Já viajou com passaporte com menos de 6 meses de validade?

Ih, venceu!

A pergunta é bastante recorrente na caixa de comentários. A Bóia dá a resposta do caderninho: com exceção dos Estados Unidos (que deixam você entrar com passaporte válido no dia da entrada), os outros países exigem que o seu passaporte seja válido por 6 meses depois da data de entrada neste país.

Nunca entendi esta regra; afinal de contas, nenhum país (com exceção dos Estados Unidos e do Reino Unido, que eu saiba) autoriza um brasileiro a permanecer por mais de 90 dias como turista.

Enfim, estava caindo de madura esta enquete: quem aí já se viu na situação de precisar viajar com um passaporte a menos de 6 meses do vencimento? Conseguiu embarcar? A companhia aérea foi dura? Teve problemas com a imigração ao desembarcar no exterior?

Divida com a gente, plis! Gracias!

Leia mais:

146 comentários

Uma vez, já na fila do checkin para Miami, percebi que meu passaporte brasileiro estava vencido. Meu coração parou de bater e as pernas tremeram. A moça da cia aérea disse que se me deixassem sair daqui com o outro passaporte ou com a identidade, não se oporia. Bom, eu e marido imploramos quase de joelhos aos federais e eles nos deixaram sair com a promessa de renovar o passaporte lá em Miami. Acho que o perrengue me fez aprender, nunca mais esqueci de checar todos os documentos.

    Dúvidas: como é que é possível entrar nos EUA com passaporte vencido ou RG?? como é que renova passaporte brasileiro em Miami??

    Olá, Thiago! Não se entra nos Estados Unidos nem com passaporte vencido nem com RG. Em caso de extravio de passaporte no exterior, procura-se o consulado brasileiro mais próximo.

    Thiago, provavelmente a Malu* tem algum outro documento como um Green Card ou passaporte americano (ela menciona “outro passaporte”). Do contrário, sem chances de sequer embarcar: a cia. aérea é multada em US$ 48 mil por cada passageiros embarcado sem visto/documento (sem contar os custos de trazê-lo de volta no próximo vôo).

    Se você é residente no Exterior, pode renovar seu passaporte no consulado brasileiro da sua área. Mas isso é um serviço para residentes, não para turistas que perderam passaporte. Nesses casos, o consulado só emite um “documento de retorno” válido por alguns dias, e nada mais.

    Tenho um passaporte suíço, foi com ele que entrei nos EUA. Não é preciso o visto americano. Lá em Miami fui ao consulado brasileiro para renovar o passaporte brasileiro e voltar ao Brasil.

Mas, para outros paises: então o nosso passaporte (na prática) só tem 4 anos e meio de validade a partir de sua emissão? A PF não poderia emitir um passaporte com um tempo de validade maior (10 anos, por exemplo), ou isso é alguma convenção internacional ?

    Milton,
    Já tive passaporte brasileiro que valia por 10 anos. Não lembro quando a regra mudou, mas o último que emiti (2009) só vale por 5 anos. 🙁

    Então… o meu passaporte anterior (capa verde) também tinha validade de 10 anos, mas quando fui renovar (pro capa azul), vi que só tinha cinco anos de validade. A dúvida é: isto é alguma regra, acordo, ou convenção internacional ou nossos passaportes só tem cinco anos de validade para serem mais uma fonte de renda para o Governo ?? Ainda mais que agora que o passaporte brasileiro está bem mais seguro, com chip, praticamente à prova de falsificações, por que um tempo de validade tão curto ?

    By the way… Meu passaporte vence em meados de dezembro e eu viajo para NY em setembro (portanto, com 3 meses de validade). No retorno, eu posto aqui como foi lá na imigração americana…

    Milton, 10 anos de validade? Desde 1997 tiro meu passaporte (a capa ainda era verde) e a validade sempre foi de 5 miseros anos…. o visto americano e que teve validade de 10.

Informação OFICIAL da Embaixada Americana no Brasil: “Cidadãos brasileiros podem viajar com um passaporte que tenha menos de seis meses de validade, entretanto, seu período de permanência nos EUA não poderá ser superior à data de expiração do passaporte.”

Fonte: https://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/validadetempo.html
In English: https://brazil.usembassy.gov/visaval.html

Porém, ter passaporte com 6 meses de validade para ir aos EUA é que nem certificado internacional de vacinação e Permissão Internacional para Dirigir: “precisar, não precisa, mas é bom ter”…

É importante lembrar que passaportes antigos (verdes) não tinham o chip RFID e, assim, informações sobre sua valdiade precisavam ser checadas individualmente ou com um scanner da primeira página.

Todavia, hoje a situação é outra: basta tocar o passaporte de um leitor e o agente de imigração sabe na hora que o passaporte está vencido.

Se vai ser permitido ou não a entrada, aí é outro assunto. O que eu sei é que já tive pessoas do círculo social extendido, 1 canadense e 1 americana, que já foram barrados em London e Amsterdam por falta de passaporte válido pela duração da viagem (sim, acontece também com “gringos do primeiro mundo”) em um caso e passaporte expirado em outro.

Na Ásia lembro que eles conferem.. Numa das vezes quando fomos entrar na Tailândia o agente da imigração alertou que meu passaporte estava para vencer em 7 meses.. Eu já sabia disso e disse que estava providenciando a renovação do mesmo

Fui aos EUA em 2010 e meu passaporte vencia em uns 2 meses da data da minha volta ao Brasil. O funcionário da imigração observou isso, e o que fez foi carimbar a data-limite para minha permanencia identica à do vencimento do passaporte, ao invés dos costumeiros 6 meses.

Viajei para Inglaterra, Itália e Irlanda no início de março, com meu passaporte para vencer em 1º de agosto (ou seja, menos de 5 meses de validade); embora eu também tenha passaporte português, minha esposa tem só o brasileiro e com a mesma validade – e não tivemos problemas para chegar ou nos locomovermos por lá.

Eu fui para o Peru com o passaporte com 05 meses de validade. Aqui no embarque, a Lan não permitiu, pediu para ver o RG. Chegando lá, o oficial de imigração só carimbou o passaporte e nem olhou para a data.

Quando fui a NY no ano passado para a conVnVenção, o passaporte venceria em 15 dias. O funcionário da imigração educadíssimo, me apontou que o passaporte venceria, e eu disse que voltaria para o Brasil dali a 6 dias, pois tinha ido a NY para uma reunião de amigos, e assim que voltasse ao Brasil renovaria que foi o que fiz. Ele aceitou e carimbou. Mas, é arriscado, vai que…

Eu também já entrei na Europa com um passaporte com 5 meses para o vencimento e ninguém perguntou nada.
Sinceramente, pelos relatos de amigos que passaram pela mesma situação e os comentários acima, acho que essa regra não vale muito, a não ser que seu passaporte tenha realmente muito pouco tempo para vencer, ou sua viagem de retorno seja após a data de validade. Cada vez mais acho essa situação parecida com a carteira de motorista internacional, que todos canais oficiais dizem que precisa, mas que na prática ninguém pede.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito