Gelson.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gelson! Para ser dispensado desse seguro, você tem que requerer no INSS um documento autorizando a usar o convênio com o INSS espanhol. Recomendamos que você faça o seguro, não ê caro e é mais simples.

Leve um atestado para tentar escapar do raio x. Normalmente isso é permitido aos portadores de marca-passo.

Rosangela
RosangelaPermalink

Olá, minha mãe esta vindo para a Irlanda me visitar, e a PF cometeu um pequeno erro no seu passaporte, colocando o segundo nome como sobrenome final, ficou SALETE Barbieri, Dulce.
Será que isso pode dar problema já como na carta convite está o nome correto Dulce Salete Bergonci. Na PF disseram que não tem problema, mas também não mais tempo hábil para mudar o passaporte.
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rosangela! Você não consegue mudar a carta-convite?

Rosangela
RosangelaPermalink

Ela já esta no aeroporto...não tem mais tempo...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rosangela! Sossegue, não deve haver problema.