Algarve pro Francisco: deixe sua dica!


View Algarve in a larger map

O Francisco está indo para o Algarve daqui a duas semanas e pede dicas para a região. Como não temos nada organizado sobre o destino — nem dentro de casa, nem em posts selecionados pela #viajosfera — e estamos em pleno verão europeu, achei que estava caindo de maduro um post participativo.

Quem aí já foi ao Algarve e tem dicas, blogs e fontes de informação quentes sobre a pontinha sul de Portugal?

Eu só andei pela região numa encarnação anterior (em 1985, a maioria de vocês não estava nem na barriga da mãe), e mesmo assim de passagem, num ônibus que me levou de Sevilha a Lisboa.

Caso voltasse hoje, iria entre meados da primavera e meados do outono, e escolheria uma base para explorar as praias. De Sagres a Tavira são apenas 150 km, então não vale a pena mudar de cidade.

De Lisboa até o Algarve são 260 km pela A-2, que chega à costa em Albufeira. É possível ir também de trem (comboio, pela CP) ou de ônibus (autocarro, pela Rede Expressos) e alugar o carro localmente.

A Andaluzia está do ladinho, com a Costa de la Luz, pra cima de Cádiz, se apresentando como um destino descolado de verão. Sevilha e seus 50ºC de julho e agosto também está pertinho…

Para escolher sua base:

Sagres, a histórica

Lagos, a charmosa

Albufeira, a central

Vilamoura, a estruturada

Tavira, a beira-rio

Relatos no VnV:

Sylvia (montou base em Albufeira)

Isabel O. (prefere Lagos)

Philipp (gosta de Tavira)

Marcia (voltaria a Sagres)

Blogs sobre o Algarve::

Faro, surpresa boa (no De uns tempos pra cá)

Deixa a tua dica, pá!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


31 comentários

Em primeiro lugar agradeço muito a criação do forum para o “Francisco”, eu. Já comprei os bilhetes do comboio entre Lisboa e Albufeira on line, via site comboios de Portugal. A viagem dura entre 2;30 a 3;00 dependendo do comboio. Reservamos o hotel Cerro Mar Atlantico em Albufeira. Falei tb com meu pai que esteve lá em 2011, nos contou da beleza do Algarve e do grande agito de Albufeira no verão com turistas do mundo todo. Há programas para todos os gostos e idades. Ele fez 2 bate e voltas de trem. Um paara o Faro e outro para Lagos. Depois pegou um onibus e seguiu para o litoral espanhol – Malaga, Marbella – e Andaluzia. Quando voltar se quiserem faço um relato da minha viagem e das minhas impressões. Muito obrigado pela ajuda ao site que sou fã e também das dicas do Ric.
Francisco

Acabei de passar férias em Portugal, de 0806 a 04/07, e claro, fomos ao Algarve, onde ficamos 2 noites. Nossa escolha foi a cidade de Albufeira. Ficamos hospedados em um apart hotel (Soldoiro Apartamentos), a poucos metros da praia da Oura, e tbém próximo à rua principal dos bares e restaurantes. Albufeira é destino turístico puro, com muitos ingleses, holandeses, alemães e outros nórdicos, muita night, bares, boates etc. Chegamos em uma 5ª feira, já umas 20h, deixamos bagagem no hotel e fomos jantar e dar umas voltas. No dia seguinte, ficamos na praia da Oura mesmo, que tem excelente infraestrutura. Pela tarde, fomos até a Marina de Albufeira, onde fizemos um passeio mar a dentro, vendo as grutas, praias e golfinhos! Esse passeio valeu muito a pena! À noite ficamos em Albufeira. No sábado, fomos a Faro, que tem um centro histórico interessante e almoçamos na Quarteira com amigos. Retornamos a Albufeira já à noite.
Numa viagem que fiz em 2009, fiquei na cidade de Alvor, bem próximo a Portimão. A praia de Alvor é bonita, mas com menos infraestrutura que a praia da Oura, menos “povoada” também de turistas, mais frequentada por portugueses mesmo. A noite em Alvor também tinha lá sua animação, com bares de música ao vivo e restaurantes com as sardinhas. Portimão já é uma cidade maior, com bons hotéis e excelente infraestrutura. Nessa ocasião, visitei a Marina de Vilamoura à noite, muito bonita, com restaurantes e lojinhas.
Nos dois casos, estávamos de carro, o que facilita muito o deslocamento e os passeios, mas acredito que os mesmos possam ser feitos atraves dos transportes públicos(trem, onibus, etc.).

Estivemos em Algarve em agosto 2008, estávamos de carro e fizemos Sevilla, Lisboa, Alentejo, Algarve…. destino final Barcelona. Passamos por lindas praias. Em Algarve, lembro da Praia Dona Ana na região dos Lagos.
Há um site interessante – http://www.visitaalgarve.pt. Também temos um blog http://www.viagens-porai.blogspot.com.br – veja agosto 2008.
Abraços e boa viagem.
Quenia

Fui com minha familia no inicio de junho para Albufeira, saimos de Lisboa de trem e fomos para Albufeira, descemos na estacao ferreiras e pegamos o transporte publico para o centro da cidade, que funciona super bem. Se tiver tempo e quiser conhecer varias praias, alugar um carro seria a melhor opcao.
Ficamos na praia de albufeira, nos apartamentos sol a sul, sem muito luxo, mas organizados, bem localizados e muito baratos! Alias, tudo em Albufeira eh muito barato em comparacao ao resto da Europa.
A praia eh otima, visitamos tambem a praia da oura, muito bonita.
Albufeira tem um centrinho muito agitado a noite, com muitas lojas e restaurantes e os ingleses dominam o lugar…
Abraco
Luciana

Olá! Cheguei ontem no Algarve.
Em Albufeira faz muito calor e à noite venta e faz muito frio (para uma boa carioca é frio…). Vida noturna beeeem agitada por aqui. Restaurante, bares, pubs todos cheios. Programa para família e paquera. Mando mais notícias em breve da região.

Estou na praia do carvoeiro na Lagoa,, lindíssima! Viemos pela Andaluzia: Malaga, Granada, Ronda, Gibraltar.
Existem inúmeras opções de passeios, sol maravilhoso, vento que torna agradável…
Tem de tudo que e bom! Parece verão no nordeste, alias as falésias lembram a praia dos Amores .

Se procura algo menos turístico de Aljezur até Sagres tem praias muito bonitas, mas normalmente a água do mar é um pouco fria. Se faz surf, esta também é a melhor zona do Algarve. Entre Lagos e Albufeira tem muitos turistas europeus (ingleses, alemães, etc..), mas também tem praias muito interessantes e bonitas. Recomendo a praia da Marinha e a praia do Carvalho, que ficam no concelho de Lagoa. Neste mesmo concelho pode experimentar um parque aquático, o Slide and Splash. Se quiser ver uma zona mais histórica, pode ir até ao castelo de Silves. Em Monchique, na serra, tem umas termas para quem procura paz e turismo de saúde. Albufeira era o epicentro da vida nocturna no Algarve, mas hoje em dia tem mais para além disso, Vilamoura é actualmente a zona mais procurada pelos portugueses para vida nocturna na região. Vale de Lobo e a Quinta do Lago, são a zona classe altissima, alguns dos melhores restaurantes de Portugal ficam entre Almancil e Vale de Lobo. A ilha de Faro, a ilha da Culatra, a ilha da Armona ou a ilha de Tavira são excelentes passeios. Altura e a praia verde são zonas tranquilas, mas também tem animação noturna, e a água do mar é normalmente mais quente do que no resto do Algarve. Não pode deixar de experimentar a comida, especialmente os frutos do mar (em Portugal frutos do mar = marisco).

Estou em Albufeira agora, viemos de carro desde Lisboa. Muito calor mas muito vento também. Grande Hotel real santa eulalia. amanhã faremos um passeio de barco e conto mais. Porém, vim para uma festa com tudo programado para 2 dias!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito