Farellones e Valle Nevado: dicas para principiantes

Valle Nevado

As férias de julho chegaram e muitos brasileiros já estão de malas prontas para Santiago. Isso significa que muitos brasileiros estão também a dias de estrear em pistas de esqui. Por conta disso, compilamos alguns depoimentos de leitores sobre suas primeiras aventuras na neve em Valle Nevado e Farellones. São dicas úteis para todos os marinheiros, digo, esquiadores de primeira viagem!

As dicas do Everton:

A dica de que não vale a pena querer conhecer todas estações de esqui em um único passeio é valiosíssima. Fica muito corrido e extremamente cansativo. Se quer apenas brincar, não sabe esquiar e deseja apenas conhecer neve, Farellones é o mais indicado.

Não subam sem touca de lã grossa ou um esquentador de orelhas. Fiquei quatro dias sem sentir minha orelha.

Relato completo aqui.

As dicas da Gabi:

Vale a pena fazer uma aula antes de começar. Meu namorado e eu arriscamos descer numa pista fácil sem saber nada, mas foi tombo atrás de tombo! Com uma horinha de aula particular a coisa fica bem mais fácil e segura! No começo até colocar o esqui dignamente parece tarefa impossível!

Relato completo aqui.

As dicas do Flavio:

Existem vários locais para aluguel de equipamento na Avenida Las Condes. A SkiTotal é a maior e tem pessoas que atendem em português, inclusive.

Para quem tem alguma noção de surf, skate, wakeboard, windsurf, kitesurf e afins, o snowboard é a melhor pedida. Para quem patina, ou já fez esqui aquático, é melhor o esqui. Todas as estações têm pistas para iniciantes e aulas, tanto em grupo quanto particulares.

Relato completo aqui.

As dicas do Estevão:

Se possível, aluguem os equipamentos nas próprias estações de esqui. Não comparei os preços, mas nas duas vezes alugamos em Santiago e afirmo que dá MUITO trabalho carregar toda a tralha (bota, esqui, bastões, mais os próprios pertences), procurar locker para guardar as coisas, etc.

Relato completo aqui.

As dicas do Márcio

Fiquei uma noite em Farellones no Powder Lodge. Na verdade é uma casa com vários quartos, mas bem arrumados, e com uma acolhida especial por conta do Christian. Ele nos emprestou até algumas roupas de neve. Quando chegamos à tarde tinha pizza para o lanche e vinho. O jantar é “de autor”, que ele mesmo prepara, e dá para ver Santiago lá embaixo.

Relato completo aqui.

As dicas do Hugo

Fui ano passado a Farellones com criança pequena e foi uma tremenda furada. Nosso objetivo era apenas levar nosso filho de 3 anos para ver a neve e brincar um pouco, e nós, pelo menos descer de snow tube. Mas não é permitido a ninguém que não esteja com equipamento entrar na área da estação. Ano passado havia restrição de idade de 5 ou 6 anos; como nosso filho tinha apenas 3, não podia ir (este ano a regra mudou; tem que ter pelo menos 1 metro de altura). Resumo, minha esposa foi no snow tube e eu fiquei com ele, e ele apenas vendo a neve de longe. O que fizemos? Fomos para El Colorado, que é toda aberta, neve para todo lado, e pudemos brincar na neve e ensaiar umas escorregadas.

Relato completo aqui.

Obrigada, pessoal!

Você também já fez sua estréia nas montanhas de Santiago? Deixe outras dicas pra gente!

Leia mais:

212 comentários

Estarei em Santiago entre 10 e 15 de julho, o ingresso de acesso à Farellones inclui o que?

    Olá, Elaine! Inclui todas as atividades. Aulas são cobradas à parte.

Bom dia! Estou querendo ir em julho deste ano (eu; minha esposa; um filho de 6 anos e uma filha de 1 ano e meio) para Santiago e ir uns 2 dias às estações de esqui. Sabe me dizer se há restrições para as crianças? Se sim, quais seriam? E quais as melhores estações para ir com elas? Obrigado pela atenção!

Bóia, vamos para Santiago em agosto. A dúvida quanto aos tickets de “parque del farellones” (site oficial não esclarece bem): o combo entrada+aula+ equipamento da direito a uso da pista? Se eu comprar apenas a “entrada” e alugar eqpto em santiago, posso utilizar as pistas de ski?

    Olá, Djonatah! Se você quer esquiar, vá para El Colorado. Farellones é só um parque mesmo, a pista é própria para aulas, mas ninguém vai esquiar lá. E só alugue equipamento em Santiago se você for experiente. Se alugar qualquer tamanho errado, não vai poder trocar lá em cima.

Boa noite, iremos a Farellones para aproveitar as atividades e queremos ir um outro dia para o Valle Nevado, mas não para esquiar. Todas as empresas de Transfer saem pela manhã e retornam no fim do dia. Queria saber se tem o que fazer durante todo o dia nessas duas estações, principalmente no Valle Nevado que só iremos para visitar e almoçar.

Olá, estou com uma dúvida, veja se alguém pode me ajudar.

Vou com minha mãe e meu irmão a Santiago em uma semana, e decidimos ter nossa experiência de neve em Farellones porque provavelmente será mais divertido para a minha mãe que não pretende (tentar) esquiar.

Dúvidas: no site de Farellones tem um combo ENTRADA + AULA + EQUIPAMENTO … alguém sabe se isso inclui a roupa? Pelo menos a calça impermeável?
– Se não inclui…. tem para alugar lá na própria estação ou teria que alugar a calça na cidade?
-Alguém já subiu com a empresa de transfer que eles indicam no site deles – El Colorado – local 48 da Omnium? (http://www.parquesdefarellones.cl/como-chegar/)

    Olá, Adriana! Alugue a roupa ainda em Santiago, no próprio Omnium. No mesmo shopping, dá para ir com a SkiTotal.

Olá! Vou a Farellones em agosto e não vou esquiar. Você sabe que tipo de roupa especial eu precisaria usar?

    Olá, Vinicius! Bota impermeável de trekking, luvas, gorro, cachecol, casaco revestido com penas (tipo bonequinho da Michelin). Se for fazer tubing, calça de nylon para vestir por cima da calça. Segunda pele se for muito friorento.

Bóia boa tarde estarei indo dia 03/07 a farellones com meu filho e minha vontade é ir de carro, gostaria de saber sua orientação, quanto a segurança e horarios

    Olá, Rogerio! A recomendação quanto à segurança é não colocar a sua vida e a vida do seu filho em risco dirigindo montanha acima (e depois abaixo) numa estrada com capa de gelo.

Olá, vou com a família 01/09/2017 a 07/09/2017, gostaria saber se o Parque Farellones estará aberto?

    Olá, Waleska! Provavelmente estará, mas não dá para garantir. Farellones costuma encerrar sua temporada cedo porque a neve acaba primeiro. Tudo vai depender da existência de neve em volume suficiente para as atividades do parque.

Oi, gostaria de saber se o passeio de gôndola em Valle Nevado já está incluso nos pacotes que compramos para esquiar (na ski total, por exemplo, há o aluguel, transfer e ticket por um preço X). Esse “ticket” para esquiar já inclui a gôndola ou teremos que pagar separadamente no Valle Nevado?

    Olá, Mayara! O ticket ski day inclui a gôndola, que é o acesso.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.