NY: como assistir a um culto gospel... no Brooklyn

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Participar de um culto gospel é um dos programões mais bacanas de Manhattan. Mas se você se sente meio intruso nas igrejas do Harlem, saiba que será muito bem recebido... no Brooklyn! Aos domingos, o culto na Brooklyn Tabernacle é uma ótima alternativa, e tem filas menores. Ainda dá para combinar com um passeio a Williamsburg, com a travessia da Brooklyn Bridge, ou – ok, vocês venceram – com uma sessãozinha de compras.

O passo-a-passo sobre como chegar é da leitora Deia Oliveira. As tripulantes Yara e a Maria Célia também assistiram o culto na Brooklyn Tabernacle e adoraram. Siga as dicas:

A Brooklyn Tabernacle tem 3 horários de culto no domingo: 9h, 12h e 15h.

Chego sempre uns 30 minutos antes para conseguir sentar com tranquilidade. Já vai estar cheio, mas ainda se encontra bons lugares. A dica de ficar perto da porta é importante, caso você queira ficar apenas para a parte do louvor.

Já fui em culto com o coral cantando, e outro com um conjunto de integrantes do coral. Não sei dizer qual foi mais bonito. É realmente emocionante.


View Brooklyn Tabernacle in a larger map

As estações mais próximas são a Jay St. (metrôs A, C, F, N, R), Borough Hall (metrôs 2, 3, 4, 5) e Hoyt St (metrôs 2, 3).
O mais fácil é pegar os metrôs A, C ou F até a Jay St. Saindo na Jay Street, já é a própria rua do templo. Vá no Google Maps, coloque o endereço do templo (17 Smith Street, Brooklyn, NY 11201) e ficará mais fácil para você se localizar. No site deles você encontra mais algumas informações.

Há outros dias de culto, mas os principais (com louvorzão) são os de domingo mesmo.

Aproveite que já está no Brooklyn, caminhe pela Fulton Street, E se tiver ânimo dê um pulinho na Target ali perto. O roteiro que mais gosto de fazer é:

No domingo pela manhã, atravesse a Brooklyn Bridge (cerca de 40 min.), caminhe até o Brooklyn Bridge Park e tire algumas fotos de Manhattan. Se estiver ainda animada para caminhar, vá andando até a Igreja (cerca de 2 km), ou pegue o metrô A/C na High St. e desça na próxima estação (Jay St.).

Conforme o horário que você começou o passeio, assista o culto das 9h ou das 12h.

Na saída, não deixe de caminhar pela Fulton St., que possui diversas lojas, muitas vezes com o preço mais convidativo que Manhattan. Tem também várias lanchonetes para almoçar (inclusive um Shake Shack com menos fila) ou o Dallas BBQ (na Livingston St.).

Depois você pode voltar ou pegar o metrô até a estação Atlantic Av. e passar na Target para fazer umas compras. No shopping onde fica a Target também há várias lojas conhecidas.

Se quiser assistir ao culto de 15h, pode fazer as compras antes. É só vestir sua fantasia de turista cara de pau, e chegar ao culto carregada de sacolas. Eles estão acostumados a receber turistas, e sempre fui muito bem recepcionada. Com ou sem sacolas...

Se você gosta de um bom louvor, não deixe de fazer esse passeio.

Obrigada, Deia!

Leia também:

44 comentários

Marcia Palhares

Desta vez vou discordar de você, Riq: taí um lugar ao qual não voltaria. Fui em 95, ainda num tour local. Ao entrar na Igreja (não me recordo qual) minha amiga e eu fomos colocadas numa parte reservada para turistas, suponho. Não pudemos nem ir ao banheiro. Não era permitido. Quando acabou, um segurança? disse: "get out" em alto e bom som...fiquei muito decepcionada. Mas, teve um lado bom: sentir na pele o racismo, tão comum por aqui, e perceber como é horrível toda e qualquer discriminação.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcia! Lamentamos pela sua experiência. Mas pelo visto as coisas mudaram por lá. smile A igreja que você foi era no Brooklyn ou no Harlem?

Recebemos só comentários positivos sobre a Brooklyn Tabernacle.

Marcia Palhares

Era no Brooklin mesmo. Na época, fui pq o Nelson Motta disse que era imperdível. Acredito mesmo que tenham mudado, afinal, já faz tanto tempo...No Harlem me perdi no metrô. Na hora foi um pouco estressante, mas depois demos boas risadas!!

Ana Albuquerque

Nossa, Márcia!!! Fazem 20 anos que você foi. Acho difícil que você tenha ido no Tabernacle. Deve ter sido em outra. Fui em 2012 e amei! Fui muitíssimo bem recebida, saí a hora que quis, todos foram muito receptivos...
Acho que você bem que podia se permitir uma outra experiência. Você não vai se arrepender!!!
Já foi 3 vezes no Harlem, inclusive na Mount Moriah, cujo coro teve o CD foi produzido pelo Nelson Motta, e posso te garantir que no Tabernacle foi muuuuito mais emocionante!!!!
Vai por mim... rsrsrs

ny
nyPermalinkResponder

Estive na the brookling tabernacle em outubro 2016. Realmente, achei melhor do que no harlem que fui ha uns 18 anos atras. No harlem nos chamaram p ir embora apos o louvor, tambem não gostei disso. No brookling foi outra coisa, eles gostam que voce fique para ouvir a mensagem do pastor.Lindo! Ah , os horarios de culto mudaram, eu fui no das 11horas.

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Eu fui em 2009 no Brooklyn Tabernacle. Fomos de metrô e vivemos, eu e a minha esposa, a maravilhosa experiência de um autêntico culto evangelico dos negros americanos, com muito louvor de qualidade e mensagem explêndida. Fomos muito bem acolhidos. Nâo houve segregação, ficamos sentados juntos a congregação e também participamos do culto com cantos e palmas. Ganhamos até uma caneta de lembrança da igreja junto com o CD do Pastor daquela igreja com uma mensagem. Na saída comemos num pequeno restaurante tailandes da região, em uma pequena sobreloja próxima da igreja. Foi um ótimo programa de domingo em NY. Eu faria de novo.

Tania Janin
Tania JaninPermalinkResponder

Williamsburg e culto gospel devidamente anotados, eu vou!

Julia
JuliaPermalinkResponder

Só com o vídeo já me arrepiei.
Espero poder ver em breve esse lindo culto!

Silvia W.
Silvia W.PermalinkResponder

Fui a um no Harlem. Não fui bem tratada, mas entendi que era uma intrusa e me senti num filme do Spike Lee. Amei.

Lucas
LucasPermalinkResponder

Segue um relato da nossa experiência no Brooklyn Tabernacle: http://viagens.sapao.net/2010/08/ny-domingo-117-gospel-brooklyn-e.html

Voltamos lá esse ano e fomos novamente muit bem recebidos. Da última vez estávamos com uma turma internacional (Brasil, Itália, Venezuela, Japão) e todos gostaram da experiência.

Porpino
PorpinoPermalinkResponder

Em agosto p.p. estivemos no Harlem (dia 12) para participar de culto na Igreja Batista. Chegamos por volta das 9h40 e a fila já era enorme, aguardando o próximo culto. Os assistentes da Igreja tratavam as pessoas com muita grosseria. Várias vezes inspecionavam a fila, mandavem as pessoas se postarem junto à parede. Quem estivesse de bermuda, roupas mais ousadas eram orientadas para saírem da fila ou de providenciarem uma roupa adequada. Depois de mais de duas horas de fila, quando encabeçava o próximo grupo que iria entrar, simplesmente fomos avisados que a igreja estava lotada. Sem contar com a ignorância de um assistente de não queria permitir que nós nos postassemos simplesmente em frente da igreja. Terrorismo e desrespeito puros. Atitudes de quem não é cristão.
Da próxima vez, vou em busca do Brooklyn Tabernacle. Glória Deus que não nos desampara.

Rafael Carvalho

Oi pessoal, tenho um post com dicas para o culto no Harlem e também na Broadway http://essemundoenosso.com.br/2012/09/18/megapost-roteiro-de-5-dias-em-nova-york-com-apenas-100-dolares/

Maria Célia
Maria CéliaPermalinkResponder

Adorei o post, realmente a Brooklyn Tabernacle é ótima, recomendo sem medo. Deu até saudades da nossa visita ao ver esse vídeo. Acho que vou assistir novamente ao DVD que compramos ????

Diana Nunes
Diana NunesPermalinkResponder

Eu assisti este culto e foi um dos melhores programa da viagem à NY e o melhor, grátis. Na volta fomos a pé pela ponte do Brooklyn. Passeio imperdível.

Alexandre Reis

Queridos, dá pra ir de metrô da Times Square até a Brooklyn Tabernacle? O metrô atravessa para o Brooklyn?
Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alexandre! O metrô vai a todos os bairros de Nova York, incluindo Brooklyn, Queens e Bronx, atravessando o East River por túneis.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2009/09/para-entender-o-metro-de-nova-york/

ingrid
ingridPermalinkResponder

Para mim foi um dos melhores programas da viagem. No domingo de manhã atravessamos a ponte do Brooklyn, aproveitando a luz favorável para fotografar o skyline, almoçamos no Shake Skack que tem a melhor batata frita da cidade e fomos no Brooklyn Tabernacle para o culto das 3:00h
que é o principal dos três que acontece aos domingos. Experiência maravilhosa, culto vibrante com um coral lindo no melhor estilo black gospel. Eu e meu esposo fomos muito bem recebidos e, como amei as músicas, comprei o cd deles para matar a saudades em casa. Super recomendo!

Liza Peschieira

Alguem sabe me informa sobre igrejas tipo Tabernacle em Miame?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Liza! Costuma haver apresentações aos domingos no Arsht Center; informe-se se haverá quando você estiver na cidade.
http://www.arshtcenter.org/tickets/calendar/view.aspx?id=12153

Nova York – Como é um culto com música gospel no Brooklyn | Viciada em viajar

[...] Então, quando eu soube que no Brooklyn tinha um culto que recebia bem turistas estrangeiros (veja aqui dicas de quem também foi lá), que estavam ali só para conhecer (e não tanto interessados na religião, como eu), resolvi ir [...]

Alice
AlicePermalinkResponder

Em outubro de 2012 fomos, eu e minha mãe, assistir a um culto na Brooklyn Tabernacle. Seguimos a recomendação de passeio sugerida aqui no post (iniciando com fotos no Brooklyn Bridge Park - já que o dia estava magnífico -, breve passeio pelas ruas do Brooklyn e depois assistimos ao culto das 12h, no domingo). Foi maravilhoso. Minha mãe disse que achou mais sensacional do que ir aos shows da Broadway! É de arrepiar e todos nos receberam muito bem. Nos sentimos num daqueles filmes que se passam no sul dos EUA. Aquelas mulheres negras com seus chapéus e vestuário deslumbrante, cantando superemocionadas todas as músicas do culto... foi demais! E houve um momento do culto em que o pastor pediu que os turistas ficassem de pé e toda a igreja passou a aplaudir os turistas e nos abraçar, como em agradecimento por estarmos ali prestigiando o culto deles. É um show, espetacular, recomendo demais.

Gostaria de saber, no entanto, se alguém já foi em cultos em outros dias da semana? Nos próximos dias estarei em NYC novamente, e gostaria de assistir novamente ao culto. Porém, desta vez não estarei em NYC num domingo... Queria saber se há outros dias da semana (q não domingos) em que o mesmo culto ocorre (com coral e tal). Já vi no site deles que há previsão de "service" nas 3as feiras, mas não consegui compreender se se trata de um culto semelhante aos de domingo ou de outro tipo de serviço. Se alguém que já tenha ido em outros dias da semana puder comentar aqui eu agradeço.??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alice! O dia desses cultos espetaculares é mesmo o domingo. Terça feira tem apenas sermão.

Léo
LéoPermalinkResponder

Gente, segui o post de vcs e fui na tabernacle agora a tarde: espetacular! Vc já entra na igreja com vontade de chorar, Deus atua de forma poderosa! Neste momento estou na times square church que fica pertinho do meu hotel. Depois posto para comentar como foi. Preferi não ir ao Harlen depois dos comentários que li.
Crente

Luis
LuisPermalinkResponder

Olá! Participamos de dois cultos na The Brooklyn Tabernacle em dezembro. Fomos ao primeiro e a experiência foi tão incrível que resolvemos voltar! Na contra mão do "programão de índio" que era ver a bola descer na Times Square, fomos à celebração de Ano Novo que contou com uma apresentação de primeiríssima qualidade desse coral lindíssimo. A acolhida nos dois cultos foi ótima e nos sentimos muito bem. Quando fomos para esse culto de Ano Novo, chegamos 15 minutos antes e as portas estavam fechadas pois a entrada seria limitada, de acordo com os lugares que sobravam lá dentro. Quando entramos fomos recebidos por uma senhora que quando percebeu que éramos turistas nos colocou sentados na segunda fila, em lugares reservados para pessoas da própria igreja! Foi muito bom e EU RECOMENDO! Com certeza é uma experiência para ficar na memória e marcada no coração para o resto da vida.

mara
maraPermalinkResponder

gostaria de saber quais os dias de culto durante a semana e se tem outras igrejas por la vou estar 15 dias em nova york obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mara! O site do Brooklyn Tabernacle mostra que nos outros dias da semana os cultos são tradicionais, sem o louvor que é a atração para os turistas. smile

Jéssica lorranny

ameii muito eu sou doida pra virar cantora gospel gosteiii muito muito muito mesmo nossa se eu podesse ir ate ai eu ia e nao voutaria nunca mais

luiz silveira
luiz silveiraPermalinkResponder

ABYSSINIAN CHURCH - Foi a minha pior experiência nos Estados Unidos. Tinha enorme expectativa , pois sou Cristão e amante da boa música. ELES TRATAM OS TURISTAS COM ABSURDA GROSSERIA E ARROGÂNCIA!!! Pedi ao orientador da fila, que mais parecia um soldado louco e mal educado , que tratasse os turistas com mais educação e ele me forçou a sair da fila. Algumas pessoas interviram a meu favor . Só assim me deixaram entrar. Mandei um e-mail para a direção da igreja, que nem sequer deu resposta. O que sugere que esta seja a orientação habitual.

AndreaP
AndreaPPermalinkResponder

Ah, que show! Eu quero ir... Achei uma promo pra primeira quinzena de julho. Quem quiser é só colar! Obrigada pelo post!!!

Victor Hugo
Victor HugoPermalinkResponder

Estive em Maio de 2013 nessa igreja e não posso dizer que foi nada menos que espetacular! Enqto esperávamos o início do culto membros da igreja vinham até os turistas e perguntavam de onde eram, davam as boas vindas, muito acolhedores. Confesso que não sou muito religioso mas a energia dos louvores era tamanha que não pude deixar de me emocionar. Vale muitíssimo a pena! E a dica do almoço no Shake Shack tbm é de ouro!

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Estive hoje no Brooklyn Tabernacle! Experiência incrível!
Fui no culto das 15h, logo na entrada havia um montão deles nos dando boas vindas, nos perguntaram se pretendíamos assistir o culto inteiro e como dissemos que sim, noa posicionaram nas cadeiras da frente. Fomos muitíssimo bem recebidos, super recomendo! Saímos com as energias renovadas.

ivan
ivanPermalinkResponder

estive hoje no culto da meio dia e foi incrivel! Os membros da Igreja sao amigaveis e voce pode sentar em qualquer lugar. A primeira hora e so de musicas com banda, coro de mais de cem vozes e lindos solos. a segunda hora e pregacao apenas, mas embora nao tenha mais musica da pra ficar bem ate o fim. Mesmo sendo turista e bom nao ir com o corpo muito à mostra.... Vale muito a pena!

Angélica Gonzalez Strufaldi

Estive lá no último domingo 4-10 e achei simplesmente o maximo! Fomos super bem recebidos e ganhamos um cd para visitantes! Pode se adquirir o dvd deles por apenas 10 dólares. Foi um sonho realizado! Apenas se certifiquem no metrô, porque as rotas costumam ser alteradas!

Andrea
AndreaPermalinkResponder

Estive hj no culto. É realmente muito bonito, mas não tem nada a ver com aquela missa gospel do filme Mudança de Hábito, por exemplo... É bonito, repito, mas senti falta de uma missa menos suntuosa.

Daniel José da Silvs

Gente estive nesse mês assistindo o culto foi espetacular, fui muito bem recepcionado , música de excelente qualidade e uma mensagem que tocou o meu coração e de muitas pessoas que ali estavam, muitas decisões .
Volto sempre que puder e recomendo, não simplesmente para assistir um belo programa , mas para perticipar de um culto que sua vida possa ser edificada

Ny
NyPermalinkResponder

Eu fui numa igreja acho q no Halen há uns 18 anos. Fomos colocados no canto dos turistas e qdo acabou o louvor mandaram a gente embora! Também senti o racismo descarado!

Sze Siu Ping
Sze Siu PingPermalinkResponder

Fomos no domingo dia 11 de setembro de 2016, ficamos somente na primeira parte a das músicas e valeu a pena o programa. Muito lindo!! Muito bem recebidas e havia bastante turistas misturados com os frequentadores da igreja. Somente mudou os horários é 9h, 11h e 13h.

Valeria
ValeriaPermalinkResponder

Estou aqui, fui à Igreja do post no Natal e hoje no Ano Novo. Fui muito bem recebida e os cultos são maravilhosos, super recomendo. Ah, atenção aos horários o culto começa às 13hs.

Mirella Sanches

Após ler estes comentários me sinto tentada a experimentar mais uma vez, pois a minha primeira experiência em participar de um culto gospel (no Harlem) foi extremamente desagradável e fomos grosseiramente tratados. Foi péssimo. Vamos experimentar o Brooklyn Tabernacle.

Fabiola
FabiolaPermalinkResponder

Estamos aqui para assistir ao culto Gospel pela indicação do Viaje na Viagem, e queria informar que os horários dos cultos aos domingos são:
9hs- 11:00 - 13:00, diferente do que está informado, ok!? Abs

Jacosa
JacosaPermalinkResponder

Vamos amanhã. Depois conto como foi.

Jacosa
JacosaPermalinkResponder

Seguimos as dicas do site. Foi perfeito. O culto maravilhoso, a Palavra maravilhosa. Ate ganhamos um chaveiro de "visitante de primeira vez". Todos foram super simpaticos.

Jacosa
JacosaPermalinkResponder

Ah eh! O site da Igreja mostra os cultos as 9h,11h e 13.Chegamos um pouco atrasadas no culto das 11h, mas as pessoas nos trataram bem mesmo assim.

Flavia
FlaviaPermalinkResponder

Irei no primeiro findi de fevereiro 2018 smile Muitíssimo obrigada por essa dica. Irei sem maquiagem porque as lágrimas certamente vão lavar tudo, já tô vendo!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar