Turquia: a viagem desempacotada da Ilka

Capadócia

A Ilka acaba de voltar de uma viagem à Turquia que conseguiu planejar de forma independente, fazendo pesquisas e reservas pela Internet. Em retribuição, deixou pra gente um relato ótimo, com dicas encorajadoras para outros viajantes desempacotados. Diga lá, Ilka:

Acabo de voltar da Turquia e simplesmente amei o país. Por todo o lado onde andei vi coisas maravilhosas. Uma verdadeira viagem sensorial.

Avião, hotel e carro pela internet

Estava em um grupo de cinco adultos e fizemos tudo na base do “freelance”. Compramos passagens de avião, hotéis e alugamos carros aqui pela internet e tudo correu muito bem, graças às dicas que colhemos através de blogs, especialmente as dicas da Carla Tolosa aqui no VnV.

Dirigir na Turquia

Não é preciso ter receio de dirigir por lá: as estradas são ótimas. Só se deve ter atenção aos limites de velocidade (fui multada): 90 km/h nas estradas com duas pistas e canteiro central, e 70 km nas de mão dupla, com atenção às placas de velocidade reduzida. Eu, mulher, dirigindo uma van! Mas levem um GPS com mapa da Turquia. Um investimento essencial para quem gosta de viajar pelo mundo.

Passeio de balão

Passeio de balão? Melhor negociar lá mesmo, na hora. Conseguimos fazer por 100 euros por pessoa numa grande empresa, Anatolian Balloons – creio que porque estávamos num gruo de cinco. Junte-se com com outras pessoas do hotel para poder barganhar, mas comprem nas próprias agências de balão; senão, o hotel ganha uma comissão e lá vai seu desconto!

Que moeda levar

Não levamos dinheiro turco. Liberamos as contas bancárias daqui para saques lá. Sai em moeda local. Nem todos os lugares aceitam euros.

Estas são minhas dicas fresquinhas de viagem. Obrigada, uma abraço e boa viagem.

Nós que agradecemos, Ilka!

E você? Tem dicas desempacotadas pra Turquia? Deixe na caixa de comentários!

Leia também:

62 comentários

Olá Pessoal do VnV, saberiam dizer qual situação política da Turquia neste momento em relação a atentados ou conflitos? Estou pretendendo ir por conta própria (sem agência de turismo ), em julho próximo. Obrigada , bjosss!!!

    Olá, Mirian! Faz tempo que não acontece nada, o presidente tem sufocado a dissidência e não há mais protestos.

Olá, obrigada pelas dicas. Alguém tem informação atualizada se para a Turquia o seguro viagem é obrigatório? Pesquisei muito e em nenhum lugar encontrei uma informação conclusiva, só me falam que é melhor ter. Obrigada!

    Olá, Cinthia! Não é inteligente viajar sem seguro-assistência. Mesmo que o país não exija, você pode precisar. A economia que você quer fazer pode se transformar numa despesa médico-hospitalar de milhares de euros.

voltei da turquia a poucos dias,fiquei encantada com tudo,ja planejo voltar o mais breve possivel,eu mesma fiz meu roteiro contratei alguns passeios, peguei muita carona das dicas dos blogs, quero agradecer todos q compartilham suas experiencias pois ajudam muito as pessoas q estao viajando pela primeira vez;se alguem q vai viajar pela primeira vez p turquia e quiser umas dicas darei com maior prazer,email; [email protected],facebook Rita lima .bjsss

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.