Europa: onde faço imigração e onde pego a bagagem?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Barajas, Madri

Muita gente viaja à Europa em vôos com conexão e fica na dúvida de onde (e quantas vezes!) vai passar pela imigração.

A resposta é: uma vez só. Onde? Na maioria das vezes, no aeroporto de chegada -- a não ser que você tenha o Reino Unido ou a Irlanda como ponto de escala ou destino final.

E onde você retira as bagagens? Normalmente, no destino final.

Veja caso a caso:

Voando ao Espaço Schengen, com conexão no Espaço Schengen

Com exceção de Reino Unido, Irlanda e alguns países do Leste Europeu, a maioria dos países europeus faz parte do Espaço Schengen, que aboliu suas fronteiras. Por isso os vôos entre esses países são considerados "domésticos"; não há imigração nem carimbos.

Países que fazem parte do Espaço Schengen

    Alemanha - Andorra - Áustria - Bélgica - Dinamarca - Eslováquia - Eslovênia - Espanha - Estônia - Finlândia - França - Grécia - Holanda - Hungria - Islândia - Itália - Letônia - Liechtentstein - Lituânia - Luxemburgo - Malta - Mônaco - Noruega - Polônia - Portugal - República Tcheca - San Marino - Suécia - Suíça - Vaticano

Países que NÃO fazem parte do Espaço Schengen

    Albânia - Belarus - Bósnia - Bulgária - Chipre - Croácia - Irlanda - Macedônia - Moldova - Montenegro - Reino Unido - Sérvia - Romênia - Rússia - Turquia - Ucrânia

Assim, se você vai voar a Paris com conexão em Madri, ou a Barcelona com conexão em Zurique, ou a Praga com conexão em Frankfurt, ou a Atenas com conexão em Paris, a sua imigração vai ser feita no aeroporto da chegada.

Você passa pela imigração, seu passaporte é carimbado e você então está admitido na Europa. Aí é só procurar o portão de embarque do vôo seguinte, que vai ser "doméstico"; ao passar pelo controle de segurança, você vai precisar mostrar o passaporte, mas só para provar que você é o dono da passagem. Ninguém vai mais lhe perguntar nada.

Sua bagagem segue do Brasil direto para o destino final; confira no recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.

Voando ao Espaço Schengen com conexão fora do Espaço Schengen

A coisa muda um pouco de figura caso você vá a Paris ou Zurique ou Amsterdã ou Lisboa ou qualquer lugar da Europa continental com conexão em Londres.

Como o Reino Unido (assim como a Irlanda) não faz parte do Espaço Schengen, você não fará imigração em Londres. Você nem sequer vai sair da área de trânsito internacional: vai descer do avião e já pode procurar o seu novo portão de embarque.

A imigração será feita apenas no destino final, já no Espaço Schengen. Sua bagagem vai direto pra lá; confira o recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.

Voando para um destino que não pertença ao Espaço Schengen com conexão no Espaço Schengen

Neste caso o processo é invertido: se o seu destino final for alguma cidade do Reino Unido ou da Irlanda, você não sairá da área de trânsito internacional do aeroporto da conexão (Lisboa, Frankfurt, Madri, Paris, Amsterdã, Zurique -- qualquer um). Você vai descer do avião e já vai poder procurar o portão de embarque do novo vôo.

Sua imigração será feita apenas quando você desembarcar no destino final no Reino Unido ou na Irlanda.

Sua bagagem seguirá direto do Brasil até o destino final; confira o recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.

Voando à Irlanda com conexão no Reino Unido

Reino Unido e Irlanda têm acordo de livre trânsito entre seus cidadãos. Por isso não existe trânsito internacional entre o Reino Unido e a Irlanda.

Traduzindo: se você vai a Dublin com conexão em Londres, não terá como ficar na área de trânsito internacional, porque os vôos para Dublin saem da área doméstica.

Logo, você vai fazer duas imigrações. A primeira, na Inglaterra. Daí vai reembarcar para a Irlanda na área doméstica. E ao chegar à Irlanda vai ter que novamente passar pela imigração, por não ter passaporte britânico nem irlandês.

Documentos necessários para a imigração

  • Seu passaporte precisa ter validade de 3 meses APÓS a data de término da viagem. Se faltar menos do que isso para o seu passaporte expirar, não vão deixar você embarcar no Brasil.

Tenha organizados numa pasta:

  • Passagem de volta
  • Reservas de hotel para todo período (no caso de aluguel de apartamento, contrato ou recibo de pagamento)
  • Carta-convite, caso vá ficar hospedado em casa de familiares ou amigos. Nesta carta-convite o anfitrião deve explicar que vai receber você por X dias e indicar o endereço na Europa. Essa carta não precisa mais ser registrada em delegacia ou cartório, mas deve ser assinada, escaneada, e enviada por e-mail
  • Seguro-assistência com cobertura de 30.000 euros
  • Dinheiro ou extratos de cartões de crédito e débito (tipo VTM) comprovando que você tem 65 euros/dia para se manter na Europa. Este limite é individual.
  • Não é necessária nenhuma vacina para ir à Europa.

Deslocamentos dentro do Espaço Schengen

Caso o seu itinerário de viagem cubra vários países do Espaço Schengen, não se preocupe, todos os deslocamentos serão considerados domésticos e você não precisará fazer imigração. Em compensação, não ganhará nenhum carimbo a mais no passaporte...

Deslocamentos entre o Espaço Schengen, Reino Unido e Irlanda

Caso a continuação da sua viagem leve você do Espaço Schengen ao Reino Unido ou Irlanda ou países do Leste fora do acordo, você voltará a fazer imigração na chegada a cada viagem. Mantenha aquela pastinha organizada.

Dá pra passar junto na imigração?

Familiares passam juntos. Amigos podem até tentar, mas na maioria das vezes não vão deixar.

E quem tem passaporte europeu?

Caso você tenha dupla cidadania, o procedimento adequado é sair do Brasil e voltar ao Brasil com seu passaporte brasileiro; entrar na Europa e sair da Europa com seu passaporte europeu.

Leia mais:

833 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

romero
romeroPermalink

Bóia e ae ? Beleza? Cara eu tenho um monte de dúvidas, aqui é um pai aflito, já li um monte de coisas e to meio enrrolado, posso abusar da sua boa vontade fazendo um monte de perguntas? Valeu!

Tenho uma filha que hoje mora, estuda e trabalha na Irlanda, ela está legal (não é ilegal) lá. Tenho mais dois filhos que estão indo para passar 20 dias com a irmã, então lá vão as bombas(perguntas), rsrs . . .

1) Os dois estão com passagem de ida e volta compradas, a ida e a volta serão com escala (8hs de intervalo) em Amsterdam, o que eles terão que fazer, lá em Amsterdam, para poderem conhecer a cidade? Ou eles não poderão sair do aeroporto de Amsterdam?

2) Quanto ao seguro saúde, como eles estão indo para Dublin com conexão em Amsterdam é necessário o tal do seguro Shenchen? Eles também querem conhecer Londres e Paris, será que aí eles terão que ter o Seguro Shenchen? Na Irlanda eles aceitam o seguro Shenchen?

3) Como os dois que estão viajando são irmãos da que já está na Irlanda, existe ainda a necessidade da carta convite?

4) Com relação aos 65 euros/dia, como eles vão ficar 20 dias, 20x65= 1.300 euros, essa quantia pode ser em espécie ou tem que ser em cartões pré-pagos?

Desculpe, sabe como é, sou pai, apesar dos marmanjos já serem grandes, estou meio nervoso com isso tudo de ir para fora do país.

Fico no aguardo.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Romero! Vamos lá! Seus filhos vão estar em área de trânsito nessa conexão, então devem aguardar no aeroporto. A imigração será feita só na Irlanda. Apesar de a Irlanda não fazer parte do Espaço Schengen, não recomendamos que ninguém viaje para o exterior sem seguro-assistência. Para ir a Paris é necessário fazer o seguro. A carta-convite é necessária e os extratos de cartão de crédito e débito tipo Visa Travel Money são suficientes para comprovar os 65 euros/dia. Não recomendamos viajar com grandes somas em dinheiro.

Consulte o texto acima, está tudo explicadinho wink

Henrique
HenriquePermalink

Ricardo, primeiramente parabéns pelo blog. Preciso de uma ajuda, em outubro próximo irei levar minha mãe para conhecer a Terra Santa e o Vaticano. Nossa viagem vai durar 10 dias, 7 em Jerusalem e 3 em roma. Iríamos para o Egito também mas devido as questões políticas cancelamos o pacote. Aí começa minhas perguntas:
Tenho uma aconexão de 12 hs em Madri, o que vc me sugere conhecer na cidade neste período?
Em Roma outubro realmente é muito chuvoso?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Henrique! Quem responde é A Bóia. Fora do verão sempre poderá chover em Roma. Em Madri passeie pelos arredores da Plaza Mayor. Essas esticadas de perna em cidades não servem para "ticar" destinos complexos, você não vai eliminar Madri da sua lista de lugares para ir só porque passou uma tarde por lá. Pegue o ônibus ou o metrô de volta 3h antes do embarque.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/intervalo-entre-voos/

romero
romeroPermalink

Oi Bóia, tudo certo, entendi, mas me diz mais umas coisas?

Vi num blog em que o rapaz fez a mesma viagem, e ele conseguiu sair do aeroporto e conhecer Amsterdam, tirou foto e tudo.

Quanto ao seguro, vi que existem vários tipos para essa viagem à europa, e a minha dúvida é qual deles fazer, porque eles vão para Irlanda mas é muito certo que de lá eles conheçam outros paises do espaço Schengen, então que seguro devo fazer?

Sei que não é recomendável levar o dinheiro em espécie, mas eles aceitam não aceitam?

VALEU BÓIA TU É 10.

Abs,

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Romero! É possível sair do aeroporto, mas você passará pela imigração para sair e para voltar; é preciso estar de volta pelo menos duas horas antes do embarque.

Se um agente chegar ao ponto de querer ver dinheiro vivo e não aceitar nenhuma outra prova de fundos, é porque você está no limite máximo da suspeição e ele só está procurando uma justificativa para a denegação de entrada.

Os seguros das seguradoras brasileiras valem em toda a Europa incluindo Reino Unido e Irlanda.

romero
romeroPermalink

Ahhh entendi, mas a minha dúvida era se na hora que meus filhos tiverem que comprovar que podem se sustentar se o agente da imigração aceitará dinheiro vivo.

Já que já estou abusando mesmo, me responde mais uma coisa? Se eles quiserem ir para Paris ou Londres, me indica um site, tipo decolar.com , tipo rapi10.com , para comparar preços? Será que existe esse tipo de site para passagens de companhias de lá?

Outra dúvida de um burro, burro mesmo em viagem internacional, as pessoas passam pela imigração antes de pegar a bagagem ou se passa logo após o desembarque do avião? Existe orientação/fiscalização quando se desembarca do avião?

Bóia tu é o cara ou a cara mesmo viu?

Valeu e me desculpe se já estou importunando.

Abs,

Mon
MonPermalink

Romero, a imigração fica antes da esteira de bagagem.

O que mais tem é site internacional para comprar passagens. Gosto muito do skyscanner e do kayak. Mas sua filha "irlandesa" com certeza deve conhecer esses e muitos outros sites e não vai deixar os irmãos entrarem em furada. smile

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Romero! Recomendamos incorporar os trechos intra-europeus na passagem internacional que sai do Brasil:

https://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum/

romero
romeroPermalink

Eu to com medo mesmo é deles levaram os euros em espécie, meu filho não quer comprar o VTM, tomara que nas imigrações, falo imigrações, porque como a escala é de 8 hs, eles queriam conhecer Amsterdam, ainda mais depois que souberam que dentro do aeroporto tem uma estação de trem e que em 20 minutos eles chegam no centro da cidade, fora a moral de ter o carimbo da imigração holandesa no passaporte que, hoje, não tem nada kkkkk

Mas agradeço a vocês todas as informações prestadas e me perdoem ,perdoem um pai meio agoniado e angustiado por ter mais 2 filhos que cresceram e agora querem voar sozinhos, me perdoem se eu abusei e fui chato ou repetitivo.

Valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!

jean
jeanPermalink

ola Boia, blz? estou indo a Frankfurt mas nao quero ficar la toda a estadia, pretendo ir a belgica e holanda. minha duvida e a seguinte: tenho que reservar todos os dez dias de albergue na alemanha?.ou posso aprensentar reservas dos outros albergues nos outros dois paises que vou passar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jean! Sim, pela regra você precisa ter reservas de todo o período.

Eduardo
EduardoPermalink

Parabéns pelo site!

Em breve vou fazer um mochilão por alguns países da Europa.
Uma das ordens é essa:

Portugal-França-Inglaterra-Itália

Sei que devo passar pela imigração em Portugal e na Inglaterra.
Estou com dúvida, ao partir da Inglaterra pra Itália, terei que passar pela imigração e receber o carimbo novamente??

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eduardo! Sim.

Matheus
MatheusPermalink

Olá, Tudo bem?

Eu tenho uma grande dúvida. Em março irei para Londres estudar por um período de 06 meses. Durante este tempo pretendo conhecer outros países da Europa. Exemplo: Saindo de Londres e indo para Berlim, eu precisarei passar pela imigração alemã certo? Ai que entra a minha maior dúvida: Quando eu voltar para Londres, precisarei passar novamente pela imigração inglesa, mesmo já tendo o visto para 06 meses? Pretendo ficar apenas por 03 dias em cada país que eu for visitar e queria saber se sempre que eu voltar para Londres, terei que passar pela imigração...Desde já, o meu muito obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Matheus! Terá que passar pela imigração sempre, mas o seu visto continuará válido.

Paulo Cruz
Paulo CruzPermalink

Meu filho vai para Europa com passagem marcada para volta deois de 35 dias, porém a idéia dele é de ficar 6 meses, é possível? como poderá ser feito?
Grato
Paulo

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paulo! O tempo máximo de permanência permitido é de 90 dias, corridos ou intercalados, num espaço de 180 dias.

Maíra Pereira
Maíra PereiraPermalink

Olá Bóia! Vou pra Marselha com conexão em Lisboa. Aonde passarei pela imigração: Lisboa ou Marselha? E aonde vou pegar as minhas bagagens?

Grata.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maíra! Está no texto, por favor releia.

Maíra Pereira
Maíra PereiraPermalink

Ah! Outra dúvida: irei pra França pra dar entrada no meu casamento e comprar um apartamento. O meu noivo é Frances. Ele vai me mandar o atestado de acolhida. A minha dúvida é com relação ao dinheiro. Eu tenho que mostrar condições para ficar em Marselha por 3 meses? E eu vou pegar uma carta de Sèjour, sem falar no casamento né?!
Como posso comprar isso? E com quanto em dinheiro posso comprovar à imigração?

Grata mais uma vez!

Maíra Pereira
Maíra PereiraPermalink

COMPROVAR ISSO!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maíra! A gente é só um site de viagem. Assuntos como imigração estão completamente fora da nossa área de pitacos.

Ariane
ArianePermalink

Olá! Eu embarco para Irlanda em Março/13 para intercâmbio de 1 ano. Após ler o texto publicado gostaria de perguntar algumas coisas:
- Estou pensando em comprar a passagem com conexão em Londres para conhecer a cidade, isso é possível (sair do aeroporto e passear)? Eu passo pela imigração no aeroporto de Londres, ou só quando chegar na Irlanda?
Ah, e parabéns pelo blog, tem informações muito úteis.
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ariane! Você passará pela imigração na Inglaterra e na Irlanda. Você terá muitas oportunidades de viajar a Londres em um ano. Umas horinhas na cidade não satisfarão a sua curiosidade e apenas serão um complicômetro logístico na sua viagem.

Ariane
ArianePermalink

Ah sim, qual conexão vc indicaria como mais tranquila?
Obrigada!

Kelly
KellyPermalink

Eu li o texto e entendi. Meu medo é, meu voo entre Portugal e Bologna, tem a diferença de 1:50, e no resumo da passagem diz que o ultimo checkin é 1:30 antes do voo. Comprei as passagens todas, conexões e tudo mais juntas na TAP, e perguntei se o tempo não era pequeno demais, mas a atendente disse que era o único voo pra Bologna disponível, e além do mais se não desse tempo a companhia daria um jeito. Minha primeira dúvida é se não daria tempo, se não há como fazer o checkin on-line assim que descer do avião e logo passar pela imigração. E a segunda é que em todas as passagens, incluindo essa conexão, diz que a mudança de avião é necessária, mas como não necessariamente terei que pegar a bagagem nessa conexão Portugal/Bologna provavelmente vai acontecer de apenas mudar de aeronave? E se for isto 1:50 não seriam suficientes?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Kelly! A razão de não recomendarmos conexões apertadas é que qualquer atraso no seu primeiro vôo pode fazer com que você perca o segundo. Se as passagens forem vinculadas, a empresa se responsabiliza por realocar você em outro vôo (mas, pelo visto, não haveria outro no mesmo dia). Decida se prefere ou não correr o risco. Não podemos dar garantias.

Haiala
HaialaPermalink

Oi Bóia, muito obrigada por suas dicas. Estão me ajudando muuuito!
Seguinte, no final de março eu e meu namorado vamos para Dublin com escala em Amsterdã. Meu irmão mora lá legalmente e tem um grande amigo Irlandês. Minhas dúvidas:
1- A carta convite, pode ser feita por ele (meu irmão) ou seria melhor se o amigo dele fizesse já que ele é europeu?
2- Gostaria de saber quais perguntas são feitas na imigração. Como meu inglês é fraco, preciso meio que decorar algumas coisas.
Se puder me ajudar, ficarei mto grata. Principalmente em relação as perguntas que são feitas, pois li alguns depoimentos de deportação e fiquei preocupada.
Abçs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Haiala! Tanto faz quem fará a carta-convite. Vão perguntar quanto tempo você vai ficar e o que foi fazer lá.

Thaian Moraes
Thaian MoraesPermalink

Estou pensando em ir com meus amigos para europa e devemos entrar por londres. Como eles ja compraram as passagens, meu voo nao vai chegar na mesma hora que o deles. Eu posso esperar eles quando sair do aviao, ou ja sou obrigado a passar direto pela imigração?

obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thaian! Vocês podem passar pela imigração em pontos bastante diferentes do aeroporto. Monitorem a chegada dos outros vôos e marquem um encontro por torpedo em algum ponto do saguão.

Ricardo Low
Ricardo LowPermalink

Olá Boia, tudo bem?

Quando se viaja para Europa é obrigado sair pelo mesmo país que entrou?

Obrigado pelo excelente site!!!

Ricardo

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ricardo! Não é não. A propósito, esse é o erro mais comum cometido pelo viajante brasileiro.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum/

Livia
LiviaPermalink

Olá!! Boa noite!
Estou indo para a Europa, meu primeiro destino será Dublin, porém tenho uma conexão em Londres. Saberia me dizer onde farei a imigração?
Muito obrigada!
Livia

Livia
LiviaPermalink

Peço que desconsidere a pergunta acima, visto que já achei a resposta. Desculpe por ter perguntado sem ter procurado antes! wink

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Livia! Se todas fossem iguais a você mrgreen

Giselle
GisellePermalink

Olá, li o texto e todos os comentários, mas tenho duas dúvidas:
1. Ao ler este e outros sites vi 3 termos diferentes - "seguro assistência", "seguro saúde" e "seguro viagem". Todos eles querem dizer a mesma coisa?

2. Pretendo viajar a Londres em julho, ficarei 2 meses em residência estudantil e fazendo um curso, tenho que apresentar algum documento traduzido na imigração?

Esse post me ajudou bastante, estava com medo de que precisasse apresentar na imigração algum comprovante de trabalho fixo no Brasil ou de que tenho um familiar que está pagando a viagem (e que tivesse que apresentar documentos que comprovassem a renda dessa pessoa)... uma preocupação enorme que, depois de ler tudo aqui, vejo que era desnecessária.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Giselle! Falamos sobre seguro-assistência, que engloba tanto atendimento médico como proteção contra perda de bagagem e outros imprevistos.

Sim, é importante ter um documento do seu curso para apresentar na imigração.

Giselle
GisellePermalink

Obrigada!!

Diana
DianaPermalink

Ola Boa tarde!
Eu gostaria de parabenizar o site e consequentemente tenho uma pergunta a fazer.
Estou indo com meu namorado para pais com conexão em Madri, ele é quem esta me custeando a viagem, ja temos reservas do hotel e seguro de viagem, eu particularmente dependo financeiramente dele para esta viagem,a pergunta é: Eu posso passar na imigração junto com ele? caso aconteça que sim, os oficias da imigração vão me fazer entrevista mesmo eu estando com meu namorado? ficarei feliz com a sua resposta,
Atenciosamente ..Diana

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Diana! Vocês podem tentar, mas às vezes os fiscais só permitem que casais efetivamente casados passem juntos.

Diana
DianaPermalink

estou indo pra Paris corrigindo o erro

Andreia
AndreiaPermalink

Olá, Bóia, a minha pergunta é bem parecida com a da Diana referente a passagem pela imigração pelos casais, só que no meu caso sou casada e irei para Suiça em Abril/2013, ficarei na casa do meu cunhado na qual emitirá a carta convite exigida pela imigração. Minha pergunta é: A carta deverá ser feita para cada um, ou apenas uma carta onde constará os dados do casal???
Parabéns pelo site, adorei!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andreia! POde ser no nome do casal.

Andreia
AndreiaPermalink

Oi Bóia, vcs tem algum modelo da carta convite no site?? Existe uma regra, não acho nada especifico. Att.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andreia! Varia de país para país. Aqui estão as linhas-guia, em inglês, para a Suíça:

http://www.bfm.admin.ch/content/bfm/en/home/themen/einreise/faq.0030.html#4.%20For%20hosts%20in%20Switzerland

Andreia
AndreiaPermalink

Ok. Muito Obrigada.
Vou te explorar mais um pouquinho rsrs.
Como viajarei com meu marido e vamos passar pela imigração juntos, pensei em ter apenas um cartão money card com uma quantia em euros que estaria no nome dele, levarei alguns euros em especie tb, mas a quantia maior estará no money card, até mesmo por segurança, posso ter problema com isso?? pois no meu nome estaria apenas o cartão de credito e outro no nome do marido, todos internacionais. Nesse caso os demonstrativos financeiros poderão ser apresentados em conjunto??.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andreia! Não recomendamos carregar muito dinheiro vivo. Se alguém for barrado por falta de dinheiro vivo para mostrar, é porque o agente não achou desculpa melhor do que essa.

Andreia
AndreiaPermalink

Oi Bóia, os demonstrativos financeiros poderão ser apresentandos em conjuntos? No caso o money card estaria apenas no nome do meu marido. Teria algum problema?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andreia! Não tem problema.

Andreia
AndreiaPermalink

ok. Muito obrigada.

Diana
DianaPermalink

Boa noite Boia!
Estou com outra duvida com a minha ida pra Paris irei passar 7 dias, ja tenho hospedagem em hotel confirmada, passagens ida e volta, seguro de viagem e uma quantidade boa de euro suficiente para passar 7 dias por la , mas não tenho o cartão de credito international ele é obrigatório? o que vc me diz sobre isso..Grata ..Diana

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Diana! Cartões de crédito e/ou débito internacional são importantes como plano B caso você precise.

Cartões de crédito também são indispensáveis como garantia no aluguel de carros. Alguns hotéis também pedem como garantia para extras (mas os mais simples não pedem, não).

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/06/cash-debito-credito-vtm/

Cássio Rogério Eskelsen

Olá!

A pergunta já foi parcialmente respondida, mas ainda estou em duvida já que na internet as informações são contraditórias: minha esposa e eu iremos para Portugal em Maio e passaremos 15 dias. Alugamos um carro(já pago) para fazer a volta em Portugal e reservamos (e pagamos) hotel nos primeios dias (Lisboa) e no "meio" do caminho (em Porto). Os demais dias preferimos não reservar pois são cidadezinhas e não temos certeza de qnto tempo ficaremos em cada uma (vai que uma é um mico e outra valha mais a pena). Já estamos acostumados a viajar assim aqui no Brasil e América do Sul, mas estou um pouco receoso de que a imigração Portuguesa vá torrar a paciência.
O que você acham? Dá para arriscar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cássio! Não devem implicar, mas saiba que a letra da regra requer reserva de hospedagem todos os dias.

Em vez de pinga-pinga, pense em montar bases. Engessa menos a viagem, evita o abre-fecha mala e entra-sai de hotel, e não faz você perder tempo procurando hotel em cima da hora.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/11/vai-por-mim-montar-bases-e-mais-eficiente-do-que-pinga-pinga/

Rodrigo Rocha
Rodrigo RochaPermalink

Grande, Bóia, gostaria de tirar umas dúvidas. É o seguinte:

Estarei indo em março à Europa, techo:

IDA: FORTALEZA - ROMA (CONEXÃO) - BARCELONA
VOLTA: PARIS - ROMA (CONEXÃO) - FORTALEZA

Duas perguntas:

1ª) Na ida, assim que passar pela imigração em Roma (tenho conexão de 7:50 horas lá), posso conhecer rapidamente algum ponto turístico da cidade? E quando eu voltar ao aeroporto para pegar o voo a Barcelona. Não terei nova imigração não né?

2ª) A volta, como disse acima, será por PARIS, conexão de 2 horas em ROMA, e depois voo direto de ROMA à FORTALEZA. A pergunta é: Tenho que passar pela imigração para sair do Espaço Schengen e voltar à Fortaleza? Como e onde será feito, neste caso?

Abraço, Bóia

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rodrigo! Você fará imigração em Roma para chegar e para sair. Como está exaustivamente explicado no texto e em várias respostas anteriores, não há imigração entre países do Espaço Schengen, você usa o embarque "doméstico".

Se for à cidade na ida, pegue o trem de volta no Termini com duas horas e meia de antecedência com relação ao seu embarque.

Cléia Moreira
Cléia MoreiraPermalink

Olá, irei para a Suiça minha entrada será por Portugal/Lisboa, irei com uma carta convite, gostaria de saber se está complicado para uma mulher sozinha..alguns dizem que sim outros que não.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cléia! Leve todos os documentos exigidos.

Diana
DianaPermalink

Boia obrigada por sua gentileza nas respostas, eu sempre vejo seu site acho ele muito bom.
Tenho outra pergunta e sei que vc vai me deixar claro.
Eu estou indo a paris saindo de salvador bahia com conexão em madri,eu vou passar ela imigração nos dois países? ou apenas quando eu chegar em paris?
Grata... Diana

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Diana! Está bastante claro no texto. É em Madri apenas.

KLEBER
KLEBERPermalink

Ola Boia...

quando se faz conexao em paises do Espaço Schengen pode se sair e voltar do aeroporto sem dar sastifaçao a nenhum fiscal né?é que nao ficou meio claro isso para mim!^^

Vou a Milao e tenho conexao de 9 horas em Amsterdan!posso sair tranquilamente para conhecer a cidade?^^

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Kleber! Está claro no texto. Não há imigração entre países do Schengen.

(Mas chegue ao aeroporto com duas horas de antecedência para não dar chabu no controle de segurança.)

Ricardo Lara
Ricardo LaraPermalink

Olá!

Tenho uma grande duvida.
Quais são os procedimentos reais na imigração do aeroporto de Dublin na irlanda, como devemos agir o que falar. Exemplificando como se comportar na horas das perguntas para a liberação da entrada no pais.
Pois estarei indo pra lá recentemente com a carta convite, mas tenho "medo" de fazer algo errado na hora das perguntas.

Desde já agradeço!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ricardo! Fale a verdade e não entre em contradição. Não há outra fórmula.

marielli
marielliPermalink

Ola,
Estou de viagem marcada para paris em abril e gostaria de saber quantos euros são necessários ter por dia, para passar na imigração sem nenhum problema?
Eu ficarei 8 dias.
DESDE JÁ AGRADEÇO;
MARIELLI

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marielli! Comprove que você tem 65 euros por dia por pessoa durante a estada. Leve também organizadinhos a passagem de volta, as reservas de hotéis por toda a estada e o seguro-saúde com cobertura Schengen.

Leonardo
LeonardoPermalink

Ola Boia. Vou a Atenas mas com conexao em Londres de 8h de espera. Posso sair do aeroporto e voltar mais tarde fazendo a imigração?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leonardo! Se você quiser sair do aeroporto, vai ter que fazer imigração, responder perguntas, e fazer novo embarque internacional na volta. Você vai ter, líquidas, umas 2 horas e meia no centro de Londres. Não vale o perrengue, o stress e o gasto para sair e voltar.

Wanderley
WanderleyPermalink

Oi Boia. Vou a Itália com conexão no de Gaulle ida Air France e conexão com Alitália. Tenho 1:05 de conexão. O terminal já vi é o mesmo. Pela experiência e conhecimento...esta muito apertado?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Wanderley! Tente mudar isso. Uma hora pode ser suficiente em conexões de vôos intra-europeus, mas você vai precisar passar pela imigração.

Fernando
FernandoPermalink

Bom dia!
Estou indo para Londres via Amsterdã em maio. Vou com minha noiva para casa d seus familiares q residem legalmente. Vamos apresentar a carta convite na imigração. Minha duvida é a seguinte: teremos q ter a quantia d 65 euros / dia? Já q ficaremos na casa d seus familiares. Talvez os oficiais da imigração ñ permita q façamos a imigração juntos pois ñ somos casados, nesta situação esse quantia será multiplicada por 2? apenas os cartoes e dinheiro q estiver em meu nome ja basta? pois sou eu q vou patrocinar tudo sad
Cordial abraço. O obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernando! Você fará imigração somente em Londres. Se a carta-convite disser que os anfitriões são seus "sponsors", não vai ser preciso provar meios de permanência.

Paula
PaulaPermalink

Ola, Boia! Estou indo para a Itália nos próximos dias e gostaria de saber em qual país é melhor para fazer conexão pelo problema de imigração. Destino final é Veneza... é melhor conexão em Londres, Paris, Frankfurt, Amsterdã ou Suíça?
Obrigada!

--AL
--ALPermalink

Paula, se sua documentação está correta, dá pra fazer conexão em qualquer destes países.

Lembre-se, no entando, que o Reino Unido não faz parte do Espaço Schengen, se vc fizer conexão em London Heatrhow, o controle imigratório será somente na Itália.

Vicente Leite
Vicente LeitePermalink

Bom dia Ricardo,

No item relativo à conexão em Londres com destino final no espaço Schengen, você escreve claramente que não há passagem pelo oficial de imigração britânico. No entanto, li muitas outras mensagens de passageiros em situação semelhante, que relatam ter passado necessariamente pela imigração, em especial nos casos em que existe algum dado errado ou não preenchido no Landing Card, distribuído no avião antes da descida no Heathrow.

Franciele
FrancielePermalink

Olá, boa noite!

Estou indo estudar na Irlanda (Dublin) mas antes vou passar uns 15 dias no interior da Alemanha com amigos (alemães) e minha passagem ficou assim:

Ida para Berlim ==> SP - Amsterdã / Amsterdã - Berlim (Tegel)
Depois ==> Berlim - Dublin

Diante disto tenho algumas questões sobre imigração e documentos:

* Na ida para Berlim, passarei apenas pela imigração em Amsterdã ?

* Na ida para Dublin, passarei pela imigração somente em Dublin?

* Na primeira imigração (de ida para Berlim) quais documentos serão necessários? Comprovante de estudo na Irlanda [carta da escola, carta de acomodação, seguro saúde, dinheiro, etc], passagem de ida para Dublin e a carta convite assinada pelo meu amigo alemão que reside lá ?

Desde já agradeço e peço desculpas se me estendi! =}

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Franciele! Sim para todas as perguntas.

Maíra Pereira
Maíra PereiraPermalink

Olá Bóia!
Gostaria de saber se posso apresentar o o atestado de acolhimento como um FAX na imigração.
Vou pra Marseiile com conexão em Lisboa. A minha viagem é de urgência e está marcada pra antes do SEDEX chegar com o atestado. Amigos que moram na França e vão me receber me informaram que eles aceitam como FAX em substituição ao original.
Imprimir pelo e-mail também é válido?

Grata

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maíra! Se o agente não encasquetar com você, não vai ter problema. Se encasquetar, é uma desculpa para ele começar a encrencar. Mas não vai acontecer nada, já passou a fase dos barramentos.

Regina Montanari
Regina MontanariPermalink

Bom dia,

viajamos p/Italia no final do mês p/Italia (eu, marido e 2 filhos).
Eu e meus filhos temos o passaporte português.

Meu filho mais velho (20 anos) está com o passaporte brasileiro a vencer em 2 meses. O passaporte portugês só vence daqui 4 anos.

Ele terá problemas no Brasil ou Itália?
Obrigada,

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Regina! Ele sairá do Brasil com o passaporte brasileiro e entrará na Europa com o português. Na volta, o contrário. Não haverá problemas.

Oliveira
OliveiraPermalink

Bom dia. Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelas informações, que têm sido de suma importância até mesmo para pessoas que já estão acostumadas a viajar, pois possui dicas e informações preciosas.
Gostaria também de fazer uma pergunta:
Em Agosto irei visitar um amigo na Rússia e gostaria de saber quais são as principais exigências para que eu não tenha problemas com a imigração. O visto entre as conexões na Europa, neste caso será exigido?

Desde já agradeço pela atenção

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Oliveira! Não há mais visto para a Rússia. Leve apenas os comprovantes de hospedagem e a passagem de volta.

Lutimila
LutimilaPermalink

Bóia, queria saber se para não ter problemas na imigração é necessário ter a passagem de volta comprada ou se só fazer reserva é suficiente. No caso, seria algum país do Tratado de Schengen.
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lutimila! Não existe mais passagem reservada. É preciso comprar.

Paula
PaulaPermalink

Bóia, tem problema na imigração se eu comprar passagem de ida de uma companhia e volta de outra?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paula! Não tem problema.

Amanda Fag
Amanda FagPermalink

Olá Bóia, estou indo para a Europa em abril com parada em diversos países por 24 dias. Ficarei na casa de um parente apenas na primeira cidade, com permanência de 2 dias. Preciso de carta-convite, mesmo tendo reservas para os 22 dias restantes? Em caso positivo, em que língua deverá ser redigida?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Amanda! Se as regras exigem comprovante de hospedagem para a toda a viagem, o que eu posso responder senão... peça?

Renata
RenataPermalink

Olá Bóia, minha dúvida é: na imigração eu preciso falar inglês? No caso vou entrar por Frankfurt! O que eles exigem?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Renata! As exigências estão descritas acima. wink Inglês ajuda! As perguntas feitas são básicas -- razão da viagem, quantos dias, onde vai se hospedar. Tenha os documentos em mãos.

Diana
DianaPermalink

Oi Boia estou passando para agradecer as duvidas que vc me tirou e dizer que fiz uma excelente viagem a paris.Passei com meu namorado tranquilamente no aeroporto em Madri.Na imigração o fiscal perguntou se estávamos juntos , respondemos q sim,para onde estávamos indo, respondemos q para Paris, mais nada, n pediu pra ver comprovantes nenhum,carimbou nossos passaportes e fomos para outro portão para fazer conexão . Achei o aeroporto muito grande de Madri , é preciso ficar atento senão vc perde o próximo voo...Um abraço..Paris é um sonho vale a pena conhecer..Obigada

nubia kudrna
nubia kudrnaPermalink

Boa noite!!

Sou casada com um theco, aqui no Brasil, moramos em manaus. Estamos indo em abril/2013 para europa,(Praga). Minha primeira vez. Já tenho passaporte com o nome de casada, tenho cartao de credito int. no meu nome, e vamos levar euro (vivo). Quanto a hospedagem, ele tem uma tia que vai emprestar seu apto, e tambem vamos hospedar em varias casas de seus amigos.Perguntas??? Preciso que sua tia confirme atraves de doc.que vamos ficar em seu apto?? Ele precisa ter o seguro saude?? (eu ja tenho). Posso passar junto com ele na imigracao. Enfim sei que com ele nao vai ter problema, pois ele e europeu, e comigo sera que vai ter!! Pois ja somos casados legalmeten aqui no brasil.

Muito obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Nubia! Por favor, veja os esclarecimentos no post acima.

nubia kudrna
nubia kudrnaPermalink

Esqueci!!!!!!!!!!!!

vamos ficar 30 dias, nossa conexao vai ser em lisboa, de la para Praga!!! Depois vamos alugar carro e viajar por algums paises. Sempre vou ter que apresentar o passaporte na entrada de alguns paises, como: alemanha, polonia, suecia, paris, holanda, belgica??????

larrisa
larrisaPermalink

Olá estou indo para europa no mes de maio vou ficar na escócia por 20 dias a minha escola mim dará uma declação como eu estou cursando aqui no Brasil, o problema que essa declaração sera em portugueis eu levo mesmo assim ou eu terei problemas em nao levar elas traduzida?não conseguir tirar o cartao de credito internacional por que nao tenho uma renda alta,eu queria saber no fato deu esta levando o dinheiro em maos isso me prejudicarar?e quantos eu devo levar?Obs: eu tenho a carta convite

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Larissa! O importante é a carta-convite, a passagem de volta, o seguro-saúde e 65 euros por dia.

larrisa
larrisaPermalink

Muito obrigado por tirar a minha Duvida, como todos eu estou com muito medo da imigração!! me esclarareça só mais uma coisa que eu nao entedir por favor! como eu nao tenho cartao internacional eu posso esta levando essa quantia de dinheiro comigo mesmo? eu nao conseguir tirar o cartao devido minha renda =(
agredeço deste ja!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Larissa! Não tem problema ser dinheiro em vez de cartão.

Daniella
DaniellaPermalink

Olá Bóia!
Td bem?

Estou mto preocupada. Vou viajar para Londres para fazer um curso de inglês durante 1 mês agora em Abril, sei que passarei pela imigração lá e as passagens de ida e volta estão compradas para esse período, até aí tudo bem.

Só que eu gostaria de esticar um pouco minha estadia na Europa, então ficaria 1 mês em Londres e depois quero visitar outros países da Europa. Assim, eu tentaria trocar minha passagem de volta para ficar uns 2 meses a mais passeando e visitando algumas pessoas. A minha dúvida é: Quando eu sair de Londres para ir para a França (por exemplo)terei que passar pela imigração na França de novo? Se sim, eu terei que provar que tenho lugar para ficar, dinheiro, e tudo mais pelo resto dos 2 meses até o dia da minha volta? Porque eu terei 10 dias reservados no hostel em Paris que é o tempo que pretendo ficar lá e depois ir para Espanha onde visitarei um amigo e assim, por diante. Dessa forma, não terei como provar que tenho lugar pra ficar pelo resto dos dois meses, pois, a minha ideia é ir reservando os hostels conforme for mudando de país. Assim como, meus pais me mandarão dinheiro por mês para me ajudar nas despesas, então, não sei se terei 65 euros por dia p/ 2 meses logo que chegar na França. Você acha que vão me barrar? Ficou um pouco confuso, mas espero que entenda e me ajude =)

Muito obrigada desde já!

Daniella

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniella! Como está bastante bem explicado no texto, a imigração no Espaço Schengen é separada da do Reino Unido. Pelas regras, você precisa comprovar hospedagem reservada para toda a estada, seguro-saúde e fundos.

Não somos nós que fazemos as regras, e não é espremendo a Bóia que você vai obter uma resposta diferente do que diz o texto.

Valéria
ValériaPermalink

Olá, sou brasileira e tenho cidadania italiana. Estou planejando passar alguns meses na Espanha e minha dúvida é sobre as exigências a que seria submetida na imigração, apresentando o passaporte italiano. Serão exigidos por exemplo, comprovação de recursos financeiros e apresentação de passagem de volta?
Obrigada,
Valéria.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Valéria! Você entra como "comunitária", não há perguntas nem exigências.

Cris
CrisPermalink

Boa noite, Bóia,

Gostaria de saber como funciona o período de tempo para voltar para Londres como turista após a saída do Reino Unido (também como turista).

Eu passei pela imigração em Heathrow em 03/02/2013, e recebi o carimbo no meu passaporte para permanecer por 6 meses no Reino Unido. No dia 08/02/2013, eu saí do Reino Unido e fui para Alemanha (Munique), de avião. Não recebi o carimbo de saída do Reino Unido. Apenas recebi outro carimbo de entrada no Espaço Schengen ao chegar em Munique neste dia (08/02/2013). Depois, no dia 04/03/2013, eu saí do Espaço Schengen via Lisboa para voltar ao Brasil (carimbo de saída no passaporte).

Gostaria de saber se posso retornar a Londres no final do ano (em dezembro de 2013), já que o período de seis meses para ficar no Reino Unido terminaria em 03/08 /2013. Pretendo passar o Ano Novo em Londres, entrando no dia 27/02/2013 e saindo em 04/01/2013.

E como fica também a questão de não ter o carimbo de saída? O carimbo de entrada na Alemanha serve como comprovação que eu saí legalmente do Reino Unido em 08/02/2013?

Abs,

Cris

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cris! Não há carimbo de saída do Reino Unido. Ao voltar você ganhará uma nova permanência.

Cris
CrisPermalink

Obrigada pela resposta, Bóia... Já posso me programar para comprar a próxima passagem! / (viajar é viciante!)

Erica
EricaPermalink

Olá Bóia,

Olha estou com uma dúvida tremenda, eu viajo para Londres esta semana, e já faz 6 meses que voltei da Holanda, e tive um problema na propria holanda fiquei 3meses e 20 dias e levei uma suspensão de 1 ano para a uniao Europeia... Resumindo será que terei problemas para entrar em Londres??? que nao faz parte da Uniao??? Obrigada antecipadamente

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Erica! Nosso site é sobre turismo, só entendemos disso, infelizmente.