Onde mora o Réveillon

Réveillon em Copacabana

(Do baú: originalmente publicado em 2006 no Viajenaviagem.zip.net)

Nos países cristãos a grande festa desta época do ano é o Natal. No Brasil, no entanto, não existe religião mais importante do que o Réveillon. É o momento em que invocamos os deuses do jeitinho para darem um chega-pra-lá na ziquizira.

Você pode até achar um brasileiro que não acredite em Deus – mas é quase impossível achar um brasileiro que não acredite em Ano Novo.

Réveillon, Copacabana

E o que dizer do Réveillon de Copacabana? Assim como todo muçulmano em algum momento de sua vida precisa empreender uma viagem a Meca, todo brasileiro deveria passar um Réveillon em Copa.

É aqui que o Ano Novo nasce. Todas as outras festas dos outros fusos horários – a presepada de Sydney, as festinhas da Ásia, os fogos da Europa e da África do Sul não valem nada. Pura encenação. Você acha que o Ano Novo vai desperdiçar suas energias aparecendo primeiro para os infiéis? Nananina. O Ano Novo só começa à meia-noite de Copacabana.

Passar o Réveillon na areia de Copa é assistir à chegada do Ano Novo da fila do gargarejo. Tá vendo? É o Ano Novo ali!

Réveillon, Copacabana

Em outros lugares você ouve dizer que o ano mudou. Em Copa você testemunha. Copacabana é a casa do Ano Novo; seu estádio ao ar livre. A torcida vai de branco e depois de comemorar a vitória ainda invade o campo pulando sete ondinhas.

Fogos? São o de menos. Fogos tem em qualquer lugar. Mas o ritual não dá para imitar. O Réveillon de Copacabana é o nosso festival hindu. Ganges: teu nome é Oceano Atlântico!

Encaremos a verdade. Jesus nunca mais deu as caras. O Messias diz que vem, mas não aparece. Mas o Ano Novo não falha. Anote na sua agenda: ele voltará!

Leia mais:

10 Resoluções de Ano Novo para Viagem

Página do Réveillon 2013 no Viaje na Viagem

Calendário de Viagens 2013

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


14 comentários

Gostaria de mostrar minha indignação com as pessoas que foram a praia de Copacabana. A quantidade latinhas e garrafas de vidro no chão era absurdo, tanto no asfalto quanto na areia. A falta de educação das pessoas também é repugnante. É inacreditavel que isso aconteça em pleno seculo 21. Reveillon em Copacabana nunca mais.

Que texto bem escrito!!!
IMPRESSIONANTE!!! 🙂
Contagem regressiva!!!
O VnV é DEMAAAAAAIS!!!:-P
FELIZ 2013 à toda à Equipe e tripulação!!!

Concordo com todos os comentários. Apesar de nunca ter passado em nunhum lugar das presepadas…somente na casa do revellion…acho não trocaria por nenhum deles. Feliz 2013 p todos!!!

Excelente texto! Feliz Ano Novo para todos vocês!
A gente se encontra por aqui em 2013, ou em algum lugar por aí!!!

É! Por isso que gosto de Copacabana 365 dias por ano, também no Réveillon… Esse bairro tem personalidade….

Presepada de Sydney? Acho que não existe presapada maior do que o de Nova Iorque onde o povo vê aquela bola descer num frio desgraçado (e sem álcool pq é proibido).

    Fernando,
    Vc tem toda a razão: aquele frio de acabar com o bom humor e o pessoal ainda espera a tal da bola descer… e 05 minutos depois, vai todo mundo pra casa.. Mas é aí que começa a festa?!

    Ainda prefiro nosso estilo 7 ondinhas!

    Feliz 2013 pra todos, do jeito que vc curtir: com bola, com onda..o que for pra animar, tá valendo!

Sábias palavras. Aproveito e pego carona no post para lhe desejar um 2013 de muita saúde, viagens a alegrias.
Um abração

Esse texto é muito bom ! E essa parte ir a Copacabana em algum momento da vida esta martelando em minha cabeça desde a primeira vez que li este texto … Feliz 2013 a Todos!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito