Já viajou com passaporte com menos de 6 meses de validade?

Ih, venceu!

A pergunta é bastante recorrente na caixa de comentários. A Bóia dá a resposta do caderninho: com exceção dos Estados Unidos (que deixam você entrar com passaporte válido no dia da entrada), os outros países exigem que o seu passaporte seja válido por 6 meses depois da data de entrada neste país.

Nunca entendi esta regra; afinal de contas, nenhum país (com exceção dos Estados Unidos e do Reino Unido, que eu saiba) autoriza um brasileiro a permanecer por mais de 90 dias como turista.

Enfim, estava caindo de madura esta enquete: quem aí já se viu na situação de precisar viajar com um passaporte a menos de 6 meses do vencimento? Conseguiu embarcar? A companhia aérea foi dura? Teve problemas com a imigração ao desembarcar no exterior?

Divida com a gente, plis! Gracias!

Leia mais:

146 comentários

Bom dia,sou Michelle e o dia 28/11/2012 viajo para holanda mas o meu passaporte vence em abril 2013 acha que vou ter problema para me embarcar?

    Olá, Michelle! Como afirmamos em todas as respostas anteriores, pelas regras você precisaria de 6 meses de validade depois do embarque. Nos comentários anteriores você vai encontrar depoimentos de pessoas que conseguiram viajar mesmo assim. Podemos te dar certeza? Não temos nenhum controle sobre isso.

Ola, sou brasileiro, moro em Portugal a trabalho, mas vou passar o reveillon em paris (do dia 29/12 a 02/13), meu passaporte vence em 29 de Abril de 2013. Terei problemas? Obrigado

    Olá, Diogo! Os vôos entre Portugal e a França são “domésticos”, dentro do Espaço Schengen. Você só mostrará o passaporte no check-in, não há imigração.

Oi, por favor, gostaria de uma informação à respeito da validade do passaporte. Vou embarcar para Roma no dia 01 de março de 2013 e retorno no dia 29 de março de 2013. O meu passaporte é válido até o dia 09 de setembro de 2013.
Gostaria de saber se a data início de validade contada lá fora é no dia do embarque, ou seja, no meu caso dia 01 de março.
Obrigada

Vou viajar para Paris em Março de 2013, e meu passaporte vence em Jun/2013, terei problemas??

    Olá, Dantas! Você tem tempo: renove. As regras são claras. Muita gente conseguiu entrar com passaporte com validade menor, mas para que arriscar se você pode seguir as exigências?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito