Cristo Redentor como chegar

Guia do Rio de Janeiro

Cristo Redentor : ingressos e como chegar

Maior símbolo do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor é a atração mais procurada da cidade. Os ingressos já incluem transporte, de trem ou de van.

Veja os preços e as vantagens de cada meio de transporte – e saiba o que esperar da visita ao Cristo Redentor.

A Bóia recomenda:

  • O jeito mais bonito e lúdico de chegar: Trem do Corcovado
  • O melhor custo x benefício: Van oficial, saindo de Copacabana ou do Largo do Machado
  • O jeito mais prático e confortável: Tours organizados
  • O barato que sai caro: Van oficial, saindo do Centro de Visitantes (não há estacionamento, tem que ir de táxi)

Quando custa o ingresso para o Cristo Redentor?

Todos os ingressos incluem transporte de ida e volta ao ponto de embarque. Os preços variam conforme o dia, a idade e a procedência do visitante.

Não existe ingresso simples (sem transporte). Os ingressos podem ser comprados no site do Trem do Corcovado ou das Vans Oficiais.

Compare os preços

Entre 12 e 59 anos, nascidos ou residentes no RJ

Entre 12 e 59 anos, vindos de outros estados

Entre 5 e 11 anos (do RJ ou de fora)

A partir de 60 anos (do RJ ou de fora)

Até 4 anos (do RJ ou de fora)

Meia-entrada e gratuidades

  • Não há meia-entrada para estudantes
  • Não há gratuidade ou desconto para portadores de necessidades especiais ou seus acompanhantes

Informações práticas

Como chegar ao Cristo Redentor

Como chegar ao Cristo Redentor de trem

Como comprar ingresso para o Trem do Corcovado

O trenzinho do Corcovado é o meio mais conhecido de chegar ao Cristo Redentor. O trajeto é agradável e dura 20 minutos, subindo a montanha por uma área de vegetação densa.

A chegada é ao pé da estátua: você sobe de elevador ou de escada, sem precisar de outro transporte. Não há hora marcada para voltar: você pode ficar quanto tempo quiser lá em cima.

As filas para voltar, porém, costumam ser extensas (e pouco organizadas). As saídas acontecem a cada 20 ou 30 minutos.

Dicas e pegadinhas do Trem do Corcovado:

  • Compre seu ingresso online, com antecedência. Comprando na chegada você pode pegar uma espera de até duas horas. Não há nada o que fazer na estação do Corcovado.
  • Vá de táxi, Uber ou ônibus até a estação do trenzinho na rua Cosme Velho. Não há estacionamento nas redondezas. Os flanelinhas são abusados.
  • O ingresso dá direito à visita ao Cristo e ao transporte de ida e volta.
  • Não é possível subir de trem e voltar de van, ou vice-versa.
  • Passageiros do trem não tem acesso ao Centro de Visitantes das Paineiras, onde há uma sala de exposições, lojinha e restaurantes.

Informações práticas

Como chegar ao Cristo Redentor de van oficial

Como comprar o ingresso para o Cristo Redentor

O serviço de van oficial é administrado pelo Consórcio Paneiras-Corcovado, liderado pela mesma empresa que opera as visitas ao lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu e ao parque nacional marinho de Fernando de Noronha (e que também é sócia do AquaRio).

As vans atualmente saem de três pontos: a Praça do Lido, em Copacabana, o Largo do Machado, junto à estação do metrô, e o próprio Centro de Visitantes das Paineiras. As saídas da Barra da Tijuca estão suspensas.

Quem sai da Praça do Lido ou do Largo do Machado desembarca no Centro de Visitantes e faz baldeação para a próxima van que leva até o pé do Cristo.

Dicas e pegadinhas das vans oficiais:

  • Compre seu ingresso online, com antecedência. Comprando nos pontos de embarque você pode pegar uma espera – sobretudo se embarcar no Centro de Visitantes.
  • O ingresso dá direito à visita ao Cristo e ao transporte de ida e volta.
  • Não é possível embarcar no Largo de Machado e voltar para Copacabana. Você necessariamente volta para o ponto de partida.
  • Não é possível subir de van e voltar de trem, ou vice-versa.
  • Na volta da estátua, passageiros das vans podem aproveitar o Centro de Visitantes das Paineiras, onde há uma sala de exposições, lojinha e restaurantes.

Van para o Cristo: embarque em Copacabana

As vans partem da Praça do Lido, no Posto 2. O trajeto leva 45 minutos, com trânsito normal.

A van não faz paradas na ida e nem no retorno.

Informações práticas

Van para o Cristo: embarque no Largo do Machado

O embarque no Largo do Machado é o mais conveniente para quem gosta de usar o metrô. As vans partem da Praça do Largo do Machado, em frente à igreja, a passos da saída da estação Largo do Machado do metrô.

As saídas acontecem de 15 em 15 minutos, e o trajeto leva 30 minutos, com trânsito normal. (Uma parte do caminho às vezes engarrafa.) A van não faz paradas na ida e nem no retorno.

Informações práticas

Van para o Cristo: embarque no Centro de Visitantes

Se você vai subir ao Corcovado de táxi, Uber ou carro particular (não recomendamos! Veja por que aqui), vai precisar pegar a van oficial no Centro de Visitantes das Paineiras.

Para ter prioridade no embarque, compre o seu ingresso com antecedência, com hora marcada.

Informações práticas

Cristo de táxi, Uber ou van complementar

Vans complementares ao Cristo

Nenhum carro, táxi, Uber ou van não-oficial pode ir além do Centro de Visitantes. Você necessariamente vai precisar parar no Centro de Visitantes para chegar ao pé da estátua.

Táxi

Se você for de táxi, faça questão de ligar o taxímetro! Não há razão para cobrar corridas fechadas. Chame no aplicativo para garantir.

Uber

O problema de subir de Uber é não ter garantia de encontrar um carro disponível para voltar. Você pode acabar tendo que recorrer à van complementar para descer.

Van complementar

Existe um transporte complementar em van, com saída na pracinha ao lado da estação do trenzinho, na R. Cosme Velho.

São vans complementares. Não chegam a ser oficiais, mas são autorizadas: têm o adesivo ‘Corcovado Car Service’.

Você paga R$ 30 pelo transporte de ida e volta (o ingresso não está incluído). As vans têm acesso ao pequeno bolsão de estacionamento do Centro de Visitantes: é ali que você pega a sua van de volta.

Na ida, as vans complementares são uma solução se você chegar à estação do Trem do Corcovado sem ingresso e a espera estiver grande.

Na volta, as vans complementares quebram o galho de quem não consegue um táxi ou um Uber para descer.

Como chegar ao Cristo Redentor de carro

Não vale a pena ir com seu carro ao Cristo Redentor!

Não existe estacionamento no Centro de Visitantes. Você vai precisar parar o carro na estrada, longe da entrada, e pode precisar caminhar até 10 minutos ladeira acima.

Além disso, se você não conhece o Rio de Janeiro, o GPS pode levar você por um caminho inseguro.

Vai por mim: se você não conseguir passagem para o trenzinho e não quiser subir com as vans oficiais, vá de táxi ou van complementar até o Centro dos Visitantes.

O último trecho é em van oficial

Não adianta. Exceto para quem sobre de trem, o trajeto entre o Centro de Visitantes e o Cristo Redentor, será necessariamente feito com as van do Centro de Visitantes.

Comprando com antecedência, você terá um horário marcado para embarcar na van oficial e vai ficar menos tempo esperando.

Caso chegue ao Centro de Visitantes sem ingresso comprado, você vai ter que comprar ingresso na hora e se sujeitar à fila. Na alta temporada as fila pode chegar a 3 horas.

Se bem que não é preciso ficar parado na fila: como o seu embarque terá hora marcada, você poderá passar o tempo conferindo a exposição permanente sobre parques nacionais, ou ainda aproveitando para comer na lanchonete ou no restaurante.

Veja os detalhes do esquema de visitação neste post.

Cristo Redentor de tour

Se você não quer esquentar a cabeça com compra de ingresso ou transporte, e ainda fazer o seu dia render combinando o Cristo Redentor com outras atrações, um tour é a solução ideal.

Tanto os tours compartilhados quanto os privativos buscam você e levam de volta ao seu hotel. Se o seu grupo tem 3 pessoas, o tour privativo será mais em conta do que o compartilhado.

Os passeios são vendidos por nosso parceiro Easy Travel Shop.

Tours compartilhados:

Tours privativos:

Cristo Redentor: como é a visita

Cristo Redentor

A 700 metros acima do nível do mar, o Cristo Redentor proporciona a vista mais bonita do Rio de Janeiro.

Dali você tem um panorama deslumbrante da Baía de Guanabara, com o Pão de Açúcar em quadro. Dando a volta pelo mirante também se avista a Lagoa, as praias de Ipanema e Leblon, a Pedra da Gávea e a Zona Norte (dá para ver o estádio do Maracanã).

Para muita gente, porém, a atração principal é ver de perto a própria estátua do Cristo, de 30 metros de altura. Inaugurada em 1931, a estátua levou quase 10 anos para ser construída. Desde 2006, tornou-se oficialmente um santuário católico, com a consagração de uma capela nos fundos da estátua.

O acesso até o pé da estátua está bastante organizado, tanto para quem chega de trem como para quem vai de van. O problema é lá em cima, ao redor da estátua: não há um percurso oficial, e os visitantes têm que desbravar o caminho até a mureta para ter seu momento de apreciar a vista sem a multidão na frente.

No fim das contas, porém, vale muito a pena: você não verá panorama urbano mais bonito em lugar nenhum do planeta.

Centro de Visitantes Paineiras

Se você chegar de van, visite a exposição sobre parques nacionais brasileiros e aproveite os restaurantes do Centro de Visitantes (saiba mais aqui).

296 comentários

è verdade que o ingresso do trem do corcovado, dá direito a desconto no trem da Suiça em Interlaken?

    Olá, Milena! Havia esse acordo, sim. Não custa guardar o canhoto para ver se continuará válido quando você for à Suíça.

Boa noite! Fui recentemente e pelo trem também dá pra acessar o centro de visitantes. Na descida, é só desembarcar na estação centro de visitantes e depois pegar o trem novamente. Importante guardar o ingresso.

    Sempre jogo os ingressos fora. afffffff. Creio eu, que deveríamos ser orientados, quanto a esse assunto.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.