Bruxelas entre Paris e amsterdã

Guia da Bélgica

Bruxelas: pit-stop esperto entre Paris e Amsterdã

Em uma viagem de trem entre Paris e Amsterdã, incluir Bruxelas como pit-stop é uma maneira esperta de fazer do trajeto um novo passeio.

Divida as três horas de trajeto em primeiro e segundo tempo, e aproveite uma tarde com Tintin e moules-frites.

Como escolher os trens

Importante: é preciso comprar duas passagens separadas, Paris-Bruxelas e Bruxelas-Amsterdã. Não é possível comprar uma passagem Paris-Amsterdã, parar em Bruxelas e seguir viagem no horário que quiser.

Trecho Paris-Bruxelas (ou vice-versa)

O trecho Paris-Bruxelas leva 1h30 no trem Thalys. Escolha um horário que permita aproveitar bem o dia (programar a saída de Paris ou de Amsterdã o mais tardar às 9 da manhã é uma boa ideia).

Não há nenhum outro trem nesta rota além do Thalys?

Que sirva o centro de Paris, não. Há trens TGV do aeroporto Charles-de-Gaulle a Bruxelas, sem passar pelo centro de Paris. Esses trens têm as mesmas características do Thalys: horário determinado, assento marcado e tarifa variável.

Onde e quando comprar o trecho Paris-Bruxelas (ou vice-versa)

As viagens no Thalys devem ser reservar com antecedência. O bilhete só vale no horário para o qual foi emitido.

As tarifas são variáveis como nos aviões: quem compra com antecedência nomalmente paga menos.

Você pode comprar no site do Thalys ou no site de passagens de trem e ônibus Trainline (tem interface em português).

Trecho Bruxelas-Amsterdã (ou vice-versa)

O trecho Bruxelas-Amsterdã pode ser feito em trens Thalys ou InterCity. Os trens Thalys costumam ser mais caros, mas em compensação são mais rápidos.

Nos trens Thalys a viagem leva 1h50, com horário marcado e reserva automática de assentos. O bilhete só vale no horário para o qual foi emitido.

Nos trens InterCity a viagem leva 2h50. Não há reserva de assento. Se todos os assentos estiverem ocupados, você pode viajar de pé (ou no vagão-restaurante) – mas como há muitas paradas, muita gente sentada acaba descendo pelo caminho. A passagem tem validade para qualquer horário no dia de validade do bilhete.

Ou seja:

  • Se você comprar uma passagem Thalys, tem que pegar o trem do horário especificado na sua passagem
  • Caso compre uma passagem InterCity, pode seguir viagem com qualquer InterCity no dia que está indicado na sua passagem

Onde e quando comprar o trecho Bruxelas-Amsterdã (ou vice-versa)

As passagens do Thalys têm preço variável, como nos aviões: quem compra com antecedência nomalmente paga menos. Você pode comprar no site do Thalys ou no site de passagens de trem e ônibus Trainline (tem interface em português).

Os trechos internacionais do Intercity também têm preço variável (os trechos domésticos têm tarifa fixa). Por isso, vale a pena comprar com antecedência também. O site que implica menos com cartões brasileiros é o Trainline (e tem interface em português). Mas também dá para comprar no site internacional da SNCB belga e na NS holandesa.

Compre DOIS bilhetes separados!

Repetindo a pergunta mais feita neste post: NÃO É POSSÍVEL fazer a parada em Bruxelas com apenas um bilhete Paris-Amsterdã ou Amsterdã-Paris. Você necessariamente vai ter que comprar as duas passagens separadas.

Onde guardar a bagagem

Uma das razões para se recomendar o pit-stop em Bruxelas são os maleiros automáticos da estação de trem Bruxelles-Midi, também chamada de Brussel-Zuid, em flamengo.

Os maleiros têm tamanhos variados, instruções em português (de Portugal), e os maiores são grandes o suficiente para guardar bagagens tamanho “tour pela Europa” (lembrando que recomendamos levar para tours pela Europa malas de tamanho M ou P, que se encaixam sem problemas também nos bagageiros dos trens).

O que fazer num pit-stop em Bruxelas

Programe de quatro a seis horas para o passeio. (O recomendável são seis horas.)

Da estação central, deslumbre-se com a Grand-Place, saia para encontrar o Manneken Pis (a famosa fonte do menininho fazendo xixi), passe pelas Galerias Reais e pare em uma das ruas laterais para uma infalível caçarola de mexilhões com batatas fritas – moules-frites para os íntimos.

Para o brinde, uma Leffe, uma Duvel, uma Delirium Tremens…

Fãs de quadrinhos vão gostar de visitar Smurfs e Tintin no Centre Belge de la Bande Dessinée e de reconhecer o jovem repórter dos gibis pelas ruas (pegue um mapa com a rota do Tintin nos postos de informação turística).

De lembrança, não esqueça dos chocolatinhos.

Posso trocar o pit-stop para Bruges?

Pode, mas dá mais trabalho.

Recomendamos deixar a bagagem em Bruxelas, na estação Midi, de qualquer forma.

Você vai precisar fazer o trecho Bruxelas-Bruges na ida e na volta. Cada viagem leva uma hora em trem regional.

A passagem pode ser comprada no site nacional da SNCB, no Trainline ou na hora, na estação. Há pelo menos três trens a cada hora.

443 comentários

Bóia, bom dia! Você sabe se no Thalys eles conferem passagem do trem e passaporte? Ou apenas passaporte? Ao comprar os tickets coloquei meu nome sobrenome errado ;(

    Olá, Marcelle! Se for erro de grafia ou inversão de nome com sobrenome não tem problema. Se estiver em nome de outra pessoa é que vai dar galho quando o fiscal passar.

Olá Bóia ou Ricardo. Primeiramente, agradeço pelas informações extremamente precisas que sempre utilizo em minhas viagens. Em junho de 2017, farei um pit stop em Bruxelas, conforme mostrado aqui. Vou fazer em Bruxelas Midi. Vocês informaram que minha passagem de trem serve para ir de Bruxelas Midi para Bruxelas Centrale. Minha pergunta é se consigo depois utilizar a mesma passagem para ir de Bruxelas Centrale para Bruxelas Midi de novo, para assim pegar minhas malas e continuar viagem para Amsterdam?

Oi, estou aqui para parabenizar o trabalho de vocês.
Os detalhes que vocês passam sobre os lugares são realmente incríveis, estou aprendendo muito e anotando tudo para meu tour pela Europa.
E por isso, meu muito obrigada!! 🙂

IZY: sobre a franquia de bagagem tenho algo a acrescentar. A mala tamanho M não passa no gabarito deles!!! Fiquei apavorado quando vi todo mundo na fila com aquelas malinhas de tripulação de avião, tipo aquelas que o pessoal usa pra “tentar” embarcar como bagagem de mão aqui no Brasil. Dito e feito: nossas malas M (de 55cm altura) foram barradas e tive que pagar na plataforma. Chorei e consegui pagar os €30 de apenas uma mala. Resumo da ópera: a economia não valeu a pena. Trem pior que o da thalys, mais lento e acabou saindo elas por elas!

Olá, pretendo fazer um pit stop em Bruxelas e utilizar o guardador de malas da estação Bruxelles- Midi, mas estou preocupada com o tamanho da minha mala, que é grande. Seria isso um inconveniente ou não terei problemas com esse tamanho?

    Olá, Soraia! Dá para usar o guarda-volumea operado por humanos, se não couber no armário grande. O problema vai ser subir no trem com mala grande, acomodar mala grande no trem, chegar às estações com mala grande… compre uma mala M enquanto é tempo.

Olá,
Li no texto que é possível usar o mesmo bilhete para ir de Bruxelas MIDI para Bruxelas Central, o inverso também é possível?
Pergunto isso pq irei de Amsterdam Central para Bruxelas com o IC e, pelo,o que percebi, ele não passa pela MIDI, apenas na Central. Preciso deixar minha mala na MIDI, para poder passear por Bruxelas (por isso a necessidade do bilhete inverso MIDI – Central) e depois seguir para Paris com o Thalys (saída da MIDI).
Grata

    Olá!!! Li todos os comentários e respostas anteriores… (parabéns pela paciência rsrsrsrs) mas agora fiquei com uma dúvida… lembro de ter lido, até tentei procurar novamente mas não achei, que o bilhete dava direito apenas em único e mesmo sentido midi-central. Assim estava entendendo que o retorno central-midi eu teria que comprar no dia. Entranto agora vc respondeu para a Maria que o inverso também é possível, poderia esclarecer? Deixando as malas em MIDI e indo com o mesmo bilhete para Central, compro o da volta ou posso usar o mesmo? Se tiver que comprar o da volta, posso deixar p comprar na hora de voltar (para não ter aquela obrigação do horário) ou compro já no início do dia antes do passeio para garantir? Parabéns pelo post, sem dúvida vai agregar demais na minha viagem…

    Olá, Tanara! Se você tem continuação de viagem, os dois sentidos estão incluídos.

Ola boia, é possível comprar a passagem de trem direto no site da Thalys com cartão de credito aqui do Brasil? Estarei indo dia 5/10 de Amsterdam para Bruxelas e retornando dia 6/10 para amsterdam. Verifiquei que Thalys o ponto partida e chegada em Amsterdam é na estacão central, porem dia 6 é dia do meu retorno p Brasil , e tenho q ir direto p aeroporto. Sabe dizer se antes de chegar na central, o trem também para na estacão de Shiphol?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito