Lisboa

Muito gira
Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Não sabe o que é "gira"? É tipo assim o mesmo que "fixe". Entendeu?

Haha: o fato da gente aqui no Brasil não saber nem as gírias mais básicas de Portugal mostra o quanto existe para ser descoberto numa viagem à Terrinha.

Se você deixar a implicância de brasileiro em casa, pode descobrir Lisboa como quem descobre Praga: uma cidade bonita de um jeito que normalmente não se permite a uma cidade fora da Itália.

Este é um ótimo momento para visitar Lisboa. A crise de 2008, se empobreceu os portugueses, também fez aflorar sua energia criativa. Em toda parte você vai encontrar sofisticação no despojamento -- por preços que não assustam nem mesmo depois da nossa crise.

Lisboa está tão cheia de novas bossas, que não é mais antiga: virou vintage.

Roteiros por Portugal

687 comentários

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Meu sonho de consumo de viagem!

GILZA CASTRO FARIA FIGUEIRA DE ALMEIDA

Ola, ficarei em Lisboa de 26 a 29 de julho, vindo do Porto de trem evoltando ao Brasil dia 30. Como yeria sadado, domingo e segunda inteiros para os pazseios ,gostaria de saber os dias melhores para ir à Sintra, à Belem, e ao Castelo de Sao Jorge com Alfama depois.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gilza! Sintra estará menos cheia na segunda-feira.

pcm
pcmPermalinkResponder

documentos exigidos no aeroporto embarca para lisboa. visa , Mastercard, vale como numerário??

Roice
RoicePermalinkResponder

Olá! Quero comprar bilhetes para o Oceanário, mas não entendo porque preciso colocar uma data no Ticketbar? não sei ao certo o dia que iremos... No site do oceanário diz que são válidos por 120 dias da data da compra. Ótimas dicas!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roice! Não sei responder. Talvez os revendedores tenham um lote diário de ingressos, mas é um chute. Ou o ingresso valha por 120 dias a partir da data marcada no ingresso, outro chute.

Carla
CarlaPermalinkResponder

Como faço para usar o celular em lisboa? Adquiro algum cartão pré pago? E onde comprar? Tem ideia de custo?

Jonielly Costa

Olá, gostaria de visitar minha miga que mora em Algarve, Portugal, em dezembro e queria aproveitar para conhecer outros países na Europa como Itália e Paris, tenho 15 a 18 dias disponíveis, vocês poderiam me orientar como eu posso fazer essa viagem ?

Jane karla
Jane karlaPermalinkResponder

Bom dia,irei atracar em lisboa,irei de navio o lugar mais próximo para me hospedar fica onde estarei a primeira vez?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jane! O porto de cruzeiros fica ao lado do centro histórico. Um Uber a qualquer hotel no centro sairá baratinho. Veja onde ficar em Lisboa:

https://www.viajenaviagem.com/destino/lisboa/onde-ficar-lisboa/

Maria Luiza Barros

Acabei de chegar de Portugal. Tudo de bom. Fiz um roteiro para o norte, até chegar em Santiago de Compostela. Excelente. Comi bacalhau todos os dias, de várias formas. Maravilhoso. Custo benefício , excelente. Come-se muito bem. Fomos jantar no Laurentina, famoso restaurante de Lisboa. Muito bom. Preço justo e a comida excelente. Quero voltar a Portugal para conhecer a região sul.???

Thiara
ThiaraPermalinkResponder

Olá!
Td bem? Poderia me dar uma dica de onde ficar com uma criança de 3 anos no Algarve? Lagos ou Albufeira? Pensei num resort e um local com acesso fácil a restaurantes.
Obrigada!!!

Thiara.

Luiza Sande
Luiza SandePermalinkResponder

Olá, pessoal!!!

Alguém com experiência com transporte de animais para Portugal????

Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiza! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

Renata Moraes
Renata MoraesPermalinkResponder

Olá! Eu não sei sobre Portugal especificamente, mas eu levei e trouxe de volta meus dois cachorros dos EUA (e quase fui para o Camboja também) usando os serviços da Airpets: http://airpetstranscontrol.com.br/

Recomendo muitíssimo, o serviço foi excelente.

Fernanda Oliveira

Olá, gostaria de saber o que fazer se a companhia aérea mudar meu horário de vôo e com isso fizer com que eu chegue mais tarde ao meu destino, perdendo 1 dia de viagem (no caso de vôo internacional). Esse vôo tem 1 conexão, que já existia no momento da compra.

Qual a melhor coisa a se fazer?

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! Se a conexão estava vinculada ao vôo inicial na mesma passagem, a cia. aérea deve alocar você em outro vôo sem custo.

Caso a conexão seja para um vôo que não está vinculado à mesma passagem, a cia. aérea não pode fazer nada. Você pode entrar na justiça pleiteando ressarcimento da despesa que terá para comprar uma nova passagem.

Mariana Neubra

Eu gostei tanto de Lisboa que depois de visitá-la duas vezes mudei de mala e cuia! Hoje sou guia e faço tours gastronômicos por aqui. =D

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Olá. Agradeço demais por todas as informações. Vocês são nota 1000 !! Gostaria de saber como é estar no Natal em Porto e no réveillon em lisboa. Vale a pena ficar com carro em lisboa ?
Muito obrigado !

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! Não vale a pena estar de carro em Lisboa nem no Porto.

Maria Aparecida de Souza Vieira

Vou viajar para Londres dia 14/09/2019 gostaria de saber se estará calor ou frio. Primeira vez vez no país , obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Aparecida! Leve casaco, pode esfriar até um pouco abaixo de 15ºC.

Helilton Cavalcante Lima

Bom dia. Gostaria de um bom roteiro de 11 noites por Portugal e Espanha. Se possível for, incluindo Lisboa, Porto, Madri e Barcelona. E também em relação às passagens aéreas, gostaria de Fortaleza - Portugal e Espanha - Fortaleza. O que vale mais a pena? Muito obrigado.

Luiza
LuizaPermalinkResponder

Olá, Bóia! Estou encantada com o blog, que me ajudou de maneira absurda a organizar a primeira viagem internacional pra Europa (e com meus pais, já beirando os 70). Vamos chegar em lisboa dia 24/08 às 13:30 e partimos dia 29/08 às 16:45 para Madri. O dia 24 será meio morto. No máximo vamos caminhar perto da pousada e ver o pôr do sol no jardim são pedro de alcântara, que ouvi ser muito bonito. No dia 25 faremos o roteiro de Belém (focando apenas na Torre, Mosteiro, Padrão dos Descobrimentos e, se meus pais tiverem pique, na Experiência da torre7). No dia 26 faremos o roteiro pelo centro histórico, mas com menos lugares de paradas para não cansarem demais. No dia 27 faremos Sintra, no 28 um tour fechado por Évora e Vinícola do Alentejo. No dia 29 pensei em encaixar o Museu do Azulejo e o Oceanário. Será que vale a pena deixar as malas no hotel (perto da Praça Luís de Camões) ou levar e deixar no locker na estação oriente? Estaremos só com bagagem de mão. Vi que a estação é próxima do oceanário e do aeroporto e fiquei com dúvidas quanto a valer a pena ir e voltar até o hotel. O roteiro parece funcionar para um casal na faixa dos 70 anos? Super obrigada e continuo me informando em todos ops links por aqui!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiza! O roteiro está ótimo. A idéia de deixar as malas no guarda-volumes da estação Oriente, visitando o Oceanário antes do aeroporto, é muito boa.

Ana Maria Vinagre

Boa noite, estamos pensando em ficar em Fátima dois dias; o primeiro visitando Fátima e a noite irmos a procissão das velas. No outro dia queremos ir a Tomar e a Alcobaça e voltaremos p dormir em Fátima e queremos saber como iremos sem carro. Já conhecemos Óbidos, Nazare, Batalha

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Maria! Você pode combinar esses passeios com taxistas em Fátima ou se encaixar em tours em grupo em agências de Fátima.

Cristine
CristinePermalinkResponder

Pretendo ir para Portugal de 02/03/20 a 12/03/20 é uma época boa ?

Wallace
WallacePermalinkResponder

Obrigada pelas dicas Ricardo. Acabei fazendo meu roteiro depois que assisti os seus vídeos.
Queria uma sugestão. Tenho que ir de Lisboa pra Porto. Gostaria muito de conhecer Óbidos e Fátima.
Não sei se daria certo isso.
Muito obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Wallace! Quem responde é A Bóia. Fátima é um pit-stop fácil de fazer de ônibus entre Lisboa e o Porto. A empresa Rede Expressos tem guarda-volumes (pago) para clientes na Rodoviária. Já Óbidos é melhor visitar em passeio específico.

Ronaldo Salvetti

Oi Ricardo tudo bem ?
As suas dicas para saint martin aonde fui em Abril último foram excelentes, no ano que vem eu e minha esposa sairemos de férias em maio 2020 e adoramos praia e muito sol, qual a sua dica de destino ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ronaldo! Quem responde é A Bóia.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2016/02/praia-em-maio-brasil-caribe/

Ronaldo Salvetti

Obrigado Bóia, gostaria de saber se no mês de maio seria uma boa nas praias de Algarve ou outra praia da Europa .

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ronaldo! O tempo pode estar bom já, mas estará frio.

Paulo Rogerio Gimenez

Não ir de trem para Óbidos. A estação não tem funcionários e a única informação é o numero de contato de 04 taxistas. A estação fica longe da cidade. Não tivemos transfer do hotel. Dos 04 taxistas somente um pode nos buscar.
Melhor ir de onibus.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo! Sempre falamos isso. Fátima, Óbidos e Évora são lugares para chegar de ônibus, porque as estações de trem ficam fora da cidade.

Sthefania Machado

Ricardo, boa noite! Terei 3 dias, e quero muito conhecer os pontos principais de lisboa a sintra, como castelo de são jorge, convento do carmo, palácio de queluz, torre de belém, mosteiro dos jeronimos, castelo de mouros e palácio da pena, acha que da tempo? Devo comprar todos os ingressos antes né? Qual site indica?

RITA VICENTE
RITA VICENTEPermalinkResponder

Oi, Ricardo! Estou indo para Lisboa a partir de Londres (vou fazer um stopover), mas gostaria de chegar em Lisboa e já pegar um trem para o Porto. A estação mais próxima do aeroporto é a Oriente, certo? Vc pode me dizer como chego lá? Vc acha que devo marcar a passagem de trem quanto tempo depois do horário de chegada previsto para meu vôo? Ou devo deixar para comprar lá - sai mais caro, né? Muito obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rita! Quem responde é A Bóia. Tem metrô do aeroporto à estação Oriente. Um intervalo seguro entre a chegada do vôo e a partida do trem é de 5 a 6 horas. Há muitos vôos, inclusive de low-cost, de Londres ao Porto -- você devia ter pego um desses. Acostume-se a comprar passagens aéreas para o destino que você efetivamente vai visitar. Qualquer outra solução é errada, vai causar inconvenientes, fazer você perder tempo e incorrer em gastos inesperados.

RITA VICENTE
RITA VICENTEPermalinkResponder

Muito obrigada.

Denise Santos
Denise SantosPermalinkResponder

Oi Ricardo gostaria de agradecer as suas dicas sobre Portugal e Espanha, foram ótimas ,muito obrigado .
Denise Santos

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Obrigada, Denise!

Henrique
HenriquePermalinkResponder

Site com dicas excelentes, precisas e atualizadas, Ricardo. Parabéns e obrigado.

Valmyr Brandão

Olá Ricardo! Tudo bem?
Dê-me uma dica. Estou analisando uns roteiros prontos de agências, para viagem a Portugal. Tem um de 9 dias, por várias cidades, e inclui aéreo, hotel, traslados. É melhor isso ou fazer por conta própria?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Valmyr! Dá certo dos dois jeitos, escolha a partir das suas preferências.

Valmyr Brandão

Valeu, Bóia!

Vania Chrispim

Olá, meu filho de 21 anos é brasileiro e tem passaporte e documento português, vai de mudança para a casa do pai em Funchal. Porém o passaporte português dele vencerá em 22/01/2020 e ele quer marcar a passagem para o dia 18/01. Como ainda não consegui parecer com o consulado português, estou recorrendo a vcs. Será q ele terá problemas nos aeroportos? O passaporte brasileiro já está vencido.... rsrsrs..... bjs.....adoro vcs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vania! Infelizmente não entendemos da situação dos documentos portugueses. Só quem pode lhe dar um parecer realmente abalizado é o consulado português. No lugar do seu filho, eu trataria de renovar o passaporte português e só viajaria depois disso resolvido.

Vania Chrispim

Agradeço seu rápido retorno. Bj

ROSANGELA CORREA DA SILVA

Bom dia. Gostaria de saber se o entorno da estação gare do oriente é seguro? Podemos circular a noite sem medo?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosângela! Sim. Em toda a Europa,o risco está nas aglomerações, onde agem os batedores de carteira. Ruas ermas podem dar sensação de insegurança, mas onde estamos inseguros é quando estamos rodeados de gente.

Maurício
MaurícioPermalinkResponder

Alerta para quem pretende alugar um carro em Portugal. Por causa de um pequeno arranhão superficial na lataria fui debitado em €330,00 no meu cartão de crédito. Não recomendo a SIXT Portugal simplesmente por terem ignorado meus argumentos!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar