Europa: imigração e bagagem

Europa: onde faço imigração e onde pego a bagagem?

Muita gente viaja à Europa em vôos com conexão e fica na dúvida de onde (e quantas vezes!) vai passar pela imigração.

A resposta é: uma vez só. Onde? Na maioria das vezes, no aeroporto de chegada — a não ser que você tenha o Reino Unido ou a Irlanda como ponto de escala ou destino final.

E onde você retira as bagagens? Normalmente, no destino final.

Vídeo: imigração e bagagem na Europa

Espaço Schengen: quais países fazem parte?

Com exceção de Reino Unido, Irlanda e alguns países do Leste Europeu, a maioria dos países europeus faz parte do Espaço Schengen, que aboliu suas fronteiras. Por isso os voos entre esses países são considerados “domésticos”; não há imigração nem carimbos.

Países que fazem parte do Espaço Schengen

Alemanha – Andorra – Áustria – Bélgica – Croáia – Dinamarca – Eslováquia – Eslovênia – Espanha – Estônia – Finlândia – França – Grécia – Holanda – Hungria – Islândia – Itália – Letônia – Liechtentstein – Lituânia – Luxemburgo – Malta – Mônaco – Noruega – Polônia – Portugal – República Tcheca – San Marino – Suécia – Suíça – Vaticano

Países que NÃO fazem parte do Espaço Schengen

Albânia – Belarus – Bósnia – Bulgária – Chipre – Croácia – Irlanda – Macedônia – Moldova – Montenegro – Reino Unido – Sérvia – Romênia – Rússia – Turquia – Ucrânia

Voando ao Espaço Schengen, com conexão no Espaço Schengen

Se você vai voar a Paris com conexão em Madri, ou a Barcelona com conexão em Zurique, ou a Praga com conexão em Frankfurt, ou a Atenas com conexão em Paris, a sua imigração vai ser feita no aeroporto da chegada.

Você passa pela imigração, seu passaporte é carimbado e você então está admitido na Europa. Aí é só procurar o portão de embarque do vôo seguinte, que vai ser “doméstico”; ao passar pelo controle de segurança, você vai precisar mostrar o passaporte, mas só para provar que você é o dono da passagem. Ninguém vai mais lhe perguntar nada.

Sua bagagem segue do Brasil direto para o destino final; confira no recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.

Voando ao Espaço Schengen com conexão fora do Espaço Schengen

A coisa muda um pouco de figura caso você vá a Paris ou Zurique ou Amsterdã ou Lisboa com conexão em Londres.

Como o Reino Unido (assim como a Irlanda) não faz parte do Espaço Schengen, você não fará imigração em Londres. Você nem sequer vai sair da área de trânsito internacional: vai descer do avião e já pode procurar o seu novo portão de embarque.

A imigração será feita apenas no destino final, já no Espaço Schengen. Sua bagagem vai direto pra lá; confira o recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.

Voando para um destino que não pertença ao Espaço Schengen com conexão no Espaço Schengen

Neste caso o processo é invertido: se o seu destino final for alguma cidade do Reino Unido ou da Irlanda, você não sairá da área de trânsito internacional do aeroporto da conexão (Lisboa, Frankfurt, Madri, Paris, Amsterdã, Zurique — qualquer um). Você vai descer do avião e já vai poder procurar o portão de embarque do novo vôo.

Sua imigração será feita apenas quando você desembarcar no destino final no Reino Unido ou na Irlanda.

Sua bagagem seguirá direto do Brasil até o destino final; confira o recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.

Voando à Irlanda com conexão no Reino Unido

Reino Unido e Irlanda têm acordo de livre trânsito entre seus cidadãos. Por isso não existe trânsito internacional entre o Reino Unido e a Irlanda.

Traduzindo: se você vai a Dublin com conexão em Londres, não terá como ficar na área de trânsito internacional, porque os vôos para Dublin saem da área doméstica.

Logo, você vai fazer duas imigrações. A primeira, na Inglaterra. Daí vai reembarcar para a Irlanda na área doméstica. E ao chegar à Irlanda vai ter que novamente passar pela imigração, por não ter passaporte britânico nem irlandês.Documentos necessários para a imigração

  • Seu passaporte precisa ter validade de 3 meses APÓS a data de término da viagem. Se faltar menos do que isso para o seu passaporte expirar, não vão deixar você embarcar no Brasil.

Tenha organizados numa pasta:

  • Passagem de volta
  • Reservas de hotel para todo período (no caso de aluguel de apartamento, contrato ou recibo de pagamento)
  • Carta-convite, caso vá ficar hospedado em casa de familiares ou amigos. Nesta carta-convite o anfitrião deve explicar que vai receber você por X dias e indicar o endereço na Europa. Essa carta não precisa mais ser registrada em delegacia ou cartório, mas deve ser assinada, escaneada, e enviada por e-mail
  • Seguro-assistência com cobertura de 30.000 euros
  • Dinheiro ou extratos de cartões de crédito e débito (tipo VTM) comprovando que você tem 65 euros/dia para se manter na Europa. Este limite é individual.
  • Não é necessária nenhuma vacina para ir à Europa.

Deslocamentos dentro do Espaço Schengen

Caso o seu itinerário de viagem cubra vários países do Espaço Schengen, não se preocupe, todos os deslocamentos serão considerados domésticos e você não precisará fazer imigração. Em compensação, não ganhará nenhum carimbo a mais no passaporte…

Deslocamentos entre o Espaço Schengen, Reino Unido e Irlanda

Caso a continuação da sua viagem leve você do Espaço Schengen ao Reino Unido ou Irlanda ou países do Leste fora do acordo, você voltará a fazer imigração na chegada a cada viagem. Mantenha aquela pastinha organizada.

Dá pra passar junto na imigração?

Familiares passam juntos. Amigos podem até tentar, mas na maioria das vezes não vão deixar.

E quem tem passaporte europeu?

Caso você tenha dupla cidadania, o procedimento adequado é sair do Brasil e voltar ao Brasil com seu passaporte brasileiro; entrar na Europa e sair da Europa com seu passaporte europeu.

Leia mais

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    833 comentários

    Olá pessoal,

    Esses são meus vôos durante às férias.
    Vamos ver se entendi, corrijam-me por favor!

    1)Brasil – Conexão Madri – Paris -> Imigração Madri
    2)Paris – Londres -> Imigração² Paris e Londres?
    3)Londres – Amsterdam -> Imigração² Londres e Amsterdam?
    4)Amsterdam – Roma -> Sem imigração
    5)Roma – Barcelona -> Sem imigração
    6)Barcelona – Madri -> Sem imigração
    7)Madri – Portugal -> Sem imigração
    8)Portugal – Brasil -> Imigração Portugal? (Carimbo de saída?)

    Imigração² = Tenho que carimbar a saída do Espaço Schengen?
    Todo mundo falou de entrar. Mas e para sair? 😛

    Desde já agradeço… 😉

      Olá, Mit! Sempre que você sair do Espaço Schengen, ou do Reino Unido, seu passaporte será carimbado. Nos vôos intra-Espaço Schengen não há carimbos.

    Gente estou lendo alguns sites aqui e as vezes cada um ensina de forma bem diferente.minha duvida é a seguinte. Vamos para DUBLIN fazer um tour pela pela empresa panavision ( ja tenho os vouches, relação de hoteis com endereços , Transfers etc) porem a passagem é Guarulhos, conexão em Madrid ( espera de mais ou menos 4horas)e Dublin.Na volta a mesma coisa. Teremos que enfrentar a imigração de MADRID ? ou desceremos no aeroporto de madrid e ja vamos para o nosso portão que inclusive pela passagem é no mesmo terminal?

    Pessoal,
    Estive na França e Itália nos últimos 16 dias e entrei por Madri no temido Barajas.
    Vou colocar aqui as 5 perguntas que me fizeram (vou ser o mais textual possível):

    1) Sua viagem aqui é de férias? (respondi “sim” pois quem sou eu pra discordar de pergunta que já vem com resposta)

    2) Quanto tempo pretende ficar na europa?

    3) Vai ficar somente na espanha ou vai para outro lugar? (eu sequer passaria na Espanha e disse isso a ele)

    4) Quanto você tem?

    5) Essa quantia você tem em “metálico” ou tarjeta? (cartão ou dinheiro. Como mencionei só cartão ele fez a pergunta seguinte)

    6) Você tem comprovação dessa renda? (aqui respondi um sim convicto e quando me abaixei pra pegar a pasta o agente já disse “Não, não é necessário, muito obrigado).

    Enfim, nada traumático.
    Mas eu, se possível, evitaria entrar por Madri de novo pois o aeroporto é grande demais. Pode parecer absurdo falar disso mas entre meu terminal de chegada e o terminal da conexão eram quase 30 minutos de deslocamento andando ou usando o trem. Como peguei horários tranquilos não tive problema mas fico imaginando aquilo lotado de gente com uma conexão com tempo um pouco mais apertado.

    Sem contar que o avião da Ibéria é de doer. O avião entre Madri e Paris era 10x melhor que o usado pelas bandas de cá.

    Eu e meu marido passamos com tranquilidade pela Inglaterra, só perguntas básicas: onde vai, quantos dias, no que vocês trabalham, tem filhos.

    Mas vi algumas pessoas sendo barradas enquanto estava lá, principalmente solteiros, viajando sozinhos e que íam ficar em casa de amigos.

    Todas as minhas passagens por Lisboa foram muito tranquilas, não me pediram nada. Mas também vi uma moça sendo barrada por causa da validade do passaporte.

    Como sou preocupada com isso, sempre viajo com tudo em ordem e todos os comprovantes imagináveis rsrs

    Passar pela imigração em Londres foi tranquilíssimo. Estava com uma amiga, e o tiozinho chamou as duas pra passar. Fez umas 3 perguntinhas bestas (o que fomos fazer, quanto tempo e se íamos pra outro país depois) e liberou a gente sorrindo. Mas o menino do guichê ao lado tava sendo praticamente interrogado…

    Olá pessoal,

    Tenho uma dúvida em relação às Alfândegas. Irei para a Itália depois de amanhã, mas entrarei na Europa por Portugal (Lisboa). Ok, passarei pela imigração em Lisboa. Minha dúvida é na volta, em relação ao VAT REFUND (o reembolso do imposto de bens comprados no exterior e que eu trarei para o Brasil). Na volta da Itália, farei conexão em Lisboa e aí voltarei ao Brasil. Em qual alfândega eu apresento os formulários de Tax Free e as mercadorias compradas na ITÁLIA para eu poder ter o reembolso do imposto? Na alfândega do aeroporto da Itália ou de Portugal? Os produtos são italianos, porém no último aeroporto da Itália que eu passarei eu farei um vôo doméstico. Agradeço a ajuda.

      Olá, Késia! Tente fazer isso na Itália, você dificilmente terá tempo para fazer isso em Lisboa.

    Tem alguém aqui que com destino Paris, fazendo a imigração em Madri teve que apresentar o atestado de acolhimento expedido pela prefeitura de Paris?

      Mit,
      Vou para Paris porém faço escala em Lisboa. Esse documento também necessário para quem fica em hotel? Fiquei na dúvida….

      Abs,

      Olá, Samantha! É a carta-convite, necessária para ficar hospedado em casa de particulares ou mesmo para alugar apartamento (numa interpretação rigorosa).

    Estou indo na semana que vem para Berlim, mas via Londres (LHR). A questão é que vou de milhagem com a TAM, mas só até Londres. O trecho seguinte, que comprei autônomo, é da British, uma conexão de 3 horas, que sai, inclusive, de outro terminal (do 1 para o 5). Vejam se estou certa: vou ter que fazer imigração e retirar bagagens em LHR e depois fazer nova imigração em Berlim? E mostrar à imigração de LHR a passagem para Berlin em seguida? Obrigada.

      Olá, Patrícia! O problema das passagens desvinculadas é que provavelmente a sua bagagem não será despachada direto para Berlim. Então você vai precisar passar pela imigração, retirar a bagagem e então fazer o check-in no terminal da outra companhia.

      Nesses casos o ajuizado seria dormir a primeira e a última noites em Londres.

    Estava bem tranquila pois iria fugir de entrar pela Espanha. Mas depois deste post fiquei confusa. Vou pela em setembro pela BA, ou seja várias vezes pararei em Londres. RJ – Roma (escala em Londres), Veneza – Amsterdã tb com escala, Amsterdã – Londres, Londres – Paris e Paris – RJ (com escala). Devo me preocupar?

    Pretendo fazer Roma – Veneza de carro,vcs tem sugestão de cidades e hóteis?

      Rê,

      Recomendo ir de trem também. Dá para aproveitar a paisagem e é mais rápido.

      Em Veneze, eu me hospedei no A Tribute to Music e gostei muito:preço bom, ao lado da Piazza San Marco e bons quartos (o que é muito difícil em Veneza).

      Em Roma, fique em um B&B ótimo, no bairro Prati. Perto do metrô, próximo ao Vaticano, com ótimas lojas e restaurantes mais acessíveis. O nome é Amor Bed and Breakfast.

    Acho que o meu caso é semelhante ao teu, Hosana: Vou até Lisboa, fico “em trânsito”, faço imigração de entrada em Londres, saio de Londres, faço imigração de entrada (Schengen) em Berlim, dou umas voltas de trem por lá, vou de avião de Munique a Paris e retorno a Lisboa novamente com a TAP, e de lá, saio de volta para o Brasil.

    Eu achava que primeiro faria uma imigração em Lisboa e no mesmo dia, sairia para entrar em Londres e depois novamente faria uma nova entrada em Berlim…. Parece que simplificou, mas na verdade, eu fiquei mais apreensiva …rs

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito