A Letícia esteve em Monte Verde em junho e usou as sugestões dos nossos leitores para programar a viagem. Seu relato atualiza algumas informações (por exemplo: o preço do passeio de quadriciclo mais que dobrou desde 2009) e traz novas dicas. Diga lá, Letícia:
A estrada de Camanducaia a Monte Verde está realmente toda asfaltada e bem boa. Além disso, a paisagem em volta é linda.
Me hospedei no chalé Sanhaço, da pousada Refúgio do Selado. O atendimento lá é muito bom e o chalé além de novo é bem bonito, bem fiel ao que aparece no site. Não há calefação, mas tem lareira no chalé, que eles acendem por 20 reais. O café da manhã da pousada é ótimo.
Fiz passeio de quadriciclo na Fazenda Radical. Pelo que fiquei sabendo, é o único local onde se pode realizar legalmente o passeio. Nas ruas da cidade esses passeios estão proibidos, então tem que ser em propriedades particulares. Foi bem legal, custou 100 reais por uma hora de passeio, passando por onde fica a tirolesa gigante.
No Espaço Adélia fiz arvorismo e morri de medo. Se você for mais corajoso que eu, vale a pena! Custa 35 reais por pessoa, é um percurso que se faz em meia hora. No final tem uma pequena tirolesa. Lá também tem arco e flecha e outras atividades.
Na rua principal de Monte Verde jantei um fondue gostoso, esquema rodízio, e comprei algumas cachaças com sabor - destaque para a de banana e de canela. Vale a pena também trazer um queijo tipo Serra da Estrela, cópia não muito fiel, mas bem gostosa do seu primo rico de Portugal. O daqui não é feito com leite de ovelha, tem sabor mais suave.
Um ponto negativo, que não vi ninguém comentando, é que as ruas que dão acesso às pousadas são muito ruins. É tudo muito íngreme, cheio de buracos e pedras. Se eu soubesse disso teria ido com um carro um pouco mais robusto do que o meu Clio 1.0. Além disso, não tem iluminação nenhuma, é bem rústico mesmo. Se você não conhece o caminho para sua pousada, recomendo chegar de dia. À noite pode ser bem dificil achar e fácil se perder. São muitas ruazinhas de pedras.
Enfim, acho que vale a viagem. Mas numa próxima oportunidade ficaria numa pousada colada com a ruazinha principal, porque faz diferença. (Vi que a João & João fica bem do lado).
Obrigada, Letícia!
E você? Esteve recentemente em Monte Verde? Compartilhe seus achados, vai
36 comentários