Europa: onde faço imigração e onde pego a bagagem?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Barajas, Madri

Muita gente viaja à Europa em vôos com conexão e fica na dúvida de onde (e quantas vezes!) vai passar pela imigração.

A resposta é: uma vez só. Onde? Na maioria das vezes, no aeroporto de chegada -- a não ser que você tenha o Reino Unido ou a Irlanda como ponto de escala ou destino final.

E onde você retira as bagagens? Normalmente, no destino final.

Veja caso a caso:

Voando ao Espaço Schengen, com conexão no Espaço Schengen

Com exceção de Reino Unido, Irlanda e alguns países do Leste Europeu, a maioria dos países europeus faz parte do Espaço Schengen, que aboliu suas fronteiras. Por isso os vôos entre esses países são considerados "domésticos"; não há imigração nem carimbos.

Países que fazem parte do Espaço Schengen

    Alemanha - Andorra - Áustria - Bélgica - Dinamarca - Eslováquia - Eslovênia - Espanha - Estônia - Finlândia - França - Grécia - Holanda - Hungria - Islândia - Itália - Letônia - Liechtentstein - Lituânia - Luxemburgo - Malta - Mônaco - Noruega - Polônia - Portugal - República Tcheca - San Marino - Suécia - Suíça - Vaticano

Países que NÃO fazem parte do Espaço Schengen

    Albânia - Belarus - Bósnia - Bulgária - Chipre - Croácia - Irlanda - Macedônia - Moldova - Montenegro - Reino Unido - Sérvia - Romênia - Rússia - Turquia - Ucrânia

Assim, se você vai voar a Paris com conexão em Madri, ou a Barcelona com conexão em Zurique, ou a Praga com conexão em Frankfurt, ou a Atenas com conexão em Paris, a sua imigração vai ser feita no aeroporto da chegada.

Você passa pela imigração, seu passaporte é carimbado e você então está admitido na Europa. Aí é só procurar o portão de embarque do vôo seguinte, que vai ser "doméstico"; ao passar pelo controle de segurança, você vai precisar mostrar o passaporte, mas só para provar que você é o dono da passagem. Ninguém vai mais lhe perguntar nada.

Sua bagagem segue do Brasil direto para o destino final; confira no recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.

Voando ao Espaço Schengen com conexão fora do Espaço Schengen

A coisa muda um pouco de figura caso você vá a Paris ou Zurique ou Amsterdã ou Lisboa ou qualquer lugar da Europa continental com conexão em Londres.

Como o Reino Unido (assim como a Irlanda) não faz parte do Espaço Schengen, você não fará imigração em Londres. Você nem sequer vai sair da área de trânsito internacional: vai descer do avião e já pode procurar o seu novo portão de embarque.

A imigração será feita apenas no destino final, já no Espaço Schengen. Sua bagagem vai direto pra lá; confira o recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.

Voando para um destino que não pertença ao Espaço Schengen com conexão no Espaço Schengen

Neste caso o processo é invertido: se o seu destino final for alguma cidade do Reino Unido ou da Irlanda, você não sairá da área de trânsito internacional do aeroporto da conexão (Lisboa, Frankfurt, Madri, Paris, Amsterdã, Zurique -- qualquer um). Você vai descer do avião e já vai poder procurar o portão de embarque do novo vôo.

Sua imigração será feita apenas quando você desembarcar no destino final no Reino Unido ou na Irlanda.

Sua bagagem seguirá direto do Brasil até o destino final; confira o recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.

Voando à Irlanda com conexão no Reino Unido

Reino Unido e Irlanda têm acordo de livre trânsito entre seus cidadãos. Por isso não existe trânsito internacional entre o Reino Unido e a Irlanda.

Traduzindo: se você vai a Dublin com conexão em Londres, não terá como ficar na área de trânsito internacional, porque os vôos para Dublin saem da área doméstica.

Logo, você vai fazer duas imigrações. A primeira, na Inglaterra. Daí vai reembarcar para a Irlanda na área doméstica. E ao chegar à Irlanda vai ter que novamente passar pela imigração, por não ter passaporte britânico nem irlandês.

Documentos necessários para a imigração

  • Seu passaporte precisa ter validade de 3 meses APÓS a data de término da viagem. Se faltar menos do que isso para o seu passaporte expirar, não vão deixar você embarcar no Brasil.

Tenha organizados numa pasta:

  • Passagem de volta
  • Reservas de hotel para todo período (no caso de aluguel de apartamento, contrato ou recibo de pagamento)
  • Carta-convite, caso vá ficar hospedado em casa de familiares ou amigos. Nesta carta-convite o anfitrião deve explicar que vai receber você por X dias e indicar o endereço na Europa. Essa carta não precisa mais ser registrada em delegacia ou cartório, mas deve ser assinada, escaneada, e enviada por e-mail
  • Seguro-assistência com cobertura de 30.000 euros
  • Dinheiro ou extratos de cartões de crédito e débito (tipo VTM) comprovando que você tem 65 euros/dia para se manter na Europa. Este limite é individual.
  • Não é necessária nenhuma vacina para ir à Europa.

Deslocamentos dentro do Espaço Schengen

Caso o seu itinerário de viagem cubra vários países do Espaço Schengen, não se preocupe, todos os deslocamentos serão considerados domésticos e você não precisará fazer imigração. Em compensação, não ganhará nenhum carimbo a mais no passaporte...

Deslocamentos entre o Espaço Schengen, Reino Unido e Irlanda

Caso a continuação da sua viagem leve você do Espaço Schengen ao Reino Unido ou Irlanda ou países do Leste fora do acordo, você voltará a fazer imigração na chegada a cada viagem. Mantenha aquela pastinha organizada.

Dá pra passar junto na imigração?

Familiares passam juntos. Amigos podem até tentar, mas na maioria das vezes não vão deixar.

E quem tem passaporte europeu?

Caso você tenha dupla cidadania, o procedimento adequado é sair do Brasil e voltar ao Brasil com seu passaporte brasileiro; entrar na Europa e sair da Europa com seu passaporte europeu.

Leia mais:

833 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Marcio Beghini
Marcio BeghiniPermalink

Estou a fazer minha primeira viagem internacional, vou a Portugal (Lisboa) com conexão em Madri. Estou um pouco preocupado com a imigração. Estou levando seguro viagem, reserva de três dias em hostel, vou ficar 13 dias, o restante ficarei na casa de um amigo que já me mandou a carta convite, mas não registrada. Será que terei algum problema na imigração? Se eu for questionado como devo agir? Realmente estou indo para fazer turismo, mas com tantos relatos negativos na imigração espanhola, fico meio inseguro. Desde já grato.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcio! A carta precisa ser registrada para não dar galho. Peça para o seu amigo oficializar para você.

Marcelo Bonetti
Marcelo BonettiPermalink

Ola Boia, tenho algumas duvidas e inseguranças..
Eu e minha esposa viajaremos para Europa agora dia 13/11 saindo de Guarulhos pela Lufthansa com Destino a Milao com Conexao em Frankfurt e depois passaremos mais alguns dias em Lisboa de onde sera o nosso retorno ao Brasil. Li sobre os dctos necessarios, porem estou preocupado por que nao Falamos nada em Ingles e como a Imigraçao sera em Fankfurt estou bem Preocupado sobre os possiveis questioamentos e como lidar com o Idioma, Estarei levando as Passagens de Volta, Reserva de Hoteis, Passagens de outros trechos dentro da Europa. O que vc sugere para que eu ficar mais tranquilo, uma carta traduzida sobre meus Roteiros? Nao sei o que fazer, estou bem precupado... Abços.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcelo! Tenha as passagens, reservas e seguros organizados numa pasta e não haverá problemas.

Marcelo Bonetti
Marcelo BonettiPermalink

Ok Muito Obrigado pela Atençao, o Site é Mega Maravilhoso, muito esclarecedor, as Dicas sao Otimas, Parabens.. Abços

Victor Begnini
Victor BegniniPermalink

Olá! Primeiramente, meus parabéns pelo site! É maravilhoso pros iniciantes de viagens internacionais, como eu smile Pretendo ir com minha esposa para a Europa em abril/2013. O voo que se amolda perfeitamente em nossos planos (horários, custo, tempo de viagem) sai de São Paulo (GUAR), com destino a Paris (CDG), fazendo uma escala em Munique. Ocorre que essa escala é de apenas 01 hora. Como a imigração se faz no primeiro país do Espaço Schengen, você acha esse tempo suficiente para realizarmos o procedimento de imigração na Alemanha, Bóia???? Muitíssimo obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Victor! Recomendamos viajar com conexões menos apertadas para não dar chance ao azar. Mas, sendo as passagens vinculadas, se o primeiro vôo atrasar a companhia aérea tem a responsabilidade de acomodar vocês em outro vôo.

Victor Begnini
Victor BegniniPermalink

Muito obrigado, Bóia! De qualquer forma, vou ligar na Central de Reservas da empresa aérea e me certificar dessa "responsabilidade" wink O site é muito bom. Abraços

Lourdes Oliveira
Lourdes OliveiraPermalink

Tenho passaporte europeu, sai do Brasil com o brasileiro e estou en Londres. Para sair de londres para o Brasil, apresento no check in o passaporte brasileiro ou europeu? Da ultima vez, apresentei o europeu e me pediram visto para o Brasil e entao dei o passaporte brasileiro. estou com duvidas para fazer o check in.
obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lourdes! Quem tem dupla cidadania deve sair e entrar no Brasil com seu passaporte brasileiro, e sair e entrar na Europa ou nos Estados Unidos com o passaporte estrangeiro.

Carmen
CarmenPermalink

Vou para Barcelona em outubro e minha passagem é por Amsterdã, será q eles tb complicam c os brasileiros ?

Fatima
FatimaPermalink

Estive em Paris no mês de Out/2011, com conexão por Madri. Eu e meu marido passamos pela imigração espanhola sem nenhum tipo de questionamento ou solicitação de vouchers, apenas caribaram nossos passaportes e nos dirigimos para a conexão. Apesar de estarmos com toda a documentação exigida e euros, que não foram necessários apresentar, acredito que os agentes, também, analisam a aparência e o comportamento, bem como, o histórico de viagens internacionais anteriores no passaporte. No mês de Out/2012, estaremos viajando para a Itália, via Paris, e espero que tudo corra sem problemas na imigração.

Lilian
LilianPermalink

Boa tarde... eu tenho uma dúvida muito grande e gostaria de saber se você pode me ajudar... é o seguinte, meu noivo é iraniano e está aqui no Brasil com visto de turismo, nós já renovamos 1 vez e acontece que precisa de uma certidão para renovar, porém essa certidão é muito cara. Eu vi na internet que algumas pessoas antes de acabar o prazo do visto de turismo saem do Brasil e vão para uma fronteira somente para ter um carimbo se saída do país e depois voltam, eu gostaria de saber como isso funciona? é só ir para uma fronteira e pegar esse carimbo e depois voltar para o brasil? ou precisa de mais alguma coisa? Fico no aguardo. obrigada. Parabéns pelo site!!! wink

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lilian! Esta não é a nossa especialidade. Consulte algum fórum de expatriados, é mais seguro.

Melissa M
Melissa MPermalink

Olá,

Estou saindo de SP pela Alitalia e o voo é GRU - Amsterdan com escala em ROma. Minha dúvida..minha intenção é parar em Roma (conexão) e de lá pegar outro voo para Veneza(visto que essa opção foi mais barata para mim), alguém sabe se posso fazer isso? Descer na conexão, sendo que já chequei e troco de aeronave para ir para o destino final? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Melissa! Sua mala vai direto para Amsterdã. Você pode ter problemas com a sua passagem na volta. Siga as regras, SEMPRE é melhor.

Maria Luiza
Maria LuizaPermalink

Olá,tô indo com mais 2 amigas para a Espanha,no período de 25/12/2012 e de la vamos fazer um tour por Paris,Londres,Alemanha e Itália,tô em duvida em relação aos Euros,se a agencia de turismo entrega algum cartão para depositarmos,e gostaria de saber também se é mais barato se locomover de um lugar para outro de avião ou de trem!!!smile

Tha
ThaPermalink

Olá! Tenho dupla nacionalidade, brasileira e austríaca. estou indo para a Espanha mas a passagem de avião esta vinculada ao passaporte brasileiro, não o Austríaco. Será que terei algum problema quando apresentar meu passaporte austríaco para entrar na Europa uma vez que este não esta vinculado a passagem?? Muito obrigada pela atenção

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tha! Entrando com seu passaporte europeu nenhum fiscal vai precisar pedir a passagem de volta, logo não notará a incongruência de nomes.

Nicodemos
NicodemosPermalink

Olá.
Vou para Porto Portugal em dezembro, saindo de guarulhos com conexão em Lisboa, como é minha primeira viagem internacional, estou um pouco inseguro. Pergunto: chegando em Lisboa passarei pela imigração e depois terei que fazer outro check-in? E em relação as bagagens? Eu só pego em Porto? Chego em Lisboa às 10:00 e meu voo para Porto é às 13h20, pelo movimento no aeroporto em Lisboa (filas) é um intervalo razoável? Muito obrigado e Parabéns pelo site.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Nicodemos! Consulte o primeiro tópico; sua dúvida será respondida!
O tempo de conexão é razoável, sim.

Fabiana
FabianaPermalink

Ola, tenho uma dúvida: estou na Europa desde junho de 2012, entrei por Lisboa e vim à Londres e nesse meio tempo viajei alguns países e retornei a Londres onde estou morando. Minha passagem está marcada pra outubro porém quero adiá-la para dezembro fechando os 6 meses de visto de turista que tenho para ficar aqui na Inglaterra. Até dezembro quero fazer viagens rápidas pela Europa eu posso já que meu visto de permanência de meio ano é só para Inglaterra? Obrigada pela atenção.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabiana! Você pode passar até um total de 90 dias no Espaço Schengen dentro de um período de 180 dias. Se juntando todas as suas viagens você não somar três meses de permanência nesse semestre, não haverá problema. Verifique se você tem todas as saídas do Espaço Schengen e entradas no Reino Unido anotadas; ponha post-its para o agente encontrar.

Marina
MarinaPermalink

Boa tarde e parabéns pelo blog! Vou para a Europa em dezembro/2012. Meu voo é SP - Lisboa, com conexão em Madri. Fazendo a imigração em Madri e pegando o carimbo do visto, em Lisboa é só mostrar o passaporte e entrar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marina! É isso aí.

Isabela
IsabelaPermalink

Olá...Tenho uma passagem para Londres pela TAM, e de lá sigo em sequencia pra Roma com outra empresa aérea. Como faço nesse caso de conexão, porém com empresas diferentes? A minha mala vai pro destino final mesmo com empresas diferentes? Obrigada desde já pela ajuda...muito bacana o seu blog!!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Isabela! Se a passagem é vinculada, é como se fosse uma empresa só.

Isabela
IsabelaPermalink

o pior é isso Bóia...são de empresas totalmente diferentes...TAM e British Airways....acho que vou ter que passar pela imigração pra pegar a minha mala neh?? obrigadaaaaaa smile

junior
juniorPermalink

meu amigo, minha esposa e eu estamos planejando ir para a Europa em Abril de 2012. a pretensao é ficar 30 dias, mas sem reservar hoteis para todos os dias, apenas os 05 primeiros, pra facilitar a entrada. o fato de reservarmos todos os dias pesa? e qual seria o melhor país para entrar no velho continente, Portugal?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Junior! Estar com todos os hotéis reservados é o mais recomendável, não apenas na questão da imigração, mas também para o seu conforto. Perder tempo de viagem procurando onde ficar é a maior roubada. Pesquise e reserve online. Em Madri houve uma época em que a imigração estava sendo mais durona, mas se você tiver toda a documentação em ordem não precisa se preocupar com o aeroporto de entrada.

Juan
JuanPermalink

Olá boia,voltei da europa faz um mes,passei 9 meses por la, estou pretendendo voltar no proximo mes,quando fui entrei por amsterdam,como meu passaporte esta com o carimbo de saida, resolvi solicitar outro, quero saber se tem algum impecilho na hora de passar pela imigraçao, mesmo com um passaporte novo?! Agradeço desde ja! abraços

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Juan! Sabemos ajudar sobre turismo, apenas.

Karla Cibelly
Karla CibellyPermalink

Olá!
Vou para Inglaterra fazer um curso de inglês por 3 semanas. Quero aproveitar a viagem e visitar a Espanha. Tenho amigos (nativos) e até solicitei carta-convite.
É bm mostrar na imigração em Londres?

Grata!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Karla! Só se for solicitada.

Mariana
MarianaPermalink

Olá Bóia,
Brasileiros com passaporte europeu precisam apresentar algum valor em euros pra passar pela imigração? E facilita a imigração de brasileiros sem passaporte europeu se este passar com alguém com passaporte europeu?
Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mariana! Com passaporte europeu ninguém perguntará ou exigirá nada.

Daniel
DanielPermalink

Boa noite,
Vou p/ Europa nos próximos meses, e viajarei muito de trem, pois comprei o pacote da Eurail. Um dos paísem que consta na lista da Eurail é a Irlanda. Minha pergunta é a seguinte: é necessário ter visto pra entrar lá, mesmo entrando lá por trem? Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniel! Você não precisa de visto para ir à Irlanda.

Johnathan
JohnathanPermalink

Olá, então, mês que vem eu estarei indo para Londres com conexão na França, eu irei passar pela imigração no caso somente em Londres, certo? Eu estou indo para ficar em média 17, 18 dias, também vou fazer um curso de inglês de 2 semanas. A imigração pode me estranhar, ou alguma coisa do tipo, por eu estar indo estudar inglês? Eu terei hotel, e escola já paga, também tenho 3 cartões de crédito internacionais, quanto precisarei levar em espécie? Preciso mesmo do seguro viajem? Tenho que ter os extratos bancários para provar que tenho dinheiro no banco e tal?

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Johnathan! Leve passagem de volta e o comprovante do curso.

one
onePermalink

ola
foi a italia em abril e passei 3 meses , retornei ao brasil e pretendo voltar a italia agora em outubro so que desta vez irei por portugal , meu namorado vai mandara a carta convite , e tenho as passagens de ida e volta corro o risco de ter problemas pra entrar ja que esse ano passei 90 dias na italia?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, One! Brasileiros podem permanecer na Europa até 90 dias a cada 180 dias. Se você já passou 90 dias este ano, terá que esperar até 90 dias depois da sua saída para voltar à Europa.

Marta Borges de Favari Burato

Olá!
Pretendo ir a Suíça este ano, final de dezembro 2012 a final de janeiro 2013 com passagens de ida e volta. Ficarei na casa de amigos por um mês. É necessário visto , comprovar dinheiro...

wemerson
wemersonPermalink

Ola,em novembro irei para alemanha,porem com conexao por amsterdã,eles fazem algum tipo de restricao aos brasileiros?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Wemerson! Leve passagem de volta, reservas de hotéis, seguro-saúde com cobertura para a União Européia.

Natasha
NatashaPermalink

Olá ! Estou indo amanhã para Londres encontrar uns amigos que já estão por la e depois sigo para Paris... de Paris retornarei a Londres sozinha e ficarei 3 dias sozinha por lá... estou com a documentação necessária em mãos, mas com medo de esse vai e volta e o fato d eu estar viajando sozinha atrapalhe na hora d passar pela imigração... Há realmente uma implicancia maior com mulheres jovens viajando sozinhas? Isso é motivo suficiente para ser barrada?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Natasha! Tenha tudo organizado e à mão: passagem de volta ao Brasil, reservas de hotel, seguro-saúde com cobertura da União Européia (necessário na França).

Ari
AriPermalink

Bem, não fiz esse seguro saúde (vou pra Roma). Posso ter algum problema por fazer uma escala em Amsterda?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ari! Sim, você pode ter problemas. Para ir sem seguro-saúde para a Itália você precisa retirar um documento de equivalência no INSS brasileiro.

Ari
AriPermalink

E o seguro do cartão de crédito? Só vale impresso?

Bruno
BrunoPermalink

Olá.. Estive em Paris no início desse ano e fiz minha conexão em Lisboa, com a TAP, sem NENHUM problema durante a imigração. PS: Falo francês e espanhol e arranho muiiito pouco inglês. Mas agora estou de passagem comprada do Rio de Janeiro até Zurique com conexão em Roma, com a Alitalia. Estou preocupado com a imigrção em Roma. Existe muit dificuldade em passar por ela, já que nn falo italiano e sei pouco inglês? Estarei com passaporte válido, seguro viagem VISA PLATINUM, cartão de crédito internacional, carta convite,dinheiro suficiente para o periodo que passarei na Europa, cartões de vacina... POSSO TER ALGUM PROBLEMA NA IMIGRAÇÃO??? Socorro!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bruno! Leve passagem de volta, seguro-saúde, reservas de hotel. Agentes de imigração falam inglês.

Alfredo
AlfredoPermalink

Boa noite! Comprei uma passagem no site da ALITALIA nesse fim de semana e hoje recebi o meu e-ticket. No campo nome do passageiro meu nome aparece da seguinte maneira: ALFREDO DASILVASANTOS. Isso é, meu sobrenome aparece completo, mas sem espaços. Será que terei problemas para embarcar? Meu voo é code-share de Roma até Paris. Estou com muito medo de não conseguir embarcar. Moro em Recife e me deslocarei até o Rio de Janeiro para poder viajar. Como agir agora? Todas as vezes em que viajei utilizei apenas meu primeiro nome e último sobrenome. Porém no site da ALITALIA dizia que o nome e sobrenome deveriam aparecer exatamente como no passaporte e em meu passaporte o campo sobrenome aparece DA SILVA SANTOS. Será que não conseguirei embarcar? PREOCUPADO DEMAIS. Desculpa usar esse post

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alfredo! Não tem problema, fique tranqüilo.

João Pedro
João PedroPermalink

Olá, meu primo mora em Portugal e irei visitá-lo no fim do ano. Onde consigo um modelo de carta-convite? Desde já, obrigado.

Leonardo
LeonardoPermalink

Ola boa noite,estou de passagens compradas pela Tap,com destino Dusseldorf Alemanha ,porem tenho conexao em Lisboa,a minha duvida éeeknde eu farei a imigracão?????

Juliana Lucena
Juliana LucenaPermalink

Todas as vezes que voei pela TAP saindo do Brasil, fiz a imigração em Lisboa, só depois pegando a conexão para outra cidade.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leonardo! Está tão explicadinho no texto, por favor releia.

Guilherme Klaus
Guilherme KlausPermalink

Tenho um problema parecido com o do Sr. Alfredo. Comprei passagens para mim e minha esposa para a Itália no site da Alitalia. Recebemos o eticket com o nome da minha mulher incompleto: ao invés de Marta aparece Mar no eticket. O atendente da Alitalia diz que na reserva (que aparece na tela do computador) o nome está correto e explicou que o primeiro nome aparece truncado no eticket porque o nome dela é muito extenso. Podemos ter algum tipo de problema no embarque ou na imigração na Itália, já que o nome que aparece no eticket não é exatamente igual ao do passaporte?
Atenciosamente

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Guilherme! Não tem problema.

carolina
carolinaPermalink

Oi Boa noite, eu meu companheiro, minha irmã e meu cunhado vamos para a Europa e o primeiro destino é Barcelona, mas com conexão por Amsterdam, onde vai ser feito a imigração ??? Caso seja Barcelona, como está a imigração agora por lá??? Tenho tudo comprado, e estou com tudo em mãos, tem chance de eles deportarem a gente tendo todas as passagens, hospedagens e carro??? Grata Carolina

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carolina! O texto é claríssimo quanto ao lugar onde acontece a imigração, por favor releia com atenção.

Leve todos os documentos indicados.

Cleber
CleberPermalink

Olá, boa tarde !
Vou de São Paulo a Dublin com conexão em Amsterdã, a imigração implica mto com Brasileiros ?
Outra coisa, meu voo de volta Dublin-SP tb tem conexão em Amsterdã, de 1 hora somente, sera q é o suficiente ?
Obrigado e parabéns pelo site !!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cleber! Se você estiver com todos os documentos e comprovantes necessários, pode viajar sem preocupações. Recomendamos conexões mais longas, mas se as suas passagens são vinculadas, a cia. aérea tem responsabilidade diante de qualquer imprevisto.

Thais
ThaisPermalink

Olá, Boa tarde!

Eu e meu marido viajaremos para Espanha e Portugal, com a imigração sendo em Munique. Temos todos os hotéis reservados, passagens ida e volta, passagens de trem, seguro saúde e etc. Entretanto, eu não trabalho, somente o meu marido que é funcionário público. Vcs acham que eu terei problema na imigração por não possuir emprego fixo?
Desde já agradeço a ajuda!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thais! Comprovantes de vínculo de trabalho não são pedidos na imigração.

Thais
ThaisPermalink

Muito obrigada pela ajuda!

Daniele
DanielePermalink

Olá!
Estou indo a Paris em Janeiro com meu namorado, ele tem dupla cidadania. Ele entra pela imigração destinada a europeus e eu por outra? Podemos passar juntos? Sabe me dizer como funciona?

Desde já agradeço!!
smile

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniele! Ou ele entra na mesma fila com você usando o passaporte brasileiro, ou vocês vão separados. Mesmo se ele estiver com o passaporte brasileiro, é possível de vocês não conseguirem passar juntos, já que não são casados.

Daniele
DanielePermalink

Obrigada pelo rápido retorno!
em relação ao passaporte... a viagem será do dia 18/jan/12 a 01/fev/2013, meu passaporte vende em 16/jul/13 - 6 meses e pouco dias. Nesse caso é melhor fazer um novo, né?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniele! Recomendamos fazer um novo passaporte!

Cris
CrisPermalink

Olá,

Em relação ao seguro de Viagem, como funciona para quem vai viajar tanto para os países do Espaço Schengen quanto para a Inglaterra na mesma viagem? Esses seguros tradicionais como o da Mondial, Travel Ace ou Coris tem planos únicos que cubram os dois sistemas de imigração ou terei de fazer um para o espaço Schengen e outro para a Inglaterra?

As reservas de hotéis, basta ser reserva confirmada pelo e-mail sem o pagamento antecipado ou preciosa ser a reserva paga? (isso mais especificamente no caso da Inglaterra).

Outra questão, alguém tem uma resposta minimamente concreta sobre como comprovar o saldo do VTM nas imigrações, caso isso seja requisitado? Novamente mais relativo à Inglaterra. Já passei 3 vezes pela imigração Schegen sem ter sido questionada sobre recursos financeiros, mas como meu passaporte foi renovado recentemente, prefiro estar bem preparada. Já ouvi dizer que o extrato da internet nao é aceito, e eu nao consigo retirar extratos dos caixas automáticos aqui no Brasil. Alguém teria um relato concreto sobre isso para eu me tranqüilizar?

Abs,

Cris

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cris! Os seguros Schengen valem no Reino Unido (que, a propósito, não exige o seguro; mas você vai coberta).

Basta as reservas de hotéis, não é preciso que sejam pré-pagas.

Não há nenhuma orientação escrita quanto à comprovação de saldo. Leve o extrato da sua conta.

A. L.
A. L.Permalink

A contagem de prazo no espaço Schengen "expira" diariamente dali 180 dias. O dia 5/4/2012, por exemplo, "expira" em 3/10/2012 (hoje, a propósito smile ). Logo, você não deverá ter problemas.

Paulo
PauloPermalink

Acabo de esta vendo meu Passaporte o carimbo de entrada na Italia esta muito apagado? ai meu outro carimbo de saida SAIR POR BARCELONA ESTA LEGIVEL.??? é vou ter algum problema é q vou viajar para Italia começo de Dezembro sera q tem algum problema??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paulo! Não se preocupe.

Olga
OlgaPermalink

Olá, vou viajar em novembro e emiti minhas passagens aéreas e vouchers de hotel via agente de viagens. Ao receber o e-ticket percebi que meu nome do meio veio junto com o nome. Veio assim Souza/Olga Santos (e meu nome é Olga Santos de Souza). Será que terei algum problema? Pois além disso há a preposição "de" que não aparece. Agradeço desde já!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Olga! Não tem problema não.

Paulo
PauloPermalink

PAULO
Descupa A Bóia viajei para ITALIA DIA 4/4/2012 Destino MADRID Fiquei 81 DIAS POR BARCELONA ,MADRID,VALENCIA,ASTURIAS I VOLTEI DIA 23/06/2012 agora eu Queria ir Conhecer ROMA em Dezembro vou Ter Algum Problema Pq Dezembro Faz 6 MES Q Voltei Pro Brasil?? eu tenho ida i volta, seguro de viaje,reserva en hotel para 6 dias mas traslado para o hotel,cartao de credito internacional.. agora uma outra duvida e q eu tenho meu bilhete q eu comprei e pro dia 3 de dezembro mas faz 6 mes certo no dia 23 tem algum problema?? To meio preocupado pq minha viaje anterio eu fique 81 dias??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paulo! Brasileiros podem ser autorizados a permanecer até 90 dias na Europa a cada período de 180 dias. Em dezembro você já terá de novo seu prazo de 90 dias disponível. Leve todos os documentos necessários.

Paulo
PauloPermalink

A Bóia intao conta os 180 dias desde da primeira entrada?
O conta desde da saida 23/06/2012? porque sim conta desde do dia que entrei 04/04/2012 Dezembro faz 8 mes ? e isso é q eu mim preocupo muito gosto de fazer certo as cosa para nao ter problema..
muito obrigado por esta mim ajudadano A Bóia!! voce tambem mim aconselha compra entra online Vatican Museums and Sistine Chapel?
O deixo para compra no momento pergunto porque seguramente as filas sao muito grandes?

Sousa
SousaPermalink

Boa tarde,

Vou a França em dezembro acompanhando um amigo que tem dupla cidadania e uma casa lá, tenho todos os documentos menos de hospedagem e como ele está aqui não terá como fazer carta convite oficial, posso ter problemas mesmo ele estando comigo na imigração? Sou empresário e pretendo levar documentos da minha empresa para possíveis questionamentos, ficarei apenas 10 dias.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sousa! Se o agente quiser implicar, ele arranjará motivos, não importa o que você leve. Mas não andam implicantes ultimamente não.

Sousa
SousaPermalink

Ia me esquecendo, vamos entrar por Lisboa.

Laura
LauraPermalink

Olá,
Estou com uma duvida em relação ao extrato do cartão de credito, no momento da imigracao: basta apresentar a ultima fatura do cartão, que contem o meu limite, ou preciso pedir algum documento especifico para a operadora do cartão?
Obgda! Abcs.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Laura!

Não há nenhuma regra escrita sobre o procedimento. Apenas esteja preparada para apontar na fatura do cartão o seu limite.

Bruna
BrunaPermalink

Olá, vou viajar pra Espanha no próximo mês. Vou ficar na casa do meu namorado e foi preciso que ele fizesse a carta convite na polícia de sua cidade, e ela fica pronta na próxima semana. Depois que eu estiver com a carta em mãos, preciso me apresentar no consulado geral aqui no brasil ou não é preciso? Uns dizem que sim, outros que não, gostaria de saber ao certo sobre isso.
Mais uma coisa, eu preciso de 64 euros por dia que ficar lá E mais o minimo de 500 euros, ou, 64 euros por dia OU o mínimo de 500 euros? E posso ter um montante do dinheiro em reais no meu cartão??
Muito obrigada e parabéns pelo seu blog!!!!!! Abraços, Bruna

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bruna! A carta-convite não precisa mais ser registrada. Não há nenhum procedimento a fazer depois de chegar.

Leve extratos do seu cartão de crédito e saiba mostrar onde está escrito o seu limite.

Hezequiel Lando
Hezequiel LandoPermalink

Olá, vou fazer conexão em Frankfurt com minha mãe que não sabe inglês. Entendo muito pouco de inglês, compreendo mas me expressar é complicado posso ter problemas para ir em Lisboa. Por favor agradeço realmente ajuda!
OBS: não comprei a passagem ainda com essa conexão, notei que a Lufthansa está com a passagem muito boa, melhor que a Tap.
Falo bem espanhol.
Estarei levando 140 euros por dia (meu e da minha mãe 70 cada em especie para não ter problemas).
Cartão pré-pago Visa.
Levarei meu cartão de crédito mas não sonho em usar devido as taxas.
Seguro de Viagem pelo Itáu.
Reserva de hotel feito pelo Booking
passaporte e passagem de volta.
Tenho muito medo dessas imigraçãoes por ser a primeira vezes que vou para Europa.
E passando pela imigração chegando em Lisboa sem mas perguntas?
Abração;

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Hezequiel! Não haverá problema.

Hezequiel Lando
Hezequiel LandoPermalink

Muito obrigado,pela resposta. Espero realmente não ter problemas. Vlw pela ajuda!

