Milão: 10 Corso Como, a mãe das concept stores

A loja mais bacana de Milão fica razoavelmente longe do Quadrilattero da Moda, a área delimitada pelas vias Montenapoleone, Manzoni, Sant’Andrea e della Spiga, habitada pelas übergrifes de sempre.

10 Corso Como, Milão

Não dá para dizer que ela é única porque andou abrindo filiais em Tóquio e Seul. Mas certamente é a pioneira em seu estilo, e costuma disputar com a Colette de Paris o título de loja mais cool do planeta. Me refiro à 10 Corso Como, loja-conceito cujo nome é o próprio endereço.

Aberta em 1991 (seis anos antes da Colette) por uma ex-editora da Vogue italiana, a 10 Corso Como foi a loja que lançou o conceito de… loja-conceito — traduzindo: lojas autorais, em que a curadoria do dono/comprador vale tanto quanto as grifes (e as não-grifes) que seleciona para vender.

A 10 Corso Como não tem vitrine. Quem passa pelo Corso Como desavisadamente não tem como saber que atrás daquela passagem discreta existe uma loja tão cultuada. Só ao ganhar o pátio você percebe a loja (na verdade, o que você vê primeiro é o café).

10 Corso Como (café)

O que eu mais gostei ao conhecer a loja pessoalmente foi a total falta de afetação do ambiente. É super tranquilo entrar e circular pelos salões. Mesmo quem não tem interesse em comprar (como eu) vai achar inusitado ver vestidos caríssimos expostos ao lado de quinquilharias exóticas e artigos para casa.

10 Corso Como (loja)

O complexo também tem uma livraria, uma galeria, um café-restaurante e até um pequeno hotel de apenas 3 quartos, o 10 Corso Como 3 Rooms.

10 Corso Como (livraria)

É fato que a Colette ficou bem mais famosa — primeiro por estar em Paris, e depois por mudar totalmente de cara toda a semana. Mas a 10 Corso Como tem um astral bem mais gostoso.

Você já foi à 10 Corso Como? Conte o que achou!

Informações práticas

Os carros desta viagem são alugados com todos os seguros pela Mobility Cars.

O grupo Pestana e as Pousadas de Portugal apoiam esta viagem.

O Allianz Travel é a assistência viagem oficial do #viajenaviagem no projeto Europa de carro.

13 comentários

Achei um charme… Em primeiro lugar vc não imagina o que encontrará lá dentro. Despretensiosa, mas com estilo e bom gosto além dos modelos mais “afetados”. Vale a pena a parada para conhecer e tomar um café ou um spritz.

Olá, preciso de mais algumas dicas, ficar em um hotel na região da Corso Como, fico muito distantes dos pontos turisticos de Milão… e ir de Milão para Veneza de carro, eu tenho que ir até Mestre, ai pego um barco para veneza…ou vou de tren… Me ajudem, que souber, Obrigada!

    Olá, Andreia! Vá de trem, não faz absolutamente nenhum sentido alugar um carro para ir a uma cidade onde o carro não é usado.

    Um hotel próximo à 10 Corso Como é o Una Hotel Tocq.

Estou indo à Itália com minha família.Tenho 2 filhas adolescentes e desde bebes, aproveito para comprar as roupas das meninas no exterior, por ser bem mais barato q no Brasil.Vc tem uma boa dica pra compras com preço bom em Milão? Obrigada,Grazi

A 10 Corso Como é bacana, mas a loja mais legal de Milão, especialmente por ser “acessível”, é a La Rinascente. Ela possui filiais nas outras cidades de grande porte, como Florença, Roma e Veneza, mas a matriz de Milão é maior, melhor e mais variada. Vale á pena a visita.

Mas verdade seja dita, o Riq e os comentaristas acima tem razão quanto ao clima “amistoso” da loja, não me senti intimidada pelo ambiente, e há coisas lindíssimas expostas. Tendo-se o dinheiro e a disposição para pagar o preço sugerido dos produtos não há problema.

Em que pese o mérito da Corso Como como pioneira das concept stores, acho que para o turista brasileiro de classe média, aquele que poupa o seu salário para viajar, não vale a visita. Isso porque tudo lá é caríssimo e está fora do nosso alcance, a não ser que você esteja disposto a dar 50 euros num bloquinho de anotações ou 200 euros num tênis All Star. As roupas e os perfumes nem tive coragem de perguntar o preço. Sem duvida a loja é muito bacana mas eu penso que o objetivo de se ir a um estabelecimento comercial é comprar alguma coisa e não apenas visitar. O pior é que alguns guias e revistas de viagem ficam enchendo a bola da loja e recomendando como se fosse alguma coisa acessível, foi o que me levou até lá achando que ia conseguir comprar alguma lembrança bacana de Milão.

    Mas afinal é uma loja de luxo ou é uma loja popular?
    Pelo que eu entendi é uma loja de luxo. Pode ter o clima cool, ser despretenciosa e ter um atendimento bacana, mas não é uma loja popular, isso os guias devem ter falado.

    Olá, Tattiana! É uma loja de luxo, tem até algumas coisas em conta, mas não está escrito em lugar nenhum que é popular.

    Ao visitar a 10 Corso Como, assim como toda Milão, temos de abstrair da questão do comprar, adquirir. Sentir a experiencia, tomar um drink no bar e ver a harmonia entre vários expositores clássicos e de luxo da loja. ou seja, concorrentes trabalhando harmoniosamente para entregar uma boa experiência ao publico.

Adorei o post com tema moda. A 10 corso como é bem legal mesmo. Se vc nao conhece corre o risco de ficar circulando por ali um bom tempo até entender o conceito ( aconteceu comigo). Estilo totalmente diferente da Colette, a mesma diferença da moda francesa pra italiana.

Eu já estive várias vezes no local, e concordo com o Ricardo…não tem aquela afetação da Colette. Dá para circular na boa que ninguém te incomoda e se precisar de alguma informação, eles são super solícitos. É legal também dar uma passada na galeria pra ver se está rolando alguma exposição interessante.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito