Europa: onde faço imigração e onde pego a bagagem?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Barajas, Madri

Muita gente viaja à Europa em vôos com conexão e fica na dúvida de onde (e quantas vezes!) vai passar pela imigração.

A resposta é: uma vez só. Onde? Na maioria das vezes, no aeroporto de chegada -- a não ser que você tenha o Reino Unido ou a Irlanda como ponto de escala ou destino final.

E onde você retira as bagagens? Normalmente, no destino final.

Veja caso a caso:

Voando ao Espaço Schengen, com conexão no Espaço Schengen

Com exceção de Reino Unido, Irlanda e alguns países do Leste Europeu, a maioria dos países europeus faz parte do Espaço Schengen, que aboliu suas fronteiras. Por isso os vôos entre esses países são considerados "domésticos"; não há imigração nem carimbos.

Países que fazem parte do Espaço Schengen

    Alemanha - Andorra - Áustria - Bélgica - Dinamarca - Eslováquia - Eslovênia - Espanha - Estônia - Finlândia - França - Grécia - Holanda - Hungria - Islândia - Itália - Letônia - Liechtentstein - Lituânia - Luxemburgo - Malta - Mônaco - Noruega - Polônia - Portugal - República Tcheca - San Marino - Suécia - Suíça - Vaticano

Países que NÃO fazem parte do Espaço Schengen

    Albânia - Belarus - Bósnia - Bulgária - Chipre - Croácia - Irlanda - Macedônia - Moldova - Montenegro - Reino Unido - Sérvia - Romênia - Rússia - Turquia - Ucrânia

Assim, se você vai voar a Paris com conexão em Madri, ou a Barcelona com conexão em Zurique, ou a Praga com conexão em Frankfurt, ou a Atenas com conexão em Paris, a sua imigração vai ser feita no aeroporto da chegada.

Você passa pela imigração, seu passaporte é carimbado e você então está admitido na Europa. Aí é só procurar o portão de embarque do vôo seguinte, que vai ser "doméstico"; ao passar pelo controle de segurança, você vai precisar mostrar o passaporte, mas só para provar que você é o dono da passagem. Ninguém vai mais lhe perguntar nada.

Sua bagagem segue do Brasil direto para o destino final; confira no recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.

Voando ao Espaço Schengen com conexão fora do Espaço Schengen

A coisa muda um pouco de figura caso você vá a Paris ou Zurique ou Amsterdã ou Lisboa ou qualquer lugar da Europa continental com conexão em Londres.

Como o Reino Unido (assim como a Irlanda) não faz parte do Espaço Schengen, você não fará imigração em Londres. Você nem sequer vai sair da área de trânsito internacional: vai descer do avião e já pode procurar o seu novo portão de embarque.

A imigração será feita apenas no destino final, já no Espaço Schengen. Sua bagagem vai direto pra lá; confira o recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.

Voando para um destino que não pertença ao Espaço Schengen com conexão no Espaço Schengen

Neste caso o processo é invertido: se o seu destino final for alguma cidade do Reino Unido ou da Irlanda, você não sairá da área de trânsito internacional do aeroporto da conexão (Lisboa, Frankfurt, Madri, Paris, Amsterdã, Zurique -- qualquer um). Você vai descer do avião e já vai poder procurar o portão de embarque do novo vôo.

Sua imigração será feita apenas quando você desembarcar no destino final no Reino Unido ou na Irlanda.

Sua bagagem seguirá direto do Brasil até o destino final; confira o recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.

Voando à Irlanda com conexão no Reino Unido

Reino Unido e Irlanda têm acordo de livre trânsito entre seus cidadãos. Por isso não existe trânsito internacional entre o Reino Unido e a Irlanda.

Traduzindo: se você vai a Dublin com conexão em Londres, não terá como ficar na área de trânsito internacional, porque os vôos para Dublin saem da área doméstica.

Logo, você vai fazer duas imigrações. A primeira, na Inglaterra. Daí vai reembarcar para a Irlanda na área doméstica. E ao chegar à Irlanda vai ter que novamente passar pela imigração, por não ter passaporte britânico nem irlandês.

Documentos necessários para a imigração

  • Seu passaporte precisa ter validade de 3 meses APÓS a data de término da viagem. Se faltar menos do que isso para o seu passaporte expirar, não vão deixar você embarcar no Brasil.

Tenha organizados numa pasta:

  • Passagem de volta
  • Reservas de hotel para todo período (no caso de aluguel de apartamento, contrato ou recibo de pagamento)
  • Carta-convite, caso vá ficar hospedado em casa de familiares ou amigos. Nesta carta-convite o anfitrião deve explicar que vai receber você por X dias e indicar o endereço na Europa. Essa carta não precisa mais ser registrada em delegacia ou cartório, mas deve ser assinada, escaneada, e enviada por e-mail
  • Seguro-assistência com cobertura de 30.000 euros
  • Dinheiro ou extratos de cartões de crédito e débito (tipo VTM) comprovando que você tem 65 euros/dia para se manter na Europa. Este limite é individual.
  • Não é necessária nenhuma vacina para ir à Europa.

Deslocamentos dentro do Espaço Schengen

Caso o seu itinerário de viagem cubra vários países do Espaço Schengen, não se preocupe, todos os deslocamentos serão considerados domésticos e você não precisará fazer imigração. Em compensação, não ganhará nenhum carimbo a mais no passaporte...

Deslocamentos entre o Espaço Schengen, Reino Unido e Irlanda

Caso a continuação da sua viagem leve você do Espaço Schengen ao Reino Unido ou Irlanda ou países do Leste fora do acordo, você voltará a fazer imigração na chegada a cada viagem. Mantenha aquela pastinha organizada.

Dá pra passar junto na imigração?

Familiares passam juntos. Amigos podem até tentar, mas na maioria das vezes não vão deixar.

E quem tem passaporte europeu?

Caso você tenha dupla cidadania, o procedimento adequado é sair do Brasil e voltar ao Brasil com seu passaporte brasileiro; entrar na Europa e sair da Europa com seu passaporte europeu.

Leia mais:

833 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Rose
RosePermalink

Olá, vou viajar pra Irlanda agora em dezembro e ficarei somente 1 mês, vou como turista e ficar na casa de um amigo. Quero saber o que é necessário pra eu passar na imigração? E se como turista eu preciso ter algum comprovante de bando de dinheiro em conta e se for preciso que valor? Obrigada e aguardo!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rose! Você precisa de uma carta-convite em que seu amigo se responsabilize por seus gastos.

eliane
elianePermalink

bom dia!faço uma viagem para suiça,pela air france sendo que tenho a conexão de 6 hrs,sera que nesse tempo livre posso sair do aeroporto dar umas voltinhas?

obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eliane! O tempo é curto para qualquer voltinha.

Flavia
FlaviaPermalink

Vou entrar na europa com passaporte italiano, preciso mesmo assim do certificado Schengen ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Flavia! Não.

luz
luzPermalink

oi vou viajar esta semana a Italia com coneccao em Londres por 7horas e mudanca d aeroporto..uff nao sei se vou ter q passar pela imigracao de Londres.. ja passei por isso e e a maior humilhacao do mundo.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luz! Com mudança de aeroporto a imigração é inevitável.

Lia
LiaPermalink

Olá, vou viajar pra Irlanda agora em dezembro e ficarei somente 15 dias, vou como turista e ficar na casa de um amigo. Quero saber sobre o Seguro-assistência com cobertura de 30.000 euros, isso é realmente necessário e onde posso fazer isso? Fico no aguardo, desde já agradeço!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lia! O seguro de 30.000 euros é para o Espaço Schengen; a Irlanda não faz parte. Mas não saia do Brasil sem seguro-assistência; você pode se dar mal. Dá para comprar pela internet nas grandes seguradoras, como a Mondial.

Para entrar na Irlanda você vai precisar de carta-convite do seu amigo.

Ana
AnaPermalink

Olá, primeiramente quero parabenizar você pelo empenho neste site.
Segundo, eu gostaria de saber algumas coisas sobre minha viagem para europa. Meu intinerário é:

Salvador - Madrid ( 3h de conexão) - Portugal (permaneço aqui de 19 a 25 de DEz)

Portugal - Frankfurt - Italia ( permaneço aqui de 25 até 30 de Dez)

Itália - Dinamarca- Suécia (permaneço aqui de 30 até 25 de Janeiro)

Suécia - Madrid ( permaneço aqui de 25 até 29 de janeiro 2013)

Madrid (29 de janeiro) - Salvador

Minhas dúvidas são:
1)eu vou com carta convite, ela já foi devidamente registrada pelo meu amigo que vou ficar na casa dele. Minha dúvida, é que, na verdade, eu nao conheço ele presencialmente, ele é cunhado de minha melhor amiga há 4 anos. Eu conheço ele há 1.5 ano, mas só pela internet. Eu vou ficar na casa dele pq ela mora na Alemanha, mas vai ficar na casa do seu cunhado tb ( o amigo q assinou a minha carta-convite). Sei que vc não pode me garantir, mas tenho medo de dar errado,pois n conhceço ele pessoalmente, apesar de saber muito sobre ele.Vc acha q isso vai ser problema?
2) Eu devo estar nas mãos com todas as reservas desses hotéis, onde irei passar, e de todos voos areos??

3) eu recebi o e-tickets da air europa por e-mail. Mas, ela enviou no corpo do e-mail. Vc acha q isso é prolema?

4) Quando chegar no aeroporto de Madrid, eu preciso preocurar a emigração, ou serei encaminhada por alguém para a emigração??

obs: Eu estou cheias de dúvidas pq é minha 1 viagem internacional.

obrigada! Deus te pague!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana! Você precisa ter a carta-convite do seu anfitrião para o período que for se hospedar na casa dele; não é necessário conhecer o anfitrião, basta que ele tenha enviado a carta para você.

Leve reservas, sim, para hotéis nos dias em que você não estiver com hospedagem prevista no seu anfitrião.

Não há problema do e-ticket ser um email.

Tenha tudo organizadinho na ordem certa -- passagem, hospedagem, passagem, hospedagem, passagem, hospedagem -- e tudo dará certo.

Ana
AnaPermalink

Obrigada!

grin

mario luis
mario luisPermalink

Olá!! pretendo fazer minha primeira viajem internacional! e estou indo para praga... se eu fizer conexao em Amsterdã, eu preciso de um visto, ou alguma outra coisa, vou passar pela imigração no aeroporto desta cidade?, ou poderei mudar de avião trankilamente..e so ir parar na imigração quando chegar a praga...? e se eu nao tiver esse seguro(saude-assistenci) eu poderei entrar assim mesmo ou nao? é tudo novo para mim,.. estou muito confuso! .... tenho uma amiga que me mandara a carta convite.... é necessário ter cartões de créditos, ou alguma coisa que comprove dinheiro em contas de bancos...? cara me ajuda!!!! de uma luz na minha mente!!

OBRIGADO!!! abraços!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mario! A República Tcheca faz parte do Espaço Schengen. Releia o post, está tudo explicado.

A.L.
A.L.Permalink

Nào é preciso visto.

O controle de imigração será feito em Amsterdam (o voo para Praha é como se fosse doméstico)

É obrigatório ter seguro saúde. Em 90% dos casos ou mais, não vão nem conferir. Mas se pedirem e vc não tiver, pode ser recusado à entrada e devolvido ao Brasil no próximo vôo. É igual CNH: não é todo dia que lhe pedem, mas se um dia a polícia pedir, e vc não tiver, estará em situação complicada.

É preciso comprovar fundos, cartão de crédito/débito servem (*faça cópia do extrato no dia da viagem).

mario luis
mario luisPermalink

VALEU !!!!!! obrigadooooo

Patrícia Dias
Patrícia DiasPermalink

Olá, bem é minha primeira viajem internacional, e gostaria que ajudasse, consegui um voo para itália com conexão em nova york, com isso vou passar por alguma imigração por lá?? como seria o procedimento por lá?? depois ficarei dois dias ná itália e encontraia meu namorado por lá e depois iríamos para Londres, onde le mora e com isso ficaria uns 15 por lá na casa dele, e voltaria para o brasil pela itália novamente, o que preciso ter para não ter erro me ajuda please??
desde já obrigada!!!

A.L.
A.L.Permalink

Você precisa de visto americano para poder voar via Estados Unidos, mesmo que só vá fazer uma conexão de poucas horas. Você passa pelo controle imigratório como qualquer outro visitante mas diz ao oficial que vai fazer conexão, e aí em geral liberam sem mais perguntas. Mas é preciso visto.

Jane Maia
Jane MaiaPermalink

Por favor, tenho uma viajem marcada para proxímo dia 11 de dezembro, para Cingapura, com conexão em Amsterdã. tenho que fazer transferência de terminal? Pergunto porque quando fiz conexão em Londres foi necessário. Desde já obrigada pela ajuda.

A.L.
A.L.Permalink

Os terminais em Schiphol são todos fisicamente interligados, embora a distância entre os extremos seja de quase 2km caminhando...

TSilva
TSilvaPermalink

Olá, boa tarde!

Excelente o blog. Parabéns!!!!

Gostaria de tirar umas dúvidas. Vou com a minha futura esposa paa lua-de-mel em Paris e Londres
em maio/2013. Já comprei as passagens de ida e volta. Já fiz reservas nos hoteis
(um hotel 7 dias em Paris e outro hotel 7 dias em Londres). Fiz pela decolar.com.
Eles me enviaram o voucher e falaram para eu imprimir este voucher quando for ao hotel fazer o check-in.
Porém, nunca fomos para fora do Brasil.
Apenas imprimir os emails dos vouchers com seus respectivos códigos de reserva é suficiente para
a imigração em Londres? E apenas imprimir o e-ticket da cia aérea com as passagens de volta também é suficiente?
Precisa de algo extra? Como email direto do hotel por exemplo?

Outros blogs também falam em levar comprovantes que indicam vinculo no Brasil, como registro de imóveis, documento de carro,
carta da empresa onde trabalha, holerite. Tenho estes documentos.
Tem que ser tudo original?

Muito obrigado!

Abraço!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tsilva! Sim, o bilhete a reserva impressos são suficientes para a imigração. Os demais comprovantes, como holerite, carta de empresa, etc. não são obrigatórios.

TSilva
TSilvaPermalink

Olá, bom dia.

Muito obrigado pelas informações.

Somente fiquei com mais uma dúvida.
Minha futura esposa não está trabalhando no momento.
Somente eu trabalho, eu tenho o vinculo empregaticio no Brasil.
Você acha que isto pod eser um problema?
Tipo barrarem somente ela?

Muito obrigado novamente.

Abraço!

Hugo
HugoPermalink

TSilva, uma sugestão. Enviem e-mail para os hotéis e perguntem se a reserva está confirmada para os dias corretos. Como você fez todo o procedimento com um intermediário (decolar.com) é aconselhável ver se tudo está certo.

Não custa nada, e se tiver algum problema você resolve aqui no Brasil mesmo, antes de viajar.

TSilva
TSilvaPermalink

Olá, muito obrigado pelas informações.

Farei isto sim.

A minha maior preocupação é quanto a situação da minha futura esposa. Ela não trabalha atualmente.
Vamos para Londres em lua-de-mel. vamos ficar 7 dias lá.
Poderei passar com ela pela entrevista, juntos?
Certidão de casamento seria bom levar?
Será que terei algum problema com isso?

Muito obrigado.

Abraço!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, TSilva! Entrevista onde? No consulado americano?

Cris
CrisPermalink

Creio que o TSilva se refere à "entrevista" que fazem nos guichês de imigração em Londres.

Tenho visto esse tipo de explicação em outros sites: que em Londres tem uma "entrevista" na imigração, diferentemente do que acontece nos outros países do Tratado de Schengen....

A idéia que passa é que é um verdadeiro interrogatório policial, a ponto de eu já ter preparado e memorizado tudo sobre minha vida profissional no Brasil... Espero que tudo isso não seja mesmo necessário! Tipo, estou com um certo receio...

Abs,

Cris

A.L.
A.L.Permalink

Cris, não é bem assim.

Em QUALQUER país de entrada na Europa, de Portugal a Malta a Finlandia a Irlanda e Reino Unido, uns 90% dos turistas passam só pelo controle no balcão, coisa de menos de 1 minuto e as vezes bem menos que isso.

Algumas pessoas são questionadas um pouco mais, algumas passam pela tal entrevista secundária feita em uam sala separada.

Não se preocupe em "memorizar": diga a verdade, não responda mais que o perguntado, não tente (erro comum que gera alguns estranhamentos as vezes por digferenças culturais) se passar como pessoa amiga do agente de imigração / usar conversa informal de mais como "hi, mate, can't what is the fuss 'bout London".

Enfim, aja normalmente, tenha documentos em màos e vá com calam.

Cris
CrisPermalink

A.L., eu talvez não tenha me expressado bem .. Eu não quis afirmar, mas apenas quis dizer que existem alguns sites de viagem (não vou citar nomes) que DIZEM que a imigração em Londres (e outras cidades do Reino Unido) é diferente dos outros países do Espaço Schengen porque há a tal da "entrevista" obrigatória; Que seria uma "entrevista" diferente da mera passagem pelo guichê de imigração de outros países. E que talvez seria essa entrevista a qual se referia o T.Silva.

E que lendo tais relatos do outro site, as pessoas mais "sensíveis" possam se impressionar (tipo eu...).

Eu já passei 3 vezes pela imigração Schengen e nunca tive qualquer tipo de problema. Nessas três vezes, apenas conferiram minhas passagens, fizeram duas ou três perguntas (do tipo: "de onde está vindo?" "para onde vai?"). Nunca sequer pediram para conferir reservas de hotéis, seguro viagem, dinheiro ou para checar qualquer informação. Eu sempre tenho todos os documentos organizados, e mais do que óbvio, eu falo apenas a verdade, até porque não há nada que esconder ou mentir em uma viagem de turismo com todo o roteiro planejado e reservado e volta ao Brasil certa e programada, que é o único tipo de viagem que eu faço. E também nunca busco informalidades ou intimidades com agentes de imigração, autoridades e mesmo pessoal de recepção em hoteis. E até por eu trabalhar em um órgão público, eu prezo pela formalidade nessas ocasiões.

Mas enfim, apenas queria alertar sobre esse fato de que outros sites se referem à imigração no Reino Unido como "entrevista" como algo diferente do que ocorre em outros pontos de fronteira e imigração na Europa. Talvez justamente para tentar sanar essa informação sobre "entrevista" em Londres, que no meu entender está equivocada , como você mesmo esclareceu.

Abs,

Cris

Emanuel Martins
Emanuel MartinsPermalink

Cris,
Estive há pouco tempo na Inglaterra (londres). De fato, a imigração é um pouco mais minuciosa com relação ao espaço Schengen, no entanto não tão rígida como falam. O agente foi educado e nos perguntou o que iríamos fazer no Reino Unido, porque escolhemos o reino unido para passar férias, o que fazíamos no brasil e se tínhamos dinheiro. Respondemos as perguntas curtamente, tirei a carteira para lhe mostrar o dinheiro e ele disse que não precisava mostrar, pois acreditava no que eu estava falando. Estava eu e minha esposa e ficamos um pouco menos de 1 minuto no guiche para receber o carimbo. Não tivemos que mostrar outros documentos que não fosse a reserva no hotel e o passaporte.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, TSilva!

Casados passam juntos na imigração.

Tenha organizados numa pasta passagem de volta, reservas de hotel ou cartas-convite englobando todo o período da viagem.

TSilva
TSilvaPermalink

Olá, tudo bom?

Muito obrigado pelas informações. Foram muito esclarecedoras.

Agora surgiu mais uma dúvida. Se pudessem me ajudar novamente.
É quanto ao dinheiro em espécie a levar.
Pelo que sei, é necessário comprovar que tem dinheiro suficiente para entrada na europa.
Algo em torno de 70 euros/libras por pessoa por dia.
Se são 7 dias em Londres e 7 dias em Paris, que resulta, para duas pessoas em algo em torno
de 980 libras para Londres e 980 Euros para França.
A pergunta é: tenho que ter todo este dinheiro em espécie? no bolso?
Ou posso ter uma parte do dinheiro em espécie, 500 por exemplo, outra em cartão de débito internacional?
e em conjunto cartão de crédito internacional? O que devo fazer?

Muito obrigado novamente!

Abraço!!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, TSilva! Não recomendamos viajar com grandes quantias de dinheiro; é perigoso. Entendemos que os extratos dos cartões são o suficiente. Leia mais no texto acima.

Thiago Nicolielo
Thiago NicolieloPermalink

Olá, bopa tarde!

Seguinte, estou aqui na Irlanda em Dublin desde o dia 04/11/2012, vim para estudar 1 mês e 1 semana. Entrei no país como turista e a imigração carimbou o meu passaporte até o dia 18/12/2012. O meu prazo como turista é de 3 meses (04/02/2013), porém quero fazer mais 3 meses de curso de inglês e as escolas aqui só voltam a funcionar na segunda semana de Janeiro/2013. A minha duvida é a seguinte:
Posso sair do país antes de acabar o meu prazo de turista e voltar depois de uns 2 ou 3 dias e terminar o meu curso de inglês??
Estou um pouco perdido, porque preciso remarcar a minha passagem de volta e procurar outra escola de inglês, e sem essa informação eu fico de mãos atadas.

Obrigado pela a ajuda!

Esse site é de extrema importância para as pessoas que estão fora do país e as que estão indo viajar.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thiago! Só entendemos de situações de turismo. Extensões de visto, visto de estudante, vistos de permanência são assuntos que não dominamos. Aí no seu curso devem encaminhar você para quem dê as respostas corretas.

Anderssa
AnderssaPermalink

Olá! Vou para a Rússia, com um vôo de 2 escalas, uma delas é em Londres, a outra em Moscou. Para a Rússia não é necessário visto, certo? mas para fazer escala em Londres é necessário visto?
Grata!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Anderssa! Não é não.

Letícia
LetíciaPermalink

Olá, vou viajar para Moscou, o que é esse Seguro Saúde?é obrigatório ter para toda viagem?
Valeu

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Letícia! Em hipótese alguma saia do Brasil sem seguro-assistência, você pode ter muita dor de cabeça e pagar caro por atendimento médico. As principais seguradoras atendem online, como a Mondial.

Junior
JuniorPermalink

Olá, viajarei para Europa agora em Março. Desembarco em Londres, no entanto, resolvi mudar o roteiro. Pretendo ir para Paris logo que desembarcar, depois Madrid para depois então voltar para Londres e ficar mais uns 10 dias. Poderia haver alguma implicação por parte da imigração londrina?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Junior! Diga sempre a verdade, tenha suas reservas à mão.

wilma
wilmaPermalink

Boa noite tenho duvidas sobre a minha entrada na italia pois... tive um convite de saida de malta..por estar vencido a minha permanencia lá...vou fazer minha cidadania na italia em janeiro ..terei complicações com a imigração...grato pela ajuda

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Wilma! Somos um site de turismo. Infelizmente não temos experiência com permanências vencidas ou trâmites de cidadania.

fernanda
fernandaPermalink

Por favor tire a minha duvida estou aflita!!! vou viajar ano que vem para a Escócia Edimburgo mas estou morrendo de medo da imigração, gostaria que tirase algumas duvidas minhas primeiro eu nao trabalho é nem estudo ou seja nao tenho nenhum vinculo com o brasil isso pode me atrapalhar na hora deu passar pela a imigração? o meu namorado que e de lá vai me mandar a carta, outra duvida esse cartão de credito internacional e obrigatório ? ja que ele vai me mandar a carta, onde tirar esse cartão ser for necessario? por favor me ajude

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernanda! Leve passagem de volta e carta-convite na qual ele diz que será seu "sponsor".

Luís Henrique
Luís HenriquePermalink

Olá, estou com algumas dúvidas a respeito da documentação. Vou viajar para Londres com escala em Lisboa e estou levando uma carta-convite apenas assinada pela minha amiga que mora em Londres, ela não registrou a carta e me mandou por e-mail. Não há mais tempo de ir atrás desse registro pois vou viajar amanhã, isso será um grande problema? só para constar minha amiga vai me buscar no aeroporto e pode comprovar que ela quem fez a carta caso eles criem problema?
E a respeito do dinheiro, vou ficar 49 dias, preciso comprovar que tenho 65 dólares/dia mesmo que eu vá ficar na casa de minha amiga que diz na carta que vai arcar com despesas de moradia e alimentação? Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luís Henrique! Não é mais preciso registrar a carta-convite. À Inglaterra basta a carta-convite dizendo que o anfitrião será sponsor. Não há imigração em Portugal, você estará em trânsito.

Luís Henrique
Luís HenriquePermalink

Ah que bom...Muito obrigado pela ajuda.

Rodrigo H.
Rodrigo H.Permalink

Passei duas semanas tentando tirar essa dúvida com amigos. Liguei até para a TAP e mesmo assim a atendente não soube me informar. Total despreparo.
Esse seu site foi um verdadeiro achado pra mim!
Nossa documentação está toda em ordem: passaportes recém emitidos; passagens de ida e volta; comprovantes de reservas em hotéis; seguro viagem; comprovante de vínculo trabalhista no Brasil e pouca bagagem.
Viajo para Veneza com conexão em Lisboa e estava um tanto preocupado ao ter que passar pela imigração italiana por não ter fluência em italiano. Sei que eles desconfiam quando as pessoas ficam nervosas e o fato de correr o risco de não me fazer entender na imigração estava me inquietando.
Ler este seu texto me tranquilizou bastante.
Obrigado e parabéns por esse trabalho!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rodrigo! Legal grin Viaje tranqüilo!

ANery
ANeryPermalink

Olá, pretendo viajar em fevereiro 20/02/13 volta em 10/03/13 será minha primeira viagem internacional,tenho dúvidas com o melhor periodo para comprar as passagens para Messina/Itália?Documentos/carta convite e quanto tempo demora pra carta chegar ao Brasil,não tenho cartão de crédito,quanto preciso levar de dinheiro em especie?Help!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, ANery! Faça ao menos um cartão de débito recarregável tipo VTM.

As exigências de entrada estão no texto, releia.

Nesse momento as cias. aéreas estão com tarifas promocionais para o pós-férias.

Peça para mandarem sua carta-convite por correio expresso.

chris
chrisPermalink

Primeiro obrigada pelo post! Foi bastante esclarecedor!

Será a minha primeira viagem internacional e fiquei com uma dúvida: Na saída de algum país do acordo de Schengen para algum fora do acordo, devo passar pela imigração para receber um carimbo de saída (ou isso nem existe)? Por exemplo, vou fazer um mochilão e sairei de Barcelona com destino à Londres, tem imigração em Barcelona para provar que estou saindo ou imigração só em Londres mesmo?

Agradeço desde já!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Chris! Schengen carimba na saída; Reino Unido, não.

Michele
MichelePermalink

Olá, gostei muito de ver seu post, mas tenho tantas dúvidas e gostaria da sua ajuda.
Eu e minha prima compramos passagem dia 28/12 para Portugal, pois meu pai e e minha mãe moram lá e possuem o visto residência, mas temos uma escala em Londres e nossa dúvida é onde será feita a imigração, Londres ou Lisboa? E no caso eu já fui duas vezes á Portugal a primeira com hospedagem na casa de uma amiga e a segunda na casa de meu pai em 2009 e agora estou de férias, pois sou professora no brasil e minha prima é funcionária pública e decidimos ficar até dia 01/02 para aproveitar mais minha família, será que ha problemas por passar mais de 30 dias, vc acha necessário levarmos alguma declaração referentes aos nossos empregos no Brasil? E com relação a carta convite, meu pai vai me envia-la por e-mail scaneada será q tem problema, pois por correio não há mais tempo. Obrigada, Deus abençoe.

Débora Bessa
Débora BessaPermalink

Boa tarde gente, vou à Paris em fevereiro e estou buscando info sobre como tramitar o seguro de Schengen, me disseram que alguns bancos ou cartões oferecem aos clientes, mas ainda não tive confirmação...Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Débora! Os cartões tipo Platinum normalmente oferecem, é só emitir no site. Na hora de usar, porém, é mais fácil usar os seguros comprados. Não são caros, dá pra comprar online nos sites das corretoras (somos parceiros da Mondial, mas todas são boas).

Débora Bessa
Débora BessaPermalink

OK obrigada!!

carlos braga
carlos bragaPermalink

ola bom dia,gostaria de ir da França a Portugal pra passar natal e ano novo,moro na frança mais sou ilegal aqui,sera que ir de onibus e mais facil ou de aviao,outra coisa meu passaport venceu aqui na fraça ,tenho o novo que ja foi feito a um ano no consulado brasileiro de Paris e ele ta limpo nao tem nenhum carimbo pode complicar pra mim????

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carlos! Infelizmente não sabemos, a gente só entende de turismo. Boa sorte.

Bruno
BrunoPermalink

Olá, parabéns pelo site excelente.

Tenho um dúvida!

Vou para portugal em janeiro com carta convite e ficarei na casa de uma amigo.

Porém nao sei se preciso de comprovante de vinculo laboral . liguei no consulado de portugal em sp e eles me informaram que não. Porém no site da embaixada de portugal em brasilia e no consulado do brasil em lisboa eles colocam que precisa desse comprovante de vinculo laboras autenticado no consulado de sua jurisdição.

Trabalho com meu pai e ele fará uma declaração pra mim e irei autenticar em cartório. Será que posso ter problemas ?

Do resto está tudo certo.

Grato

Bruno

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bruno! A carta-convite, a passagem de volta e o seguro-saúde Schengen arrumadinhos numa pasta já bastam.

Bruno
BrunoPermalink

Só mais uma dúvida.

Essa carta convite precisa ser registrada em algum lugar em portugal? ser autenticada ?

Obrigado pela resposta anterior

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bruno! Não é mais preciso ser autenticada. É melhor que seja um original.

Marcelo
MarceloPermalink

Olá, ótimo blog.

Estou com uma dúvida. Essa carta convite necessária para comprovar que você se hospedará na casa de alguém, pode ser feita por quem está fazendo intercâmbio?

Por exemplo: Vou ficar na casa de uma amiga que está fazendo mestrado(validade de um ano)em Londres e de um amigo que está fazendo intercâmbio(também de um ano)na Espanha. Eles podem fazer?
Pergunto isso pq eles não são residentes fixos do país e possuem visto de estudante. Consegui explicar? haha smile

Tks.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcelo! Se estão legalmente no país, não há problema.

Ana Luiza
Ana LuizaPermalink

Boa Tarde,

Caso eu entre pela Irlanda, com toda documentação e dinheiro necessário para ficar aproximadamente os 90 dias permitidos como turista, porem minha passagem de volta não seja para o brasil, e sim para algum pais da zona Schengen, com pretensão de entrar na zona Schengen para visitar mais alguns países, a imigração será realizada novamente sem problemas ? para visto de turista também permitido por 90 dias na zona Schengen, o que ao final iriam somar quase 6 meses na Europa ? Isso é permitido ?

Att

A.L.
A.L.Permalink

Vc precisa ter comprovante de que irá retornar ao Brasil. Só uma passagem para a Europa continental é insuficiente e pode lhe causar problemas.

Michele
MichelePermalink

Vc não respondeu só a minha pergunta, o que houve?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Michelle! Como está super explicado no post, a imigração será em Lisboa. Como já respondemos inúmeras vezes nesta caixa de comentários, leve a carta convite, a passagem de volta e o seguro-saúde Schengen.

Se não há mais tempo para mandar por correio, não há mais tempo de mandar pelo correio.

Matheus
MatheusPermalink

Olá, eu irei para Londres em março e irei estudar lá por um período de seis meses. Ao decorrer desses meses, pretendo viajar para outros países que fazem parte do espaço Schengen. Indo para Londres e passando pela imigração terei um visto de 180 dias. Caso eu saia de Londres e vá para outro país e ficar lá por dois dias, retornando para Londres precisarei passar novamente pela imigração londrina?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Matheus! Passará sempre pela imigração.

Ligia Melo
Ligia MeloPermalink

Olá viajantes! Feliz natal! Aproveitando o tempinho livre, comecei a pesquisar minha viagem de maio. Consegui tirar nos pontos, pela TAP, Maceió-Lisboa, ida e volta, para mim e meu marido. Mas também quero ir à Espanha. Penso em comprar a ida e a volta pela própria TAP, para minimizar minhas complicações e por que o preço também está bom. Minha dúvida é, vou entrar por Lisboa, mas as passagens estarão desconectadas, já que tirei separadamente, então posso sair daqui com destino final em Madri, ou meu destino final será Lisboa e lá faço a imigração, tiro as bagagens, faço check in e embarco novamente? Como meu voo chega à Lisboa 12:15, gostaria de pegar o voo de 15:55 que vai para Madri, passo os dias lá e volto para Lisboa e aí faço Portugal. O que me dizem os mais experientes? Nem sei se fiz a pergunta no local certo e se me fiz entender...De logo, obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ligia! Com passagens desvinculadas, o ideal é pernoitar no destino de chegada. Mesmo usando a mesma cia., dificilmente você sairá do Brasil com o cartão de embarque do segundo vôo impresso, e terá que fazer novo check-in em Lisboa.

Fernando
FernandoPermalink

Olá! Feliz Natal! Estou com passagens S.Paulo - Madrid ida e volta já compradas, com estadia de 10 dias, pela TAM. Estou planejando visitar Praga na última parte da viagem mas estou com a seguinte duvida... No último dia da viagem, saindo de Praga para Madrid e depois S. Paulo, é possível fazer o checkin de ambos os voos em Praga, para não precisar passar pela imigração em Madrid? Sendo que o voo Madrid - SP é TAM e o vôo Praga - Madrid ainda não foi comprado. Haveria alguma companhia parceira da TAM em Praga, para eu já sair com a passagem da conexão da mão e as malas despachadas para S. Paulo? Obrigado desde já pela atenção!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernando! São vôos desvinculados, que implicarão em dois check-ins.

Da próxima vez, primeiro feche o itinerário, depois compre a passagem.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum/

https://www.viajenaviagem.com/2012/12/10-resolucoes-de-ano-novo-pra-viagem/

Fernando
FernandoPermalink

Ok! Com sua resposta, então a estadia em Praga será no meio da viagem. Vou deixar os últimos dia para Madrid ou Barcelona mesmo. Obrigado e um feliz ano novo!

Dirceu
DirceuPermalink

Bom dia!
Tudo bem?

Estarei indo, no dia 28/12 para a Alemanha com minha namorada e minha cunhada, eu sou o único que "arranha" no Inglês, pelo que entendi no seu tópico provavelmente teremos que passar em guichês separados. Correto?

Temos em mãos todos os documentos citados em seu tópico, teremos apenas que separar as pastas (atualmente está tudo em uma unica pasta).

Estaremos levando, em espécie, 500 Euros por pessoa para uma viagem de 7 dias, creio ser suficiente.

Mas a dúvida primordial é, as reservas nos hoteis (2) foram feitos através do Booking, o Voucher do booking é valido como comprovante de reserva? Lembrando que, neste caso, pagaremos apenas no hotel.

Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Dirceu! O voucher é válido como comprovante de reserva.

Glima
GlimaPermalink

Olá!
Estou estudando na França e tenho o visto sejour temporaire. Meu marido virá me visitar por alguns dias. Gostaria de saber se é preciso registrar a carta convite na prefeitura/delegacia para que ele apesente na imigração que será feita em Portugal.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gilma! Não precisa registrar não, mas se der tempo envie pelo Correio!

Marco Brito
Marco BritoPermalink

Oi, estarei indo para frankfurt pela tap, porém meu vôo terá conexão/escala em Lisboa, onde vou passar quase 24 horas na cidade para depois ir para meu destino final! Nesse caso, poderei sair do aeroporto, fazer a imigração para poder conhecer Lisboa, ou terei de ficar no aeroporto esperando meu vôo para Frankfurt?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marco! Você pode sair do aeroporto; fará imigração em Lisboa. Está tudo explicadinho no post; leia com atenção! smile

Débora
DéboraPermalink

Boa tarde, quero passar uma semana em Lisboa, mas da ultima vez que fui a Europa fiquei 112 dias sem renovar o visto de turista sera que vou ter dificuldades de entrar??? Se eu fizer escala em Munique como e imigração no Aeroporto??? Quando fui a primeira vez passei na imigração em Madri.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Débora! Só o que sabemos é que um turista brasileiro pode ficar até 90 dias por semestre na Europa.

Os procedimentos de imigração estão claros no texto, por favor releia.

M. Vasconcellos
M. VasconcellosPermalink

Ola, preciso muito tirar algumas duvidas, irei para Dublin passar uns 10 dias conhecendo a cidade, gostaria de saber se os voos entre Irlanda e Inglaterra são considerados domesticos ou eu terei que passar pela chata imigração novamente?

Fico no Aguado. =]

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, M.! Como não-europeu, você precisará fazer imigração nos dois países. Britânicos e irlandeses passam em outra fila.

Tatiana
TatianaPermalink

Ola estou indo viajar dia 19/01 para Barcelona,mas vou fazer escala em Madrid.
Vou ficar hospedada na casa de uma prima.
Minha estadia na cidade sera de 1 semana.
A carta convite é suficiente ou eu preciso tambem fazer reserva no hotel?
Estou com medo de implicarem somente com a carta.
Esta carta pode ser scanneada ou só pode ser original?
No aguardo
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tatiana! A carta-convite basta. Comentamos sobre os procedimentos no texto. Leia acima wink

Rafael Rodrigues
Rafael RodriguesPermalink

Olá Ricardo,
ótimas informações. Só tenho mais uma dúvida: irei à Itália dar entrada no meu reconhecimento de cidadania. Ao invés de esperar o tempo todo por lá, gostaria de viajar e estou planejando visitar Londres. Eu sei que por sair do Espaço Schengen, passarei pela imigração no Reino Unido. Ao voltar para a Itália eu farei imigração novamente? Há chances de eu ser recusado mesmo com toda a documentação em ordem?

Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rafael! Quem responde é A Bóia. Você passará pela imigração novamente. Tenha passagem de volta, comprovantes de hospedagem e seguro-saúde Schengen à mão.

Leonardo Stoppa
Leonardo StoppaPermalink

Olá! Antes de tudo, parabéns por essa excelente ferramenta de expansao do conhecimento!

Dia 12 agora eu e minha namorada iremos para Londres, e portamos além de uma carta convite, o dinheiro e o as passagens de retorno para a italia pro dia 17 próximo, ficaremos 5 dias na casa de amigos que nos cederão carta convite e telefone de contato em caso de duvidas da imigração. Minha principal duvida é, apesar de nao sermos casados, é aconselhável eu que tenho cidadania italiana passar junto com ela na imigração. Ou isso poderia levantar alguma suspeita?

Abraços

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leonardo! Sendo casados vocês podem passar juntos na fila dos não-comunitários. Não há por que não passar.

Leonardo Stoppa
Leonardo StoppaPermalink

Obrigado Ricardo! É dai que surge minha dúvida, estamos viajando juntos mas nao somos casados!
Abraços

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leonardo! Quem responde é A Bóia. Sem ser casados vocês não vão poder passar juntos não. Nesse caso, passe nos comunitários, ela nos não-comunitários.

Leonardo Stoppa
Leonardo StoppaPermalink

Obrigado pela dica. Farei isso e seja o que Deus quiser!

ayala
ayalaPermalink

Ola estou indo para o Edimburgo em março mas estou com algumas duvidas como em quanto eu devo levar em libras ? eu vou a convite de um amigo meu ele vai manda a carta convite gostaria de saber se eu levando o dinheiro em libros e necessario eu ter o cartao internacional? e se caso for preciso onde eu faço esse cartão ? e quais os documentos que devo ter em maos na hora de passar pela a imigração? pois estou com muito medo pois eu nao tenho nenhum vinculo com o brasil tipo eu nao trabalho e nem estudo, mas estou indo com a passagem ida e volta

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ayala! Por favor, veja as recomendações acima!

beatriz
beatrizPermalink

Adorei seu blog esta de parabéns so que queria tirar uma duvida vou para o Reino unido gostaria de saber se e preciso ter um plano de saude internacional? eu vou passar menos de um mes la e tambem desculpa minha iguinorancia o que e -ticket serve?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Beatriz! Não saia do Brasil sem seguro-saúde.

beatriz
beatrizPermalink

onde faço esse seguro saude eles pede na imigração ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Beatriz! Faça em sites como https://www.mondialtravel.com.br/home.aspx .

Lucelia
LuceliaPermalink

Olá,boa tarde!Vou viajar para Bruxelas,mas farei conexão na Itália.
Gostaria de saber se na Itália é tranquilo ou tem muito controle?
Tenho a carta convite.E quanto ao seguro saúde eu só compro se eu quiser ou pela itália tbém é obrigatório?
Desde já obrigada pela resposta!

Lucelia

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lucelia! O seguro-saúde é obrigatório. Passagem de volta também. Leve tudo organizado numa pastinha.

(E mesmo se não fosse obrigatório, nunca caia na besteira de sair do Brasil sem seguro-assistência.)

Lucelia
LuceliaPermalink

Boa noite,e obrigada pela resposta!
Parabéns pelo site(Blog)é muito bom
p esclarecer nossas dúvidas.

val
valPermalink

olá, sou brasileira, e vivo em portugal, atualmente tenho aut. de residencia valida por 5 anos, mas quero ir ao brasil e o bilhete q verfico tem conexao/escala em miami/eua, o que quero saber é se mesmo nao pretendo sair do aeroporto em miami, tenho que pedir visto p eua, ou posso fazer minha viagem tranquila, uma vez ue já vou ter o bilhete comprovando que meu intuito e seguir viagem p o brasil.. posso ter algum problema no eua caso n desembarque com visto????ou memso la no aeroporto é possivel me concederem o visto de transito sem qlq problema????

outra qst é que posso tabm viajar p brasil, num voo com escala em londres, e dpz nova escala em NY, se passar pela imigração em londres é tranquilo, já o fiz e nao há problemas algum p brasileiros desde que fale a verdade, eles são mtos fixes; minha duvida é : se vou passar pela imigração em londres, e dps nos eua, ou so mso em londres? desde já agradeço .

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Val! Passaporte brasileiro precisa de visto para entrar nos Estados Unidos. Não há trânsito nos Estados Unidos; todos passam pela imigração. Solicite seu visto no consulado americano em Lisboa.

Anderson
AndersonPermalink

Olá, pretendo gozar do convênio do INSS junto a Itália e Portugal. Vou visitar estes dois países, mas o primeiro solo a ser tocado é o de Frankfurt, Alemanha. Depois dessa escala seguirei para Roma. Pergunto: como a Alemanha, onde farei a passagem pela Imigração, não está no convênio do INSS, há risco de a imigração não aceitar o convênio e exigir outro seguro?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Anderson! Sim, você arrisca precisar levar um lero com o agente de imigração explicando que não vai ficar na Alemanha. É raro que peçam o seguro, mas você precisa estar ciente desta possibilidade.

Note que o convênio com Itália e Portugal não é automático; você precisa requerer um documento junto ao INSS brasileiro antes de viajar.

(Rapaz: é tão barato, tão fácil de dividir em vezes, você faz na hora online...não esqueça de computar o táxi ou o estacionamento para requerer e pegar esse documento no INSS, mais o tempo que você gastará na operação.)

Cris
CrisPermalink

Anderson,

Olha, eu estou com a Bóia: faz um seguro viagem e vai tranquilo, que é muito mais garantido do que esse convênio do INSS, pois tem uma cobertura muito maior (não é só seguro saúde, inclui repatriamento, passagem e hospedagem para famuliar em caso de necessidade, assistência odontológica, seguro bagagem, assistência jurídica, etc). E nem é caro. Tem várias seguradoras, a maioria delas faz parcelado e faz on-line. Fiz recentemente um desse seguros para 31 dias na Europa por R$ 295,00, que cobre integralmente todas as exigências do Espaço Schengen e cobre até prática de esportes (o único "esporte" esporte que eu vou praticar é caminhar e no máximo, andar de bicicleta no Hyde Park). Corretora Coris - Seguro Mic-Europa. A Mondial tem um valor parecido, e cobre as mesmas coisas.

Abs,

Cris

Talita
TalitaPermalink

Olá! Estou indo para a Europa com meu namorado na próxima semana.
O itinerário é: SP-Barcelona-Madri-Lisboa-Barcelona-SP.
Gostaria de saber se teremos que passar pela imigração em Barcelona, Madri e Lisboa ou só em Barcelona e Lisboa ou só Barcelona?
Já procurei em alguns sites e cada um fala uma coisa com relação ao seguro de viagem. É necessário te-lo para entrar na Espanha e em Portugal ou não?
Além disso, na Espanha ficarei em hotel, porém em Portugal ficaremos na casa de um amigo. Esse amigo terá que fazer a carta-convite para nós? É necessário autenticá-la? Ele pode enviar via e-mail ou tem que ser pelo correio?

Obrigada e abs,

Talita

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Talita! Não há imigração dentro do Espaço Schengen. Está claro no texto.

Você vai precisar da carta-convite. Pelo correio é melhor, mas se não der tempo pode escanear e mandar por email.

O Brasil tem convênio com o INSS de Portugal e Espanha, mas você precisa ir no INSS munida de uma série de documentos, incluindo últimas duas contribuições sociais, últimos contracheques, passaporte, carteira de identidade e passagem para requerer o documento de equivalência.

Talita
TalitaPermalink

Olá!
Então, como não há imigração dentro do Espaço Schengen, quando eu chegar em Barcelona eu vou ter que apresentar as documentações de estadia tanto de Barcelona, como de Madri e Lisboa?
Muito obrigada pelas informações grin

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Talita! Sim, o agente pode pedir comprovante de hospedagem em todo itinerário.

lila
lilaPermalink

ola! parabens pelo site! tenho uma duvida,estou na europa agora e vou ficar somente 50 dias, estou planejando em ficar um mes e meio no Brasil e voltar e passar mais 40 dias, posso fazer isso ou os 90 dias outem que ser de uma vez só?
obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lila! Você tem direito a um total de 90 dias, corridos ou intercalados, num espaço de 180 dias.

lila
lilaPermalink

ah ok então,muito obrigado pela resposta! smile

Camilla
CamillaPermalink

Olá,

vou esse ano para a Irlanda fazer um curso de inglês. Para entrar no país não é necessário o visto de estudante, leva-se apenas a Carta de aceite da escola de línguas, passagem de ida e volta, seguro saúde e comprovação de ¢3000 em VTM. Isso é conferido na entrada do país e lhe dão um visto provisório de 1 mês, tempo suficiente para procurar a imigração e conseguir o visto de estudante definitivo.

Pergunto, como não existem vôos diretos Brasil-Dublin, a documentação descrita acima é suficiente para passar pelas áreas internacionais dos aeroportos de Paris, Lisboa, Frankfurt e Amsterdam (não comprei as passagens ainda, existem estas 3 possibilidades)? Lembrando que ao passar por estas áreas não terei nenhum carimbo de visto europeu no passaporte.

Desde já agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Camilla! Explicamos no texto acima wink