Hezequiel Lando
Hezequiel LandoPermalink

Escrevi algumas coisas erradas, espero que entendas heheh. Abração;

Elaine silva
Elaine silvaPermalink

Olá bóia! Eu estou indo pela primeira vez p Milão na Itália e meu amigo vai me mandar a passagem de ida e volta e a carta convite registrada na cidade dele. Vou ficar 15 dias hospedada na casa dele mas qto ao seguro saúde como farei? Aqui no Brasil tenho plano de saude Unimed completo, mas que não cobre no exterior. Ele pode mandar junto c a passagem e a carta convite o seguro saúde e lá p mim? E no caso de ele ter um seguro saúde dele lá na europa ele pode me colocar dependendo dele nos dias em que eu estiver na europa? Tb quero saber qto preciso levar em dinheiro p declarar na imigração e se eles pedem p ver o dinheiro, porque sinceramente não pretendo gastar nada por lá. E se eu tiver que levar é melhor levar em dolar ou em euros? Aguardo sua resposta e desde já agradeço!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Elaine! Para a Itália você pode pedir no INSS um certificado que vale para o INSS italiano. Sem isso, o que indicamos é que você faça um seguro numa seguradora convencional. Viajar sem assistência é roubada.

A. L.
A. L.Permalink

Elaine Silva, os "planos de saude" (sic) italianos nao trabalham dessa forma que vc citou. 'E um servico que funciona de forma totalmente diferente.

Thêmis
ThêmisPermalink

Olá bóia!
Primeiro quero dizer q sou fã do site e do seu Twitter e p minha 1 viagem p Europa ta sendo essencial. N faço outra coisa da vida q n seja ler seu blog...rs.
Queria tirar uma duvida: vou p Paris e de lá p Londres/Liverpool e Edimburgo de trem, quando sair de Paris e chegar em Londres,passo pela imigração?
Outra duvida,minha passagem é SP/Lisboa/Paris sendo q a espera em Lisboa é de 8 horas. Vc axa q da p dar uma volta na cidade? É seguro? As malas eu so tiro em Paris ne? 8 horas em um aeroporto é tempo demais...rs.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thêmis! Ao entrar no Reino Unido, vindo da Europa, você passa pela imigração. Está escrito no texto. A mesma coisa sobre as malas de Paris. Por favor leia o texto com atenção antes de perguntar.

Sobre Lisboa:

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/07/metro-aeroporto-lisboa/

Themis
ThemisPermalink

Sorry...é q entendi q vc tava falando so de vôos,pensei q talvez trens fossem diferentes.

Obrigada pela dica de Lisboa!

E me desculpe mais uma vez.

Carla Almeida
Carla AlmeidaPermalink

Olá.
Estou com uma grande duvida, voces dizem que o seguro-saude não é necessario para Portugal, Espanha e Italia, pois os brasileiros podem usar o INSS deles, mas a informação que tive na TAP é de que o INSS só pode ser usado por brasileiros RESIDENTES em Portugal, os turistas devem ter o seguro-saude de 30.000 euros, sob pena de serem mandados de volta.....
É isso mesmo?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carla! É preciso tirar o certificado junto ao INSS brasileiro, não dá para viajar sem ele ou sem o seguro-assistência comprado. Fazer o seguro-assistência é mais fácil.

O Rodrigo Purisch tem mais detalhes:
http://www.aquelapassagem.com.br/seguro-ou-assistencia-de-saude-de-viagem-necessarios-atencao-as-suas-regras/

Thiago Jorge
Thiago JorgePermalink

Gostaria de saber uma coisa. Eu vou a Itália para fazer um intercâmbio de 1 mês. Tenho todos os documentos exigidos e também a quantia em euro especificada. Mas não tenho tenho nenhum vínculo empregatício, pois fui desligado na empresa e quero aproveitar esse tempo para aprimorar o idioma antes de partir para outra. Eu sei que a empresa de intercâmbio me fornecerá todos os documentos de que preciso como alojamento, matrícula na escola italiana e tudo mais. Mas eu corro risco de alguma coisa mesmo assim? É a minha primeira viagem internacional.

A. L.
A. L.Permalink

Dificilmente, Jorge, desde que vc tenha realmente laços com o Brasil como carros, residência etc.

Vc vai viajar para fazer curso, tendo os documentos do curso e também passagem de volta, é improvável que tenha qualquer problema.

Ricky Damasceno
Ricky DamascenoPermalink

Olá, será que alguém poderia sanar minha dúvida? Minha esposa e eu vamos a europa em janeiro. Vamos a Itália e em seguida a Londres. Minha dúvida é em relação à validade do passaporte de minha esposa. O passaporte dela expira em 21 julho 2013. Nossa viagem terá início no dia 16 de janeiro e termina em 25 de janeiro. Vamos entrar na Europa através de Lisboa. Pelo que entendi, a exigência da validade mínima de 6 meses considera a data de entrada, estou correto? Se for isso, não haverá problemas com o passaporte dela, certo? Mas em Londres vou passar pela imigração deles apenas no final da viagem (22/01), será que teremos problemas? Será que considerarão o carimbo de Lisboa? Please, help us!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ricky! A validade conta a partir da entrada no país (no caso, no último país, Reino Unido).

Discutimos esse assunto neste outro post:
https://www.viajenaviagem.com/2012/08/passaporte-vencimento/