Farellones e Valle Nevado: dicas para principiantes

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Valle Nevado

As férias de julho chegaram e muitos brasileiros já estão de malas prontas para Santiago. Isso significa que muitos brasileiros estão também a dias de estrear em pistas de esqui. Por conta disso, compilamos alguns depoimentos de leitores sobre suas primeiras aventuras na neve em Valle Nevado e Farellones. São dicas úteis para todos os marinheiros, digo, esquiadores de primeira viagem!

As dicas do Everton:

A dica de que não vale a pena querer conhecer todas estações de esqui em um único passeio é valiosíssima. Fica muito corrido e extremamente cansativo. Se quer apenas brincar, não sabe esquiar e deseja apenas conhecer neve, Farellones é o mais indicado.

Não subam sem touca de lã grossa ou um esquentador de orelhas. Fiquei quatro dias sem sentir minha orelha.

Relato completo aqui.

As dicas da Gabi:

Vale a pena fazer uma aula antes de começar. Meu namorado e eu arriscamos descer numa pista fácil sem saber nada, mas foi tombo atrás de tombo! Com uma horinha de aula particular a coisa fica bem mais fácil e segura! No começo até colocar o esqui dignamente parece tarefa impossível!

Relato completo aqui.

As dicas do Flavio:

Existem vários locais para aluguel de equipamento na Avenida Las Condes. A SkiTotal é a maior e tem pessoas que atendem em português, inclusive.

Para quem tem alguma noção de surf, skate, wakeboard, windsurf, kitesurf e afins, o snowboard é a melhor pedida. Para quem patina, ou já fez esqui aquático, é melhor o esqui. Todas as estações têm pistas para iniciantes e aulas, tanto em grupo quanto particulares.

Relato completo aqui.

As dicas do Estevão:

Se possível, aluguem os equipamentos nas próprias estações de esqui. Não comparei os preços, mas nas duas vezes alugamos em Santiago e afirmo que dá MUITO trabalho carregar toda a tralha (bota, esqui, bastões, mais os próprios pertences), procurar locker para guardar as coisas, etc.

Relato completo aqui.

As dicas do Márcio

Fiquei uma noite em Farellones no Powder Lodge. Na verdade é uma casa com vários quartos, mas bem arrumados, e com uma acolhida especial por conta do Christian. Ele nos emprestou até algumas roupas de neve. Quando chegamos à tarde tinha pizza para o lanche e vinho. O jantar é “de autor”, que ele mesmo prepara, e dá para ver Santiago lá embaixo.

Relato completo aqui.

As dicas do Hugo

Fui ano passado a Farellones com criança pequena e foi uma tremenda furada. Nosso objetivo era apenas levar nosso filho de 3 anos para ver a neve e brincar um pouco, e nós, pelo menos descer de snow tube. Mas não é permitido a ninguém que não esteja com equipamento entrar na área da estação. Ano passado havia restrição de idade de 5 ou 6 anos; como nosso filho tinha apenas 3, não podia ir (este ano a regra mudou; tem que ter pelo menos 1 metro de altura). Resumo, minha esposa foi no snow tube e eu fiquei com ele, e ele apenas vendo a neve de longe. O que fizemos? Fomos para El Colorado, que é toda aberta, neve para todo lado, e pudemos brincar na neve e ensaiar umas escorregadas.

Relato completo aqui.

Obrigada, pessoal!

Você também já fez sua estréia nas montanhas de Santiago? Deixe outras dicas pra gente!

Leia mais:

208 comentários

Fabiana
FabianaPermalinkResponder

Olá! Eu, meu marido e filha de 10 anos pretendemos ir a Santiago na ultima semana de julho. Estamos pensando em 3 dias em Santiago e 3 dias em Farellones ou El Colorado, já que não conhecemos neve e queríamos tentar esquiar. O que vc sugere? Existem passeios de trenós com cachorros e snowmobiles para alugar por lá?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabiana! Não há esse tipo de atividade. As atividades de Farellones estão descritas no post. Três dias é muito pouco tempo para aprender a esquiar; dedique pelo menos uma semana de férias com foco nisso.

Fabiana
FabianaPermalinkResponder

Obrigada pela dica! Mais uma dúvida: onde é possível fazer um passeio de teleférico, sem precisar esquiar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabiana! Nas estações de Santiago o uso do teleférico ("medios de elevación") está atrelado a um ingresso com direito a esquiar.

Há uma espécie de tirolesa em Farellones.

Higor
HigorPermalinkResponder

Gostaria de saber qual o valor da entrada das estações de Ski, eu consigo ir sozinho de carro ou somente excursção? Aguardo resposta

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Higor! Não é recomendável subir de carro.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Luciano
LucianoPermalinkResponder

Olá a todos. Li os posts e fiquei meio confuso quanto a algumas questões, e quero ver se consigo esclarecer:
1) Vou com uma criança de 1 ano e 11 meses. Pelo que vi, há restrições em Farellones. Nas outras há também ou ele pode entrar?
2) Sou um pouco fora da curva em tamanho (tenho 2,02m e 125 Kg). Será que encontrarei dificuldades em alugar roupas de inverno?
3) Vale a pena fazer uma aulinha de esqui mesmo se for um ou dois dias ou só para quem for mesmo ficar uma semana?

Obrigado a todos

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciano! Não haverá atividades para uma criança tão pequena, mas dá para brincar na neve (qualquer montinho já vai ser divertido...).

Um dia de aula de esqui serve como uma atividade lúdica apenas. Você começará a sentir algum progresso no terceiro dia; o ideal para começar aprender é fazer um programa semanal.

Luciano
LucianoPermalinkResponder

Oi Bóia,

mas mesmo sem atividades, ele poderá entrar nas outras estações sem problemas (pelo que entendi, em Farellones não poderia).

Quanto ao tamanho das roupas, você sabe de algo?

Muito obrigado,

Luciano

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciano! Você pode entrar em contato com lojas como a Ski Total para saber sobre os tamanhos disponíveis. Veja:
http://www.skitotal.cl/ski-rental.php
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/santiago-com-neve-um-dia-entre-valle-nevado-e-farellones/

Fabiola
FabiolaPermalinkResponder

Olá, uma vez fui de Buenos Aires para Santiago de ônibus, passando pelos caracoles e muita gente na excursão passou mal. Eu tive apenas tontura por causa da altitude.

Vou em Junho agora com minha filha de 1 ano e 5 meses e gostaria de saber se o trajeto Santiago para Farellones e Valle Nevado tem esse mesmo problema de altitude e se as crianças geralmente encaram bem.

Obrigada!!

Marcos
MarcosPermalinkResponder

Olá Bóia,

Estarei em junho em Santiago e passarei um fim de semana em Farellones, não pretendo esquiar, pois quero mesmo conhecer a neve, rsrs, por isso queria saber se é imprescindível que eu alugue roupas de neve, achei um pouco caro os preços que achei.
Se for fazer alguma atividade em Farellones será a tirolesa, passeio com raquetas ou escorregar de boia, para isso sim eu deverei usar roupas neve, correto?

Um abraço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcos! Você deverá alugar pelo menos botas e luvas. Calças impermeáveis também são recomendáveis. Qualquer roupa "comum" que você usar numa saída para a neve será inutilizada para o resto da viagem.

Daniela Borges

Pretendo ir a Santiago na segunda semana de agosto. Vou encontrar neve em Vale Nevado?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniela! Vai, sim. Não ter neve lá no alto em agosto, só se houver uma catástrofe meteorológica.

Kívia Braga
Kívia BragaPermalinkResponder

Olá!
Estou indo dia 15 de junho. Existe possibilidade das estações já está em funcionamento? Se não estiver aberta para ski, existe alguma outra programação nas estações? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kivia! O teleférico de Valle Nevado, inaugurado agora há pouco, já está funcionando, independentemente da abertura da estação.

Roberta Oliveira

Olá!
Irei para Santiago de 08 a 15/06, apesar da chance de neve ser pequena, quero tentar ver a neve. Em pesquisas na internet gostei das ofertas de passeio de uma empresa chamada InterHabit. É de confiança?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Roberta! Veja como pesquisar a reputação de empresas online:
https://www.viajenaviagem.com/2012/08/5-passos-viagens-sem-roubadas/

Fabíola
FabíolaPermalinkResponder

Olá! Estarei indo para Santiago dia 04/06 e fico até dia 11/06.
Sei que as estações de esqui estarão fechadas ainda, mas será que pelo menos já tem neve? Dizem que valle nevado sem neve é pura terra!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabíola! Não podemos prever! Pergunte ao chegar wink

thais
thaisPermalinkResponder

Bom dia!!!!! Gostaria de algumas informaçoes sobre os passeios da turistour, por ex o valor pago ja esta incluida a entrada no vale nevado? Posso comprar o pacote na hora ou devo comprar pela internet

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thais! Esses passeios raramente incluem ingressos. O teleférico do Valle Nevado, inaugurado este ano, custa 42 dólares nos dias de semana e 90 dólares no fim de semana.

Bia
BiaPermalinkResponder

Ola Boia, Estrei em Buenos Aires em julho e gostaria de ir a Santiago qual a sugestão de empresa para ir de ônibus? Me disseram que vale a pena a viagem via terrestre.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bia! De Buenos Aires a Santiago são 22 horas de ônibus. Vá de avião wink

Samantha Soares

Olá Trips, Ric e Bóia!

Impossível programar qualquer viagem sem vim aqui!
Estarei em Santiago na primeira semana de setembro, reservei um dia para Farellones e outro para Valle Nevado porém estou com algumas dúvidas:

Percebi que além da aula de esqui preciso pagar um ticket de acesso a pista de esqui, correto?
Caso sim, alguém sabe o valor das estações que citei?

Li aqui que podemos pagar o teleférico, em Valle Nevado, junto com o almoço. Alguém sabe o preço atual desse combo?

Obrigadinha!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Samantha! Consulte os sites oficiais para ver os valores! smile

Gisela
GiselaPermalinkResponder

Olá, iremos à Santiago na segunda semana de julho, 1 casal e 2 crianças de 9 e 7 anos. Pretendemos reservar 4 dias para as estações de ski, mas ficaremos hospedados em Santiago. Entrei nos sites e vi que Colorado tem opção de comprar tickets com desconto para Valle Nevado e La Parva. Sabe dizer se há algum "pacote" que valha a pena? Pensei em 1 dia em cada estação + aula particular para a família + transporte até estação + equipamentos, qualquer combinação vantajosa ajudaria. Não encontrei nada até agora e estou na dúvida se começamos por aula de ski ou brincadeiras em Farellones. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gisela! Todas as estações vendem tickets com possibilidade de uso das outras estações -- mas isso é para quem já esquia e vai POR DENTRO, esquiando.

Sergio
SergioPermalinkResponder

Bom dia

Estarei indo com minha esposa e filha de 4 anos na segunda quinzena de Agosto
Estamos na dúvida se nos hospedamos em Farellones ou Colorado . . . . a pousada Farellones te leva de carro sem custo para colorado diariamente (idem para la Parva)

Parece que neste ano em Farrelones mesmo já existe Escola de Esqui e pistas iniciantes . . é isso mesmo??

O que nos aconselha . . . hospedar em Farellones ou Colorado?

A idéia é brincar na Neve e fazer umas aulinhas iniciais . . ficaremos 5 dias (4 noites)

Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sergio! Farellones e Colorado fazem parte do mesmo complexo.

Natanael
NatanaelPermalinkResponder

Olá,

Vou para Santiago agora em agosto, e não consegui identificar que dias da semana as estações de Esqui funcionam, e quais destes dias é mais tranquilo para principiantes irem para praticar o esqui.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Natanael! Funcionam todos os dias. E ficam especialmente lotadas no fim de semana.

ROSA
ROSAPermalinkResponder

OLA... Cheguei do Chile esta semana,fomos eu e minha familia (marido e crianças de 6 e 11 anos) nao havia muuuuuuuita neve, mas dava pra brincar. Combinamos passeio para FArellones e Vale Nevado com a Turistour 100, o folder indicava tempo de passeio aproximadamente 11 horas e eles nos levaram embora com 6 horas de passeio. Decepcionante. Só passamos pelos locais para conhecermos, nao nos deram tempo para alugar as boias de Farellones ou para tirolesa, disseram q era muito caro e somente nos deram o tempo para almoço. Se alguem estiver indo com crianças, aluguem um carro somente para a familia e va somente a Farellones para diversão, Vale Nevado é lindo, mas nao ha nada para se fazer la em cima, somente para quem quer mesmo esquiar. Outra coisa: aluguel de roupas de neve no caminho do passeio é pessimo. aluguem a roupa um dia antes. Estas locações no caminho nunca tem muita coisa, nao teve casaco do tamanho da minha filha menor, sorte q ela ja estava com um casaco dela e nao estava frio demais, deu pra aquecer.

Daniel
DanielPermalinkResponder

Neste tours de montanha das operadoras como a Turistour (Valle Nevado + Farellones) da tempo para subir de gondola em Valle Nevado e fazer tubing em Farellones? Obrigado.

Fabio de Rezende

Isso você só vai saber, com certeza, se perguntar para a Operadora de Turismo, mas tenha em mente que a sua ida para a montanha deve ocorrer de manhã cedo e o retorno no final da tarde, se não for assim não vale a pena, procure um transporte ou uma operadora que faça assim. Em Santiago existem varios transportes, não necessariamente uma excursão, que te levam para a montanha, alguns você até consegue fazer mais de uma estação de esqui, com algumas horas livres em cada uma, o que dá pra fazer isso que vc quer com tranquilidade.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniel! Não recomendamos fazer as duas no mesmo dia. Vá um dia numa, outro dia na outra.

Emilio
EmilioPermalinkResponder

Ola
Estou indo para Santiago com minha esposa na primeira semana de Setembro.Gostaria se saber se nessa epoca ainda tem bastante neve.E se você sabe se tem como alugar um snowmobile e onde.Abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Emilio! É bastante provável, não é 120% garantido.

Emilio
EmilioPermalinkResponder

Ola
Esqueci de perguntar o mais importante.Na primeira semana de setembro sera que da para subir de carro sem ter muito risco?
Abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Emlio! Não aconselhamos.

Emilio Bispo
Emilio BispoPermalinkResponder

Ola
Obrigado pelos esclarecimentos.
Você teria alguma dica para se fazer Santiago e Lagos Andinos?
Isso seria viavel em 10 ou 12 dias?
Essa rota daria para se fazer de carro nessa época, primeira semana de setembro?
Tenho que fechar essa viagem ainda essa semana, passagem aerea, hotel e tudo mais.
SOCORRRRRRRRROOOOOOOOOOO
Abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Emilio! Neste post você encontra as permanências mínimas recomendadas:
https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Emilio Bispo
Emilio BispoPermalinkResponder

Haaaaaaaaaaaaa
Mais uma vez, esqueci.
O que você aconcelha: excurção ou voo solo.
Abraços

Camila Bianchi

Olá! Agora em agosto eu e meu marido estivemos em Santiago e aproveitamos para ir ao Valle Nevado 3 dias, e à Portillo 1 dia. Para o bate-volta do Valle Nevado alugamos um carro (foi perfeito) e para Portillo utilizamos os serviços de transfer da Skitotal.
Alugamos os equipamentos de esqui e de snow, para todos esses dias, na Skitotal também.
Bom, quero dizer que NÃO recomendo os serviços da Skitotal, o transfer esqueceu de nos pegar no hotel (mesmo tendo confirmado no dia anterior), o motorista é um insano que quase nos arremessou no penhasco em uma das muitas ultrapassagens arriscadas, os equipamentos estão sucateados, e o atendimento está uma bagunça! Todo mundo procura a Skitotal, está sempre lotada e não está dando conta! Portanto, para não se incomodar, evitem os serviços da Skitotal!

Bruno Senna
Bruno SennaPermalinkResponder

Boa noite !!!!
Vou agora para o Chile em dezembro, e já aluguei um carro para conhecer o Valle Nevado. Sei que não verei neve !!!
Fiquei sabendo que os carros sobem até determinado horário e a volta tb segue esse procimento. Teriam esses horários para me informar???
Mesmo sem neve devo tomar cuidado redobrado na direção, certo?
Abraços
Bruno Senna

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruno! Fora da temporada de inverno a pista é mão dupla o dia inteiro. São 60 curvas até a estação.

Nick
NickPermalinkResponder

Olá bóia, posso viajar ao chile (vale nevado) para equiar, e posso em três datas

8 julho
1 de setembro
12 setembro

Gostaria de saber qual dessas datas há mais neve
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nick! Deve haver neve em todas essas datas. Impossível saber em que data haverá mais neve do que na outra.

Juliana BArbosa

Olá Bóia,
viajarei com meu esposo e filha de 6 anos a Santiago de 04/06/2014 a 13/06/2014.
Vamos a Valle Nevado. Para fugirmos do fds, queremos ir dia 09/de junho. Vale a pena dormir uma noite por lá? Melhor nos hospedarmos em Vale Nevado ou Farellones??
Não há garantia de neve nesse período, certo??
Obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Só é possível se hospedar em Valle Nevado a partir de 27 de junho, quando a temporada de esqui será aberta. Em Farellones, a Posada Farellones abre no início de junho. Mas não há por que se hospedar lá, já que as estações estarão fechadas.

Garantia de neve, somente entre julho e setembro.

Marília Benelli

Olá, gostaria de saber se existe alguma opção de ir ao Vale Nevado somente para passar o dia, tirar fotos, conhecer.. mas sem esquiar. E se existe diferença de preço nas entradas. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marília! O Valle Nevado não cobra entrada de visitantes. Você pagará apenas para subir no novo teleférico de cabine fechada, se quiser fazer o passeio. Se não consumir nada na estação, você não pagará nada, só o traslado com a cia. que levar você até lá. Para esquiar é preciso comprar um passe.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2013/05/valle-nevado-2013-as-novidades-para-quem-se-hospeda-ou-visita/

Gustavo
GustavoPermalinkResponder

Olá boa tarde,

Qual o melhor site de compra com traslado Hotel X Farellones ? As entradas compram-se direto em Farellones , ou é possível adquiri -los pelo site ?
Obrigado
Gustavo

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gustavo! Indicamos empresas que fazem o passeio neste post, no tópico "Um dia na montanha": https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Você pode comprar o ingresso ao chegar.

Ivana
IvanaPermalinkResponder

Vou a Santiago com minha família no final de agosto. Vamos passar 3 dias na montanha numa pousada em Farellones e de lá pretendemos ir a El Colorado, La Parva e talvez ao Valle Nevado. Como vamos precisa de roupas de neve (impermeáveis) durante esse tempo), fico pensando se não vale mais a pena comprar do que alugar, já que as lojas cobram o aluguel por dia. Se for o caso de comprar, será que é melhor pra deixar pra fazer isso em Santiago? Será que lá é mais barato que no Brasil? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ivana! Compre roupas de frio, mas alugue equipamento e roupas de ski.

Anderson
AndersonPermalinkResponder

Bom dia!
Gosto muito de alugar carro em todas as minhas viagens para fazer o passeio com autonomia. Optei pela estação de portillo por ter uma lagoa bonita dentro e ter o "maior percusso" - distancia. Assim consigo ver mais paisagens e mais mirantes para fotos , etc. O pensamento esta correto? Ou e melhor ir no vale nevado mesmo?

Fiz uma reserva de carro, mas estou com medo de ir ate portillo dirigindo na neve. Irei no fim de agosto, imagino que a neve seja em menor intensidade.

Acha que vale a pena alugar o carro e ir? Ou seria melhor fazer os passeios padrões de agencias de turismo?

Da pra ir em portillo e valle nevado no mesmo dia? O foco e esquiar, mas não esquiar muiiito, tipo passar o dia todo fazendo isso.

Grato,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Anderson! É mais prático e seguro contratar um traslado de Santiago à montanha. Indicamos empresas aqui: https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Maria Eunice de Assis

Estarei em Santiago em 09/14 com um pequeno grupo de 15 pessoas. Vamos a Vale Nevado mas não encontrei preço em nenhum site dos restaurantes de lá. Tem idéia de preços? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Eunice! Comentamos sobre preços de alimentação no Valle Nevado neste post: https://www.viajenaviagem.com/2014/07/comer-beber-valle-nevado

falseerica
falseericaPermalinkResponder

Para usar o turbing em farellones precisa pagar entrada? Pelo site oficial não consegui entender se o valor e apenas por uma descida

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Annie! São 6.000 pesos (R$ 33) por 30 minutos de uso. Dá para umas três descidas.

Leila
LeilaPermalinkResponder

Vou a Valle Nevado, não quero esquiar, posso subir e descer no teleférico ou só pode descer esquiando?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leila! Dá para descer pelo teleférico.

Humberto
HumbertoPermalinkResponder

Acabei de chegar de Santiago.
Passarei minha visão de quem nunca havia esquiado, e que viajou com a família: esposa e filhos de 10 e 5 anos.
Para quem nunca esquiou, deve-se contratar uma aula de 2 horas. E o melhor lugar para isto é Farellones, pois é muito mais tranquilo e, principalmente, MAIS BARATO do que no Valle Nevado.
Nós, marinheiros de primeira viagem, fizemos o inverso: fomos primeiro ao Valle Nevado e, dois dias depois, a Farellones.
Minha impressão sobre Valle Nevado: lugar lindo, mais incrementado. PORÉM, a recepção estava SUPER TUMULTUADA, fila de meia-hora para comprar os tickets, confusão de agências de turismo, e, no meu caso, desencontro de informações. Por que no meu caso? Porque um de meus filhos tem 5 anos, e só lá no Valle Nevado é que descobri que ele não poderia participar da aula coletiva de esqui comigo, minha esposa e minha filha de 10 anos (porque a idade mínima para a aula coletiva é de 10 anos, e eu não encontrei esta informação no site do Valle Nevado: http://www.vallenevado.com/pt/ski-day/).
Daí tivemos que colocar nossos dois filhos na aula para crianças (que fica em um local próprio), e eu e minha esposa fomos para a aula coletiva (ou seja, acabamos nos separando das crianças por duas horas, o que não queríamos fazer - mas no final das contas as crianças acabaram aproveitando).
O grande problema é que, até que esta orientação nos fosse passada, foi um disse-me-disse enorme, até que fôssemos dirigidos ao segundo andar da recepção, em outro guichê.
Devo deixar claro que havia uma opção para que nós quatro fizéssemos a aula juntos, que seria contratar um professor particular. Entretanto esta opção obviamente é BEM mais cara. Mas fica a informação.
Concluindo: se eu fosse hoje para o Chile, agendaria primeiro a ida a Farellones, onde eu e minha família faríamos a aula de esqui. E deixaria Valle Nevado para um dia posterior, sem aula de esqui, apenas alugando os equipamentos para esquiarmos livremente. Com o adendo de que a recepção no Valle Nevado é uma BAGUNÇA, e que se devem que percorrer distâncias consideráveis calçados com as botas de esqui (é como se você estivesse engessado da canela até o pé rs) e carregando os esquis e os bastões.
Abraço

Bruno Maia
Bruno MaiaPermalinkResponder

Prezados,
Estou interessado em me hospedar em Farellones pra brincar com as crianças na neve, 8 e 13 anos, e também fazer uma aulinha de esqui. No entanto, gostaria de conhecer Valle Nevado. É possível contratar transporte de Farellones para Vale Nevado? 3 dias dá pra curtir bastante?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruno! Não existe transporte entre as duas estações. Não recomendamos os passeios que combinam as duas estações, você não vai aproveitar nenhuma. Vá em dois dias separados às duas estações.

Kadu
KaduPermalinkResponder

Qual a melhor opção para quem nunca esquiou e vai com criança (3 anos), fazendo bate volta de Santiago? Valle Nevado ou El Colorado?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Kadu! Farellones, que é um parque de neve do complexo de El Colorado, é indicado para crianças maiores de 5 anos, que podem fazer tubing. Valle Nevado tem a melhor estrutura para quem só quer ter contato com a neve.

Carla Galerani

Olá! Vi em muitos lugares que a Farellones é a estação ideal para ir com crianças, mas aqui tem uma referência à um limite mínimo de altura e de idade para os pequenos. Estou indo com meu bebê de um ano, gostaria de saber se esse limite é só para as atividades ou se é para todas as áreas da estação. Tenho interesse em brincar na neve com meu filho, vou poder na Farellones?
Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carla! O limite mínimo é só para as atividades do parque, como tubing e jogos aéreos. Se o parque estiver funcionando, haverá neve fora desta área, não se preocupe.

Carla Galerani

Muito obrigada! Parabéns pelo site, vocês dão dicas valiosas!

Victor
VictorPermalinkResponder

Olá,
Aluguei um carro em santiago, e gostaria de saber se da para ir no mesmo dia em Valle Nevado e Farellones, vou ficar 8 dias em Santiago em agosto 2016.
obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Victor! Não é recomendável para quem não tem experiência dirigir em pista com capa de gelo, com necessidade de usar correntes. São curvas e mais curvas e mais curvas. Vá de passeio organizado.

Karina
KarinaPermalinkResponder

Olá!
Estou com passagens compradas para ir em Julho à Santiago com a minha filha de 08anos, porém ainda não fechei o lugar para ficar! Queria muito ficar em algum lugar em Farrelones com ela, mas não sei se vale a pena por conta do frio. Acha melhor eu ficar em Santiago e subir um dia sim, outro não, à Farellones, para ela fazer aula e brincar na neve? Ou vale a pena ficar em Farellones? Caso seja válido ficar em Farellones, compensa financeiramente? Ou sai mais barato ficar em Santiago e subir?
Há empresa que nos leva para passar o dia em Farellones? Levando de manhã e nos buscando no final do dia?
Me desculpe tantas perguntas, mas preciso fechar o hotel e estou com muitas dúvidas!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karina! Hospedar-se numa estação de esqui é para quem está seriamente focado em esquiar. Durante uma semana em Santiago, se você subir duas vezes com a pequena para a montanha já vai valer a pena. Ao chegar veja o que as agências estão oferecendo para a montanha. A Snowtours é a que tem mais passeios focados em contato com a neve para brasileiros.

http://snowtours.cl/transporte/

Guilherme Lopes

Nunca, sob hipótese alguma, reservem nada diretamente com a estação El Colorado - é uma boa opção para quem realmente quer aprender a esquiar, muito mais barato e menos cheio que Valle Nevado ou La Parva, mas o atendimento deles é péssimo. Prefiram sempre agências de turismo que resolvem tudo, como a Snow Tours (fica em Lastarria, do lado do Cerrro Santa Lucía).

Explico: comecei a pesquisar em abril para uma viagem em julho, e falei com todas as estações, além de varias agencias de turismo. Acabei optando (se arrependimento matasse...) por fechar direto com El Colorado. As informações oferecidas por email estavam incompletas, com respostas que deixavam dúvidas principalmente em quem nunca havia esquiado na vida. Mesmo assim, era um pouco mais barato, então paguei duas reservas para duas pessoas (uma para Farellones, que é a mesma empresa, e outra para El Colorado) com uma semana de antecedência. Pensei que receberia os vouchers no mesmo dia, mas fui apenas informado pela vendedora Siliam que o caso estava "em análise pela sua supervisora".

Alguns dias depois enviei um email para saber se a reserva havia sido confirmada, mas não recebi resposta. Na VÉSPERA, liguei para saber onde estava a reserva e bem... eles haviam perdido. Tive que enviar novamente os comprovantes e, cheia de má vontade, a moça disse que "em breve" me daria retorno (isso era quase meio dia da véspera). Passou uma hora, duas horas... nada. Até que liguei novamente, já cansado, ela me ofereceu o cancelamento "já que você não está cooperando nem sendo paciente". Aceitei o cancelamento (mesmo assim recebi os vouchers uma hora depois, mas não usei) e enviei os dados do cartão para que o valor fosse devolvido. Me informaram que o valor seria integralmente devolvido em 10 dias.

Passaram-se os dez dias e reinava o mais absoluto silêncio - sequer recebi confirmação de que eles já estavam com os meus dados. Liguei novamente para a estação e fui atendido pela mesma pessoa que... adivinha? Enviou de novo um formulário para eu preencher com os dados da compra, como se eu não tivesse enviado nada até ali. Enviei novamente os dados e a resposta foi o silêncio...

Para finalizar: já se passaram 3 semanas desde o cancelamento, não houve nenhum extorno no meu cartão de crédito, não houve nenhum crédito na minha conta (essa foi uma possibilidade levantada por eles, mas eu achei para lá de estranha) e a pessoa responsável pela venda simplesmente não responde nenhum email que lhe é enviado. Além disso, já tentei ligar várias vezes e simplesmente ningúem atende. Estou abrindo uma reclamação no serviço de atendimento ao consumidor chileno (SERNAC), mas já me preparei psicologicamente para arcar com esse prejuízo de mais de mil reais...

Então fiquem aqui com a dica: NÃO RESERVEM NADA COM EL COLORADO. Uma opção alternativa é reservar com agências locais que trabalham com turistas e conhecem tanto os atendentes quanto as pistas. Acabei subindo para a montanha dois dias com a Snow Tours. O atendimento deles é excelente (todos falam português muito bem e o dono é chileno-brasileiro), eles realmente se importam com seus clientes e fazem tudo o possível para que a experiência para o turista seja excelente. Tivemos alguns problemas de logística, mas creio que foram coisas que fogem do controle da agência - e eles foram muito honestos ao devolver uma parte do passeio que acabamos não usando por conta desses problemas.

Mas de reservar com El Colorado, FUJAM.

RICARDO ANSELMO

Olá Boia,
tudo bem?
Vou dia 19/05 e retorno dia 20/05 para Farellones. Como ficarei apenas de um dia para o outro em uma pousada, e não vou esquiar, gostaria de saber se precisarei de alguma roupa especial. Talves apenas brincar no snow tube. Tenho bota de couro, casaco de frio com pele e também de nylon acolchoado, além de luvas de couro e gorro de lá grossa e de couro com pele. Mesmo sem ir esquiar, tem que ser impermeável, apesar de ser metade do mes de maio? Obrigado, abraços.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Nada estará funcionando na estação de Farellones em maio.

Mayara
MayaraPermalinkResponder

Oi, gostaria de saber se o passeio de gôndola em Valle Nevado já está incluso nos pacotes que compramos para esquiar (na ski total, por exemplo, há o aluguel, transfer e ticket por um preço X). Esse "ticket" para esquiar já inclui a gôndola ou teremos que pagar separadamente no Valle Nevado?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mayara! O ticket ski day inclui a gôndola, que é o acesso.

waleska
waleskaPermalinkResponder

Olá, vou com a família 01/09/2017 a 07/09/2017, gostaria saber se o Parque Farellones estará aberto?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Waleska! Provavelmente estará, mas não dá para garantir. Farellones costuma encerrar sua temporada cedo porque a neve acaba primeiro. Tudo vai depender da existência de neve em volume suficiente para as atividades do parque.

Rogerio Lima
Rogerio LimaPermalinkResponder

Bóia boa tarde estarei indo dia 03/07 a farellones com meu filho e minha vontade é ir de carro, gostaria de saber sua orientação, quanto a segurança e horarios

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rogerio! A recomendação quanto à segurança é não colocar a sua vida e a vida do seu filho em risco dirigindo montanha acima (e depois abaixo) numa estrada com capa de gelo.

Vinícius
ViníciusPermalinkResponder

Olá! Vou a Farellones em agosto e não vou esquiar. Você sabe que tipo de roupa especial eu precisaria usar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vinicius! Bota impermeável de trekking, luvas, gorro, cachecol, casaco revestido com penas (tipo bonequinho da Michelin). Se for fazer tubing, calça de nylon para vestir por cima da calça. Segunda pele se for muito friorento.

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Olá, estou com uma dúvida, veja se alguém pode me ajudar.

Vou com minha mãe e meu irmão a Santiago em uma semana, e decidimos ter nossa experiência de neve em Farellones porque provavelmente será mais divertido para a minha mãe que não pretende (tentar) esquiar.

Dúvidas: no site de Farellones tem um combo ENTRADA + AULA + EQUIPAMENTO ... alguém sabe se isso inclui a roupa? Pelo menos a calça impermeável?
- Se não inclui.... tem para alugar lá na própria estação ou teria que alugar a calça na cidade?
-Alguém já subiu com a empresa de transfer que eles indicam no site deles - El Colorado - local 48 da Omnium? (http://www.parquesdefarellones.cl/como-chegar/)

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! Alugue a roupa ainda em Santiago, no próprio Omnium. No mesmo shopping, dá para ir com a SkiTotal.

larissa
larissaPermalinkResponder

Boa noite, iremos a Farellones para aproveitar as atividades e queremos ir um outro dia para o Valle Nevado, mas não para esquiar. Todas as empresas de Transfer saem pela manhã e retornam no fim do dia. Queria saber se tem o que fazer durante todo o dia nessas duas estações, principalmente no Valle Nevado que só iremos para visitar e almoçar.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Larissa!

Aqui você vê o que fazer durante uma visita de dia ao Valle:
https://www.viajenaviagem.com/2015/09/santiago-passeio-valle-nevado/

Ilana
IlanaPermalinkResponder

Boa noite! Gostaria de saber qual o tempo de traslado de Santiago para Farellonnes.
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ilana! As vans levam 1h20.

Djonatah
DjonatahPermalinkResponder

Bóia, vamos para Santiago em agosto. A dúvida quanto aos tickets de "parque del farellones" (site oficial não esclarece bem): o combo entrada+aula+ equipamento da direito a uso da pista? Se eu comprar apenas a "entrada" e alugar eqpto em santiago, posso utilizar as pistas de ski?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Djonatah! Se você quer esquiar, vá para El Colorado. Farellones é só um parque mesmo, a pista é própria para aulas, mas ninguém vai esquiar lá. E só alugue equipamento em Santiago se você for experiente. Se alugar qualquer tamanho errado, não vai poder trocar lá em cima.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar