Monte Verde, romance e aventura: o relato da Letícia

Pousada do Selado, Monte Verde

A Letícia esteve em Monte Verde em junho e usou as sugestões dos nossos leitores para programar a viagem. Seu relato atualiza algumas informações (por exemplo: o preço do passeio de quadriciclo mais que dobrou desde 2009) e traz novas dicas. Diga lá, Letícia:

A estrada de Camanducaia a Monte Verde está realmente toda asfaltada e bem boa. Além disso, a paisagem em volta é linda.

Me hospedei no chalé Sanhaço, da pousada Refúgio do Selado. O atendimento lá é muito bom e o chalé além de novo é bem bonito, bem fiel ao que aparece no site. Não há calefação, mas tem lareira no chalé, que eles acendem por 20 reais. O café da manhã da pousada é ótimo.

Fiz passeio de quadriciclo na Fazenda Radical. Pelo que fiquei sabendo, é o único local onde se pode realizar legalmente o passeio. Nas ruas da cidade esses passeios estão proibidos, então tem que ser em propriedades particulares. Foi bem legal, custou 100 reais por uma hora de passeio, passando por onde fica a tirolesa gigante.

No Espaço Adélia fiz arvorismo e morri de medo. Se você for mais corajoso que eu, vale a pena! Custa 35 reais por pessoa, é um percurso que se faz em meia hora. No final tem uma pequena tirolesa. Lá também tem arco e flecha e outras atividades.

Na rua principal de Monte Verde jantei um fondue gostoso, esquema rodízio, e comprei algumas cachaças com sabor – destaque para a de banana e de canela. Vale a pena também trazer um queijo tipo Serra da Estrela, cópia não muito fiel, mas bem gostosa do seu primo rico de Portugal. O daqui não é feito com leite de ovelha, tem sabor mais suave.

Um ponto negativo, que não vi ninguém comentando, é que as ruas que dão acesso às pousadas são muito ruins. É tudo muito íngreme, cheio de buracos e pedras. Se eu soubesse disso teria ido com um carro um pouco mais robusto do que o meu Clio 1.0. Além disso, não tem iluminação nenhuma, é bem rústico mesmo. Se você não conhece o caminho para sua pousada, recomendo chegar de dia. À noite pode ser bem dificil achar e fácil se perder. São muitas ruazinhas de pedras.

Enfim, acho que vale a viagem. Mas numa próxima oportunidade ficaria numa pousada colada com a ruazinha principal, porque faz diferença. (Vi que a João & João fica bem do lado).

Obrigada, Letícia!

E você? Esteve recentemente em Monte Verde? Compartilhe seus achados, vai 😀

Leia mais:

36 comentários

Fiquei feliz (e até meio sem graça) de ver que o meu relato virou post e que ajudou alguém! =)

Gosto muito de Monte Verde, sempre vou com minha avó (por incrível que pareça rsrs). Ficamos no Hotel Cabeça de Boi, por ter trilhas, uma área verde linda e opções de lazer dentro do hotel, o que é ótimo para minha avó.

Estivemos em Monte Verde pela última vez no ano passado. É um lugar maravilhoso apesar das ressalvas do pessoal quanto às ruas. Este ano fiz uma pesquisa de preços no mes de junho e fiquei assustado, quase tres vezes o que paguei no ano passado. No mesmo hotel!!!! É por essas e outras que o pessoal acaba indo passar o fim de semana em
Buenos Aires. Sai mais barato!!!!!

Monte Verde é tudo de bom! Pra quem gosta de frio, é deliciosa o ano inteiro e mais ainda no inverno: a temperatura frequentemente cai abaixo de zero e é lindo ver a paisagem toda branquinha de gelo quando amanhece.

Para informações turísticas sobre Monte Verde, este site é muito legal: https://www.guiamonteverde.com.br/

Adoro Monte Verde também. Só um adendo. Cuidado se for em época chuvosa. Algumas pousadas mais afastadas, só com carro 4×4 nesta época. Já passei sufoco por não estar em carro adequado, que não tenho mesmo. Custei a chegar até a pousada.

Chegou dar um aperto no caoração quando vi o nome Monte Verde, amo esse lugar, passei minha lua de mel em 2009 e fiquei encantado, foi a melhor viajem da minha vida, o lugar é um paraiso, bem rustico mesmo e você consegue ver um lugar simples através dos moradores e da vila local e ao mesmo tempo tem ótimas opções de lazer e restaurantes com comidas maravilhosas, o lugar é perfeito para casais pois tudo tem clima de romance, passei o carnaval desse ano lá e novamente adorei, fiquei na pousada Mirante da Colina, um luxo só. Assim que tiver uma nova oportunidade estarei voltando.

Adoro Monte Verde!
Já fui umas 3 vezes e voltarei mais algumas!!!
Lugar aconchegante, sem aquele “luxo” de Canpos do Jordão!
Lá se come muito bem!!!
Já provei um pouquinho em diversos restaurantes, mas o imbativel e imperdível, na minha opinião, é o Chopp do Fritz!!! Maravilhoso!!! O pastel de eisbein é fantástico e os chopps bem saborosos!!!
Realmente, o acesso a algumas pousadas é bem complicado!!! Poderiam asfaltar!!!
Tem uma cachaçaria que fica dentro de um shoppinzinho, que é ótima!!!

Eu AMO Monte Verde. A última vez que estive lá foi há uns 5 anos atrás, morro de saudade. Lá comi a melhor truta da minha vida, em um restaurante redondo que tem no inicio da rua principal.
A trilha para a Pedra Redonda é bem fácil e a vista é linda. Também alugamos umas bikes e demos umas voltas no centrinho da cidade.
Pra mim, dá de 10 x 0 em Campos do Jordão, é muito mais aconchegante e você não tem sempre aquela sensação que está sendo explorado.

    Camila, para você que gosta de truta recomendo Penedo, em Itatiaia no Rio de Janeiro (isso se você ainda não passou por lá).
    Abraços.
    Henrique Melo – Brasília – DF

    Tem toda a razão Henrique. Como truta em vários lugares: Gramado, Campos..mas a de Penedo foi a melhor experiência. No Aglio e Ollio…acho que é assim que se escreve! Perfeita!!!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito