San Martín de Los Andes: um vilarejo na Patagônia argentina

A convite da NeuquénTur, estive em San Martín de Los Andes na primeira semana de dezembro. Nunca viajei com uma variedade tão grande de roupas na mala: a semana anterior havia sido de sol, mas a previsão para os dias seguintes era de um clima super instável.

Não deu outra: San Martín me recebeu com chuva, e muitos dos passeios programados inicialmente não puderam acontecer por causa do mau tempo.

San Martín de Los Andes

Deixa estar. De toda forma, deu para perceber o quanto a cidade é encantadora – não só pela natureza em toda sua exuberância (que lagos!, que bosques!, que montanhas!), mas pelo cuidado em se manter ali as características de um autêntico vilarejo de montanha, com suas casinhas baixas de madeira e pedra, e o clima de cidade pequena.

San Martín de Los Andes
San Martín de Los Andes

Por isso, eu digo: San Martín, a gente ainda se reencontra num verão desses.

Quando ir

Para a temporada de verão, de meados de dezembro ao fim de fevereiro. Para a temporada de inverno, do começo de julho ao fim de setembro. Fora de temporada, só se a idéia for aproveitar as tarifas mais baixas para uma viagem mais sossegada: muitos passeios não funcionam.

Maio e junho, que antecedem o inverno, são chuvosos; o verão é a época mais seca.

Lago Nahuel Huapi

Passeios de verão

Os lagos e rios são a atração principal. A Rota dos Sete Lagos pode ser percorrida em tour de dia inteiro ou por conta própria, de carro.

Lago Meliquina

Há mirantes, praias públicas (com pedrinhas, não areia) e áreas de piquenique. As agências locais oferecem passeios pela região para a prática de rafting, canoagem e pesca.

Praia Catritre

No píer do Lago Lácar, uma operadora aluga caiaques e vende tours de barco a Quila Quina e Hua Hum. Catritre, a praia mais próxima do centro de San Martín, fica a 5 km. Ônibus circulam entre o centro e Catritre durante o verão; para quem vai de carro, o estacionamento é pago. (Muita gente vai pedalando também, mas o caminho é pelo acostamento da estrada, não há ciclovia.)

Chapelco Golf
Tirolesa
Miramas

Além das atividades lacustres (falei bonito!), existe uma variedade de passeios pelos bosques e montanhas: cavalgada, caminhada, mountain bike. No Miramas um circuito combina tirolesa com trekking (no inverno, com tubing). Aos que se arriscam nas tacadas, o campo do Chapelco Golf tem um visual tremendo.

Durante o verão, anoitece tarde: os dias duram até as 22h.

Píer do Lago Lácar

Passeios de inverno

O Cerro Chapelco é a grande atração da estação. Fica próximo do centro da cidade. São 17 km até lá, o que significa uns 35 minutos com a estrada boa, ou 1 hora se houver muita neve. As agências locais oferecem traslado. Para quem prefere dirigir, é preciso tomar cuidado; muitos trechos não têm proteção, e grande parte dos acidentes é causado por motoristas que nunca dirigiram nestas condições. Em Chapelco há pistas de esqui de todos os níveis, para todas as idades; passeios de moto de neve, trenó e caminhada com raquetes. Crianças a partir de 3 anos já podem participar de atividades recreativas, e o serviço de babá atende os menorzinhos.

Lago Nahuel Huapi

O passeio pela Rota dos Sete Lagos durante o inverno ficou mais viável depois de 2015, quando a estrada, que era de cascalho, terminou de ser asfaltada.

Os tours de barco que saem do píer do Lago Lácar continuam funcionando.

San Martín de Los Andes

Onde ficar

O centro seria minha primeira escolha; é uma graça e muito conveniente para quem gosta de circular a pé. Esse miolinho da cidade é plano, tem basicamente 10 por 10 quarteirões e nenhum sinal de trânsito; os carros param para você atravessar (sempre na faixa, faz favor!).

San Martín de Los Andes
San Martín de Los Andes
San Martín de Los Andes

As vias principais são a avenida San Martín e a rua General Villegas, que concentram os restaurantes, lojas e serviços. Qualquer hotel próximo a elas, entre a praça Sarmiento e o Lago Lácar, é muito bem localizado.

San Martín de Los Andes

As hosterías, como são chamadas as pousadas, são a cara da cidade e estão por toda parte. Entre as BBB, a melhor ranqueada no Trip Advisor e Booking é a La Posta del Cazador. Entre as top, a Hostería Antares. Existem também vários albergues, apart-hotéis e cabanas para alugar.

Hotel Río Hermoso
Hotel Río Hermoso
Hotel Río Hermoso
Hotel Río Hermoso

Fora do centro, os casais que procuram descanso e romance (e não se importam em alugar carro) vão gostar do Río Hermoso, um hotel boutique que é um charme só. Fica em frente ao rio de mesmo nome e tem quartos muito aconchegantes.

Hostería Arrayán
Hostería Arrayán

A Arrayán Hostería de Montaña também é rodeada de natureza. Fica no terreno da famosa casa de chá, e da varanda das suítes se tem uma vista linda do Lago Lácar. Os preços são bons, mas a pousada é bastante simples; são apenas quatro quartos em uma cabana.

Loi Suites Chapelco
Loi Suites Chapelco
Loi Suites Chapelco
Loi Suites Chapelco

O Loi Suites Chapelco está a 14 km do centro, dentro de um condomínio de golfe. Bastante confortável, com uma vista linda para Chapelco Chico, cai bem para quem gosta de hotéis maiores, com mais serviços (spa, academia, piscina, restaurante), mas sem perder a elegância. O café da manhã poderia ser mais caprichado.

Parrilla
Defumados

Onde comer

Na avenida San Martín e na rua General Villegas existem inúmeros restaurantes, cafés e bares – uma oferta realmente grande para uma cidade do tamanho de San Martín de Los Andes. As especialidades da região são os defumados e as carnes de cervo, javali e truta, em variados preparos.

Ku

O cervo agridoce do restaurante Ku (eu sei, eu sei…), feito na parrilla e com frutas vermelhas locais, é uma delícia. Outra tradição são as picadas – um tipo de tábua de frios. A do El Regional é bem farta – dá para dividir em 4 pessoas – e traz defumados caseiros de todo tipo.

Picadas
El Regional

No El Regional também são servidas cervejas artesanais. A Lacar, como o nome sugere, é feita em San Martín de Los Andes.

Casa de Té Arrayán
Casa de Té Arrayán

Fora do centro, a casa de chá Arrayán é um programa imperdível. Ligue antes para confirmar os horários de funcionamento; a casa não abre fora de temporada.

A noite não é exatamente o forte da cidade, mas dá para encerrar o dia com uma cervejinha nos bares Downtown Matias e Dublin South Pub (onde há shows em alguns dias da semana).

Aproveite para provar os vinhos patagônicos NQN e Bodega del Fin del Mundo.

San Martín de Los Andes

Como chegar

O acesso mais simples é pelo aeroporto de Chapelco, voando com a Aerolíneas Argentinas a partir de Buenos Aires. Vale a pena chegar por Chapelco se a intenção for visitar apenas San Martín.

Vir por Bariloche é interessante quando se você quiser fazer um bem bolado entre as duas cidades (ou três, incluindo também Villa La Angostura, a 110 km). Neste caso, compre a passagem com ida por uma cidade e volta pela outra, evitando refazer o longo caminho de regresso pela estrada.

Rota dos Sete Lagos
Estrada asfaltada

Para ir via Bariloche, de carro, são 3 horas de estrada desde o aeroporto, pela estrada que passa por Junín de Los Andes (260 km). Se você resolver usar a Rota dos 7 Lagos, são 190 km, via Villa La Angostura. A estrada da Rota dos 7 Lagos foi completamente asfaltada em 2015, mas o trajeto deve ser feito como passeio, não como traslado – até porque não dá para resistir às paradas nos mirantes. À noite, prefira usar a estrada via Junín.

Ambos os caminhos têm paisagens belíssimas. Há também mais uma alternativa, menos usual, pelo Paso Córdoba (outra que deve ser feita como passeio).

Também dá para chegar em San Martín de Los Andes de ônibus. A empresa Albus tem três horários, diariamente, saindo de Bariloche e Villa La Angostura.

Mariana viajou a convite da NeuquénTur.

Leia mais:

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Passagens mais baratas para Buenos Aires no nosso parceiro Kayak

    Encontre seu hotel no Booking

    Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

    Aluguel de carro em San Martín de los Andes na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

    Passeios e excursões em San Martín de los Andes com a Viator

    179 comentários

    ola, eu e uma turma incluindo adolescentes estamos pesquisando uma viagem para conhecer neve em julho, mas queriamos fugir um pouco da muvuca de bariloche, vc acha que ficar em san martin é uma boa opção?

      Olá, Marcela! É uma cidade menor. No inverno a atração é a estação de Chapelco.

    Ola irei em 25 de marco(2 casais) e pensei em um roteiro 2 dias em. San Martin 2 em vila Angostura 3 em Bariloche e 2 em Buenos Aires para aproveitar a coneccao pra voltar para o Brasil. vou chegar por San Martin alugar um carro e fazer a rota dos sete lagos indo para Bariloche. Ainda assim recomendam algum passeio com empresas ou daria pra fazer tudo com carro

    Estou pensando em ir final de março ( Páscoa) e andei pesquisando que agora fevereiro já tá tendo neve em Bariloche, sera q daria pra esquiar em abril?

      Olá, Margarida! As estações de esqui só abrem em julho. Excepcionalmente podem abrir em meados de junho.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito