Onde mora o Réveillon

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Réveillon em Copacabana

(Do baú: originalmente publicado em 2006 no Viajenaviagem.zip.net)

Nos países cristãos a grande festa desta época do ano é o Natal. No Brasil, no entanto, não existe religião mais importante do que o Réveillon. É o momento em que invocamos os deuses do jeitinho para darem um chega-pra-lá na ziquizira.


Você pode até achar um brasileiro que não acredite em Deus – mas é quase impossível achar um brasileiro que não acredite em Ano Novo.

Réveillon, Copacabana

E o que dizer do Réveillon de Copacabana? Assim como todo muçulmano em algum momento de sua vida precisa empreender uma viagem a Meca, todo brasileiro deveria passar um Réveillon em Copa.

É aqui que o Ano Novo nasce. Todas as outras festas dos outros fusos horários – a presepada de Sydney, as festinhas da Ásia, os fogos da Europa e da África do Sul não valem nada. Pura encenação. Você acha que o Ano Novo vai desperdiçar suas energias aparecendo primeiro para os infiéis? Nananina. O Ano Novo só começa à meia-noite de Copacabana.

Passar o Réveillon na areia de Copa é assistir à chegada do Ano Novo da fila do gargarejo. Tá vendo? É o Ano Novo ali!

Réveillon, Copacabana

Em outros lugares você ouve dizer que o ano mudou. Em Copa você testemunha. Copacabana é a casa do Ano Novo; seu estádio ao ar livre. A torcida vai de branco e depois de comemorar a vitória ainda invade o campo pulando sete ondinhas.

Fogos? São o de menos. Fogos tem em qualquer lugar. Mas o ritual não dá para imitar. O Réveillon de Copacabana é o nosso festival hindu. Ganges: teu nome é Oceano Atlântico!

Encaremos a verdade. Jesus nunca mais deu as caras. O Messias diz que vem, mas não aparece. Mas o Ano Novo não falha. Anote na sua agenda: ele voltará!

Leia mais:

10 Resoluções de Ano Novo para Viagem

Página do Réveillon 2013 no Viaje na Viagem

Calendário de Viagens 2013

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


14 comentários

Fabiana guida
Fabiana guidaPermalinkResponder

Esse texto é muito bom ! E essa parte ir a Copacabana em algum momento da vida esta martelando em minha cabeça desde a primeira vez que li este texto ... Feliz 2013 a Todos!

Gabriela (Gabgaby)

Sábias palavras. Aproveito e pego carona no post para lhe desejar um 2013 de muita saúde, viagens a alegrias.
Um abração

Fernando
FernandoPermalinkResponder

Presepada de Sydney? Acho que não existe presapada maior do que o de Nova Iorque onde o povo vê aquela bola descer num frio desgraçado (e sem álcool pq é proibido).

Viviane Moura
Viviane MouraPermalinkResponder

Fernando,
Vc tem toda a razão: aquele frio de acabar com o bom humor e o pessoal ainda espera a tal da bola descer... e 05 minutos depois, vai todo mundo pra casa.. Mas é aí que começa a festa?!

Ainda prefiro nosso estilo 7 ondinhas!

Feliz 2013 pra todos, do jeito que vc curtir: com bola, com onda..o que for pra animar, tá valendo!

Cândida Silva

Por isso que eu chego na maravilhosa dia 31/12, pela manhã bem cedinho!

Lucio
LucioPermalinkResponder

É! Por isso que gosto de Copacabana 365 dias por ano, também no Réveillon... Esse bairro tem personalidade....

Heidi
HeidiPermalinkResponder

Excelente texto! Feliz Ano Novo para todos vocês!
A gente se encontra por aqui em 2013, ou em algum lugar por aí!!!

yara xavier
yara xavierPermalinkResponder

Morando ou não na casa do Reveillon,bom 2013 para todos.

Eduardo Coimbra

Concordo com todos os comentários. Apesar de nunca ter passado em nunhum lugar das presepadas...somente na casa do revellion...acho não trocaria por nenhum deles. Feliz 2013 p todos!!!

Vladimir
VladimirPermalinkResponder

Que texto bem escrito!!!
IMPRESSIONANTE!!! smile
Contagem regressiva!!!
O VnV é DEMAAAAAAIS!!!razz
FELIZ 2013 à toda à Equipe e tripulação!!!

Clemilson
ClemilsonPermalinkResponder

Gostaria de mostrar minha indignação com as pessoas que foram a praia de Copacabana. A quantidade latinhas e garrafas de vidro no chão era absurdo, tanto no asfalto quanto na areia. A falta de educação das pessoas também é repugnante. É inacreditavel que isso aconteça em pleno seculo 21. Reveillon em Copacabana nunca mais.

Vladimir
VladimirPermalinkResponder

Fui criado em Ipanema e moro na Barra. Há muito tempo que não passava o Reveillon em Copacabana, mas, a previsão do tempo e esse post do Ricardo me levaram a ir pra lá nesse ano!!!

Deixei o carro no Leblon, por volta das 21h, e peguei um ônibus pra Copa com a chefe e outro casal. Os ônibus só funcionaram até às 22h e depois das 4h. Saltamos do ônibus na altura da Rua Siqueira Campos. Nosso medo era que não desse para andar, mas, foi super tranquilo!!! Chegamos na praia e fomos para perto do mar por volta das 21:40h, de lá fomos andando para a área do palco principal... lá sim, muuuuita gente aglomerada! Curtimos uns 15 min de show e voltamos para nossa área de conforto. O lugar acabou sendo ideal, pois, o Palco principal ficava virado para o Leme e o outro palco para o posto 6/forte de copacabana, logo havia uma área de conforto de mais ou menos 1km bem no meio de copa.

Sentamos e ficamos conversando!!! Nada de cerveja nem água, para não dar vontade de ir ao banheiro. Me arrependi de não ter ido de sunga, pois, o clima estava perfeito e deu inveja de ver o pessoal mergulhando...

Logo, logo, chegou a hora!!! Contagem regressiva e os Fogos mais espetaculares que já vi até hoje!!! Foi DEMAAAAIS... 16minutos de Fogos de Artifício inaugurando 2013!!! Um Show único e inenarrável!!!

Voltamos a pé até o Leblon - cerca de 4km do ponto onde estávamos -, fomos passeando com outras centenas de pessoas e nem percebemos cansaço ou distância!!!

Foi o melhor Reveillon que passamos nos últimos anos. Um Reveillon com a cara do Rio, nossa mistura típica aliada a muitos gringos que estavam se divertindo pra valer num ambiente de pura PAZ e CONFRATERNIZAÇÃO!!!

O Comandante tem razão, mas, eu aumento: TODO MUNDO DEVE PASSAR UM REVEILLON EM COPACAPANA.

Obrigado e Ótimo 2013,
Vladimir.

Daniella Balbino

Ótimo! Só não tente ficar em frente ao palco Principal. Acho que não vale a pena na virada, é muito cheio.

Michele - PlanejandoaViagem

Muito bom esse texto!!! Finalmente descobri minha religião! A fiel aqui já peregrinou 3 vezes e adorou!!!Feliz Ano Novo!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar