Algarve pro Francisco: deixe sua dica!

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

View Algarve in a larger map

O Francisco está indo para o Algarve daqui a duas semanas e pede dicas para a região. Como não temos nada organizado sobre o destino -- nem dentro de casa, nem em posts selecionados pela /#viajosfera -- e estamos em pleno verão europeu, achei que estava caindo de maduro um post participativo.

Quem aí já foi ao Algarve e tem dicas, blogs e fontes de informação quentes sobre a pontinha sul de Portugal?

Eu só andei pela região numa encarnação anterior (em 1985, a maioria de vocês não estava nem na barriga da mãe), e mesmo assim de passagem, num ônibus que me levou de Sevilha a Lisboa.

Caso voltasse hoje, iria entre meados da primavera e meados do outono, e escolheria uma base para explorar as praias. De Sagres a Tavira são apenas 150 km, então não vale a pena mudar de cidade.

De Lisboa até o Algarve são 260 km pela A-2, que chega à costa em Albufeira. É possível ir também de trem (comboio, pela CP) ou de ônibus (autocarro, pela Rede Expressos) e alugar o carro localmente.

A Andaluzia está do ladinho, com a Costa de la Luz, pra cima de Cádiz, se apresentando como um destino descolado de verão. Sevilha e seus 50ºC de julho e agosto também está pertinho...

Para escolher sua base:

Sagres, a histórica

Lagos, a charmosa

Albufeira, a central

Vilamoura, a estruturada

Tavira, a beira-rio

Relatos no VnV:

Sylvia (montou base em Albufeira)

Isabel O. (prefere Lagos)

Philipp (gosta de Tavira)

Marcia (voltaria a Sagres)

Blogs sobre o Algarve::

Faro, surpresa boa (no De uns tempos pra cá)

Deixa a tua dica, pá!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


31 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Agostinho Couto
Agostinho CoutoPermalink

Para qualquer local em Portugal, costumo consultar o "Descubra Portugal". No caso específico do Algarve, o link é http://www.descubraportugal.com.pt/edicoes/tdp/regional.asp?idcat=27.
Espero que seja útil para a viagem do Francisco.

val
valPermalink

Estou em Albufeira agora, viemos de carro desde Lisboa. Muito calor mas muito vento também. Grande Hotel real santa eulalia. amanhã faremos um passeio de barco e conto mais. Porém, vim para uma festa com tudo programado para 2 dias!

André
AndréPermalink

Se procura algo menos turístico de Aljezur até Sagres tem praias muito bonitas, mas normalmente a água do mar é um pouco fria. Se faz surf, esta também é a melhor zona do Algarve. Entre Lagos e Albufeira tem muitos turistas europeus (ingleses, alemães, etc..), mas também tem praias muito interessantes e bonitas. Recomendo a praia da Marinha e a praia do Carvalho, que ficam no concelho de Lagoa. Neste mesmo concelho pode experimentar um parque aquático, o Slide and Splash. Se quiser ver uma zona mais histórica, pode ir até ao castelo de Silves. Em Monchique, na serra, tem umas termas para quem procura paz e turismo de saúde. Albufeira era o epicentro da vida nocturna no Algarve, mas hoje em dia tem mais para além disso, Vilamoura é actualmente a zona mais procurada pelos portugueses para vida nocturna na região. Vale de Lobo e a Quinta do Lago, são a zona classe altissima, alguns dos melhores restaurantes de Portugal ficam entre Almancil e Vale de Lobo. A ilha de Faro, a ilha da Culatra, a ilha da Armona ou a ilha de Tavira são excelentes passeios. Altura e a praia verde são zonas tranquilas, mas também tem animação noturna, e a água do mar é normalmente mais quente do que no resto do Algarve. Não pode deixar de experimentar a comida, especialmente os frutos do mar (em Portugal frutos do mar = marisco).

Sonia Pompermaier
Sonia PompermaierPermalink

Estou na praia do carvoeiro na Lagoa,, lindíssima! Viemos pela Andaluzia: Malaga, Granada, Ronda, Gibraltar.
Existem inúmeras opções de passeios, sol maravilhoso, vento que torna agradável...
Tem de tudo que e bom! Parece verão no nordeste, alias as falésias lembram a praia dos Amores .

Tatiana
TatianaPermalink

Olá! Cheguei ontem no Algarve.
Em Albufeira faz muito calor e à noite venta e faz muito frio (para uma boa carioca é frio...). Vida noturna beeeem agitada por aqui. Restaurante, bares, pubs todos cheios. Programa para família e paquera. Mando mais notícias em breve da região.

Luciana
LucianaPermalink

Fui com minha familia no inicio de junho para Albufeira, saimos de Lisboa de trem e fomos para Albufeira, descemos na estacao ferreiras e pegamos o transporte publico para o centro da cidade, que funciona super bem. Se tiver tempo e quiser conhecer varias praias, alugar um carro seria a melhor opcao.
Ficamos na praia de albufeira, nos apartamentos sol a sul, sem muito luxo, mas organizados, bem localizados e muito baratos! Alias, tudo em Albufeira eh muito barato em comparacao ao resto da Europa.
A praia eh otima, visitamos tambem a praia da oura, muito bonita.
Albufeira tem um centrinho muito agitado a noite, com muitas lojas e restaurantes e os ingleses dominam o lugar...
Abraco
Luciana

Carmem
CarmemPermalink

Eu estive na região no ano passado. Goste muito! Minhas anotações sobre a viagem estão nesses dois posts:

http://deunstempospraca.blogspot.com.br/2011/08/faro-surpresa-boa.html

http://deunstempospraca.blogspot.com.br/2011/08/passeando-pelo-algarve.html

A Bóia
A BóiaPermalink

Obrigada pela lembrança, Carmem! Agora editamos no texto! grin

Quenia Maia Lourenço
Quenia Maia LourençoPermalink

Estivemos em Algarve em agosto 2008, estávamos de carro e fizemos Sevilla, Lisboa, Alentejo, Algarve.... destino final Barcelona. Passamos por lindas praias. Em Algarve, lembro da Praia Dona Ana na região dos Lagos.
Há um site interessante - www.visitaalgarve.pt. Também temos um blog www.viagens-porai.blogspot.com.br - veja agosto 2008.
Abraços e boa viagem.
Quenia

Cândida Silva
Cândida SilvaPermalink

Acabei de passar férias em Portugal, de 0806 a 04/07, e claro, fomos ao Algarve, onde ficamos 2 noites. Nossa escolha foi a cidade de Albufeira. Ficamos hospedados em um apart hotel (Soldoiro Apartamentos), a poucos metros da praia da Oura, e tbém próximo à rua principal dos bares e restaurantes. Albufeira é destino turístico puro, com muitos ingleses, holandeses, alemães e outros nórdicos, muita night, bares, boates etc. Chegamos em uma 5ª feira, já umas 20h, deixamos bagagem no hotel e fomos jantar e dar umas voltas. No dia seguinte, ficamos na praia da Oura mesmo, que tem excelente infraestrutura. Pela tarde, fomos até a Marina de Albufeira, onde fizemos um passeio mar a dentro, vendo as grutas, praias e golfinhos! Esse passeio valeu muito a pena! À noite ficamos em Albufeira. No sábado, fomos a Faro, que tem um centro histórico interessante e almoçamos na Quarteira com amigos. Retornamos a Albufeira já à noite.
Numa viagem que fiz em 2009, fiquei na cidade de Alvor, bem próximo a Portimão. A praia de Alvor é bonita, mas com menos infraestrutura que a praia da Oura, menos "povoada" também de turistas, mais frequentada por portugueses mesmo. A noite em Alvor também tinha lá sua animação, com bares de música ao vivo e restaurantes com as sardinhas. Portimão já é uma cidade maior, com bons hotéis e excelente infraestrutura. Nessa ocasião, visitei a Marina de Vilamoura à noite, muito bonita, com restaurantes e lojinhas.
Nos dois casos, estávamos de carro, o que facilita muito o deslocamento e os passeios, mas acredito que os mesmos possam ser feitos atraves dos transportes públicos(trem, onibus, etc.).

Francisco
FranciscoPermalink

Em primeiro lugar agradeço muito a criação do forum para o "Francisco", eu. Já comprei os bilhetes do comboio entre Lisboa e Albufeira on line, via site comboios de Portugal. A viagem dura entre 2;30 a 3;00 dependendo do comboio. Reservamos o hotel Cerro Mar Atlantico em Albufeira. Falei tb com meu pai que esteve lá em 2011, nos contou da beleza do Algarve e do grande agito de Albufeira no verão com turistas do mundo todo. Há programas para todos os gostos e idades. Ele fez 2 bate e voltas de trem. Um paara o Faro e outro para Lagos. Depois pegou um onibus e seguiu para o litoral espanhol - Malaga, Marbella - e Andaluzia. Quando voltar se quiserem faço um relato da minha viagem e das minhas impressões. Muito obrigado pela ajuda ao site que sou fã e também das dicas do Ric.
Francisco

Renata Queiroga
Renata QueirogaPermalink

Dicas gastronômicas:
- Rest Gigi, em Quinta do Lago- super famoso, badalado
- rest. Henrique Leis - chef brasileiro que dá nome ao restaurante- estrelado- p jantar
- Restaurante São Gabriel, em Almancil- estrelado -p/ almoçar-
- Vila Joyahttp://www.algarve-portal.com/pt/OBJ/sao_gabriel/
- Casa do Campo (embaixo arvore- p almoçar)

Philipp
PhilippPermalink

Faz um bom tempo que nao vou (ultima vez foi em 2008), mas como fui umas tantas vezes ficam as minhas dicas:

As praias mais dramaticas estao na parte oeste de Sagres a Albufeira, pois sao praias com falésias.

Em Sagres vale a pena pelas questoes historicas a ponta de Sagres. Em Lagos, o centro da cidade é bem simpático, e a praia Dona Ana uma das mais bonitas do país.

Em Portimão, fiquei na praia da Rocha, que é uma praia com estrutura excelente, mas que os portugueses reclamam de sempre ficar muito cheia, principalmente na época que ficam cheios de Ingleses, Alemaes e outros povos barbaros do norte grin. Eu que estava na época acostumado com a costa norte de Sao Paulo e Sul do Rio, achei tranquilo.

Albufeira nao tinha predios grandes, e a praia era bonita e de águas claras, não fiquei muito lá, mas pretendo voltar para conhecer melhor.

Na costa leste, nao conheci Faro ainda, mas tive boas referencias de Olhao.

Se voce gosta de praias com areias largas, Távira e as mais próximas à España sao boas escolhas. Estivemos com vários amigos por uns 4 dias na Praia Verde no municipio de Castro Marim e achei sensacional. Recomendo de olhos fechados o restaurante Pezinhos N'Areia, do melhores peixes que ja comi (mas nao era barato):
http://www.tripadvisor.co.uk/Restaurant_Review-g775189-d1148802-Reviews-Pezinhos_N_Areia-Castro_Marim_Algarve.html

antonio correa
antonio correaPermalink

Olá, estive em Albufeira no início de julho, fiquei no Hotel do Cerro, próximo do agitado centro, há programas para todas as faixas etárias. Recomendo o restaurante familiar O Veleiro, bbb, a cataplana e o arroz de marisco são fantásticos. A praia é frequentada por gringos e é boa para caminhadas. Gosto do clima internacional de Albufeira.

Francisco
FranciscoPermalink

Boa noite Antonio. Será que poderia me ajudar. Estou indo para Albufeira na semana que vem e tb vou parar no Cerro Mar Atlantico. Gostou do hotel? O café da manhã é bom? As piscinas ficam muito cheias? Vou com meus sogros, que tem uma certa idade. É realmente muito complicado descer e subir da praia e centro devido aos morros e escadarias? Aonde são estes restaurantes, no centrinho? Chegou a ir ao bairro das festas na the strip em Montechoro?
Quais as melhores praias? Alguma dica de passeio nos arredores?
Agradeço muito se puder me responder e dar mais dicas.

martha mansinho
martha mansinhoPermalink

Francisco, eu adoro TAVIRA e a ILha de Tavira em frente a cidade!É um local mágico, atrativo e com muitas opções.Para se hospedar, tem o Hotel Porta Nova no alto de Tavira e proximo ao Rio Gilão o Convento da Graça encantador...O Mercado da Ribeira imperdivel para uma refeição!!Não deixe de comer Don Rodrigo doce tipico Algarvio e provar a alfarroba uma especie de chocolate local trazido pelos mouros para a região!
Aproveite muito!!!

Francisco
FranciscoPermalink

Venho aqui agradecer a todos os comentarios que me ajudaram a fazer uma linda viagem em familia pelo Algarve. Todos foram muito uteis. Agora, estou quase um expert nessa região e posso ajudar outros viajentes. Um abraço a todos. Francisco.
Também vou fazer um comentário no link de Lisboa.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Francisco! Quando tiver um tempinho pra contar a viagem inteira, estamos curiosos grin

Francisco
FranciscoPermalink

Olá amigos da Bóia
A viagem que fizemos em 6 adultos - nós, os pais e os avós - e 2 crianças , de 2 e 5 anos foi maravilhosa, também graças as dicas de todos que as enviaram. Voo TAP POA/LIS , incialmente ficamos 4 noites e 5 dias em Lisboa no Hotel Tivoli da Av. da Liberdade, aliás um ótimo hotel.
No nosso caso - eu, esposa e meus pais - já conheciamos Lisboa, sendo nossa quinta vez por lá, mas meus sogros não. Então achamos uma boa pegar o Yellow Bus ticket 48h para conhecer toda cidade , descendo nos pontos escolhidos. O legal é que o ticket vale para todo transporte publico da Carris, incluindo onibus, trams e até os funiculares, os quais usamos todos nestas 48h. Posso dizer que valeu a pena. Em outro dia fomos a feira da Ladra e continuamos uma caminhada por 4 mirantes, Torel, N Sra do Monte, Sta Luzia e castelo de São Jorge ao cair da noite de lua cheia.
Nos outros 2 dias, tour de 1 dia com a Have a Wine Days, capitaneada pelo brasileiro Alexandre Bezerra, primeiro para Batalha, Óbidos, Fátima e Nazareth e no outro dia Sintra, Cascais e Estoril.
Todos gostaram muito de Lisboa e renovaram os votos para mais um retorno. Dicas de restaurante: Marisqueira Santa Marta, próximo ao Hotel Tivoli , da Av da Liberdade e Taberna Imperial, nos Restauradores, com o brincalhão e eficiente garçom Victor.
No quinto dia pegamos um trem para Albufeira, no Algarve, a praia mais movimentada e badalada. Ficamos no hotel Cerro Mar Atlantico, muito bom também. Ficamos 8 dias . Novamente fizemos o passeio no onibus de 2 andares e valeu muito. Albufeira é alto astral, tem de tudo, familias, idosos e muitos jovens entre 18-35 anos que vão para as noites mais loucas do Algarve. Todas as tribos convivem em harmonia. Albufeira tem um centro histórico charmoso e movimentado, cheio de restaurantes, lojas , bares e boates e também um segundo centro, mais moderno e com os mesmos atrativos. Tem pelo menos 2 shopping centers maiores na região.
As praias são maravilhosas - Pescadores, Tunel, Oura, Salgados e tantas outras - mas a água é tão gelada ou mais do que em Atlantida, nosso point de verão. Fizemos 3 bate e volta, usando taxis comuns, onibus de linha e trens. Bate voltas nas cidade do Faro- capital do Algarve, Portimão e suas belissimas praias em outro dia e Lagos em um terceiro dia. Posso dizer que todas valeram a pena, cada uma com suas peculiaridades.
O Algarve é muito bacana, voltariamos de olhos fechados.
Dica de restaurante em Albufeira: Casanova.
Ainda no oitavo dia de Albufeira pegamos o trem de retorno para Lisboa e ficamos mais um dia na bela capital, desta vez no hotel Lutecia, mais proximo ao aeroporto, mas nem por isso deixamos de aproveitar todo ultimo dia antes do retorno ao solo riograndense.
Havia prometido a todos do Viaje na Viagem o relato da viagem como agradecimento por todas as dicas.
Espero que tenham gostado e fico a disposição para retribuir as dicas em Portugal.
Abração , Francisco

Bianca
BiancaPermalink

Olá!! Estou indo em 2 semanas para Portugal (Lisboa, Porto, entidades ao redor). Estou com uma duvida quanto aos cartões de credito pre pagos. Sei que alguns sao mais bem aceitos, mas gostaria muito de saber qual (pois ainda não comprei). Estava vendo MasterCard ou visa... Qual vocêsacham mais recomendado?? Obrigada Bianca!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bianca! A bandeira que não recomendamos para a Europa é Amex, que não é tão amplamente aceita. Leia mais aqui: https://www.viajenaviagem.com/2009/09/chegando-em-nova-york-transporte-depara-o-aeroporto-kennedy-jfk/comment-page-6/#comment-236685

gilvane
gilvanePermalink

Qual o tempo de viagem de trem de Faro para Lisboa, tem alguma estação no aeropoto em LIsboa?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gilvane! Dá três horas de viagem. Os trens chegam à estação Oriente. De lá você pode ir ao aeroporto de táxi ou metrô.

Veja horários e preços em http://www.cp.pt .

O Guia de Portugal por Ione Omena

Um restaurante bem legal para conhecer de frutos do mar na Quinta do Lago (o condomínio que o Sena tinha uma casa) lá no Algarve é o Gigi fica na praia, vale a pena conhecer! O link: http://www.oguiadeportugal.com/2012/12/restaurante-gigi-praia-quinta-do-lago.html
Sabiam que um dos melhores restaurantes do mundo está no Algarve? O restaurante do Hotel Vila Joya está entre os 50 melhores do mundo! Visitem meu blog: www.oguiadeportugal.com
Ione

All We Need is Food
All We Need is FoodPermalink

Olá,
Gostaria de deixar aqui o link para o post sobre o Algarve que fiz no meu blog depois de ter conhecido essa maravilhosa costa. Tem dicas de hotel, restaurante e praias:
http://allweneedisfood.com/2013/07/24/ah-o-algarve/
Obrigada,
Leticia

Tony junior
Tony juniorPermalink

Morei em albufeira por quase 7anos; mas todo o Algarve é maravilhoso; tem hotéis, pousadas de vários preços, lindíssimas praias, parques aquáticos(cada um mais legal que o outro), restaurantes pra todos os gostos, belíssimos shoppings em várias cidades, pra quem gosta da "noite"; a diversão é garantida(bares, casas noturnas muito legais)... enfim; podem visitar o Algarve que ninguém vai se arrepender; vale ressaltar que albufeira é o segundo point do verao europeu( li uma matéria aqui mesmo na net, mas não lembro em qual site).

Cristiane Rezende
Cristiane RezendePermalink

Um pouco tarde para o Francisco mas relato aqui nossa passagem pelo Algarve.
http://investindoemmemorias.blogspot.com.br/2015/04/lisboa-e-arredores.html

Maira
MairaPermalink

Olá! Li os posts e comentários mas não consegui saber como ir do aeroporto de Lisboa para o Algarve. Existe trem ou onibus que sai diretamente do aeroporto ou terei que ir até a cidade? Pretendo montar base em Lagos ou Albufeira. Qual seria melhor, trem ou onibus, uma vez que continuarei viagem a Andaluzia. Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria! Ônibus não saem de aeroportos. Você vai precisar ir até a rodoviária Sete Rios, no metrô Jardim Zoológico. O trem só vai até Faro. Só vá de carro se voltar a Portugal para devolver; carro que você pega num país e devolve no outro custa uma fortuna em sobretaxas.

Gabriela
GabrielaPermalink

Olá!
Gostaria de saber se dá pra conhecer as melhores praias do Algarve (incluindo praia da Marinha e Portimão) num bate-volta, ou se o ideal é se hospedar por lá..?
E se em outubro ainda "dá praia"?....alguém sabe me responder? (:
obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gabriela! Vá à praia na Europa entre junho e setembro.