Europa: onde faço imigração e onde pego a bagagem?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Barajas, Madri

Muita gente viaja à Europa em vôos com conexão e fica na dúvida de onde (e quantas vezes!) vai passar pela imigração.

A resposta é: uma vez só. Onde? Na maioria das vezes, no aeroporto de chegada -- a não ser que você tenha o Reino Unido ou a Irlanda como ponto de escala ou destino final.

E onde você retira as bagagens? Normalmente, no destino final.

Veja caso a caso:

Voando ao Espaço Schengen, com conexão no Espaço Schengen

Com exceção de Reino Unido, Irlanda e alguns países do Leste Europeu, a maioria dos países europeus faz parte do Espaço Schengen, que aboliu suas fronteiras. Por isso os vôos entre esses países são considerados "domésticos"; não há imigração nem carimbos.

Países que fazem parte do Espaço Schengen

    Alemanha - Andorra - Áustria - Bélgica - Dinamarca - Eslováquia - Eslovênia - Espanha - Estônia - Finlândia - França - Grécia - Holanda - Hungria - Islândia - Itália - Letônia - Liechtentstein - Lituânia - Luxemburgo - Malta - Mônaco - Noruega - Polônia - Portugal - República Tcheca - San Marino - Suécia - Suíça - Vaticano

Países que NÃO fazem parte do Espaço Schengen

    Albânia - Belarus - Bósnia - Bulgária - Chipre - Croácia - Irlanda - Macedônia - Moldova - Montenegro - Reino Unido - Sérvia - Romênia - Rússia - Turquia - Ucrânia

Assim, se você vai voar a Paris com conexão em Madri, ou a Barcelona com conexão em Zurique, ou a Praga com conexão em Frankfurt, ou a Atenas com conexão em Paris, a sua imigração vai ser feita no aeroporto da chegada.

Você passa pela imigração, seu passaporte é carimbado e você então está admitido na Europa. Aí é só procurar o portão de embarque do vôo seguinte, que vai ser "doméstico"; ao passar pelo controle de segurança, você vai precisar mostrar o passaporte, mas só para provar que você é o dono da passagem. Ninguém vai mais lhe perguntar nada.

Sua bagagem segue do Brasil direto para o destino final; confira no recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.

Voando ao Espaço Schengen com conexão fora do Espaço Schengen

A coisa muda um pouco de figura caso você vá a Paris ou Zurique ou Amsterdã ou Lisboa ou qualquer lugar da Europa continental com conexão em Londres.

Como o Reino Unido (assim como a Irlanda) não faz parte do Espaço Schengen, você não fará imigração em Londres. Você nem sequer vai sair da área de trânsito internacional: vai descer do avião e já pode procurar o seu novo portão de embarque.

A imigração será feita apenas no destino final, já no Espaço Schengen. Sua bagagem vai direto pra lá; confira o recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.

Voando para um destino que não pertença ao Espaço Schengen com conexão no Espaço Schengen

Neste caso o processo é invertido: se o seu destino final for alguma cidade do Reino Unido ou da Irlanda, você não sairá da área de trânsito internacional do aeroporto da conexão (Lisboa, Frankfurt, Madri, Paris, Amsterdã, Zurique -- qualquer um). Você vai descer do avião e já vai poder procurar o portão de embarque do novo vôo.

Sua imigração será feita apenas quando você desembarcar no destino final no Reino Unido ou na Irlanda.

Sua bagagem seguirá direto do Brasil até o destino final; confira o recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.

Voando à Irlanda com conexão no Reino Unido

Reino Unido e Irlanda têm acordo de livre trânsito entre seus cidadãos. Por isso não existe trânsito internacional entre o Reino Unido e a Irlanda.

Traduzindo: se você vai a Dublin com conexão em Londres, não terá como ficar na área de trânsito internacional, porque os vôos para Dublin saem da área doméstica.

Logo, você vai fazer duas imigrações. A primeira, na Inglaterra. Daí vai reembarcar para a Irlanda na área doméstica. E ao chegar à Irlanda vai ter que novamente passar pela imigração, por não ter passaporte britânico nem irlandês.

Documentos necessários para a imigração

  • Seu passaporte precisa ter validade de 3 meses APÓS a data de término da viagem. Se faltar menos do que isso para o seu passaporte expirar, não vão deixar você embarcar no Brasil.

Tenha organizados numa pasta:

  • Passagem de volta
  • Reservas de hotel para todo período (no caso de aluguel de apartamento, contrato ou recibo de pagamento)
  • Carta-convite, caso vá ficar hospedado em casa de familiares ou amigos. Nesta carta-convite o anfitrião deve explicar que vai receber você por X dias e indicar o endereço na Europa. Essa carta não precisa mais ser registrada em delegacia ou cartório, mas deve ser assinada, escaneada, e enviada por e-mail
  • Seguro-assistência com cobertura de 30.000 euros
  • Dinheiro ou extratos de cartões de crédito e débito (tipo VTM) comprovando que você tem 65 euros/dia para se manter na Europa. Este limite é individual.
  • Não é necessária nenhuma vacina para ir à Europa.

Deslocamentos dentro do Espaço Schengen

Caso o seu itinerário de viagem cubra vários países do Espaço Schengen, não se preocupe, todos os deslocamentos serão considerados domésticos e você não precisará fazer imigração. Em compensação, não ganhará nenhum carimbo a mais no passaporte...

Deslocamentos entre o Espaço Schengen, Reino Unido e Irlanda

Caso a continuação da sua viagem leve você do Espaço Schengen ao Reino Unido ou Irlanda ou países do Leste fora do acordo, você voltará a fazer imigração na chegada a cada viagem. Mantenha aquela pastinha organizada.

Dá pra passar junto na imigração?

Familiares passam juntos. Amigos podem até tentar, mas na maioria das vezes não vão deixar.

E quem tem passaporte europeu?

Caso você tenha dupla cidadania, o procedimento adequado é sair do Brasil e voltar ao Brasil com seu passaporte brasileiro; entrar na Europa e sair da Europa com seu passaporte europeu.

Leia mais:

833 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

inara
inaraPermalink

parabens pelo o seu blog!!!!! concerteza ele ajuda muito os coração aflito na hora de uma viagem ao exterior a minha duvida é...
existe outra maneira de eu está levando o meu dinheiro para europa sem ser no cartao de credito? posso esta levando essa quantia em dinheiro vivo? já tive sérios problemas com cartoes é prefiro nao usar? posso esta levando o dinheiro vivo?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Inara!

Leia nosso post sobre meios de pagamento no exterior:
https://www.viajenaviagem.com/2012/06/cash-debito-credito-vtm/

Luiz
LuizPermalink

Boa noite,gostaria de saber se em meu vôo de retorno de Barcelona com espera em Londres de conexão de 13h e 15 se é possivel ir ate a cidade e da dificuldade na imigração para visto de entrada,obrigado e parabens pelo site.

--A.L.
--A.L.Permalink

Vc pode dar uma escapada, mas de no máximo 6 ou 7 horas pra ficar bem seguro, já que Heatrhow precisa de bastante antecedência. Explique para a imigração o que vc vai fazer, mostre cartão de embarque e diga a verdade, não deve haver problemas.

ana maria
ana mariaPermalink

Bom dia achei esse blog em uma pesquisa que eu estava fazendo,muito interessante tirei varias duvidas, tenho um pergunta a fazer talveis uma pergunta meio boba.Mais para quem vai viajar sozinha sempre vem o medo, vou fazer uma viagem internacional pela a primeira vez com treis parada,existe algum cuidados para quem vai fazer uma viagem internacional sozinha ? corro algum perigo? sei que e uma pergunta meio boba mais como voce e uma pessoa viajada acho que pode tira as minhas duvidas

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Maria! Temos dicas para quem viaja sozinho neste post: https://www.viajenaviagem.com/seu-estilo/solo/

carlos
carlosPermalink

Boa tarde minha duvida è: vou comprar a minha passagem de teresina a londres na hora de embracar as minhas malas em teresina quando eu chegar no aeroporto de sp eu vou ter que embarca minhas malas novamente ou só verei elas no meu destino final?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carlos! Se a passagem for vinculada, você já deve sair de Teresina com seu cartão de embarque São Paulo-Londres, e não precisará reembarcar a bagagem.

Renisson
RenissonPermalink

Olá!

Será que pode ter algum problema se eu levar 50 euros por dia?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Renisson! Pode dar encrenca caso peçam comprovação dos 65 euros exigidos por dia.

Daniela
DanielaPermalink

Olá, se eu fizer conexão em Barcelona, com destino a Londres, mas com bilhetes separados (companhias diferentes, não vinculadas - Singapore/British), eu devo fazer a imigração na Espanha para retirar a bagagem para então embarcar no voo para Londres? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniela! Sim. E não faça mais isso -- nada é mais estressante do que fazer conexão com passagens não-vinculadas.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum/

Niva
NivaPermalink

Olá, como não falo ingles comprei pacote de viagem atraves de agencia de viagem, com guia em portugues, vou ficar 07 dias na Italia e 03 em Paris, todos os traslados serão realizados pela agencia de turismo de onibus.

No entanto vou fazer conexao em Londres até chegar ao meu destino final que é Roma, estou com um pouco de medo pois me disseram que é bem complicado passar por Londres, será posso ter problemas na imigraçao, apesar da agencia ja ter providenciado os documentos necessarios, ou seja, seguro viagem, todos os hoteis e passagem de ida e volta e cartão de débito.

Outra duvida minhas malas serão entregues no meu destino final (Roma) ou terei que pega-las em Londres.

Obrigada

--A.L.
--A.L.Permalink

Suas malas serão despachadas para Roma diretamente.

Peça um intérprete se for o caso na imigração em London. Em geral eles providenciam alguém (normalmente alguém que fala por viva-voz no telefone em Português de Portugal, mas resolve).

camila
camilaPermalink

olá eu gostaria de saber a seguinte questaõ,uma amiga minha me falou que eu posso esta abilitando meu cartao de popanção do banco do brasil para usar na europa, isso procede?

jorginho
jorginhoPermalink

Boia a minha duvida tambem e sobre cartao eu queria saber se eu posso esta fazendo um cartao de credito internacional pré pago,com meu cartao conta poupança? ou eu para esta adiquirindo um cartao internacional p´re pago terei que ter necessarimanete uma conta corrente?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jorginho! Os cartões pré-pagos recarregáveis, tipo Visa Travel Money, não são atrelados a contas correntes. Você pode comprar com corretoras como a http://www.cotacao.com.br .

Gabi
GabiPermalink

Olá! Vou fazer uma viagem para a Suécia com conexão na Alemanha. Pelo que entendi no post, passarei pela imigração na Alemanha, certo? E na volta? Passo na imigração da Suécia ou Alemanha? Pergunto isso pois só terei 1h25 de conexão entre o voo da Suécia e Alemanha mas me disseram que na volta a imigração é muito mais rápida e que dará tempo.
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gabi! O texto é claro.

Iolanda
IolandaPermalink

Comprei uma passagem pra Roma com conexão em Madri. Apesar de já ter todos os requisitos para a entrada prontos, sei de casos de pessoas que foram extraditadas sem mais nem menos. Bóia, vc acha melhor tentar trocar a conexão? Obrigada desde já e parabéns por tirar tantas dúvidas de pessoas aflitas e inseguras...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Iolanda! Essa fase já passou. Tenha todos os seus documentos organizados, e não implicarão.

Luciano Lima
Luciano LimaPermalink

Olà, boa tarde. Tenho uma dùvida.

Vou tomar um voo para a Itàlia com conexao em Holanda. Estou indo porque vou me casar com uma cidada extra-UE que tem residencia legal na Itàlia. Se eu disser isso na imigracao eu poderei ser deportado?

Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciano! Infelizmente só entendemos de turismo. O que sabemos é que você precisa de uma passagem de volta e reservas ou carta-convite para todo o período da estada.

Paulo jose
Paulo josePermalink

Olá caro amigo passarei 25 dias em edimburgo gostaria de saber se a necessidade de levar um plano de saude? é qual voce me indicaria se caso for necessario?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paulo José! Não saia do Brasil em hipótese nenhuma sem seguro-assistência. Na internet é superfácil comprar -- a Mondial, a Assistcard, a GTA e várias outras têm sites personalizados para brasileiros. Um seguro internacional muito elogiado e um pouco mais barato, com site em inglês, é a Nomad.

Paulo jose
Paulo josePermalink

valeu cara,outra duvida que surgiu para 25 dias eu tenho que levar quantas libras? pelo o que eu vir no seu site e 70 libra por dia , 70 libra por dia dá quantas libra? eu nao vou te gasto lá eu quero o dinheiro só para passar pela a imigração,desculpa cara por essa duvida e que eu ja tentei fazer as contas e nao consigo

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paulo! Veja a cotação atual e a equivalência em outras moedas em http://www.oanda.com .

gabriela
gabrielaPermalink

olá, voce esta de parabens !!!!! minha duvida é.. estou indo para Europa só que na minha escola eles nao pode me dar uma declaração em ingles eu posso levar essa declaração em portugueis mesmo?, essa declaraçao e para mostra que tenho vinculo com o Brasil e pretendo voltar

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gabriela! Você pode levar como um plus, mas esse tipo de documento não é necessário. Veja as exigências no texto acima.

solange
solangePermalink

Em primeiro lugar quero dar os parabéns pelo site. é ótimo. agora a dúvida. vc mencionou que viagens entre países, como Bélgica e Suíça, são consideradas 'domésticas'. vou seguir de Bruxelas a Zurique de avião e queria saber se entro nas regras de restrições aduaneiras de Zurique, que diz ser permitido importar apenas 2 litros de álcool, com teor até 15°, por pessoa. Como vou passar por outros países durante a viagem (ZUrique será a última do roteiro), provalvemente terei na mala mais de 2 litros e as compras devem passar os 300 francos suíços permitidos. desde já agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Solange! São vôos domésticos.

tadeu
tadeuPermalink

Boa estava vendo os seus comentarios onde voce fala que jamais deveremos sair do nosso país sem um seguro de viagem eu andei pesquisando e achei o GTA Global muito barato sem falar que se voce comprar ele no boleto bancario ainda ganha desconto, eu gostaria de saber voce como é um cara viajado se esse agencia de seguros de viagem e uma agencia confiavel ? se eu nao terei nenhum problema com ela

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tadeu! Pode comprar no próprio site da seguradora.

solange
solangePermalink

bom dia. peço desculpas, mas não entendi sua resposta. vou poder entrar em Zurique com mais de 2 litros de bebidas ou se tiver comprado mais que a cota suíça terei que deixar na alfãndega? obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Solange! Vindo de qualquer outro país do Espaço Schengen você não passará por nenhuma alfândega, logo não terá sua bagagem examinada, logo estará sujeita apenas às regras de transporte da cia. aérea, não da autoridade aduaneira.

rafa
rafaPermalink

olá! gostaria de saber se pego minha bagagem antes ou depois de passar pela imigração em madrid. meu destino final é a própria cidade.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rafa! Passa-se sempre antes pela imigração.

Felipe Santos
Felipe SantosPermalink

Olá! Tenho uma viagem para a Irlanda, porém vou ficar em Dublin 2 dias e depois vou pra Republica Tcheca, Alemanha e depois volto para Dublin para ficar mais uma semana. Pode me dar uma assistência de como proceder com a imigração? Na chegada no primeiro dia em Dublin, informo sobre essa viagem na Europa Continental? Terei que passar pela imigração 04 vezes? Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Felipe! Declare que vai ficar dois dias em Dublin. Na volta, declare que vai ficar uma semana. Fale sempre a verdade. Leve sempre organizados suas passagens e reservas e seguro-saúde.

Felipe Santos
Felipe SantosPermalink

Valeu!

Luciene
LucienePermalink

Bom dia! Parabéns pele site.
Vou para Amsterdam passando por Lisboa(quero ficar uns 02 dias para conhecer a cidade), depois vou para Amsterdam, a minha dúvida é se qdo eu for para Amsterdam 02 dias depois passarei novamente pela imigração?
Grata.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciene! Como está bastante claro no texto, não há imigração em vôos entre países do Espaço Schengen.

Ana Maria
Ana MariaPermalink

Olá vou pra Turquia em junho com a Swiss e como é a primeira vez que passo por este aeroporto tenho algumas dúvidas. Vou precisar fazer a imigração em Zurich? E as malas tb deve pegá-las e depois despachar? Tenho 1h40 pra pegar o vôo pra Turquia mas pelo que li nos posts acima dá tempo, visto a rapidez e organização no aeroporto. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Maria! Como está bastante bem explicado no texto, você vai fazer apenas trânsito, a imigração é na Turquia, que não faz parte do espaço Schengen.

inacio
inacioPermalink

Olá, comprei um ticket por milhas na staralliance, brasil-singapura. O trecho que mais me preocupa é quando saio de lisboa e chego em zurique pela tap e terei somente 50 minutos para pegar o outro voo pela lufthansa que sai de zurique para frankfurt. Pegunta: como são companhias diferentes terei de pegar e redaspachar a bagagem? Será que terei tempo suficiente?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Inácio! A bagagem vai direto. Você não fará imigração ao chegar, apenas trânsito para o embarque internacional.

João Martins
João MartinsPermalink

Boa Noite, vou para o Porto pela Ibéria com conexão em Madri ,tenho passaporte europeu,disseram me ser pelo terminal 4S, onde é feita a alfândega em Madri ou no Porto ?
Obrigado.

Rita
RitaPermalink

Olá,
Vou pra Europa em novembro deste ano, sei q esta época é bem fria, passarei pela Suiça, que tipo de roupas devo levar? Onde compro aqueles casacos térmicos de neve?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rita!

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/no-ar-vai-por-mim-europa-no-frio/

Compre seu casaco de penas em qualquer loja de departamento.

Rita
RitaPermalink

Muito obrigada. Sempre seguimos as dicas do seu site antes de viajar...

Rita
RitaPermalink

Olá,
Desculpe por perguntar fora do tópico apropriado, mas não encontrei nada sobre Chamonix na França. Estamos pesquisando um hotel, mas as indicações no Trip Advisor não tem ajudado, todos falam mal dos hotéis... Alguém já esteve por lá e tem alguma experiência com os hotéis pra relatar? Agradeço muitissimo pela ajuda...Queria uma indicação segura.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rita! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

Enquanto isso, dê uma olhadinha no que dizem no Booking; é bem mais fácil filtrar por tipo de hóspede (e todas as resenhas são de pessoas que se hospedaram, porque os formulários só são enviados depois do checkout).

Ana
AnaPermalink

Rita, qdo fui a Chamonix fiquei no NOVOTEL, peguei uma promoção no site da Accor, como era fora da temporada de esqui os preços foram quase os de Ibis. Muito bom hotel, ele não é no centrinho da cidade, mas como estávamos de carro isso não foi problema.

Philipp
PhilippPermalink

Rita estive em Chamonix 2 vezes. Na primeira fiquei no Mercure Chamonix Centre e na segunda em um Chalet que um amigo alugou (e que infelizmente não lembro o nome). As 2 vezes fomos para esquiar assim o hotel era basicamente para dormir.

Eu tentaria ficar perto do centro, para você poder comer raclette e beber vinho sem se preocupar em depois voltar dirigindo para seu hotel. Na época (em 2006) gostamos do Mercure que apesar dos quartos espartanos estava muito proximo do centro. Na segunda vez (2007) o chalet era um pouco mais afastado e depois de uma jantarada com bastante vinho fomos parados pela policia que pediu para fazer teste de bafometro, mas felizmente não tivemos problemas. Desde então eu prefiro ficar em regiões centrais para não ter este tipo de stress.

Chamonix é indescritível, mas não recomendo muito para principiantes se a intenção é esquiar pois é um lugar bem técnico e difícil. Caímos no erro de aprender lá, e a minha co-pilota ficou meio traumatizada por conta da dificuldade de lá.

Jaqueline
JaquelinePermalink

Rita, estive em Chamonix em setembro/2012 e amei a cidade. Fiquei no Mercury Centre e achei ótimo! Tem um café da manhã bem gostoso, tivemos um ótimo atendimento, na recepção com um francês que estava aprendendo português pra vir na Copa aqui (kkkkk) e com isso treinou com a gente e adorou kkkkkk ele foi super simpático e atencioso, fez reservas pra nós em um restaurante, o qual tb recomendo (Atmosphere, continha salgadinha mas boa culinária e vinhos). O quarto que conseguimos tinha vista para o MontBlanc e no 1º andar (o que foi bom pois os quartos do 1º andar tem varandas grandes com espreguiçadeiras, boas pra relaxar tomando um vinho apreciando o Mont Blanc num fim de tarde. Os de andares superiores tem pequenas sacadas). O Mercury Centre fica, como diz o nome, no centro, por isso nem precisa de carro, ótima localização.
Espero ter ajudado!

Tamara
TamaraPermalink

Rita, fiquei no Club Med em Chamonix e gostei bastante. Você tem acesso a algumas pistas sem precisar sair do hotel e aulas de esqui/snowboard incluídas na diária. Além disso, você poderá ir ao centro a pé, pois é muito perto.

Zé Maria
Zé MariaPermalink

A carta-convite precisa ser registrada em delegacia ou cartório?
A minha agente disse que a carta pode ser simples, sem registro.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Zé Maria! Não precisa registrar não.

Zé Maria
Zé MariaPermalink

Pois é, eu comentei porque li agora.
Quem falou que a carta pode ser simples foi a Dani da agência do Bruno Vilaça.
Ter que pedir para meu anfitrião ter que ir numa delegacia é chato sad

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Zé! Então, a nova orientação é que não precisa registrar não.

Zé Maria
Zé MariaPermalink

Ótimo.

clóvis martins
clóvis martinsPermalink

Alguém aí pode me dizer como uso o Perguntódromo? Não achei o "caminho" no site. Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Clóvis! Deixe sua pergunta em qualquer caixa de comentários pertinente ao assunto. Nós respondemos todas. As que não sabemos, ou que necessitam de participação dos leitores, são inclusas por nós no Perguntódromo.

Eveline
EvelinePermalink

Está respondida minha duvida sobre alfandega e malas despachadas
que nem a agencia de viagens soube me dizer tão claramente!
há muito tempo sigo vcs!
Muito obrigada, sempre!

Marília
MaríliaPermalink

Gostaria de saber quais os destinos brasileiros idéais para ir em agosto?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marília! Esse é um post sobre a Europa! Para que possamos manter a caixa de comentários em ordem, por favor, deixe seu comentário em um lugar pertinente. No menu superior você encontra conteúdo sobre o Brasil. Obrigada!

Eliane sousa
Eliane sousaPermalink

Bóia

eu ia viajar para escócia agora dia 20 de junho mais como deixei para ultima hora a passagem subiu muito entao vou deixar para ir só em julho ou agosto, a minha duvida é.....
a minha carta convite chegou hoje eu gostaria de saber se essa carta convite tem validade já que ela tem a data que foi escrita e ela diz que vou passa na escócia treis semanas,

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eliane! É preciso que a data da viagem que conste na carta-convite seja a mesma da sua viagem.

Eliane sousa
Eliane sousaPermalink

na carta nao fala da data que vou apenas que vou passar 3 semanas corre risco deles nao aceitar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eliane! Se você tem tempo, peça uma nova carta, datada com a época que você vai para lá.

Fernanda
FernandaPermalink

Vi no site da Embaixada de Portugal no Brasil que, além de passaporte válido, passagem de ida e volta, reserva de hotel, seguro viagem e comprovante de meios financeiros para se manter lá, é necessário também apresentar "documento comprovativo de vínculo laboral ou actividade profissional no Brasil (devidamente reconhecido em Cartório e autenticado no Consulado de Portugal na área de residência)". Quero saber se isso é realmente exigido lá na imigração? Ou só os demais documentos já são suficientes? Como faz uma pessoa aposentada, por exemplo, que não tem vínculo laboral?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernanda! Se o agente chegar ao ponto de exigir isso, é porque está caçando uma desculpa para te barrar. Ninguém viaja com isso não.

Beth Castro
Beth CastroPermalink

Comprei passagem para Portugal com milhas do meu cartão visa platinum do Banco do Brasil. Paguei as taxas com esse cartão. Posso emitir o seguro assistência do Visa pela Internet? Você acha melhor comprar outro seguro? Ou esse seguro do Visa é suficiente? Tenho 66 anos e viajo sozinha. Farei uma escala em Paris de 8 horas. Vou sair do aeroporto mas gostaria de saber se o voo Paris/Lisboa exige apresentação com 2 horas de antecedência ou é como voo doméstico que exige apenas 1 hora?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Beth! Sim, pagando as taxas você tem direito ao seguro do Visa. Saiba que na maioria dos casos, se ocorrer algo, você vai primeiro pagar as despesas, e depois pedir reembolso.

Sim, é recomendável estar de volta pelo menos uma hora e meia antes do seu segundo vôo. O seu tempo líquido em Paris será de mais ou menos 3 horas, 3 horas e meia (1 hora para alfândega, 1 hora de deslocamento de ida, 1 hora de deslocamento de volta, 1 hora e meia, 2 horas de antecedência de apresentação; sobram 3).

Beth Castro
Beth CastroPermalink

Bóia,
Esqueci uma outra questão. Sou aposentada do INSS. Como vou para Lisboa isso seria suficiente como seguro assistência? Tenho que levar alguma documentação do INSS? Como passarei pela imigração em Paris? Será que ele não vão encrencar, já que a França não tem esse convênio com o Brasil?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Beth! Para a França você precisa obrigatoriamente de um seguro privado.

Provavelmente não valha a pena tirar o seguro pelo INSS só para Portugal.

Veja como fazer:
https://www.viajenaviagem.com/2013/01/viagem-a-europa-como-fazer-o-convenio-do-inss/

Paulo
PauloPermalink

Olá.
Tenho uma dúvida muito básica, típica de quem nunca viajou.
Irei pela primeira vez ao exterior em julho. Com relação a ida, está tudo claro. Minha dúvida é com a volta. Entrarei (e sairei) no espaço de Schengen pela França. Na ida, passo na imigração e recebo um carimbo de entrada no passaporte. Mas e na hora de voltar da França ao Brasil? Devo receber algum carimbo de saída do espaço de Schengen no passaporte? Se devo, onde pegá-lo no aeroporto francês? Seria no mesmo setor de imigração onde passarei para entrar ou há um lugar específico para esse registro de saída do espaço de Shengen?
Agradeço antecipadamente.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paulo! Na saída carimbarão o seu passaporte num local provavelmente próximo do carimbo da entrada. Às vezes carimbam longe, mas sempre carimbam.

Luzicarla Softov
Luzicarla SoftovPermalink

Olá!
Minha dúvida tbm é sobre a volta e Londres. Saio de Paris no dia 29/05 para Londres via trem bala. Pelo que entendi, quando eu chegar em Londres, não preciso fazer imigração, pois estarei vindo de um país pertencente ao Tratado de Schengen, né?!
Meu destino final é Londres, de lá que retornarei para o Brasil, mas ainda farei conexão em Amsterdã. Neste caso, na volta só passarei pela imigração em Londres, certo?
Obrigada desde já pela ajuda de parabéns pelo site.
Abçs,

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luzicarla! Há imigração entre a França e a Inglaterra. Não há imigração de saída na Inglaterra. Você vai desembarcar em Amsterdã diretamente na ala internacional de trânsito e seguir viagem.

Luzicarla Softov
Luzicarla SoftovPermalink

Oi Bóia!
Então... pensei que tinha que passar pela imigração na volta. Que bom!
Quanto a imigração da França para Inglaterra, como vou fazer este trajeto de trem, é praticamente a mesma coisa que no aeroporto, né?! Quando sair do trem (Eurostar), devo procurar a imigração então, certo?Deve ser uma sala que nem no aeroporto, eu imagino...
Desculpe as perguntas bobas, mas é minha primeira viagem pra fora. grin
Obrigada pela dica!
Abçs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luzicarla! Chegue com 1 hora de antecedência, tudo vai dar certo.

Luzicarla Softov
Luzicarla SoftovPermalink

Valeu!

Mariana
MarianaPermalink

Boa noite!
Gostaria de saber quais os procedimentos de imigração no caso de intercâmbio de graduação, com duração de 1 ano. Quais os documentos que poderão ser solicitados?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mariana! Somos um site de turismo.

Rodrigo
RodrigoPermalink

Amigo, obrigado pleas dicas. Sempre que viajo Sligo suas orientaçoes. Vou fazer uma conexao na Ida em Zurich destino Nice de10hs e na Volta em Frankfurt vindo de Amsterdam de 11hs. Você acha que terei algum problema para sair do aeroporto? Tenho que levar francos para o train aeroporto estacao central e para usar na Cidade? Obrigado pela sempre preciosa ajuda.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rodrigo! É provável que você consiga usar cartão para fazer todos os pagamentos que precisar. Senão, pode usar o seu cartão de banco, habilitado para saques internacionais, para tirar dinheiro no caixa eletrônico em moeda local. A maioria dos lugares que atendem turistas aceitam euros em espécie.
Nenhum problema em sair do aeroporto. Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/intervalo-entre-voos/

OCTAVIO METZ
OCTAVIO METZPermalink

Olá !
Tenho passagem da TAP - POA com destino final em Frankfurt, conexão em Lisboa. As dúvidas: posso despachar a bagagem para retirada em Frankfurt e a imigração (carimbar passaporte ) é feito em Lisboa ou Frankfurt? Obrigado pela atenção e resposta.
Octávio.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Octavio! Está tudo explicadinho no texto lá em cima, mas vou dar uma colher de chá procê: a bagagem vai direto para Frankfurt, e a imigração você faz em Lisboa. wink

Carol Guelber
Carol GuelberPermalink

Rita, eu fiquei no centro da cidade , num hotel simes, mas muito bom, com um excelente café da manha. Acho que chamava Le Chamonix. gostei muito e a localizacao e excelente! http://www.hotel-le-chamonix.com/

Carla
CarlaPermalink

Olá! gostaria de ver se você pode me ajudar com umas dicas rs
Estou programando uma viagem de 80 dias para Sevilha para fazer um curso de 1 mês e depois aproveitar que posso ficar até 90 dias na Europa como turista, gostaria de viajar pela Espanha e França.. comprei um passagem para Sevilha com conexão em Madrid,e o retorno ao Brasil será por Paris.Estou com muito medo da conexão em Madrid, pois dizem que é a dura e deporta muitos brasileiros. Passarei pela imigração de Madrid sendo que meu destino final é Sevilha (ainda na Espanha)? Você acha mais garantido eu entrar por Portugal e ir de trem para Sevilha?
Obrigada e um abraço!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carla! Sua imigração será em Madri, mas não precisa temer: se você estiver com a documentação necessária, não vai dar galho nenhum.

Alessandra Miranda
Alessandra MirandaPermalink

Olá Bóia.Me tira uma dúvida.Vou voar de Belo Horizonte a Paris com conexão no Rio de Janeiro.Comprei as passagens vinculadas.Minha mala segue direto para Paris ou preciso reembarcá-lãs no Rio?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alessandra! Sua bagagem vai direto para Paris.

Alessandra Miranda
Alessandra MirandaPermalink

Lembrei de outra dúvida.Vou ficar duas semanas em Edimburgo na casa de amigos e chego lá no dia 26 de maio .A minha carta convite está datada de 25 de maio e só especifica que ficarei lá duas semanas.Você acha que pode dar algum problema?teria que colocar a minha data de chegada e de saída?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alessandra! Seria melhor ter a data de entrada e saída, mas a data de entrada é praticamente a mesma da data da carta, então não deve dar problema.

Alessandra Miranda
Alessandra MirandaPermalink

Muito obrigada!!!Muitas dúvidas para viajante de primeira viagem!!

Marcio
MarcioPermalink

Olá! Na volta da Europa sairei por Londres, fazendo o trajeto aéreo Paris-Londres-Brasil (vôos da British Airways usando Londres como conexão).

Quando eu desembarcar na conexão de Londres vindo de Paris passarei na imigração antes de pegar meu vôo de Londres para o Brasil? Ou, devido a Londres ser conexão, desembarcarei e aguardarei na própria sala de embarque internacional do aeroporto de Heathrow pela chamada do meu vôo para o Brasil?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcio! Você não passará pela imigração na Inglaterra; ficará direto na área de trânsito internacional.

Marcio
MarcioPermalink

Muito obrigado pela ajuda!

Jezane
JezanePermalink

Olá !
Tenho uma dúvida. Irei pela Klm p Paris, onde será feito uma conexão em Amsterdam, onde passerei pela imigração ?
Obrigada ! O site é de imensa ajuda.