Europa: onde faço imigração e onde pego a bagagem?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Barajas, Madri

Muita gente viaja à Europa em vôos com conexão e fica na dúvida de onde (e quantas vezes!) vai passar pela imigração.

A resposta é: uma vez só. Onde? Na maioria das vezes, no aeroporto de chegada -- a não ser que você tenha o Reino Unido ou a Irlanda como ponto de escala ou destino final.

E onde você retira as bagagens? Normalmente, no destino final.

Veja caso a caso:

Voando ao Espaço Schengen, com conexão no Espaço Schengen

Com exceção de Reino Unido, Irlanda e alguns países do Leste Europeu, a maioria dos países europeus faz parte do Espaço Schengen, que aboliu suas fronteiras. Por isso os vôos entre esses países são considerados "domésticos"; não há imigração nem carimbos.

Países que fazem parte do Espaço Schengen

    Alemanha - Andorra - Áustria - Bélgica - Dinamarca - Eslováquia - Eslovênia - Espanha - Estônia - Finlândia - França - Grécia - Holanda - Hungria - Islândia - Itália - Letônia - Liechtentstein - Lituânia - Luxemburgo - Malta - Mônaco - Noruega - Polônia - Portugal - República Tcheca - San Marino - Suécia - Suíça - Vaticano

Países que NÃO fazem parte do Espaço Schengen

    Albânia - Belarus - Bósnia - Bulgária - Chipre - Croácia - Irlanda - Macedônia - Moldova - Montenegro - Reino Unido - Sérvia - Romênia - Rússia - Turquia - Ucrânia

Assim, se você vai voar a Paris com conexão em Madri, ou a Barcelona com conexão em Zurique, ou a Praga com conexão em Frankfurt, ou a Atenas com conexão em Paris, a sua imigração vai ser feita no aeroporto da chegada.

Você passa pela imigração, seu passaporte é carimbado e você então está admitido na Europa. Aí é só procurar o portão de embarque do vôo seguinte, que vai ser "doméstico"; ao passar pelo controle de segurança, você vai precisar mostrar o passaporte, mas só para provar que você é o dono da passagem. Ninguém vai mais lhe perguntar nada.

Sua bagagem segue do Brasil direto para o destino final; confira no recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.

Voando ao Espaço Schengen com conexão fora do Espaço Schengen

A coisa muda um pouco de figura caso você vá a Paris ou Zurique ou Amsterdã ou Lisboa ou qualquer lugar da Europa continental com conexão em Londres.

Como o Reino Unido (assim como a Irlanda) não faz parte do Espaço Schengen, você não fará imigração em Londres. Você nem sequer vai sair da área de trânsito internacional: vai descer do avião e já pode procurar o seu novo portão de embarque.

A imigração será feita apenas no destino final, já no Espaço Schengen. Sua bagagem vai direto pra lá; confira o recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.

Voando para um destino que não pertença ao Espaço Schengen com conexão no Espaço Schengen

Neste caso o processo é invertido: se o seu destino final for alguma cidade do Reino Unido ou da Irlanda, você não sairá da área de trânsito internacional do aeroporto da conexão (Lisboa, Frankfurt, Madri, Paris, Amsterdã, Zurique -- qualquer um). Você vai descer do avião e já vai poder procurar o portão de embarque do novo vôo.

Sua imigração será feita apenas quando você desembarcar no destino final no Reino Unido ou na Irlanda.

Sua bagagem seguirá direto do Brasil até o destino final; confira o recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.

Voando à Irlanda com conexão no Reino Unido

Reino Unido e Irlanda têm acordo de livre trânsito entre seus cidadãos. Por isso não existe trânsito internacional entre o Reino Unido e a Irlanda.

Traduzindo: se você vai a Dublin com conexão em Londres, não terá como ficar na área de trânsito internacional, porque os vôos para Dublin saem da área doméstica.

Logo, você vai fazer duas imigrações. A primeira, na Inglaterra. Daí vai reembarcar para a Irlanda na área doméstica. E ao chegar à Irlanda vai ter que novamente passar pela imigração, por não ter passaporte britânico nem irlandês.

Documentos necessários para a imigração

  • Seu passaporte precisa ter validade de 3 meses APÓS a data de término da viagem. Se faltar menos do que isso para o seu passaporte expirar, não vão deixar você embarcar no Brasil.

Tenha organizados numa pasta:

  • Passagem de volta
  • Reservas de hotel para todo período (no caso de aluguel de apartamento, contrato ou recibo de pagamento)
  • Carta-convite, caso vá ficar hospedado em casa de familiares ou amigos. Nesta carta-convite o anfitrião deve explicar que vai receber você por X dias e indicar o endereço na Europa. Essa carta não precisa mais ser registrada em delegacia ou cartório, mas deve ser assinada, escaneada, e enviada por e-mail
  • Seguro-assistência com cobertura de 30.000 euros
  • Dinheiro ou extratos de cartões de crédito e débito (tipo VTM) comprovando que você tem 65 euros/dia para se manter na Europa. Este limite é individual.
  • Não é necessária nenhuma vacina para ir à Europa.

Deslocamentos dentro do Espaço Schengen

Caso o seu itinerário de viagem cubra vários países do Espaço Schengen, não se preocupe, todos os deslocamentos serão considerados domésticos e você não precisará fazer imigração. Em compensação, não ganhará nenhum carimbo a mais no passaporte...

Deslocamentos entre o Espaço Schengen, Reino Unido e Irlanda

Caso a continuação da sua viagem leve você do Espaço Schengen ao Reino Unido ou Irlanda ou países do Leste fora do acordo, você voltará a fazer imigração na chegada a cada viagem. Mantenha aquela pastinha organizada.

Dá pra passar junto na imigração?

Familiares passam juntos. Amigos podem até tentar, mas na maioria das vezes não vão deixar.

E quem tem passaporte europeu?

Caso você tenha dupla cidadania, o procedimento adequado é sair do Brasil e voltar ao Brasil com seu passaporte brasileiro; entrar na Europa e sair da Europa com seu passaporte europeu.

Leia mais:

833 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Ricky Damasceno
Ricky DamascenoPermalink

Wow! Valeu pela velocidade na resposta. Será que pode haver problemas para entrar no UK, visto que entraremos lá em 22/01 e o passaporte expira em 21/07? Será que implicariam por causa de um diazinho?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ricky! Garantir, a gente não pode! Consulte o que dizem os nossos leitores: https://www.viajenaviagem.com/2012/08/passaporte-vencimento/

Stella
StellaPermalink

Oi Bóia! Estou indo pra Alemanha pra estudar por 1 ano e 4 meses, tenho toda a documentação necessária comigo mas tenho uma dúvida: Por ficar lá por um período de tempo longo a imigração pode implicar comigo se eu chegar só com a passagem de ida? Tenho todos os comprovantes da bolsa de estudo, do curso de idiomas antes da estadia na universidade, os locais onde vou ficar, seguro-saúde, etc.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Stella! Se você tem o visto necessário, não há problema. Se você só vai conseguir o visto lá, melhor ir com passagem de volta marcada para antes de 3 meses.

Stella
StellaPermalink

Poisé, seguindo a própria orientaçao da embaixada alema nao preciso pedir visto com antecedencia, os preços da passagem de ida e volta tao bem caros, comprando só a ida consigo metade do preço viajando pela Condor. Muito obrigada!

Itália
ItáliaPermalink

Olá! Parabéns pelo blog!
Estarei indo para Roma em julho de 2013 e tenho algumas dúvidas:
Fiz algumas cotações de passagens pela internet e a mais viável foi a obtida no Submarino.
Na cotação foi incluído um seguro pela Mondial.
A ida seria realizada pela Cia British Airways e o retorno pela America Airlines.
Consta, no retorno, uma conexão em Nova Iorque de 5 horas.
Tenho verificado que ocorre muita variação nos preços das passagens, dependendo do horário e do dia da consulta.
As dúvidas são as seguintes:
a) É comum a variação dos preços em razão do horário e do dia da consulta? Existe um momento ideal para realizar a compra? (seis meses antes da viagem? Compra na madrugada?)
b) As compras realizadas no Submarino são razoavelmente seguras? Não é nenhuma fria?
c) As Cias British Airways e America Airlines possuem um histórico positivo?
d) O seguro oferecido na compra abrange todo o período em que estarei na Itália (10 dias), inclusive o tempo em que estarei em conexação nos Estados Unidos caso opte por sair do aeroporto, ou abrange somente o período em que estarei nos aviões e aeroportos (Esclareço que o valor aproximado do seguro é de R$ 160,00)?
e) O seguro oferecido pela Mondial possui um bom histórico?
f) Caso eu opte por uma conexão com 10h ou mais em Nova Iorque ou Londres, será preciso visto para sair do aeroporto?
Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá! Em geral, promoções de passagens e hospedagem surgem três meses antes da data da viagem.

Veja como pesquisar sobre a reputação de serviços:
https://www.viajenaviagem.com/2012/08/5-passos-viagens-sem-roubadas/

Leia atentamente as regras do seguro. Nós recomendamos a Mondial; é parceira do Viaje na Viagem.

Se você fizer conexão nos Estados Unidos, vai precisar de visto.

Thiago
ThiagoPermalink

Caro Ricardo, parabéns pelo trabalho, já o acompanho há alguns anos.
Estou indo para Lisboa em janeiro, e minha imigração será em Roma, poderei ter algum problema com as reservas realizadas via booking.com, uma vez que o pagamento ainda não foi efetivado?
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thiago! Aqui quem responde é A Bóia! Não se preocupe; isso não dá encrenca, não wink

Ane
AnePermalink

Ótima informações, ajudou muito. Mas ainda fiquei com uma dúvida: Eu tenho apenas 15 e vou viajar "desacompanhada"(na verdade, uma amiga com a mesma idade estará junto, somente nós duas) para a França, com escala em Porto. Ficaremos na casa dos parentes dela residentes em Paris durante 50 dias, por isso não fiz reserva em hotel. Será que poderia me responder se vou mesmo precisar dessa carta-convite/atestado de acolhimento e se vão pedir na imigração em Portugal?
Tenho os outros documentos, passagens de ida e volta, passaporte, autorização, seguro, mas isso está me deixando com medo de ser barrada por ter menos de 18 e ir sozinha...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ane! Providencie a carta-convite, sem ela você pode ser barrada.

Philippe
PhilippePermalink

Oi, sou Philippe e tenho passaporte italiano. Estarei indo p/ Londres no mês que vem e gostaria de saber se passarei pela imigração de Barcelona (o voo fará uma conexão no aeroporto) ou se só passarei pela imigração no destino final (Londres). Lembrando que tenho passaporte europeu, por isso gostaria de saber se tbm terei que responder tantas perguntas. Sobre dinheiro, onde vou ficar, essas coisas...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Phlippe! Conforme está explicado no post, você vai passar pela imigração duas vezes. As duas vezes na fila dos comunitários. A imigração não faz perguntas a europeus.

Carlos
CarlosPermalink

Olá sou Carlos e estou preocupado um pouco, pois é minha primeira viajem, hehe, ok, meu destino final é Cyprus(Chipre), sairei de Floripa, depois SP e farei uma escala em londres, é só depois chegarei em Cyprus. Minha pergunta é, vou ter que passar pela imigração em Londres, ou em Cyprus ?
Tenho todos os documentos necessários, só falta a invite letter, vou passar 2 meses e meio na casa de um amigo, que é originário de Cyprus, portanto, ele terá que registrar lá. certo ?. E depois mandar pelo correio, ou pode escanear e mandar por email. Por favor Bóia me responda, ficarei muito grato, muito show seu blog, ta me ajudando bastante.
Obrigado...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carlos! Cyprus só existe em inglês. Em português a palavra é Chipre, não há porque escrever em inglês.

Em Londres você não vai fazer imigração, vai passar em trânsito. Está explicadíssimo no texto, basta ler com atenção.

Não temos informações sobre a rigidez da imigração em Chipre. Peça para seu amigo investigar a questão da carta-convite localmente.

Paulo
PauloPermalink

Vou para a Europa com minha esposa e filha. Eu e minha filha temos passaporte comunitário, minha esposa não. Nós três devemos usar a fila de comunitários ou a de estrangeiros para entrada e saída do continente?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paulo! Está escrito no post. Se quiserem passar juntos, tem que ser na fila dos não-comunitários.

sayuri
sayuriPermalink

olá eu vou para frança paris em novembro eu tenho 17 anos e meu irmao de 12 anos e minha mae de 45 anos vamos levar 2000 euros para 10 dias e passagens de ida e volta mais nos não vamos levar hotel reserva e neh carta de convite e neh seguro medico nos vamos passar na casa de um amigo europeu morando legalmente na frança ele vai ta no aeroporto esperando mais minha mae nao quer fazer isso a carta de convite por que ela acha besteira sera que passa na imigração numa boa

grata

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sayuri! Diga a sua mãe que se o agente barrar vocês não há nada que o seu amigo possa fazer. É uma irresponsabilidade.

Thiago Castro
Thiago CastroPermalink

Pra entrar na Europa é OBRIGATÓRIO o seguro viagem, além dos outros documentos citados no texto). Agora, se quiser tentar a sorte, fique à vontade...

fatima
fatimaPermalink

Meu fiho esta fazendo um intercambio na alemanha....esse curso dura 3 meses, sua saida da Alemanha, seria 28.12.2012, como fez muitos amigos por la gostaria de passar o ano novo lá.....e voltar dia 02.01.2013.
Passaria 5 dias da data de volta.
Existe algum problema com a imigração? como ele deveria proceder?
Grata.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fátima! É encrenca. Ele pode ficar registrado no banco de dados da união européia.

A. L.
A. L.Permalink

Se ele tiver visto de estudos, em geral tais vistos permitem extensão por 30 dias após o fim do curso, como turista.

Se ele for como turista (sem visto) para programa de curta duração, aí tem de retornar no máximo 90 dias depois da chegada. Não tem como prorrogar essa estada. Ele deve voltar.

Se ele ficar além do permitido, tenha em mente que o Frontex registra tudo automaticamente e ele vai ficar lá constando como overstayer. Isso pode lhe trazer problemas em futuras viagens.

Ricardo
RicardoPermalink

m janeiro, farei uma viagem para lisboa, entre as opções disponíveis de voo, existe um com conexão de 12 horas de espera em Paris. Já estou ciente de todo stress que poderei passar na ‘viagem’ até Paris nesse espaço de tempo.
Minha dúvida é: como funciona os procedimentos de imigração? é feita aquela entrevista com esses passageiros que apenas estão lá por conexão também? e geralmente nessas entrevistas, eles cobram diarias de hotel na cidade pra vc poder ser liberado, eu posso falar que irei apenas aproveitar a conexão pra andar pela cidade? sem problema? ou terei que fazer algo mais

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ricardo! Você entrará na Europa em Paris. Passará pela imigração. Isto está claríssimo no texto.

Ricardo
RicardoPermalink

Sim, mas eu quero saber quanto a imigração, um dos requisitos para entrar no país (ou sair do aeroporto, não sei) são diárias de hotel, porém só tenho diárias de hotel para lisboa, quero apenas aproveitar as 12 horas de conexão em Paris, os caras liberam isso fácil?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ricardo! Ao passar pela imigração, você estará na França e estará livre para sair do aeroporto. Por isso o agente, se desconfiar de você, vai exigir todos os documentos necessários. Pode haver diferença de rigor, mas não há diferença de legislação nem de exigências. Isto está claro no texto. Não há o que perguntar.

sayuri
sayuriPermalink

não tirou minha duvida ainda na imigração mesmo assim obrigada

Thiago Castro
Thiago CastroPermalink

Então vc não saber ler. É ÓBVIO que sem carta convite, reserva de hotel, sem seguro obrigatorio, vai ser complicado passar na imigração. Quer q desenhe????

Anelita
AnelitaPermalink

kkkkkkkkkkkkkkkkkk.....boa...rs

Cris
CrisPermalink

Boa tarde, Bóia e Viajantes,

Eu tenho agora uma "dúvida-problema" em relação à imigração no Espaço Schengem. Vou tentar resumir a situação: Em fevereiro de 2013, eu irei fazer uma viagem de 30 dias à Europa. Vou pela TAP. A dúvida não é quanto a mim, e sim quanto à minha mãe e meu irmão. Eles também vão pela TAP, mas em data posterior à minha (15 dias depois, pois eles farão apenas a metade final da viagem comigo). Eles farão imigração em Lisboa e em seguida farão conexão para Praga, onde então irão me encontrar.

O problema é que todas as reservas de hotéis estão emitidas em meu nome e eu obviamente não estarei com eles no momento em que passarem pela imigração em Lisboa. Eles levarão cópias dessas reservas além de todo o restante da documentação exigida e o valor correpondente ao dinheiro necessário para a viagem, mas poderá haver algum problema caso o agente de imigração peça para mostrarem as reservas de hospedagem?


Finalmente, no aeroporto de Praga, após a saída do avião, é fácil encontrar as esteiras de bagagem? Há sinalização pelo menos em inglês sobre em qual esteira as malas deverão ser pegas? Isso porque eles não sabem falar nada de inglês, o que dirá de tcheco. Eu estarei os esperando no portão de desembarque.

Abs,

Cris

A. L.
A. L.Permalink

Reservas de hotel: a forma mais fácil de resolver esse problema é fazer as reservas deles em nome deles. Mas é muito improvável de se ter qualquer problema com isso, e esse controle é feito em Português em Portugal.

Quanto a esteiras, todo aeroporto tem alguma tela/painel onde aparecem número do vôo e número da esteira. E tem informação em inglês.

Cris
CrisPermalink

Olhei os e-mails de confirmação das reservas (eu fiz tantas e cancelei outras tantas que já nem me lembrava mais o que tinha em cada e-mail):

A) Hotel em Praga: são dois quartos: um duplo para mim e minha mãe (mas a reserva está só no meu nome) e um quarto single para meu irmão (a reserva está no nome dele)

B) Hotel de Berlim: É um quarto triplo, mas só consta o meu nome.

C) Hotel em Paris: um quarto duplo para mim e minha mãe (está no meu nome, mas neste também consta o nome dela) e um quarto single (para meu irmão, está no nome dele).

O problema seria com a reserva de Berlin. Eu fiz pelo site do Meininger mesmo, mas lá é bem complicado de fazer alterações (incluir nome de hóspedes). Quanto ao hotel de Praga, acho que consigo incluir o nome da minha mãe, porque eu fiz pelo Booking.com, e ali é mais fácil fazer alterações.

Espero que não dê tilt! hehe

Abs,

Cris

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cris! Relaxe! Os sobrenomes batem, a história é plausível (vamos encontrar nossa filha/irmã em Praga), eles têm passagem para Praga, não há uma chuva de brasileiros querendo imigrar ilegalmente para a República Tcheca, a imigração será em português.

Quanto à mala, não se tem notícia de brasileiros que tenham ficado sem mala porque demoraram a achar a esteira grin

Cris
CrisPermalink

Obrigada, Bóia, acho que com as reservas, a situação está mais tranquila agora, mas quanto às malas em Praga, sacumé, vai que a véia comece a ver aquelas letrinhas embaralhadas cheias de consoantes e entre em surto (é normal com ela...rs)!!

Abs

Cris

Cris
CrisPermalink

Obrigada, A.L.

O problema continua sendo que as reservas em questão (Praga, Berlim e Paris)são para quartos triplos. E se não me engano, nessas reservas apenas o nome de quem reserva é cadastrado. Mas vou verificar nos e-mails de confirmação, pode ser que eu tenha preenchido em algum desses hotéis o nome dos outros hóspedes (me lembro vagamente de algo assim, já faz tempo que reservei).

Eles já passaram ano passado pela imigração em Lisboa ... Não teve nenhum problema, só perguntaram quantos dias em cada país íamos ficar, não pediram reservas, nem valores que portávamos. Das outras vezes que passei sozinha, também nunca perguntaram nada sobre reservas. Mas ano passado, eu estava junto com eles... Veja bem, não é que eles sejam "matutos e iletrados", nada disso, mas são meio apavorados e nervosos, hehe... Minha mãe, por exemplo, se perde no Shopping Center que ela sempre vai ... Vou ter que doutrina-los bastante, inclusive em relação aos termos em inglês para ler no aeroporto de Praga.

Abs,

Cris

Gabriela
GabrielaPermalink

Seguinte. To em Paris e preocupadissima. Cheguei aqui pelo charles de gaulle depois de conexao em Amsterdam (voo da klm).
Fui entrevistada no aeroporto de Amsterdam. Apesar da cara feia do agente, carimbou meu passaporte e continuei pra pegar meu voo pra paris.
Ao chegar no aeroporto charles de gaulle, tava um baita rolo nas saidas, com algumas interditadas (problemas na porta). Eu sei que sai de la e quando vi tava na saida para os trens, sem passar por nenhum agente de imigracao. E no meu passaporte nao ta o carimbo da holanda propriamente dito - ta um aviazinho apenas indicando a conexao.
To encanada.
Sei que pelo texto ta bem explicado, o que me complica eh esse carimbinho pequenininho...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gabriela! O aviãozinho marca a entrada no Espaço Schengen.

A. L.
A. L.Permalink

Mas esse é o carimbo, Gabriela. Entre vôos dentro do espaço Schengen não há carimbo algum!

O carimbo da Holanda indica sua entrada no espaço Schengen, não uma conexão.

Gabi romeiro
Gabi romeiroPermalink

Entendi. Obrigada pessoal. É que em outros paises fora da europa eu recebi um carimbo diferentissimo. Agora to mais tranquila. Bjos

Paulo Matheus
Paulo MatheusPermalink

Olá, tenho uma viagem pra londres já marcada, irei visitar o meu padrinho que tem cidadania européia e reside legalmente lá. Vou no começo de dezembro e volto em janeiro. Sou menor de idade, tenho 17 anos, já tenho todos os documentos necessários, autorização dos meus pais, carta-convite, e eu irei me hospedar na casa do meu padrinho. Mas a dúvida é a seguinte: todas as minhas despesas serão pagas por ele. Mesmo assim eu preciso levar o valor indicado pra passar pela imigração? Aguardo resposta, abraço!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paulo! Não há essa exigência no Reino Unido. Atente para que na carta-convite esteja escrito que ele é o "sponsor" da sua viagem.

taise
taisePermalink

boa noite, preciso tirar uma duvida , minha irma vindo do brasil, para Italia , conexao a Madrid , mesmo com a carta de convite na mao precisa demontrar che tem 65 euro ? ouvir falar che era 35 euros, depois policia imigraçao mi pediu atestado de saude,seguro, nem eu mesmo sei, por favor , mi explica direitinho , aonde fazer este seguro e quanto custa... desde ja agradeçO pelo sua gentileza

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Taise! Sim, é preciso que a pessoa tenha como comprovar que possui 65 euros por dia de viagem.

O seguro pode ser adquirido online. Existem várias seguradoras boas. Leia mais sobre o assunto aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2010/06/seguro-saude-no-exterior-a-wanessa-usou-e-conta-como-e/

Somos parceiros da Mondial.

Renato
RenatoPermalink

Minha filha de 15 anos estará na Alemanha em intercâmbio em casa de família.Avisaram que vão passar uns dias em Paris em casa de familiares.Minha filha precisará da carta convite para entra na França ou poderá se beneficiar do Acordo de Schereng já qe estará dentro da Alemanha ?Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Renato! Não há imigração entre países do Espaço Schengen, isso está bastante bem explicado no texto.

Renato
RenatoPermalink

Ok.A confusão se dá pois em contato com o Consulado Francês em SP afirmaram que necessitaria mesmo explicando que ela já estará na Alemanha.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Renato! Só se ela entrar pela França.

Larissa
LarissaPermalink

Bom dia!! Adorei o site!! Meu namorado foi fazer intercâmbio na Irlanda e volta só em abril. Estou pensando em visitá-lo em dezembro e optarei por fazer conexão em Paris. Pelo texto, vi que nao precisarei passar pela imigração de Paris e sim da Irlanda, no caso, Dublin. Saio do aviao de Paris já procurando meu embarque para Dublin. Pretendo ficar apenas 12 dias. Tenho trabalho fixo no Brasil. Vou com passaporte que tirei esse ano e passagem de ida e volta. Me falaram que eu nao devo comentar que vou visitar meu namorado e sim que sou turista e estou a passeio. Será que passarei pela imigração em Dublin? Eu nao sei falar muito bem inglês. To pensando em reservar um dia em algum hotel para eles nao invocarem, mas ficarei num alojamento de estudantes que meu namorado está. E, outra, meu namorado vai me esperar no aeroporto, depois que eu passar pela imigração. O que devo responder sobre minha ida?? Agradeço muito desde já!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Larissa! Se não tem reserva de hotel, você vai precisar de uma carta-convite do seu namorado.

mauricio
mauricioPermalink

Olá. Estou indo terça feira (13/11/12) para Portugal. Gostaria de saber se reservas feitas pelo booking são aceitas sem problemas como comprovante de alojamento/estadia.
Desde já agradeço a atenção e deixo os parabéns pelo blog!!! Muito bacana!!!
Abraço.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mauricio! Valem sim.

Thaisa Maia
Thaisa MaiaPermalink

Olá!
Primeiro parabéns pelo site. Esta me ajudando muito.
Meu caso é o seguinte:
Ganhei uma bolsa da minha universidade para estudar em Portugal a partir de fevereiro, com estadia a partir de janeiro. Tenho amigos na Alemanha que me convidaram para passar o ano novo por lá. Quero muito ir mas estou preocupada com a imigração.
Meu visto para Portugal sera valido a partir de fevereiro. Terei problemas se eu for antes para a Alemanha com esse visto já previsto? Minhas passagens serão compradas no dia 27/12 e, de volta, dia 08/07. Como terá passado o tempo do visto de turista queria saber se terei problemas.

Obs.: tenho a carta de aceite da universidade de destino
Meu amigo irá comprar uma passagem de Frankfurt para Portugal marcada no dia 10/01 para eu apresentar no aeroporto quando chegar e terei o endereço de meus amigos, que é onde vou me hospedar e também da casa onde irei morar em Portugal.

Você acha que terei problemas para entrar na Alemanha diante dessas circunstâncias?
Estou com medo de perder minha bolsa de estudos caso seja barrada no aeroporto.

Desde já, agredeço a ajuda!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thaisa! Prepare-se para contar sua história na imigração, se perguntada. Se já tiver o visto para Portugal emitido, não será difícil explicar.

helen
helenPermalink

Oi,gostaria que me ajudasse.
Vim com meu esposo e filha pra Alemanha em março desse ano entrando pela Suiça,ali passei meus 90 dias e depois vim pra Espanha de carro por receio,como as coisas vao mal por aqui pretendemos ir pra belgica,+ minha duvida é essa:posso viajar da Espanha pra Belgica,tendo excedido meu prazo de 90 dias,apesar q alguns amigos dizerem que posso,realmente tenho medo de ter problemas no desembarque por estar ilegal...
obrigada....

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Helen! Se expiraram os 90 dias você pode ter problemas, sim.

A. L.
A. L.Permalink

helen, vc já respondeu sua pergunta. Você se encontra em situação irregular, seja na Espanha ou na Bélgica. Você tem de sair da UE e voltar para o Brasil, e torcer para não ganhar um período de exclusão ao sair.

Angela
AngelaPermalink

Olá, você saberia me responder se, indo para Genebra viajando por exemplo pela KLM que faz escala em Amsterdã, ou pela Air France com escala em Paris, eu poderia permanecer na cidade de escala por alguns dias antes de embarcar em outro avião rumo ao destino final? Obrigada!

Rodrigo
RodrigoPermalink

Ola, estarei indo a Londres em fevereiro de 2013 passar 6 dias, vou pela cvc com um amigo meu, tenho 27 anos, sou estudante de direito ( 3 ano), e só faço estagio, tenho a passagem de volta, seguro viagem e dinheiro suficiente para me me manter la, terei algum problema ao passar pela imigração?
Um abraço.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rodrigo! Tenha todos os documentos organizados numa pasta, não haverá problema.

Fernando Milasch
Fernando MilaschPermalink

Olá, boa noite!

Tenho uma dúvida, estou indo a Paris com um amigo, porém ele chegará um dia antes e a reserva do hotel está em nome dele. Será que haverá algum problema na hora da imigração se a reserva no hotel não estiver em meu nome?

Obrigado,

Fernando Milasch

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernando! Não é a situação ideal, mas é uma história perfeitamente explicável à imigração.

George Bacelar
George BacelarPermalink

Olá Bóia e galera que gosta de viajar,
eu tenho 25 anos e estou com passagem comprada para tokyo para o dia 29 de novembro e minha dúvida é a seguinte: vou pela Lufthansa e farei conexão em frankfurt, comprei o seguro da Mondial e gostaria de saber se realmente foi necessário? , pois farei apenas a conexão e a segunda dúvida é se eu posso sair do aeroporto de frankfurt para tirar umas fotos e pequeno turismo enquanto aguardo o meu avião?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, George! Em princípio você estará em trânsito, não precisará fazer imigração. Se tiver tempo para sair do aeroporto, saia do centro da cidade pelo menos duas horas e meia antes do horário de embarque. Não viaje sem seguro-assistência válido por toda a duração da sua viagem para todos os países do percurso.

George Bacelar
George BacelarPermalink

Muito obrigado..vou ficar atento para os horário e ainda bem que fiz o seguro. um abraço..quando eu viajar vou faze rum blog contando como vai sendo cada dia. Valeu

Ramon
RamonPermalink

Olá! Muito boa sua iniciativa ao fazer o blog. Uma dúvida: estou na bélgica como turista vai completar 2 meses em 22/11 que estou aqui. Sei q o "visto" de turista n pode ser renovado, mas diz as lendas por aqui que se eu for na Inglaterra, retornar para a belgica eu ganho o direito de ficar mais 3 meses. Isso procede? Ao sair de um voo da bélgica p a inglaterra o passaporte é carimbado? Aguardo resposta. Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ramon! Não procede. Brasileiros só podem passar 90 dias a cada 180 dias. Ao completar 90 dias, mesmo que intercalados, num espaço de 180 dias, você precisa ficar um trimestre inteiro fora do Espaço Schengen.

RENATA
RENATAPermalink

olá, acabei de descobrir seu blog e adorei. Só fiquei preocupada com a parte que a desculpa principal p/ entrar ilegal na Inglaterra é dizer que vai estudar e por isso eles pegam no pé, a maioria sempre acaba pagando pela minoria de aproveitadores. Estou justamente planejando intercambio com curso pago+casa de familia e alimentação no pacote p/ 1 mês. de posse de todos esses documentos consigo passar sem preocupação pelo aeroporto de Manchester? será lá meu intercambio e como vc falou apenas de Londres. espero que n tenha problemas.
agradeço dsd já.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Renata! Se você vai estar com toda a documentação certinha, não se preocupe.

Fábio
FábioPermalink

Olá, vou viajar para Lisboa com conexão em Londres, tenho a carta convite o qual o anfitrião diz que se responsabiliza por todas as minhas despesas que se fizerem necessário enquanto eu estiver lá, mesmo assim eu terei que fazer o seguro viagem? em Londres passarei pela imigração? Por favor me tire essa dúvida.

George Bacelar
George BacelarPermalink

Ei Fábio você vai ter que fazer o seguro sim. como ta escrito em várias respostas sempre que passar pela Europa vai ter que ter o seguro. Abraço

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fábio! Está claríssimo no texto, sua imigração é só em Lisboa.

Fábio
FábioPermalink

Obrigado.

Felipe
FelipePermalink

Olá,

Estou na Inglaterra e pretendo ir a Itália para retirar minha cidadania Italiana,
estou com meus documentos em mãos já traduzidos para o Italiano, porem não sei em qual cidade eu poderia ir que o processo seria mais rapido ou mesmo sugestões de lugares bons para ficar durante o processo da retirada.

Todos os docs já foram entregues no consolado no Brasil referente ao casamentos dos meus pais etc..meu pai ja possui a cidadania.. Os docs q tenho em mãos são minha certidando de nascimento com a tradução e uma escritura de declaração tb traduzida.
Tenho até a Informação do consolado do Brasil que a certidão do meu pai "que já possui a cidadania"está em Roma.

Aguardo um retorno
Muito Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Felipe! Este site é de turismo; procure um forum mais adequado para o seu caso.

Joyce
JoycePermalink

Olá!
Em setembro viajei para Milão,fiz conexão em Lisboa.Passei pela imigração portuguesa e recebi o carimbo ( tanto na ida como na volta). Chegando em Milão não passei pela imigração, e agora preciso ir a Milão novamente em dezembro para ficar 10 dias.será que terei algum problema pois no meu passaporte não consta o visto italiano.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Joyce! Você leu o texto?Não há carimbo entre países pertencentes ao Espaço Schengen.

Joyce
JoycePermalink

obrigada!

Frederico
FredericoPermalink

Olá! Poderia me ajudar com uma dúvida? Vou fazer uma viagem para a Europa e meu roteiro é - London/Zurique/Paris. Porém, meu vôo de ida e volta é através de Zurique. Chegando em Zurique vou pegar um outro vôo para Londres. Minha dúvida: Onde passarei pela imigração ? Em Zurique ou London. Vi que na sua explicação tem o caso de uma conexão em Zurique indo para Londres. Mas e no meu caso que terei que pegar bagagem em Zurique e despachar novamente ( já que é outra compania aérea )? Obrigado. Espero ter sido claro. Parabéns pelo site! Tem informações valiosas !

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Frederico! Se as suas passagens são desvinculadas (o que é uma besteira, você deveria ter comprado uma passagem só, e então as malas iriam para o destino final), você terá que fazer duas imigrações (e novo check in em Zurique). Se as passagens forem vinculadas, basta permanecer na área de trânsito; você já sairá do Brasil com seu cartão de embarque entre Zurique e Londres e só fará imigração em Londres.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum/

Frederico
FredericoPermalink

Entendo. Obrigado pela dica. Pela sua experiência você acha que posso ter problemas de tempo ? O intervalo entre os vôos é de 2 horas e meia. Neste tempo preciso pegar minha bagagem, passar pela imigração e despachar novamente através da outra cia. Pelas informações que obtive, vi que o aeroporto de Zurique é bem funcional. Mas gostaria de saber sua opinião. Mais uma vez, muito obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Frederico! Se as passagens são desvinculadas, é apertadíssimo. O aeroporto é funcional para quem está fazendo conexão convencional. Mas se você tiver que chegar, passar pela imigração, pegar a mala e fazer novo check-in, provavelmente perderá o vôo.

Frederico
FredericoPermalink

Obrigado por sanar minha dúvida rapidamente. Uma última dúvida ( desculpe-me se este não for o tópico adequado ): Um seguro-viagem que cobre o Tratado de Schengen é válido também na Inglaterra ? Se não, devo fazer um outro seguro-viagem específico para este país ?
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Frederico! Vale sim.

Cilene
CilenePermalink

Gostaria muito de agradecer a clareza nas explicações!!

Estava com receio de comprar um pacote que tem conexão em Londres e, com as informações contidas aqui, me animei muito, já que não é necessário passar pela imigração lá!

Valeu VnV!!! smile

Ricardo
RicardoPermalink

brasil e ruusia têm tratado que não exige dos seus cidadãos vistos de entrada. acredito que em uma viagem para moscou, a situação de visto seria igual ao (Voando ao Reino Unido ou à Irlanda com conexão na Europa continental). chegando, então, na russia, o passaporte seria carimbado com a data da entrada para permanencia de 90 dias. mas, eu pergunto: há necessidade de:
- Passagem de volta (e-ticket serve);
- Reservas de hotel para todo período (no caso de aluguel de apartamento, contrato ou recibo de pagamento);
- Carta-convite, caso vá ficar hospedado em casa de familiares ou amigos. Esta carta-convite precisa ser registrada junto às autoridades (delegacia ou cartório) do país que você vai visitar e deve ser enviada a você pelo correio (se não houver tempo hábil, escaneada e enviada digitalmente);
- Seguro-assistência com cobertura de 30.000 euros (não necessário para Portugal, Espanha e Itália, que têm convênios com o INSS brasileiro; mas recomendável de todo jeito);
- Extratos de cartões de crédito e débito (tipo VTM) comprovando que você tem 65 euros/dia para se manter na Europa. Este limite é individual. (As regras falam em 65 euros em espécie, mas ainda não apareceu ninguém aqui para dizer que fizeram questão de ver o dinheiro vivo.)

Erika
ErikaPermalink

Olá,meu nome é Erika.
Primeiramente quero parabenizar por esse seu trabalho,adorei o site.Irei fazer um intercâmbio de 2 meses em Malta em 2013.Gostaria que você me tirasse algumas dúvidas:
1. Meu voo tem conexão em Roma,minha mala eu pego lá ou vai para o destino final malta?
2. Preciso de Visto para esse tempo e a vacina de febre amarela ainda é necessária.
3. Irei só com comprovante do curso de 8 semanas e 4 de acomodação,pois o restante irei ver apartamento por lá pois vi que é mais barato.Levarei dinheiro comigo mais a maior parte será no VTM.Verifiquei em alguns sites que é preciso comprovar 65 euros por dia.Nesse meu caso indo com curso e acomodação paga tembém precisa desse valor?

Obrigada,

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Erika! As malas vão para Malta. Leve toda a documentação que você tiver da sua viagem organizada numa pasta à mão.

Erika
ErikaPermalink

Oi,
Obrigada pela ajuda...Então pelo dois meses não preciso de visto,né.

Beijos

A. L.
A. L.Permalink

1) Malas muito provavelmente vão direto para Valetta

2) Consulte o departamento de estrangeiros de Malta, pergunte à escola. Não há necessidade de vacina de febrea amarela!

3) Os 65 euros/dia incluem o que vc já pagou em acomodação.

Camila
CamilaPermalink

Gostaria de saber se mesmo com o visto em mãos autorizado, necessito fazer algum tipo de comprovação no aeroporto de destino outra vez?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Camila! Não entendemos sua pergunta.

vanessa
vanessaPermalink

ola bóia td bm...será que pode me ajudar
estou saindo de Xangai China para Frankfurt Alemanha, em seguida embarco para São Paulo, será que em Frankfurt posso sair do aeroporto para passeio? se eu resolver ficar uns dias por lá preciso de visto?
Desde ja te agradeço...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vanessa! Se você tiver umas oito horas de intervalo entre os vôos, pode valer a pena ir à cidade. Você não vai precisar de visto, mas ao passar pela imigração podem pedir um seguro-saúde com cobertura no Espaço Schengen.

Marcio
MarcioPermalink

Olá, ótimo site, parabéns !!!
Vou me mudar para a Europa em janeiro/2013, provavelmente Irlanda e possuo cidadania européia. Vou arrumar trabalho e posteriormente volto para buscar minha esposa que não possui cidadania européia (somos casados legalmente e vou levar a certidão de casamento traduzida juramentada). Gostaria de saber se tenho que fazer o seguro saúde pra ela ou se não é necessário, uma vez que é casada com cidadão europeu.

Obrigado,

Marcio

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcio! Primeira vez que nos perguntam essa especificidade. Antes de mais nada você precisa saber se a sua esposa estará coberta pela assistência pública irlandesa; não se deve viajar a lugar nenhum sem seguro-assistência.

Por aqui entendemos apenas de viagem; procure um fórum de expatriados para saber qual será a stuação legal da sua esposa enquanto não tiver passaporte europeu.

EMERSON
EMERSONPermalink

Bom dia;
Estou indo para Italia a passeio e tenho todas as documentações necessárias. A minha dúvida é a seguinte:
Eu e meu filho de 7 anos temos dupla cidadania Brasil e Italia e passaporte Italiano, mas minha esposa ainda não .
Como faço para entrar na Italia (aeroporto), pego a fila dos imigrantes com a mulher e o filho ( já que ela tem que estar junto com ele ao entrar ) ou pego a fila dos europeus com ele e ela a dos imigrantes?
Aguardo e obrigado.
* desculpe pela pergunta acima em letras maiúsculas ,não tenha lido a obs.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Emerson! Se quiserem passar juntos com a sua esposa, você e seu filho terão que usar a fila dos não-europeus.

EMERSON
EMERSONPermalink

E poderei passar na fila dos não europeus, com o passaporte Italiano?

Obrigado pela rapida resposta.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Emerson! Claro grin

O contrário é que não é possível.

Mariana
MarianaPermalink

Ola,

Estou indo dia 21/12 para Paris, com retorno previsto para o dia 02/01. Porem, fizemos uma alteração junto a Ibéria, e ficaremos um dia em Madrid 02 a 03/01. Tenho uma dúvida em relação as bagagens. Sabe me informar se teremos acesso a elas ou elas serão despachadas para o voo do dia 03/01 diretamente, como forma de "conexão" ou se teremos que desembarcar com elas no dia 02 mesmo em Madrid ? Na minha reserva consta como um 3º voo Madrid/Rio.

parece meio idiota a pergunta, mas nao consigo falar com o ibéria. rs

Agradeço a ajuda desde já. =)

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mariana! Parando um dia em Madri, vocês sairão com as bagagens e terão que refazer check-in no vôo seguinte, que não é mais conexão.

Mariana
MarianaPermalink

Bóia,

Muito obrigada! =))

beijos

Matheus
MatheusPermalink

Olá boa noite, tenho uma grande duvida,sou Brasileiro ainda não tenho a dupla cidadania e sim um documento de residência Português. vou me casar em Janeiro vou busca-la no Brasil e o voo faz escala em Frankfurt para depois vir para Lisboa,nesse caso onde é feita a imigração? ela corre o risco de ser 'barrada' ? Muito obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Matheus! Como está claríssimo no texto, a imigração é em Frankfurt. Se você pode ou não ser barrado, está fora do nosso conhecimento. Entendemos apenas de turismo.

Paulo
PauloPermalink

Então... fui informado pela TAP de que , em voos do Brasil para o Reino Unido com conexão em Lisboa, você deve passar pela imigração em LISBOA... Qual a informação está realmente correta?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paulo! Pelo certo você apenas faz trânsito. Não há por que entrar no Espaço Schengen.

adriana prata
adriana prataPermalink

bom dia!!
faço uma viagem para genebra em janeiro visitar minha irmã e familia,tenho a conexão de aeronaves em paris tempo estimado de 4 hrs,posso transitar pelo aeroporto até a hora de embarcar novamente?e vou precisar dessa carta convite,vou levar algum dinheiro mais toda minhas despesas serao pagas por ela pelo tempo de estadia em sua casa

grata!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adriana! Sim, você precisa da carta-convite e de todos os demais comprovantes citados. Sua imigração será feita em Paris; no tempo que sobrar você pode dar uma voltinha no aeroporto.

adriana prata
adriana prataPermalink

se eu quizer parar para almoçar e comprar algumas lembracinhas posso?

obrigado pala ajuda.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adriana! Sem problemas.

Macus vinicius
Macus viniciusPermalink

Olá parabéns pelo site. (Y)
Se eu for viajar para a alemanha eu posso dar entrada no seguro de saúde quando eu chegar lá?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcus Vinicius! Para a Alemanha você tem que chegar com o seguro-saúde comprado no Brasil, com cobertura para o Espaço Schengen.