Itacaré: leitores relatam dois assaltos na Tiririca no feriado

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Praia do Resende, Itacaré

Post de 2012

Depois de um ano sem registrar novos depoimentos sobre assaltos nas trilhas, a questão da violência em Itacaré volta em cartaz aqui no site.

Dois leitores foram vítimas de assaltos semelhantes, no mesmo lugar, com diferença de dias, agora no feriadão de 1º de maio. Ambos estavam hospedados em pousadas na praia da Tiritica e foram interceptados por um encapuzado armado de revólver quando iam no fim da tarde para a Pituba (a rua dos bares e restaurantes, perto do centro).

A primeira foi a Bia, na sexta dia 27. "A polícia nem apareceu. Todo mundo sabia e ninguém avisou do perigo para a gente deste trecho no fim da tarde", conta ela.

O segundo relato foi do Ari e da Mariana, que são portugueses e escolheram se hospedar na Tiririca para estar na praia e ao mesmo tempo perto do centro. Eles foram assaltados no 1º de maio. "Embora uma senhora no centro tenha nos avisado do perigo, o caminho era curto e facilitamos", diz o seu relato.

Realmente, a distância é curta: 10, no máximo 15 minutinhos a pé. As pousadas na Tiririca são rústicas e são as únicas pé-na-areia na zona urbana de Itacaré. Durante o dia, tanto a Tiririca quanto a sua vizinha Resende (na foto do alto) são movimentadas; no fim da tarde é que a região fica erma.

Agora: se todo mundo na cidade sabe que acontecem assaltos no fim da tarde na região, por que raios não há policiamento?

Não dá para entender.

Leia mais:

Trilhas em Itacaré: perigo de assalto mesmo com guias

De ônibus pela Costa do Dendê

40 comentários

Helder
HelderPermalinkResponder

Nós fomos a Itacaré 3 anos atrás e não ficamos confiantes em relação a segurança. Uma pena porquê o lugar é muito bonito e sendo assim não dá nem vontade de voltar.

Igor
IgorPermalinkResponder

Resumindo, as pousadas na verdade são pé na cova.
Brasil nunca mais!

Luís Fernando

"Agora: se todo mundo na cidade sabe que acontecem assaltos no fim da tarde na região, por que raios não há policiamento?"

-

Riq, estamos no Brasil, o país do OBA-OBA, o país do "pra inglês ver", o país do pão e circo... Muito se paga de imposto para não se ter absolutamente nada da parte do governo e segurança se inclui nisso... Lamentáveis esses relatos, por isso que o turismo no Brasil tende a perder força... Já é caríssimo se comparado a países como Mexico, EUA, Caribe, etc... Não compensa...

Iza razera
Iza razeraPermalinkResponder

Bom saber sobre isso, péssimo saber sobre isso. Apesar da vontade de conhecer Itacare, não viajo para ser assaltada. Assim, desculpe baianos, não irei conhecer o que é que a Bahia tem.

Magrineli
MagrineliPermalinkResponder

Ricardo, na verdade o problema não é de hoje... amo Itacaré, estive lá duas vezes faz mais de 3 anos e já naquela época dava-se notícias de assaltos neste trecho, mas principalmente nas trilhas de acesso as outras praias (especialmente a prainha). Alguns mencionavam até casos de estupro. Na segunda vez o guia q me atendia, q é nativo, foi assaltado com um grupo em uma das trilhas. Consultem páginas no orkut sobre Itacaré q aparecerem outros relatos. E quando mencionei o assunto tanto estando lá como depois na internet, observei a mesma reação: todo o comportamento amistoso de nativos e moradores mudava para um tom aspero quase agressivo no sentido q isto tudo são casos isolados, e que não deveríamos relatar isto porque se perde o ganha pão deles. O Governo do Estado da Bahia é omisso, a polícia é omissa e a população silencia tudo...

Margareth
MargarethPermalinkResponder

Magrineli
Não é bom para o lugar relatar violência(assalto é um ato), mas se não relatamos estamos sendo omissos com os outros viajantes amigos ou internautas. Minha opinião é deixe de ir (não irei), quem sabe o movimento cai,os proprietários se movimentam e exigem mais policiamento. Isto serve para qualquer localidade.

Rina
RinaPermalinkResponder

A Bahia no rumo incerto. Paulista ha 28 anos na terrinha, maior defensora da Bahianidade e tendo que rever infelizmente a opção pela Bahia para morar e desfrutar. Uma pena!!!!!

Lu
LuPermalinkResponder

Sou louca prá conhecer Itacaré, mas acho que perdi a hora. Qdo pensei em ir, já tinha começado essa estória de assalto ppalmetne nas trilhas p/as outras praias mais distantes. Mas, o q mais me impressionou q parece q essa praga está se espalhando ... outro dia, conversando c/uma amiga, ela me falou q foi assaltada em Porto de Galinhas!!! Numa área da praia um pouco mais afastada, pois ela e o marido gostam mto de caminhar, vieram 2, um de cada lado e levaram a bolsa dela q estava c/tudo - $$, cartão, cel, pelo fato do cofre do qto estar c/defeito. Tá ficando difícil viajar no Brasil - caro e sujeito a assaltos!! A ñ ser q vc vá p/um grande resort e ñ saia de lá. Pousada pequena tb ñ serve, pq outro dia assaltaram uma inteira, só ñ me lembro aonde, mas fiquei boquiaberta ...

Frank (Dois Mapas)

Infelizmente, a tranquilidade de praias "remotas" está acabando. Cidades maiores como B. Camboriú, Natal e Angra dos Reis já estão entre as mais violentas do país. E essa moda de arrastão em pousada inteira está, infelizmente, se expandido.

Silvina Laura
Silvina LauraPermalinkResponder

Eu realmente gostaria de saber se alguma vez você veio visitar B. Camboriú porque para seu conhecimento é a cidade mais segura do estado considerando o número de habitantes e o fluxo de turistas que recebemos a cada ano. Desde já fica o convite para todos que queiram curtir praias lindas e a melhor noite de Brasil.

Renato
RenatoPermalinkResponder

Infelizmente essa é a realidade do nosso brasil brasileiro. Se o país estive tão bem quanto o governo pinta, essas situações não estariam ocorrendo.
Isto está se tornando rotina em destinos turísticos, principalmente de litoral, e mais ainda no Nordeste. Eu sou umas dessas pessoas que ama visitar o Nordeste, mas evito o máximo que posso. Acho o pior dos mundos ir passear e ter que ficar toda hora olhando pra trás nas cidades com medos de trombadinhas e ladrões ou ficar com medo de andar em trilhas ou praias mais desertas. Isso é inaceitável.

Já fui assaltado com arma na cabeça em Porto de Galinhas, perseguido por moleques drogados na praia de boa viagem no Recife e ameaçado por um dito "guia turístico" nas Alagoas porque não contratei os serviços dele. E ainda me criticam quando quero ir para o Caribe....

Não dá, simplesmente não dá.

Frank (Dois Mapas)

Concordo 110%. No Brasil, só resort e olha lá.

Renato
RenatoPermalinkResponder

Aí está outro problema Frank. Para ficar tranquilo em alguns lugares do nordeste você é obrigado a se trancar em resorts e ficar por lá. Meu estilo não é esse, gosto de passear, ver cidades, praias, lugares diferentes ao invés de ficar dentro de um hotel só.

E aí desanima....

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Caros amigos agradeço a todos pelas dicas estou querendo ir para Itacaré na praia do Tiririca, mas confesso que agora figuei bem preocupada imagine só ser assaltado em uma trilha.

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Bóia e trips,
Estou precisando de dicas de blogs que falem de Itacaré para uma amiga que está indo pra lá agora. Alguém?
Abs,

Livia Mochileira

Estive lá agora no feriado de 2 de novembro. Houve um assalto numa trilha, a de Jeribucaçu. O pior é que a galera estava COM GUIA!!! Bateram no guia, renderam a galera, levaram máquinas, dinheiro, cartão, tudo! Isso foi no dia 31 de outubro. A cidade inteira ficou sabendo, mas até o dia que eu fui embora não pegaram ninguém lá. ITacaré é uma cidade maravilhosa, mas está ficando perigosa viu!

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Bóia e Lívia,
Muito obrigada! smile

Maria Medeiros

Nossa, tô muito assustada com esses relatos de assaltos... tô querendo ir pra lá no carnaval, mas diante desse quadro de violência, fica a dúvida: onde se hospedar? Na praia de Tiririca eu não me hospedarei justamente por causa dos assaltos. Não estou a procura específica de descanso ou badalação, quero apenas conhecer as praias lindas e o carnaval será a única oportunidade que terei. Alguém me sugere o melhor lugar pra eu pegar hotel/pousada? Desde já agradeço muito!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria! Basta não andar entre a Tiririca e a Concha no fim da tarde.

Leia sobre onde se hospedar em Itacaré neste post recentíssimo:
https://www.viajenaviagem.com/2012/12/praias-bahia-itaparica-morro-sao-paulo-boipeba-barra-grande-marau-itacare-ilheus-una-comandatuba-canavieiras/

janeth
janethPermalinkResponder

Ola Maria boa noite...Itacare é maravilhoso,as praias sao lindas..a natureza impressiona..claro,não fugimos do cotidiano , é bom ter cuidado em alguns lugares ,não fazer trilhas sozinha..não andar final de tarde nas praias e assim fica td bem...Ñ deixe de vim.

Maria
MariaPermalinkResponder

Passarei alguns dias no final deste ano na pousada Pedra Torta. Alguém já escutou falar? Comprei sem antes consultar a Bóiasad Ví as fotos depois e acho que não irei gostar...

Poxa! depois de ler os comentários estou feliz e confusa... Feliz por saber que podemos dar Graças à Bóia! por ter um site tão útil no Brasil(não viajo sem antes checar, de jeito nenhum.) Mas dessa vez foi uma correria. Comprei para depois checar e estou bem arrependida de não ter optado por Trancoso na hora que estava na agência...
Por falar nisso, alguém sabe quais são as regras legais no caso do consumidor se arrepender e desistir/ modificar o destino à véspera da viagem? (ps. comprei na agência de turismo - aéreo, pousada + transfer) Eu estou bem tentada a mudar para Trancoso, caso o preço fique quase ela por elas. Afinal, que graça tem viajar e ficar estressada com ladrão?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria! A pousada fica na Praia da Concha. Clique e veja o que dizem os clientes do Booking que se hospedaram por lá.

No contrato que você assinou com a agência você deve ter concordado com regras de cancelamento; veja o que você assinou.

Leia mais sobre Itacaré e Trancoso no nosso novo miniguia de praias:

https://www.viajenaviagem.com/2012/12/praias-bahia-itaparica-morro-sao-paulo-boipeba-barra-grande-marau-itacare-ilheus-una-comandatuba-canavieiras/

https://www.viajenaviagem.com/2012/12/praias-bahia-itaparica-morro-sao-paulo-boipeba-barra-grande-marau-itacare-ilheus-una-comandatuba-canavieiras/

Ana Luísa
Ana LuísaPermalinkResponder

Estou pensando em passar uma semana em maio em Itacaré. Goastaria de saber sobre o clima, se ainda estão ocorrendo assaltos nas trilhas e se a pousada Atlântica é bem cotada.
Agradeço pela atenção,
Ana Luísa

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Luísa! Maio já é época chuvosa na região.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/

Os assaltos acontecem na trilha da Prainha e de Jeribucaçu, são bastante esporádicos mas ainda não conseguiram ser erradicados. Andar a pé da Tiririca à Concha no entardecer também continua desrecomendado.

Marcelo de Moraes

Interessante perceber que relatos de assaltos em Itacaré estão sendo deletados. Muito estranho. Eram vários e se tornaram 2 conforme o título, vou espalhar por aí que site que era tão bom está fazendo isso. Uma pena

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! Este é um segundo post sobre o assunto e se refere especificamente ao trecho entre Tiririca e Concha. Você deve estar se referindo a um outro, que continua no ar:

https://www.viajenaviagem.com/2010/04/trilhas-em-itacare-perigo-de-assalto-mesmo-com-guias/

Daniel
DanielPermalinkResponder

Gostaria de saber sobre a segurança em itacaré (principalmente nas trilhas) e se os relatos sobre assaltos ainda continuam. Ficarei Hospedado no Ecoporam e gostaria de saber se existem relatos de assaldo nos percursos próximos a região.

sds,
Daniel

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniel! As últimas notícias são de que o trio que fazia os assaltos nas trilhas foi preso em janeiro. O policiamento aumentou na região. Se for fazer as trilhas, tenha cuidado e siga as recomendações dos guias.

Daniel
DanielPermalinkResponder

Obrigado!

Valeria Rubio
Valeria RubioPermalinkResponder

Oi Bóia,
Cheguei de uma viagem à Bahia semana passada. Sempre viajo com dicas do VNV, todas ótimas e depois que o conheci minhas viagens são muuuuito melhores, por isso sinto-me obrigada a colaborar com informações fresquinhas de Itacaré! Bom, fiz as trilhas, andei entre tiririca e conchas, com cuidado, é claro, mas o policiamento está muito melhor na cidade. Perguntei a um guia sobre os assaltos e ele me respondeu que os bandidos não eram da cidade, eram de fora e que a polícia "eliminou" o problema, uih! Nem perguntei como!
Fiz uma pequena enquete sobre o assunto com moradores e turistas que encontrei e ninguém viu ou ouviu falar. Apenas ouvi do garçom de um restaurante pra que eu tivesse cuidado com minha bolsa, mas isso eu tenho em qualquer lugar do mundo rsrs! Beijo e mais uma vez, obrigada!

Mariana Ribeiro

Obrigada Valeria pelo relato. Estou indo para Itacare em Junho e estava morrendo de medo, ate pensei em ir para outro lugar. Se alguem mais tiver noticias, agradeco o relato da experiencia.

Daniel
DanielPermalinkResponder

Mariana,
Gostaria de saber como foi o seu passeio em Itacaré. Ainda recebo relatos de assalto na região, principalmente nas trilhas. Estou planejando uma viajem para lá no mês que vem.
Se alguém tiver ido recentemente e quiser deixar o seu depoimento ficarei grato!

sds,
Daniel

Daniel
DanielPermalinkResponder

Acabei de ler praticamente todo o relato do Site e uma coisa me intrigou. Li diversos comentários sobre assaltos em Itacaré e cheguei até comparar com outros sites de noticias para me certificar da veracidade. Mas, de algum tempo para cá, talvez em média 1 ano, acabaram os comentários. Não estou julgando, mas, será que a cidade realmente virou referencia em segurança, as pessoas pararam de relatar, ou... outra coisa qualquer? Estou de viagem marcada para lá, quero muito conhecer pela beleza da região.. Vou pesquisar, entrevistar e procurar entender a situação real, na volta deixo o meu relato detalhado.

Angelo
AngeloPermalinkResponder

Olá Daniel,
voce chegou a viajar para Itacare ? O que constatou em relação a segurança e a estes relatos do assalto ?
Estou indo para lá em breve.

Fernando
FernandoPermalinkResponder

Quando fui à Itacaré, uns quatro anos atrás, já se falava nesses assaltos. Fui a tudo que é praia, muitas trilhas e não aconteceu nada. Não deixe de conhecer as praias mais lindas do litoral da Bahia. Imperdível.

Renê Silva
Renê SilvaPermalinkResponder

Estive em Itacaré em janeiro com minha esposa, e confesso que fiquei encantado com a tranquilidade do lugar. Me chamou a atenção o fato de eu não ver um polícia na cidade, ficamos dois dias lá. No entanto, não ouvi nenhum caso de assalto, pelo contrário, muita tranquilidade. Muitas famílias com crianças, as praias belíssimas, gastronomia muito boa e variada, pousadas excelentes.
Um dos lugares mais bonitos que já visitei, indico para todos.

Fernanda Rocha Ribeiro Ghazaleh

Já fui em Itacaré inumeras vezes (mais de 10 vezes ao longo dos ultimos 6 anos) e nunca vi, nem passei perto de nenhum episodio de violencia ou assalto, mas é sempre bom estar atento.

Marcos
MarcosPermalinkResponder

Alguém sabe como anda os assaltos nas praias de Itacaré?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcos! Temos aprovado todos os comentários que chegam a este post.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar