Já viajou com passaporte com menos de 6 meses de validade?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Ih, venceu!

A pergunta é bastante recorrente na caixa de comentários. A Bóia dá a resposta do caderninho: com exceção dos Estados Unidos (que deixam você entrar com passaporte válido no dia da entrada), os outros países exigem que o seu passaporte seja válido por 6 meses depois da data de entrada neste país.

Nunca entendi esta regra; afinal de contas, nenhum país (com exceção dos Estados Unidos e do Reino Unido, que eu saiba) autoriza um brasileiro a permanecer por mais de 90 dias como turista.

Enfim, estava caindo de madura esta enquete: quem aí já se viu na situação de precisar viajar com um passaporte a menos de 6 meses do vencimento? Conseguiu embarcar? A companhia aérea foi dura? Teve problemas com a imigração ao desembarcar no exterior?

Divida com a gente, plis! Gracias!

Leia mais:

146 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Luiz Jr. (Blog Boa Viagem)

Tirei um passaporte novo por conta dessa dúvida. O meu venceria 4 meses depois da minha saída do México. Por precaução fiz questão de tirar um novo passaporte. Ao chegar na imigração mexicana fiz questão de perguntar se precisaria. Ela disse que mesmo que o meu passaporte vencesse no dia da minha saída que ela autorizaria a minha entrada sem problemas. Vai entender..., eu não arrisquei e tenho mais um novo passaporte pra lotar nos próximos 5 anos wink

Samy
SamyPermalink

Em julho, lua de mel em Portugal... Com a correria do casamento acabei esquecendo de olhar o passaporte. Jurava que vencia em 2013.... fui me dar conta na fila da imigração. Graças a Deus, os os 5 meses restantes foram suficientes. Mas o medinho de estragar a viagem foi grande!!!!

Walter Faria
Walter FariaPermalink

Em abril, fui para Europa pela Iberia e nem me atentei para o vencimento do passaporte, achando que só ia vencer em 2013, mas o que vencia em 2013 era o visto americano, o passaporte vencia em JUNHO!!!
Só que fui ver isto só na fila da imigração em Madrid. Gelei dos pés à cabeça!! Falei para minha esposa, vai na frente e dá o seu passaporte primeiro. O dela estava na validade, o agente olhou carimbou e na sequencia pegou o meu e carimbou sem olhar muito. Mas serviu de lição, a primeira coisa a fazer antes de programar a viagem é ver a validade do passaporte e visto, se for o caso.

Viagem para Mulheres
Viagem para MulheresPermalink

Sabe que você falando isso, realmente, ninguém nunca conferiu a data de validade do meu passaporte! Acho que o problema maior deve ser na hora de tirar algum visto, aí eles não dão mesmo.

De qualquer maneira, é sempre bom ter o passaporte em dia, porque se algo der errado, a gente perde a viagem.

Carol Palonbno
Carol PalonbnoPermalink

Meu namorado tirou o visto americano dele com um passaporte que tinha apenas 5 meses para vencer. Mas ficamos com medo na hora de isso ser um impedimento.

Sylvia
SylviaPermalink

Esta história dos Estados Unidos deixar entrar com passaporte válido no dia da entrada é uma regra que NÃO funciona na prática
e vou explicar por que :
O funcionario da imigração parte do princípio que pode ocorrer algum problema que impeça o retorno do passageiro ( como um desastre natural , por exemplo) e pode sim barrar a entrada, mesmo com o visto válido.
Aconteceu com a gente na imigração do JFK : o visto válido por 5 anos e o passaporte vencendo 7 dias após a data de retorno da passagem .
Após longa espera, muita conversa ( e fúria do funcionário) fomos liberados após eu argumentar que não havíamos feito um novo passaporte pois havia uma greve no BR e a embaixada havia me informado que poderíamos viajar .
Um sufoco desnecessário e arriscado .

Camila
CamilaPermalink

Eu tinha a informação que os EUA não dão visto para passaporte com menos de 6 meses de validade. Pra entrar eu não sei, mas pra ganhar o visto, o passaporte tinha que ter validade de 6 meses no mínimo. Também não sei se confere, mas é o que dizem...

Diogo Avila
Diogo AvilaPermalink

Concordo!

Sylvia
SylviaPermalink

Sim , o passaporte tem que ter no minimo 6 meses de validade para estampar o visto. ´
Mas vc informa qualquer data/ destino ao solicitar o visto e viaja
ou não , quando bem entender ...

Kerlei Aureliano
Kerlei AurelianoPermalink

No caso do visto americano, tirei o meu visto hoje na embaixada americana. Meu Passaporte tem validade com vencimento precisamente para daqui a 6 meses.
Perguntei uma pessoa do consulado e ela me falou que não teria problema se o passaporte fosse vencer daqui a 4, ou 3 meses por exemplo. O único empecilho, ou problema, é que, caso você viaje para os EUA você terá de levar o passaporte com o visto + o novo passaporte (quando eu tirar outro)

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Kerlei! Isso é absolutamente usual. Um monte de gente viaja com dois passaportes porque o visto americano está no antigo.

Patricia R.
Patricia R.Permalink

Meu marido conseguiu o visto americano em um passaporte que venceria dali a menos de três meses ( justamente pq estava cheio de carimbos de outros países, o que acabou influenciando positivamente).Acho que não é necessário que o passaporte tenha 6 meses de validade no mínimo. Agora é só viajar com dois passaportes: o antigo com o visto e o novo.

Rafael Carvalho
Rafael CarvalhoPermalink

Fui para Lima com o passaporte faltando apenas 2 meses para vencer. Claro que eu tive a segurança de, caso implicassem, eu poderia mostrar o RG. Mas aceitaram tranquilamente! Abraços

Leonardo
LeonardoPermalink

Eu não sabia que isso vale para países fora do Mercosul. E que eu saiba o Peru não faz parte.

Marianna
MariannaPermalink

Já viajei para a Argentina e Chile em julho e meu passaporte vencia em agosto. Na entrada da imigração do Chile, a moça "me lembrou" que estava recente e que eu precisava renovar, mas como só fiquei 4 dias lá, não tive outros problemas.

Thiago
ThiagoPermalink

Então, já entrei nos EUA com passaporte com 30 dias antes do vencimento, não disseram nada! Eleperguntou quanto tempoeu ficaria e eu disse 7 dias, nada mais!

Diogo Avila
Diogo AvilaPermalink

Em casa, costumamos colocar na agenda eletrônica o aviso de vencimento dos passaportes (e carteiras de motorista), afinal não é um documento que você olha toda a hora.
Os relatos acima mostram que todos nós somos assim.
Regras são regras, mas temos visto um movimento cada vez mais frequente de flexibilização ou "esquecimento" das regras pelas imigrações estrangeiras. Seria sinal da crise?

Maria Elena
Maria ElenaPermalink

Nao aconteceu comigo, mas com uma amiga que viajávamos juntas. Estávamos na fila para o check in, pela Turkish quando ela olhou o passaporte e se deu conta que venceria em 1 mês. Ficamos em pânico, mas fazer o que nesta altura? Tivemos de arriscar e passou, a funcionaria acho que nem olhou o vencimento. Mas depois tínhamos a imigração na Turquia e mais uma viagem para o Marrocos dentro do mesmo programa, mas por sorte ninguém reparou nas datas. Mas passamos o maior medo, não vale a pena arriscar não. o stresse que foi o tempo todo, apavoradas, Não vale o risco. Sempre olhar antes de se programar para qualquer viagem.

Alessandro A.
Alessandro A.Permalink

Eu também já entrei na Europa com um passaporte com 5 meses para o vencimento e ninguém perguntou nada.
Sinceramente, pelos relatos de amigos que passaram pela mesma situação e os comentários acima, acho que essa regra não vale muito, a não ser que seu passaporte tenha realmente muito pouco tempo para vencer, ou sua viagem de retorno seja após a data de validade. Cada vez mais acho essa situação parecida com a carteira de motorista internacional, que todos canais oficiais dizem que precisa, mas que na prática ninguém pede.

Majô
MajôPermalink

Quando fui a NY no ano passado para a conVnVenção, o passaporte venceria em 15 dias. O funcionário da imigração educadíssimo, me apontou que o passaporte venceria, e eu disse que voltaria para o Brasil dali a 6 dias, pois tinha ido a NY para uma reunião de amigos, e assim que voltasse ao Brasil renovaria que foi o que fiz. Ele aceitou e carimbou. Mas, é arriscado, vai que...

Anna
AnnaPermalink

Eu fui para o Peru com o passaporte com 05 meses de validade. Aqui no embarque, a Lan não permitiu, pediu para ver o RG. Chegando lá, o oficial de imigração só carimbou o passaporte e nem olhou para a data.

André
AndréPermalink

Viajei para Inglaterra, Itália e Irlanda no início de março, com meu passaporte para vencer em 1º de agosto (ou seja, menos de 5 meses de validade); embora eu também tenha passaporte português, minha esposa tem só o brasileiro e com a mesma validade - e não tivemos problemas para chegar ou nos locomovermos por lá.

Mary
MaryPermalink

Fui aos EUA em 2010 e meu passaporte vencia em uns 2 meses da data da minha volta ao Brasil. O funcionário da imigração observou isso, e o que fez foi carimbar a data-limite para minha permanencia identica à do vencimento do passaporte, ao invés dos costumeiros 6 meses.

Oscar | MauOscar.com
Oscar | MauOscar.comPermalink

Na Ásia lembro que eles conferem.. Numa das vezes quando fomos entrar na Tailândia o agente da imigração alertou que meu passaporte estava para vencer em 7 meses.. Eu já sabia disso e disse que estava providenciando a renovação do mesmo

A. L.
A. L.Permalink

É importante lembrar que passaportes antigos (verdes) não tinham o chip RFID e, assim, informações sobre sua valdiade precisavam ser checadas individualmente ou com um scanner da primeira página.

Todavia, hoje a situação é outra: basta tocar o passaporte de um leitor e o agente de imigração sabe na hora que o passaporte está vencido.

Se vai ser permitido ou não a entrada, aí é outro assunto. O que eu sei é que já tive pessoas do círculo social extendido, 1 canadense e 1 americana, que já foram barrados em London e Amsterdam por falta de passaporte válido pela duração da viagem (sim, acontece também com "gringos do primeiro mundo") em um caso e passaporte expirado em outro.

Milton cortes
Milton cortesPermalink

Informação OFICIAL da Embaixada Americana no Brasil: "Cidadãos brasileiros podem viajar com um passaporte que tenha menos de seis meses de validade, entretanto, seu período de permanência nos EUA não poderá ser superior à data de expiração do passaporte."

Fonte: http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/validadetempo.html
In English: http://brazil.usembassy.gov/visaval.html

Porém, ter passaporte com 6 meses de validade para ir aos EUA é que nem certificado internacional de vacinação e Permissão Internacional para Dirigir: "precisar, não precisa, mas é bom ter"...

Milton cortes
Milton cortesPermalink

Mas, para outros paises: então o nosso passaporte (na prática) só tem 4 anos e meio de validade a partir de sua emissão? A PF não poderia emitir um passaporte com um tempo de validade maior (10 anos, por exemplo), ou isso é alguma convenção internacional ?

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalink

Milton,
Já tive passaporte brasileiro que valia por 10 anos. Não lembro quando a regra mudou, mas o último que emiti (2009) só vale por 5 anos. sad

Milton cortes
Milton cortesPermalink

Então... o meu passaporte anterior (capa verde) também tinha validade de 10 anos, mas quando fui renovar (pro capa azul), vi que só tinha cinco anos de validade. A dúvida é: isto é alguma regra, acordo, ou convenção internacional ou nossos passaportes só tem cinco anos de validade para serem mais uma fonte de renda para o Governo ?? Ainda mais que agora que o passaporte brasileiro está bem mais seguro, com chip, praticamente à prova de falsificações, por que um tempo de validade tão curto ?

By the way... Meu passaporte vence em meados de dezembro e eu viajo para NY em setembro (portanto, com 3 meses de validade). No retorno, eu posto aqui como foi lá na imigração americana...

Ana Cristina da Rocha Monteiro

Milton, 10 anos de validade? Desde 1997 tiro meu passaporte (a capa ainda era verde) e a validade sempre foi de 5 miseros anos.... o visto americano e que teve validade de 10.

Malu*
Malu*Permalink

Uma vez, já na fila do checkin para Miami, percebi que meu passaporte brasileiro estava vencido. Meu coração parou de bater e as pernas tremeram. A moça da cia aérea disse que se me deixassem sair daqui com o outro passaporte ou com a identidade, não se oporia. Bom, eu e marido imploramos quase de joelhos aos federais e eles nos deixaram sair com a promessa de renovar o passaporte lá em Miami. Acho que o perrengue me fez aprender, nunca mais esqueci de checar todos os documentos.

Thiago Castro
Thiago CastroPermalink

Dúvidas: como é que é possível entrar nos EUA com passaporte vencido ou RG?? como é que renova passaporte brasileiro em Miami??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thiago! Não se entra nos Estados Unidos nem com passaporte vencido nem com RG. Em caso de extravio de passaporte no exterior, procura-se o consulado brasileiro mais próximo.

A. L.
A. L.Permalink

Thiago, provavelmente a Malu* tem algum outro documento como um Green Card ou passaporte americano (ela menciona "outro passaporte"). Do contrário, sem chances de sequer embarcar: a cia. aérea é multada em US$ 48 mil por cada passageiros embarcado sem visto/documento (sem contar os custos de trazê-lo de volta no próximo vôo).

Se você é residente no Exterior, pode renovar seu passaporte no consulado brasileiro da sua área. Mas isso é um serviço para residentes, não para turistas que perderam passaporte. Nesses casos, o consulado só emite um "documento de retorno" válido por alguns dias, e nada mais.

Malu*
Malu*Permalink

Tenho um passaporte suíço, foi com ele que entrei nos EUA. Não é preciso o visto americano. Lá em Miami fui ao consulado brasileiro para renovar o passaporte brasileiro e voltar ao Brasil.

Edmundo Zahlouth
Edmundo ZahlouthPermalink

Acabo de chegar de Nova York. Embarquei dia 29/07 e retornei hoje, 21/08. Na saída do Brasil fui alertado pela Polícia Federal. Na imigração americana (aliás, surpreendentemente sem filas às 17h no Terminal 4 do JFK), nenhum problema. Meu passaporte vence 24/12/2012.

Lili-CE
Lili-CEPermalink

O passaporte do Filgueiras vencerá dois dias após a data do retorno da nossa viagem ano que vem aos EEUU. Eu já estou na cola dele! E Riq, essa regra dos 6 meses faz sentido em razão da duração do visto do turista: 90 dias, prorrogáveis por mais 90. Fora isso, não vejo outra explicação. Nunca ouvi falar disso na prática. Mas a legislação prevê a possibilidade de prorrogação.

RABUGENTO (@RABUGENTO)
RABUGENTO (@RABUGENTO)Permalink

Está na hora de fazermos nova campanha para que o Passaporte brasileiro volte a ter a validade de 10 anos.

Milton cortes
Milton cortesPermalink

Concordo plenamente, Rabugento !

Só de curiosidade, alguem que tem ou saiba, poderiam informar qual é a validade padrão de um passaporte americano ou da Comunidade Europeia ?

Celso
CelsoPermalink

Viajei em no fim de maio/2012 para o México com meu passaporte válido até início de novembro. Na conta dos dias, já havia entrado no período "menos de seis meses" mas não tive problemas ao embarcar. Mas óbvio que não bom arriscar!

Fernando
FernandoPermalink

Fui para Punta Cana em março deste ano com o passaporte com 5 meses de validade e deu tudo certo, apesar da minha apreensão tanto no embarque como na chegada lá.
O funcionário da Copa me alertou sobre isso apenas.
E lá em Punta Cana nem comentaram nada.

Jeziel Carvalho
Jeziel CarvalhoPermalink

Olha, eu tenho um sobrinho que trabalha na PF, setor de emissão de passaportes, e o que ele me falou é que o negócio é arrecadar mesmo. Foi só por isso que a validade diminuiu pela metade. Triste, né?

M Collares
M CollaresPermalink

Jeziel,
Ainda sobre arrecadação: fui assaltada (creio que em 2004) e, dentre vários documentos, estava o meu passaporte. Ao fazer um novo, tive que pagar dobrado a taxa para emissão. Veja só: não temos segurança e ainda sou punida por ter sido roubada! M. Collares

Lili-CE
Lili-CEPermalink

P.S.: o site do consulado americano é enfático em dizer que eles podem estender a duração do visto, bastando que esteja válido no dia do ingresso no país, mas não vi isso sobre o passaporte.

Celina
CelinaPermalink

Sou agente de viagens e insisto para que meus clientes observem a regra dos 6 meses de validade para o passaporte e emissão há menos de 10 anos para o RG. Muitos deles, por distração/descuido, já viajaram com os documentos em desacordo com as regras e conseguiram embarcar/desembarcar sem problemas. Mesmo assim, continuo passando a informação dos 6 meses de validade para passaporte e RG emitido há menos de 10 anos. Dessa forma não tem como errar. O stress decorrente de uma negligência desse tipo não compensa. Há outras formas de se viajar "com emoção".

Karina Pacheco
Karina PachecoPermalink

Já viajei com passaporte com menos de 6 meses de validade e não tive problemas. Foi ano passado para Paris, com imigração em Lisboa.

Karina
KarinaPermalink

Minha mãe programou uma viagem para a Europa, com entrada por Lisboa, e só perto percebeu que o passaporte venceria 3 meses depois da data de volta. Na época verifiquei no site do consulado português e lá constava a necessidade de passaporte com 3 meses de validade para entrar no país. Imprimi uma cópia para evitar problemas mas ela viajou e ninguém sequer olhou as datas.

aristeu
aristeuPermalink

Viajei para os EUA com o passaporte por vencer e fui informado da regra por func da TAM. Tentei com a PF e não sabiam desta regra, tanto para a ida como para a volta. Falei com a Embaixada americana e também não sabiam dos seis meses. O atendente foi até rude ao informar que bastava estar na validade para a ida e a volta que estaria ok.Para não ter stress renovei mas nao mostrei a ninguem - não precisou. Se notaram, não falaram nada. Gastei dinheiro a toa.

Marcelo de Carvalho
Marcelo de CarvalhoPermalink

Entendi então que a necessidade de o passaporte ter vigência de ao menos seis meses só se aplica à emissão do visto americano. Todavia, alguém (viajante, agência ou companhia aérea?) estendeu essa interpretação para qualquer outra situação de uso do passaporte e acabou virando regra não escrita, quase um dogma. Como a melhor maneira de quebrar um dogma é o empirismo, já decidi que vou remarcar minha viagem para a véspera do vencimento de meu passaporte e ver no que dá!

FH
FHPermalink

Alguém já comentou aí, e é exatamente o que penso: se é pra ser assim, o passaporte vale 4 anos e meio. De qualquer forma, como cada país decide quem, e como, recebe os turistas, temos que nos sujeitar. E tome-lhe dinheiro pra PF....

FH
FHPermalink

Alguém já comentou aí, e é exatamente o que penso: se é pra ser assim, o passaporte vale 4 anos e meio. De qualquer forma, como cada país decide quem, e como, recebe os turistas, temos que nos sujeitar. E tome-lhe dinheiro pra PF....Aliás, essa idéia de viajar com RG pro mercosul é péssima, tira carimbo do seu passaporte, o que as vezes mostra sua intenção de não emigrar nos países mais severos....

Celina
CelinaPermalink

Meu cunhado super esquecido se deu conta que o passaporte vencia em 23 dias a partir da data de entrada. A viagem era a trabalho e importantíssima. Rio-Atlanta-Roma. Com o visto americano válido entrou sem problemas em Atlanta e em Roma, carimbaram sem nenhuma pergunta. Mas a ansiedade e o desgaste antes da viagem, é um perrengue que eu não recomendo!

Patricia Batista Figueiredo

estava pensando exatamente sobre isso outro dia... Viajarei pros EUA em dezembro/12 e, como meu passaporte vence em maio/13 (o visto só vence em agosto/13), fiquei um pouco receosa. Li as instruções no site do consulado mas ainda estava um pouco desconfiada. Tentei ligar pro consulado em SP mas não consegui ser atendida. Vocês, trips, acham que terei problemas? Vale a pena tentar tirar um passaporte novo correndo?

jose  freitas
jose freitasPermalink

Analisando os relatos acima me certifico que somos brazucas autênticos : gostamos de testar a sorte viajando com os limites de validades na "agulha". Não temos jeito mesmo.
Depois lamentamos os rigores dos oficiais de imigração....
zéfreitas

Carol França
Carol FrançaPermalink

Juro que me recuso a entender essa regra. Qual o sentido da data de validade se ela expira 6 meses antes? Acho uma piada.
Imagine se fosse assim com carteira de motorista, cartão de crédito...

Carmelio Dias
Carmelio DiasPermalink

Viajo em Outubro para Canadá/EUA. Dez dias em cada país. Meu passaporte vence em março de 2013, ou seja, na data prevista para minha entrada no Canadá faltarão 5 meses e meio para ele expirar. Cogitei fazer um novo, mas não estava convencido disso. Mandei alguns emails sobre o assunto para a Canada Border Services Agency (CBSA) e para o Consulado do país aqui no Brasil.

O Consulado respondeu apenas: "Solicitamos que o passaporte tenha validade de ao menos 6 meses no momento do pedido do visto", o que deixa dúvidas.

Já a CBSA enviou uma resposta mais completa e com o seguinte trecho: "as long as the passport is valid, not expired, and allows re-entry into the country of issuance, then it would be an acceptable passport for travel to Canada".

Diante dessa resposta decidi viajar com meu passaporte atual. Pesaram na decisão a greve da PF e a possibilidade de que algo de errado (inutilização, sumiço, sei lá...) acontecesse com o passaporte que tem os vistos americano e canadense durante o processo para fazer um novo. Aí sim seria um Deus nos acuda!

Mariana
MarianaPermalink

Carmelio, estou na mesma situação, só que viajo em dezembro/12 e volto em janeiro/13 para o Canadá e meu passaporte vence em março/13. Entrei em contato com os consulados de RJ, SP e Brasília, os dois últimos disseram ser "recomendável" a emissão de um novo passaporte, enquanto que no RJ disseram que não teria problemas caso eu solicitasse o visto de 1 entrada simples, e a volta antes de expirar o passaporte. Vou arriscar viajar com o passaporte atual... só espero que não neguem meu visto em virtude disso!

juliana
julianaPermalink

Viajei mês passado para Paris. Meu marido entrou sem problemas com o passaporte com vencimento para daqui a cinco meses....aliás a entrada na França foi super tranquila: não havia fila na imigreçã, não perguntaram nada sobre nossa estadia, nem sequer o motivo da viagem ou endereço em Paris....acho que é a crise mesmo!

Rafael Luz
Rafael LuzPermalink

Bom, vou viajar 01 de outubro 2012 meu passaporte vence jan de 2013, e o visto só em março de 2013, pelas respostas acima acho que não vou ter problemas quanto a entrada nos US.

Manuela
ManuelaPermalink

Bom, vou viajar para EUA no dia 17/09 e por descuido não observei a data de vencimento do meu visto americano, que vence no dia 20/09. meu retorno esta marcado para o dia 01/10, ou seja, ficarei praticamente 10 dias nos EUA após a validade do meu visto. Alguem saberia me informar se terei problemas para entrar nos EUA já que não há mais tempo para renovar o visto?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Manuela! Não vão autorizar a sua permanência sem visto, de forma alguma. Melhor remarcar a viagem.

Luciana
LucianaPermalink

Olá Amigos,

Meu Passaporte irá vencer em 13/03/2013, pela lei eu não poderia viajar a partir de 13/09/12, o caso é que viajarei para Viena, budapeste e barcelona no dia 16/09/2012 e só percebi este detalhe hoje! Estou desesperada... Amanhã vou tentar um passaporte na policia federal. Será que vale a pena arriscar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciana! Leia os relatos dos tripulantes nos comentários anteriores!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciana! Leia os comentários anteriores, por favor.

Andrea/RJ
Andrea/RJPermalink

Já viajei muitas vezes e, na maioria, sequer olharam para minha cara na imigração, abriram o passaporte, carimbaram e pronto. Mas, em poucas ocasiões, examinaram o passaporte de cabo a rabo. Como sou muito cuidadosa, estava com a documentação OK e não tive problemas. Enfim, acho que a maior probabilidade é que ninguém verifique a data de validade, mas, se resolverem implicar, para que arriscar? O passaporte, na prática, vale só quatro meses e meio. Ponto final. É melhor renovar e evitar o stress.

lili
liliPermalink

Gostaria de saber se a França e o Brasil fazem parte da lista de paises que exigem uma validade de 6 meses minimo da data do vencimento do passaporte????

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lili! Sim, fazem.

Thayna
ThaynaPermalink

Caros,
Depois de ler esses relatos me tranquilizei um pouco!
Estou com viagem marcada do dia 1 de out ao dia 18 para Paris e meu passaporte vencera em marco do ano q vem.

Fiquei desesperada e liguei para todos os consulados do pais, onde uns me informaram que sao 6 meses, outros 3 meses. Verifiquei tambem com a policia federal e eles disseram q nao tinha nenhum problema.
Com a PF em greve, sera muito dificil retirar um novo passaporte, ate msm de emergencia.

Nao sei o q faco! Devo arriscar!

tereza de souza
tereza de souzaPermalink

a minha pergunte é posso viajar para o méxico,

e ficar la 3 semanas sem precisar fazer outro

passaporte? quais são os documentos necessarios?

obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tereza! Para viajar ao México é preciso passaporte e autorização eletrônica SAE.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2010/11/e-viva-mexico-caiu-o-visto-mexicano/

Fabiana Leal
Fabiana LealPermalink

Olá!!

Pretendo viajar em abril de 2013 para Punta Cana, mas o passaporte da minha filha vence em junho de 2013. Terei algum problema?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabiana! É melhor não arriscar. Faça o passaporte novo.

Lenara
LenaraPermalink

Olá, Pessoal!

Vesperas da minha viagem verifiquei que o passaporte do meu esposo e meu vence em janeiro, e estou com a viagem marcada (vamos para a Espanha), passagens compradas saimos no dia 08/10, proxima segunda-feira. Fomos na Policia Federal e conseguimos fazer o passaporte emergencial, porem este é modelo antigo (sem chip) é um documento legal tudo OK, mas já nos avisarão que se o policial na alfandega resolver não aceitar, não temos muito o que fazer...
Alguem já foi para a Europa com passaporte emergencial??? Como foi???

Obrigada!

GUSTAVO GAMA
GUSTAVO GAMAPermalink

Estou na mesma situação que vocês. Meu passaporte tb vence em Janeiro/2013 e viajo dia 11/10/12. Muita sorte terem conseguido o passaporte de emergência. Em qual cidade vocês foram?? Hoje ganhei um grande NÃO da PF no Galeão de que não me enquadrava no perfil de "emergência"... Boa sorte!!

GUSTAVO GAMA
GUSTAVO GAMAPermalink

Boa noite.
As informações sobre validade são um pouco vagaas e no fundo ninguém sabe precisar. Tenho viagem a Europa com entrada e retorno por Portugal do dia 11/10 a 28/10/2012. Ontem percebi que meu passaporte vence em 29/Janeiro 2013. Desesperei totalmente por causa dessa informação de validade de 6 meses mas até agora nao vi nenhum site oficial confirmando essa exigência. Fui na PF no Rio de Janeiro e não consegui o passaporte de emergência por não enquadrar no perfil de "emergência"da PF. Fiz contato com TAP, empresa aérea, e pelo telefone me informaram que para entrada em Portugal basta estar om passaporte dentro do prazo de validade na ida e na volta. Já no consulado de Portugal, pelo telefone, o atendente foi bem claro que há uma exigência de 3 meses de validade, o que no meu caso é o prazo cravado. Ainda viajarei a França e Itália. Pelo site do consulado francês também há informação de 3 meses e não 6 meses, já no italiano não consegui essa informação. De qualquer forma acredito que só faça o serviço de imigração em Portugal. Em contato com outro setor da Policia Federal, que não o resposável pela emissão de passaporte, me disseram que para a PF basta estar com passaporte dentro do prazo de validade que não impedimento algum em entrar e sair do Brasil.
Levando em conta as informações de outros viajantes nesse fórum ninguém até agora teve problema com pazo menor de 6 meses mas ainda dentro do prazo de validade....espero nao ser o primeiro!!!