[Staten Island Ferry: Estátua da Liberdade grátis]
Como eu sempre digo, brasileiro não tem medo de furacão, brasileiro não tem medo de vulcão, brasileiro não tem medo de terremoto: brasileiro tem medo de feriado. A possibilidade de estar num lugarzinho qualquer do planeta sem lojas abertas semeia o pânico e é capaz de cancelar viagens.
Calma, pessoal.
Feriados oferecem possibilidades de passeios diferentes -- e a rara oportunidade de gastar seu dinheiro em coisas que não pesarão na mala para voltar. Em termos gerais, eu falo dessas atividades neste post aqui. Mas, como muita gente pergunta especificamente sobre Nova York, aí vão algumas sugestões para curtir a capital do universo num dia de lojas de departamento e outlets fechados:
--> 1. Suba a um mirante
[Top of the Rock]
Tanto o Top of the Rock (meu favorito, com belíssima vista do Central Park e do Empire State) quanto o Empire State Building abrem 365 dias por ano. Entre nos sites para marcar horário e não enfrentar filas (no caso do Empire State, você pulará a fila da bilheteria, mas enfrentará a fila do raio-x).
--> 2. Vá ao parque
[Central Park Zoo]
Parques não fecham por causa de feriado. No Central Park você pode inclusive visitar o Zoológico, que abre 365 dias por ano. Se quiser ir ao badalado High Line Park, entre Chelsea e Meatpacking, vá de tarde, e já deve pegar parte do comércio aberta mesmo nos feriados mais sagrados.
--> 3. Faça um passeio de barco
[Harbor Lights Cruise]
É uma grande atividade para fazer num feriado; o único perrenguinho é que os feriados que fecham Nova York são todos no frio (Páscoa, Thanksgiving, 25 de dezembro e 1º de janeiro). Mas todos os barcos têm área coberta. O passeio mais bacana é o Harbor Lights Cruise, no acender das luzes, que leva 2 horas. O passeio mais completo, o da Circunavegação da ilha, que leva 3 horas. O melhor custo x benefício é o do East River Ferry, um barco de passageiros que faz todo o lado leste da ilha por 4 dólares (o passe de um dia inteiro com paradas sai 12 dólares); veja como usar este barco para visitar Williamsburg, no Brooklyn, neste post. O passeio mais popular é o que leva à Estátua da Liberdade (note que atualmente a estátua está fechada à visitação); mas você pode passar ali perto e tirar suas fotos de graça, usando o Staten Island Ferry, que serve a moradores mas acolhe turistas sem restrições (veja mais aqui).
--> 4. Atravesse a Ponte do Brooklyn
[Brooklyn Bridge]
OK, este é um passeio recomendável apenas em dias com temperatura agradável (digamos, acima dos 10ºC) e -- importantíssimo! -- sem vento. Veja o roteirinho aqui.
--> 5. Durma até mais tarde + brunch + passeio por alguma região da cidade
[High Line Park, de Chelsea a Meatpacking]
Aproveite o feriado para repor o sono perdido nos últimos dias -- você aproveitará melhor o resto da estada. Comece o dia com um brunch perto do meio-dia e depois saia para bater perna em alguma região da cidade que você ainda não conheça. Aqui vão três sugestões: um passeio por Chelsea, Meatpacking e West Village; outro por Village, Soho, Nolita e Lower East Side; outro por Williamsburg, no Brooklyn. No início da tarde algumas lojas abrirão; os americanos não perdem oportunidade de separar você do seu dinheiro.
--> 6. Surpresa: alguns museus podem estar abertos
Em Thanksgiving e no dia de Natal todos os museus fecham. Mas o Metropolitan abre na Páscoa; o Museu de História Natural, o MoMA e o Guggenheim abrem na Páscoa e em 1º de janeiro.
--> 7. Fome ninguém passa!
Sim, é verdade que muitos restaurantes fecham, sobretudo no dia de Thanksgiving e no dia de Natal (que é o dia da festa dos americanos; a véspera não tem significado para eles). Mas onde quer que você esteja encontrará restaurantes, lanchonetes, delis e carrinhos de rua de plantão. Se tiver planos de comer bem, mais do que nunca vale a pena reservar. Pelo site Opentable é facílimo (eu explico tudinho aqui). Já pensando nessa sua preocupação, o Opentable tem listas de restaurantes abertos em feriados (e com menus especiais). Escolha por aqui:
- Restaurantes em Nova York para Thanksgiving, no Opentable
- Restaurantes em Nova York para a véspera de Natal, no Opentable
- Restaurantes em Nova York para o dia de Natal, no Opentable
- Restaurantes em Nova York para a noite de Réveillon, no Opentable
- Restaurantes em Nova York para a Páscoa, no Opentable
--> 8. Thanksgiving e Black Friday
Em Nova York o programa mais tradicional de Thanksgiving é a parada da Macy's, que sai às 9h do lado oeste do Central Park e chega ao meio-dia à tradicional loja da rua 34, via 6a. Avenida.
Já a Black Friday é uma superpromoção que ocorre na sexta-feira do feriadão de Thanksgiving e que marca o início da temporada natalina. É um dia em que o comércio espera vender muito para iniciar a melhor época de vendas no azul. Algumas lojas de departamentos e de eletrônicos abrem à meia-noite, outras abrem de madrugada; as ofertas mais arrasadoras vigoram apenas até o fim da manhã. Tem quem curta, mas me parece um programa de índio 5 machadinhas.
Não há desabastecimento depois da Black Friday. Os americanos sabem regular estoques como ninguém, então se você não tem preparo físico desenvolvido no carnaval de Salvador, não esquente de não participar.
As datas dos próximos anos:
2012: Thanksgiving 22 de novembro, Black Friday 23 de novembro
2013: Thanksgiving 28 de novembro, Black Friday 29 de novembro
2014: Thanksgiving 27 de novembro, Black Friday 28 de novembro
--> 9. E a Broadway?
Contam-se nos dedos de uma mão os espetáculos que mantêm apresentações no dia de Thanksgiving, na véspera e no dia de Natal e na véspera de Ano Novo. Alguns (poucos) espetáculos não funcionam também no dia 1º de janeiro. Mas a imensa maioria mantém os horários habituais na Páscoa.
--> 10. O que o blogueiro faria?
Eu iria na onda do número 5: reporia um pouco o sono, faria um belo brunch previamente reservado e à tarde faria algum passeio -- caminhada por uma região de Downtown, ou subida a um mirante, ou passeio de barco, ou ainda um cineminha, caso estivesse passando alguma coisa sem previsão imediata de estréia no Brasil.
59 comentários