Trilhas cariocas: como subir o Morro da Urca (por Vladimir)

Trilha do Morro da Urca

Que o Pão de Açúcar é um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro, todo mundo sabe. E que o bondinho não é o único meio de se chegar lá em cima, você sabia? Grupos de escaladores costumam se encarapitar por ali, mas quem quiser uma aventura um pouco menos radical pode subir, como o Vladimir, por uma trilha ao Morro da Urca. Há trechos íngremes, mas o Vladimir garante que é um passeio para toda a família. Vai por ele:

Quase todo ano, no verão, vou ao “Pão de Açúcar” com amigos e crianças. Pão de Açúcar entre aspas mesmo, pois não chegamos a ir até ele, e sim ao Morro da Urca. Explico! A diferença de nosso passeio é que não subimos pelo bondinho e sim de forma alternativa e aventureira pela trilha cuja entrada se dá na Pista Claudio Coutinho, na Praia Vermelha. Considero esse um dos melhores passeios no Rio, inclusive para turistas.

Entrada da Pista Cláudio Coutinho

Praça General TibúrcioPista Claudio CoutinhoPraça General Tibúrcio | Pista Claudio Coutinho

Chegando na região de onde parte o Bondinho do Pão de Açúcar, vá para a Praia Vermelha. Do lado esquerdo da Praia está a entrada da Pista Claudio Coutinho. Andando por ela, um pouco à frente, fica a entrada da trilha.

Trilha Morro da UrcaTrilha Morro da UrcaTrilha Morro da Urca

Trilha

É uma trilha bem fácil e já fui com crianças de 8 anos. Vejam pelas fotos que dessa vez encontramos até o filho do Homem-Aranha!

A subida leva aproximadamente 30 minutos, em ritmo de passeio.

Trilha Morro da Urca - Platô


O único lugar que pode deixar dúvida durante a trilha é quando se chega no platô. Mas não tem mistério. Chegando no platô, que é um ponto que você vira 90° para a esquerda ou para a direita, vá pela esquerda e logo chegará no Morro da Urca.

Morro da Urca

Morro da Urca - heliponto


No Morro da Urca tem uma boa estrutura de banheiros e lanchonetes. Eu aconselho uma salada de frutas e um mate! Também tem um pequeno museu – gratuito – e passeios panorâmicos de helicóptero com bastante procura!

Vista da Praia VermelhaVista da UrcaA vista: fila do bondinho

A vista do Morro da Urca é deslumbrante e é de onde se tem um dos melhores ângulos da Cidade Maravilhosa, em minha opinião. Altas fotos!

Ponte suspensa

Passeie lá em cima e depois vá em direção à estação do bondinho que sobe até o Pão de Açúcar. Visite ali o Museu do Bondinho, o Cocuruto. Contorne o museu e encontre uma espécie de ponte suspensa. Siga por ela e logo estará no ponto onde chegou, para iniciar a descida.

Praia Vermelha

Chegando lá embaixo, atravesse a Praia Vermelha e conheça o clube Círculo Militar. Bom lugar para fotos com o Morro da Urca e o Pão de Açúcar ao fundo. Do ponto de onde se tira as melhores fotos, tem um pequeno relógio solar que nunca consegui decifrar as horas.

Depois, caso esteja com amigos e queira uma boa cerveja, vá para o Bar Urca, que a Mariana Amaral já citou aqui! Vá de táxi e beba uma gelada por nós! Se estiver com crianças ou adolescentes e quiserem comer, indico meu favorito, o Restaurante Cervantes, na Rua Prado Jr., em Copacabana. Vá de táxi também, pois fica perto. Peça um filé mignon com arroz de brócolis e farofa brasileira que não tem erro!

Vista do Morro da Urca

Algumas observações:

– Essa trilha não leva até o Pão de Açúcar, mas até a primeira parada do bondinho, no Morro da Urca. A vista do Morro da Urca é deslumbrante.

– Vá de tênis e roupas leves. Acho que é um comentário dispensável, mas não custa nada lembrar, né?

– Evite a trilha caso tenha caído muita chuva no dia anterior. A trilha estará molhada e vai estragar o seu calçado.

– Fui com minha melhor câmera e tinha muita gente com câmeras boas. Eu costumo levar numa mochila, enrolada em uma toalha! Sempre que fomos, nos sentimos totalmente seguros. Vai por mim! É um passeio família!

– Prefira ir para a Urca de táxi ou ônibus, pois arrumar vaga é muito mais difícil que subir a trilha! De onde estiver, pergunte qual o ônibus que vai pra Urca.

– É um passeio que leva de 2h a 4h30. Depende do tempo que ficar lá em cima.

– Se tiver um dinheiro para investir, considere fazer o passeio de helicóptero. Há sempre uma boa procura. Peguei o telefone para quem tiver interesse: (21) 2542-7935. Os valores variam de R$ 210 (7 minutos) a R$ 1.210 (60 minutos).

– Para informações sobre o Bondinho, que está completando 100 Anos, vá no site oficial. Em minha opinião, caso tenha que escolher entre o Pão de Açúcar e o Corcovado, opte pelo Pão de Açúcar que tem uma vista muito mais interessante!

Muito obrigada, Vladimir!

Você tem outras dicas de trilhas no Rio de Janeiro? Conte pra gente!

Leia mais:

67 comentários

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito