10 resoluções de ano novo pra viagem :-)

Metrô de Londres

|Metrô de Londres|

Adeus ano velho, felizes viagens novas. Para que tudo se realize de um jeito muito mais bacana no ano que vai nascer, aí vão 10 resoluções de ano novo pra viagem.

10. Antes de marcar uma viagem (ou aproveitar uma promoção de passagens no impulso), vou sempre me certificar se a época é recomendável. Com tanto lugar no Brasil e no mundo para visitar, por que vou desperdiçar meu tempo e meu dinheiro para pegar chuva, muvuca excessiva ou tudo fechado? (A propósito — já ouviu falar do nosso Calendário de Viagens? #merchã)

9. Nunca mais vou comprar a passagem antes de ter resolvido todo o itinerário. Dessa maneira não vou mais arriscar gastar muito mais em passagens avulsas extras do que gastaria se tivesse emitido o itinerário completo. (Leia mais aqui.)

8. Caso compre passagem por impulso, vou procurar curtir e aproveitar o que existe no destino para onde comprei a passagem, em vez de usar essa passagem apenas como um trampolim para outros lugares (caso o lugar em questão fique na Europa, leia mais aqui.).

7. Vou ler resenhas sobre hotéis ANTES de fazer a reserva, não depois. Antes de fazer a reserva, ainda tenho cabeça para distinguir críticas importantes de meras expectativas errôneas que não foram satisfeitas. Depois de fazer a reserva, porém, qualquer defeitinho vira um defeitão, e é impossível evitar a sensação de ter feito uma má escolha.

6. Vou parar de marcar compromissos importantes no primeiro e no último dia de viagem. Assim viajo muito menos estressado. Usarei o primeiro dia para reconhecimento de terreno, e o último para algum repeteco ou passeio light. (Leia mais aqui.)

5. Vou aprender a viajar com uma mala média de quatro rodinhas. Ao fim da primeira viagem, vou entender por que nunca precisei de tanta roupa, e como viajar pesado me atrapalhava. (Leia mais aqui.)

4. Não vou mais me prender a apenas um meio de pagamento no exterior. Apenas levando um pouco de moeda forte, habilitando e desbloquenado meu cartão de banco para saques internacionais e carregando um cartão de crédito e outro de débito terei planos B e C para qualquer perrengue monetário longe de casa. (Leia mais aqui.)

3. Não deixarei meu passaporte ficar com menos de 6 meses de validade. Não esperarei até ter uma viagem marcada para os Estados Unidos para fazer ou renovar meu visto americano. Não esperarei até aparecer uma viagem para fazer a vacina contra febre amarela. (Leia mais aqui.)

2. Farei programas turísticos com as crianças na nossa cidade — que não envolvam parques de diversão, McDonalds ou pizzaria. Só assim vamos aprender a viajar juntos para lugares que não sejam nem resort, nem Disney.

1. Se estiver comprometido, uma viagem a dois, por mais curta que seja, será de lei (as crianças vão adorar ir para a casa dos primos, dos avós ou do melhor amiguinho). Se estiver avulso, não vou ter medo de viajar solo — é possível que acabe descobrindo que sou minha melhor companhia de viagem…

E você? Tem alguma resolução de viagem que gostaria de compartilhar? 😀

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


34 comentários

Pessoal, tenho um pedido especial… o recém marido da minha sogra não leu a resolução de viagem nº 3 e não percebeu, ao fechar uma viagem para a Europa, que seu passaporte está vencido. Detalhe: eles viajam daqui a dois dias!!!

Há alguma solução de urgência? Alguém já conseguiu tirar o passaporte emergencial na DPF da Lapa? Precisa mesmo de uma justificativa do tipo catástrofe natural ou depende da boa vontade do atendente?

Estou compadecida com a situação porque a viagem é de lua de mel e minha sogra só chora, tadinha… qualquer dica será muito bem vinda!

Minha resolução de Ano Novo para viagens é: “manter o ‘diário de bordo’ até o final da viagem”!

Eu sempre levo uma agenda estilo moleskine para registrar o dia a dia da viagem, para anotar dicas de locais, atrações,explicações sobre os detalhes, preços, complicações a serem evitadas, etc., mas nunca consigo perserevar e manter o hábito até o final da viagem.

Mas para a próxima viagem, minha resolução é manter o diário até o fim. Minha opinião é que todas as dicas sobre algum lugar que eu puder pasasar adiante podem ser úteis para alguém, e manter um diário com essas informações facilitaria essa tarefa de passar a informação adiante.

A maior parte das 10 dicas do VnV eu já coloco em prática. Só não pratico a nº 2 porque não tenho filhos; a nº 4 eu pratico pela metade (não uso o débito no exterior porque a CEF, meu banco, não habilita). A nº 5, há tempos que eu só uso a mala média com 4 rodinhas de giro de 360º, mas o problema é o que eu coloco dentro dela, hehe. Mas vou melhorando a casa viagem! E a nº 1, eu aprendi a viajar solo e por conta própria sem medo! E o mais “incrível” é que muita gente diz que eu sou corajosa demais por viajar sozinha! Eu acho que é o contrário: tem muita gente que prefere não se arriscar, mas acaba perdendo belas oportunidades!

Abs,

Cris

Item 7 é primordial,tem que ler resenhas sobre os hotéis que pretende ficar, também conhecer seu amigo o suficiente para não entrar em rota de colisão e não se estranharem durante a viagem é muito importante, pois essencial é ter afinidade durante a viagem, ou ainda os mesmos interesses.

Adorei e tento seguir à risca todas as recomendações…
Viajo leve, em boa companhia, tento fazer o que tenho vontade e não por obrigação, e ADORO voltar à lugares que já conheço (meu objetivo definitivamente não é ticar países)…

Feliz 2013 para todos!

Nossa, adorei! Eu acrescentaria nunca deixar de acessar as dicas deste site!E dar uma melhorada no preparo físico também ajuda…
Um 2013 de belas viagens a todos!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.