San Martín de Los Andes: um vilarejo na Patagônia argentina

A convite da NeuquénTur, estive em San Martín de Los Andes na primeira semana de dezembro. Nunca viajei com uma variedade tão grande de roupas na mala: a semana anterior havia sido de sol, mas a previsão para os dias seguintes era de um clima super instável.

Não deu outra: San Martín me recebeu com chuva, e muitos dos passeios programados inicialmente não puderam acontecer por causa do mau tempo.

San Martín de Los Andes

Deixa estar. De toda forma, deu para perceber o quanto a cidade é encantadora – não só pela natureza em toda sua exuberância (que lagos!, que bosques!, que montanhas!), mas pelo cuidado em se manter ali as características de um autêntico vilarejo de montanha, com suas casinhas baixas de madeira e pedra, e o clima de cidade pequena.

San Martín de Los Andes
San Martín de Los Andes

Por isso, eu digo: San Martín, a gente ainda se reencontra num verão desses.

Quando ir

Para a temporada de verão, de meados de dezembro ao fim de fevereiro. Para a temporada de inverno, do começo de julho ao fim de setembro. Fora de temporada, só se a idéia for aproveitar as tarifas mais baixas para uma viagem mais sossegada: muitos passeios não funcionam.

Maio e junho, que antecedem o inverno, são chuvosos; o verão é a época mais seca.

Lago Nahuel Huapi

Passeios de verão

Os lagos e rios são a atração principal. A Rota dos Sete Lagos pode ser percorrida em tour de dia inteiro ou por conta própria, de carro.

Lago Meliquina

Há mirantes, praias públicas (com pedrinhas, não areia) e áreas de piquenique. As agências locais oferecem passeios pela região para a prática de rafting, canoagem e pesca.

Praia Catritre

No píer do Lago Lácar, uma operadora aluga caiaques e vende tours de barco a Quila Quina e Hua Hum. Catritre, a praia mais próxima do centro de San Martín, fica a 5 km. Ônibus circulam entre o centro e Catritre durante o verão; para quem vai de carro, o estacionamento é pago. (Muita gente vai pedalando também, mas o caminho é pelo acostamento da estrada, não há ciclovia.)

Chapelco Golf
Tirolesa
Miramas

Além das atividades lacustres (falei bonito!), existe uma variedade de passeios pelos bosques e montanhas: cavalgada, caminhada, mountain bike. No Miramas um circuito combina tirolesa com trekking (no inverno, com tubing). Aos que se arriscam nas tacadas, o campo do Chapelco Golf tem um visual tremendo.

Durante o verão, anoitece tarde: os dias duram até as 22h.

Píer do Lago Lácar

Passeios de inverno

O Cerro Chapelco é a grande atração da estação. Fica próximo do centro da cidade. São 17 km até lá, o que significa uns 35 minutos com a estrada boa, ou 1 hora se houver muita neve. As agências locais oferecem traslado. Para quem prefere dirigir, é preciso tomar cuidado; muitos trechos não têm proteção, e grande parte dos acidentes é causado por motoristas que nunca dirigiram nestas condições. Em Chapelco há pistas de esqui de todos os níveis, para todas as idades; passeios de moto de neve, trenó e caminhada com raquetes. Crianças a partir de 3 anos já podem participar de atividades recreativas, e o serviço de babá atende os menorzinhos.

Lago Nahuel Huapi

O passeio pela Rota dos Sete Lagos durante o inverno ficou mais viável depois de 2015, quando a estrada, que era de cascalho, terminou de ser asfaltada.

Os tours de barco que saem do píer do Lago Lácar continuam funcionando.

San Martín de Los Andes

Onde ficar

O centro seria minha primeira escolha; é uma graça e muito conveniente para quem gosta de circular a pé. Esse miolinho da cidade é plano, tem basicamente 10 por 10 quarteirões e nenhum sinal de trânsito; os carros param para você atravessar (sempre na faixa, faz favor!).

San Martín de Los Andes
San Martín de Los Andes
San Martín de Los Andes

As vias principais são a avenida San Martín e a rua General Villegas, que concentram os restaurantes, lojas e serviços. Qualquer hotel próximo a elas, entre a praça Sarmiento e o Lago Lácar, é muito bem localizado.

San Martín de Los Andes

As hosterías, como são chamadas as pousadas, são a cara da cidade e estão por toda parte. Entre as BBB, a melhor ranqueada no Trip Advisor e Booking é a La Posta del Cazador. Entre as top, a Hostería Antares. Existem também vários albergues, apart-hotéis e cabanas para alugar.

Hotel Río Hermoso
Hotel Río Hermoso
Hotel Río Hermoso
Hotel Río Hermoso

Fora do centro, os casais que procuram descanso e romance (e não se importam em alugar carro) vão gostar do Río Hermoso, um hotel boutique que é um charme só. Fica em frente ao rio de mesmo nome e tem quartos muito aconchegantes.

Hostería Arrayán
Hostería Arrayán

A Arrayán Hostería de Montaña também é rodeada de natureza. Fica no terreno da famosa casa de chá, e da varanda das suítes se tem uma vista linda do Lago Lácar. Os preços são bons, mas a pousada é bastante simples; são apenas quatro quartos em uma cabana.

Loi Suites Chapelco
Loi Suites Chapelco
Loi Suites Chapelco
Loi Suites Chapelco

O Loi Suites Chapelco está a 14 km do centro, dentro de um condomínio de golfe. Bastante confortável, com uma vista linda para Chapelco Chico, cai bem para quem gosta de hotéis maiores, com mais serviços (spa, academia, piscina, restaurante), mas sem perder a elegância. O café da manhã poderia ser mais caprichado.

Parrilla
Defumados

Onde comer

Na avenida San Martín e na rua General Villegas existem inúmeros restaurantes, cafés e bares – uma oferta realmente grande para uma cidade do tamanho de San Martín de Los Andes. As especialidades da região são os defumados e as carnes de cervo, javali e truta, em variados preparos.

Ku

O cervo agridoce do restaurante Ku (eu sei, eu sei…), feito na parrilla e com frutas vermelhas locais, é uma delícia. Outra tradição são as picadas – um tipo de tábua de frios. A do El Regional é bem farta – dá para dividir em 4 pessoas – e traz defumados caseiros de todo tipo.

Picadas
El Regional

No El Regional também são servidas cervejas artesanais. A Lacar, como o nome sugere, é feita em San Martín de Los Andes.

Casa de Té Arrayán
Casa de Té Arrayán

Fora do centro, a casa de chá Arrayán é um programa imperdível. Ligue antes para confirmar os horários de funcionamento; a casa não abre fora de temporada.

A noite não é exatamente o forte da cidade, mas dá para encerrar o dia com uma cervejinha nos bares Downtown Matias e Dublin South Pub (onde há shows em alguns dias da semana).

Aproveite para provar os vinhos patagônicos NQN e Bodega del Fin del Mundo.

San Martín de Los Andes

Como chegar

O acesso mais simples é pelo aeroporto de Chapelco, voando com a Aerolíneas Argentinas a partir de Buenos Aires. Vale a pena chegar por Chapelco se a intenção for visitar apenas San Martín.

Vir por Bariloche é interessante quando se você quiser fazer um bem bolado entre as duas cidades (ou três, incluindo também Villa La Angostura, a 110 km). Neste caso, compre a passagem com ida por uma cidade e volta pela outra, evitando refazer o longo caminho de regresso pela estrada.

Rota dos Sete Lagos
Estrada asfaltada

Para ir via Bariloche, de carro, são 3 horas de estrada desde o aeroporto, pela estrada que passa por Junín de Los Andes (260 km). Se você resolver usar a Rota dos 7 Lagos, são 190 km, via Villa La Angostura. A estrada da Rota dos 7 Lagos foi completamente asfaltada em 2015, mas o trajeto deve ser feito como passeio, não como traslado – até porque não dá para resistir às paradas nos mirantes. À noite, prefira usar a estrada via Junín.

Ambos os caminhos têm paisagens belíssimas. Há também mais uma alternativa, menos usual, pelo Paso Córdoba (outra que deve ser feita como passeio).

Também dá para chegar em San Martín de Los Andes de ônibus. A empresa Albus tem três horários, diariamente, saindo de Bariloche e Villa La Angostura.

Mariana viajou a convite da NeuquénTur.

Leia mais:

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Passagens mais baratas para Buenos Aires no nosso parceiro Kayak

    Encontre seu hotel no Booking

    Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

    Aluguel de carro em San Martín de los Andes na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

    Passeios e excursões em San Martín de los Andes com a Viator

    182 comentários

    Olá! Parabéns pelo site, tem ótimas dicas. Vamos a San Martin na primeira semana de julho e temos duvida sobre a conveniencia de alugar um carro ou contratar os passeios pelas operadoras locais. Não temos nenhuma prática em dirigir na neve, é possível fazermos com segurança os trajetos do Vulcão Lánin, Quila Quina, 7 Lagos?
    Vale a pena fazer o passeio lacustre para Hua Hum nesta época?
    Para visitar Chapelco já decidimos ir com as operadoras. Um abraço!

      Olá, Gloria! Em julho haverá capa de gelo em algumas estradas montanhosas, e a Rota dos 7 Lagos deve estar fechada. Use os tours organizados, será mais tranqüilo e proveitoso.

    ola gostei muito de tudo oque eu li sobre roteiros pois moro em porto alegre e pretendo viajar de carro pra patagonia no mes de setembro, estarei indo sózinho pois não tenho comp.pra quem ja fez esta viagem pode mefalar se eu estou maloco em ir sozinho,minha viagem sera só passeio não tenho dia pra voltar.grande abraço valeu as dicas.

      Olá, Pedro! Informe-se sempre sobre postos de gasolina, que são bastante esparsos na região. Esteja sempre abastecido.

    Oi, ganhamos de brinde da RCI um passeio para San Martinde Los Andes, que deverá acontecer até 10 de junho, nesta época temos neve? temos outros passeios? Ou devo tentar trocar o destino.(Só conheço Bariloche.) Obrigada.

      Olá, Carla! A Mariana viajou fora de temporada (veja o relato acima). A cidade é encantadora, mas é mais viva durante a temporada de inverno ou de verão. Só dá para ter garantia de neve a partir de julho.

    Olá! Estou indo para San Martin participar da Patagonia Run. Meu voo vai até Bariloche. Minha dúvida é: mesmo sendo em época de frio (abril), é possível dirigir com segurança entre San Martin e Bariloche?

      Olá, Alessandra! O problema neste trecho é só a neve, que não haverá em abril.

    Ricardo,
    Eu e meu marido estamos pretendendo conhecer El Calafate e Torres del Paine, de carro, em maio. Depois de ler alguns comentários em seu site sobre os problemas enfrentados nas fronteiras, começamos a pensar em desistir. Não gostamos de viajar de ônibus. Ainda continua sendo problemática a travessia com carro alugado?
    obrigada e parabéns pelo seu fantástico trabalho.
    abs,
    Mônica S.

      Olá, Monica! O problema das travessias são 1) conseguir alugar um carro numa locadora que deixe atravessar a fronteira; 2) enfrentar a burocracia terrível nas fronteiras entre Argentina e Chile, que não são fáceis nem para passageiros comuns. Isso não muda nem mudará.

      Fiz em janeiro/2015 de Punta Arenas -> Puerto Natales -> Torres del Paine -> El Calafate tudo de carro alugado (avisei na locadora 1 mês antes). Bem legal, sempre passando pela fronteira de Don Guilhermo, apesar das filas na fronteira e o chá de cadeira, foi sussa passar com Carro e meus dois filhos! 🙂 Na argentina rola um “descaso” maior, eles mal olham na sua cara, no chile eles as vezes até sobem com cachorro no carro procurando algo… mas tranquilo!

      Olá, Walter! Onde você devolveu o carro? Tirou no Chile e devolveu na Argentina ou voltou ao lugar onde retirou?

      Há uns 3 anos eu fiz esta viagem, aluguei o carro em El Calafate e devolvi na mesma cidade. Não tive problemas nas fronteiras, foi tudo tranquilo. Aluguei o carro com a condição de poder sair do país, na locadora Dubrovnik.

      Monica, acho que isso é lenda. Fiz essa viagem neste verão. Aluguei carro em Punta Arenas, conheci todo o sul da Patagonia e terra do Fogo: Ushuaia, Torres del Paine, Calafate, El Chaltén, Costa Atlantica (nao deixe de visitar o Parque Monte León, imperdível!). Atravessei várias vezes a fronteira Chile-Argentina, NUNCA tive problemas. O melhor lugar do mundo para conhecer de carro. É só avisar na locadora e pagar. Mas se nao quiser, prefira só a Argentina. Tem muito mais para ver.

    Boa tarde!

    Estou programando de ir para Villa La Angostura na primeira semana de julho passar minha lua de mel. Porém não encontro nada sobre a abertura de temporada para este ano.
    É provavel que a pista esteja aberta certo? Vou me hospedar no Hotel Correntoso mas também ainda não liberaram as tarifas pro inverno…
    Poderia informar quando essas informações serão liberadas e também alguma empresa que organize passeios por lá?

    Obrigada!

    Eu estou com uma viagem programada para San Martin de Los Andes em Julho, onde pretendo passar de dois a três dias com a família e mais uns quatro em Bariloche. Temos passagem marcada de retorno para o Brasil saindo de Temuco no Chile e o plano é seguir de San Martin para Pucon. A minha dúvida é se há ônibus ou o Cruce no inverno entre as duas cidades e se a frequência é diária?
    Abç
    Marcelo

      Olá, Marcelo! O Cruce é uma má idéia para ir a Temuco. Há ônibus que saem de San Martín a Pucón e Temuco diariamente. Compre ao chegar.

    Olá… Meu marido e eu estamos planejando uma viagem de carro até a patagônia argentina.. pensamos em 15 dias (moramos em Santa Catarina)
    Porém não estamos encontrando muitas informações a respeito da viabilidade de uma viagem de carro no final do mês de maio início de junho. Inicialmente pensamos em ir até Perito Moreno…Porém será q em Puerto Madryn… já conseguimos ver neve???
    Estamos ainda sem roteiro montado… estamos buscando indicações sobre melhor época para ir de carro….
    Vc tem alguma recomendação?? Indica??? Queremos neve.. porém estamos com receio do perigo de neve no asfalto… E tbm se as estrada são boas??
    Qual seria a melhor época para pegarmos neve.. porem sem tantos riscos para nós… que não temos nehuma experiência em dirigir na neve?? heheh
    Abraços
    Mônica

      Olá, Mônica! El Calafate está a 4.800 km de Florianópolis. Está mais longe do que Belém do Pará, que fica a 3.600 km de Floripa. Você já pensou em ir ao Pará de carro?

      A Patagônia é esparsamente povoada, há poucos postos de gasolina. É uma viagem para quem tem espírito de rali, não é turismo.

      Recomendamos ir de avião.

      Eu ameeeei o Cerro Chapelco! Achei o mais bacana de todos! Não sei bem explicar porquê, mas tinha uma energia diferente… Muita gente jovem e bonita, tudo de muito bom gosto… Fora o trenó de Huskies que é o máximo para crianças e adultos! Tem um kids club para crianças de todas as idades e a partir de 3 anos elas já podem até fazer aulas de esqui. Acabei não chegando até San Martin, fomos pela Rota dos 7 lagos (deslumbrante), apenas até Chapelco, que é um pouquinho antes. Mas confesso que fiquei na pilha de ficar hospedada por lá. Mas a opção é ficar em Villa la Angostura e ir até Chapelco (como fizemos), também compensa, já que a estrada é um capítulo à parte, de tirar o fôlego e super rápida!

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito