Farellones e Valle Nevado: dicas para principiantes

Valle Nevado

As férias de julho chegaram e muitos brasileiros já estão de malas prontas para Santiago. Isso significa que muitos brasileiros estão também a dias de estrear em pistas de esqui. Por conta disso, compilamos alguns depoimentos de leitores sobre suas primeiras aventuras na neve em Valle Nevado e Farellones. São dicas úteis para todos os marinheiros, digo, esquiadores de primeira viagem!

As dicas do Everton:

A dica de que não vale a pena querer conhecer todas estações de esqui em um único passeio é valiosíssima. Fica muito corrido e extremamente cansativo. Se quer apenas brincar, não sabe esquiar e deseja apenas conhecer neve, Farellones é o mais indicado.

Não subam sem touca de lã grossa ou um esquentador de orelhas. Fiquei quatro dias sem sentir minha orelha.

Relato completo aqui.

As dicas da Gabi:

Vale a pena fazer uma aula antes de começar. Meu namorado e eu arriscamos descer numa pista fácil sem saber nada, mas foi tombo atrás de tombo! Com uma horinha de aula particular a coisa fica bem mais fácil e segura! No começo até colocar o esqui dignamente parece tarefa impossível!

Relato completo aqui.

As dicas do Flavio:

Existem vários locais para aluguel de equipamento na Avenida Las Condes. A SkiTotal é a maior e tem pessoas que atendem em português, inclusive.

Para quem tem alguma noção de surf, skate, wakeboard, windsurf, kitesurf e afins, o snowboard é a melhor pedida. Para quem patina, ou já fez esqui aquático, é melhor o esqui. Todas as estações têm pistas para iniciantes e aulas, tanto em grupo quanto particulares.

Relato completo aqui.

As dicas do Estevão:

Se possível, aluguem os equipamentos nas próprias estações de esqui. Não comparei os preços, mas nas duas vezes alugamos em Santiago e afirmo que dá MUITO trabalho carregar toda a tralha (bota, esqui, bastões, mais os próprios pertences), procurar locker para guardar as coisas, etc.

Relato completo aqui.

As dicas do Márcio

Fiquei uma noite em Farellones no Powder Lodge. Na verdade é uma casa com vários quartos, mas bem arrumados, e com uma acolhida especial por conta do Christian. Ele nos emprestou até algumas roupas de neve. Quando chegamos à tarde tinha pizza para o lanche e vinho. O jantar é “de autor”, que ele mesmo prepara, e dá para ver Santiago lá embaixo.

Relato completo aqui.

As dicas do Hugo

Fui ano passado a Farellones com criança pequena e foi uma tremenda furada. Nosso objetivo era apenas levar nosso filho de 3 anos para ver a neve e brincar um pouco, e nós, pelo menos descer de snow tube. Mas não é permitido a ninguém que não esteja com equipamento entrar na área da estação. Ano passado havia restrição de idade de 5 ou 6 anos; como nosso filho tinha apenas 3, não podia ir (este ano a regra mudou; tem que ter pelo menos 1 metro de altura). Resumo, minha esposa foi no snow tube e eu fiquei com ele, e ele apenas vendo a neve de longe. O que fizemos? Fomos para El Colorado, que é toda aberta, neve para todo lado, e pudemos brincar na neve e ensaiar umas escorregadas.

Relato completo aqui.

Obrigada, pessoal!

Você também já fez sua estréia nas montanhas de Santiago? Deixe outras dicas pra gente!

Leia mais:

214 comentários

Alguem me ajuda por favor!!
Estou indo para Santiago semana que vem com meu marido, cunhada, minha mãe e minha sogra!!
Meu marido quer esquiar pela primeira vez, mas eu e minha cunhada nao fazemos muita questão. Minha mãe e minha sogra nao querem nem pensar nisso, elas ja tem seus 60 anos.
Seguindo as dicas do blog decidimos ir a farellones por ter mais opção para nós que nao queremos esquiar.
Só que estou confusa!! Devo comprar um ticket combinado de El Colorado e Farellones? Porque pelo que estou entendendo para meu marido esquiar tem que ser em El Colorado e para ficarmos so brincando na neve deve ir a Farellones.
Estava pensando em ir de manha a El Colorado e almoçar no restaurante de Farellones…
Fora isso nao entendo o site da ski total, nao consigo escolher o ticket adequado ao nosso caso e o atendimento em portugues pelo nextel ninguem responde 🙁

    Olá, Claudia! Dá pra esquiar em Farellones também, assim vocês não se dividem.

    Deixe para reservar o trânsfer ao chegar em Santiago. Se não atenderem em português tente o atendimento em espanhol, vocês vão acabar se entendendo.

Muito obrigada boia, desculpe repetir a pergunta, é pq nao atualizou no meu computador. Irei no site de el colorado.

Bom dia,
Estou indo amanha para Santiago e terça e quarta ficarei no Chalet Valluga em Farellones. Alguém sabe como está a estacao de ski, se já abriu, como está a previsao para a semana que vem, pq no forecast tinha vindo que nevou este final de semana mas semana que vem está aberto. Como é isto? E em El Colorado está dando ainda para esquiar?

    Olá, Ana! A informação é que El Colorado já estava funcionando, Farellones (que fica ligeiramente mais baixo) é que estava fechada por falta de neve.

    O twitter de El Colorado e Farellones responde perguntas. Ontem estavam funcionando apenas tirolesa, juegos de aire e trekking na montanha em Farellones.

    https://twitter.com/elcoloradofare

Boa noite, valeu pelas dicas do blog, sempre muito úteis.

Sei que este assunto ja foi respondido mas queria saber algo mais específico.

Estou indo ao valle nevado daqui 15 dias e gostaria de saber se recomenda-se algum seguro saude específico para a estação. Boia a mondial tem cobertura lá? Ano passado esquiei em bariloche e uma garota do meu hotel precisou atendimento medico ( luxou o cotovelo), ela tinha o seguro visa-axa, e por surpresa dela nao aceitava no cerro catedral. Somente no centro de bariloche. Ela nao teve nenhum problema no atendimento mas teve que ser no centro. Existe algum seguro específico para o valle nevado? Na montanha mesmo. O acesso para Santiago se estiver precisando de assistência eh impossível.. No cerro catedral tinha um posto da travel ace. Sempre esquiei com plano saude normal, mas nunca precisei usar, e passou pela minha cabeça que como estou fazendo um esporte de risco seria necessário fazer algum plus por isso?

Agradeço desde ja as dicas

    Olá, Rodrigo! O que deve ter acontecido é que o seu seguro não cobria a prática de esqui. Feche o seguro para a próxima viagem por telefone, seja com qual companhia for, e contrate o seguro específico ou adicional que cubra atividades na neve.

    Olá, Rodrigo! Você tem razão, existem seguros específicos que são aceitos nas estações.

    Em Valle Nevado são aceitos os seguintes:
    – Travel ACE
    – Universa
    – Assist Card
    – AXA
    – Europe

Sobre as estações de ski, fui ao Vale Nevado pela Turistour (29000 pesos) e foi bem organizado. O detalhe é que esse passeio é para quem quer ir conhecer, pois a parada é de apenas uma hora em Vale Nevado e uma hora e meia em Farellones (incluído tempo para almoço, portanto nada de esquiar.
Conforme já foi postado, para quem só vai conhecer e não quer rolar na neve (a galera mais nova adora), basta alugar as botas (7000 pesos). Eles param em uma loja no caminho para isso. Mas, se o negócio é rasgar dinheiro, pode alugar calça, camisa, toca, etc, tudo por 7000 pesos cada peça.
Gostei do restaurante em Farellones. Dá para almoçar legal.

Vcs tem dicas de seguros viagem??? Para uma viagem que inclui esqui é essencial? E os preços? Pesquisei um post sobre isso e não encontrei! Obrigada e adoro esse site!

Voltamos de Santiago em 11.07.12. Farellones estava fechada por falta de neve. Fomos para El Colorado. Particularmente muito consativo. Primeiro porque estava com crianças de 5 e 9 anos e a Ski Total estava uma bagunça. Muita, muita gente e ninguém se entendia. Para retirar os equipamentos foi uma tortura. Calçar as botas de esqui um sacrilégio. Os funcionários não tem paciência em explicar, super mau humorados… a confusão era tanta que só conseguimos sair da Ski Total as 10 horas!!! Mesmo assim alugamos equipamentos e roupas (talez haja lugares melhores e mais organizados para aluguel). Em El Colorado a estrutura de restaurantes e cafés deixa a desejar. Às 14horas o sol se pos e daí minha gente, haja frio. O vento cortava. os cafés e restaurantes lotados… com muito custo consegui um canto para minhas duas crianças… mas tinhamos que aguardar até as 17 horas para pegar a van… daí mais sofrimento… sinceramente, não volto tão cedo. A estrutura tem que melhorar MUITO ainda. Os banheiros e os lockers sãos terríveis… tudo molhado, imundo e lotado (e caro!!!).

Obrigada pela rapida resposta Hugo. E quanto ao calçado? consegue-se usar apenas um tenis com meias grossas, ou a bota é importante? grata

    Tem que usar botas, mas você pode alugar por lá as botas impermeáveis. Tenis não dá, pois molha e enxarca a meia e acaba com o seu passeio, como os pés molhados fica insuportável. Lembre-se que na neve, além do frio tem um adicional que é o “molhar”, assim o ideal é que tudo que entrar em contato com a neve seja impermeável.

Boa Tarde!

Estou indo para Santiago dia 26 de agosto, e espero pegar neve.Fiquei com uma dúvida lendo os comentários. Estávamos planejandp ir apenas a Farellones, não pretendemos esquiar, apenas fazer os esportes oferecidos pela estação. A duvida é a seguinte, só conseguimos um contato maior com a neve, tipo brincadeira se pagarmos para esquiar? Ou pagando para entrar na estação já temos essa opção? Grata

    Larissa, pode ir tranquila as atrações não-ski-snowboard ficam dentro da estação, ou seja em lugar com muita neve principalmente no período que você vai. A questão levantada é com relação a crianças pequenas, pois para elas não tem nenhuma atração, ou seja não podem entrar na estação, e caso do lado de fora não tenha neve você fica na mão.

Vou ficar no RQ Providencia na Diego Velásquez 2087 (não tem praticamente nada falando deste hotel). E estou um pouco confusa com localizações e com o que é perto, aonde poderia ir a pé de um para outro etc. Por favor poderia me dar alguma ajuda e dicas:
Chegarei sábado de madrugada, pensei em pela manhã passar no supermercado para abastecer e fazer um reconhecimento. A tarde, 14 hs, farei um city tour (por uma agencia), o que tb me ajudará a me localizar.
No domingo pensei em pela manhã ir ao Kidzania, de lá pensei em almoçar em algum local (dica perto?) e ficar pelo Shopping Arauco (acho que é perto), patinar no gelo, alguma outra dica de restaurante ou algo para depois do kidzania?
Na segunda (que é feriado) coloquei para fazer o primeiro reconhecimento nas estações de esqui com o “tour nos Andes” (por uma agencia).
Terça pensei em pela manhã ir ver a troca da guarda no Palácio de La Moneda (li que em julho são dias impares) e depois partir para os Outlets, não sei onde poderei almoçar por lá e se ainda conseguirei fazer algo na volta. Caso consiga voltar a tarde, aonde poderia ir?
Quarta e quinta dormirei em Farellones no Challet Valuga (também não vi nenhum comentário sobre este hotel) – estou rezando para que consiga abrir, senão como plano B disseram que tem ônibus gratuito para ir para El Colorado que está dando para esquiar, pelo menos neve acho que verei.
Sexta farei a Rota do Vinho de Isla de Maipo que tem passeio de charrete e almoça na Granja Educativa de Lonquen
Sábado pensei em ir no Museu Interativo e não sei onde almoçar e o que poderia fazer depois.
Na madrugada de sábado para domingo estou voltando.
Anotei os restaurantes abaixo mas não sei perto de que locais da minha programação ficam:
Mercado Central, Restaurante Giratório, Casa Ligúria, Como água para chocolate, Coquinaria. Como não sei os bairro e não sei o que é perto, não sei como coloco nas programações.

    Posso dar uma sugestão? Como na Segunda é feriado, recomendo não ir para a cordilheira, pois vai estar lotada, filas de carros e muito demorado.

    Como você mencionou o Kidzania, não conheço, mas pelo que vi é uma atração para crianças, logo acredito você vai estar com criança(s). Então tenho uma outra dica, recomendo muito ir no domingo a tarde no parque de diversões Fantasilandia, é muito bom lá. (www.fantasilandia.cl)

    Hugo, muito obrigada pela resposta direta a minha pergunta. Fiz algumas mudanças…
    Sim estou com minha filha de 7 anos.
    Descobri o horário das trocas da guarda e terá no domingo dia 15, então pensei em ir direto lá e depois ir no outlet.
    O tour nos Andes na segunda feriado não tem como desmarcar mas como vou com onibus de agencia, então pelo menos já tem local próprio.
    Terça pensei em ir no kidzania, sim é para crianças mas emendar com um Fantasiland acho que ficará pesado, de repente vou após no Museu Interativo e no sábado que ainda tenho livre vou no Fantasiland

    AAhh meu marido está querendo ir no estádio de futebol e disse que não é tao longa da Providencia ??????????

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito