Odeonsplatz
Durante o planejamento de uma viagem, é sempre uma boa idéia dar uma olhada no calendário cultural das cidades por onde se vai passar. Feiras, festas, shows ao ar livre são uma maneira divertida de descobrir mais sobre aquele local, se misturando com os moradores, espiando costumes e aprendendo tradições. A passada do Vladimir por Munique foi ainda mais bacana pelos festejos de aniversário da cidade. Todo ano tem, e a celebração é animada. Vai pelo Vladimir:
Todo mundo já ouviu falar na Oktoberfest de Munique. O que poucos sabem é que, em junho, no fim de semana seguinte ao aniversário da fundação da cidade, tem muita festa no centro histórico. Munique foi fundada no dia 14 de junho de 1158. Em 2012, completou 854 anos. Segundo os dados, pois, os muniquenses estão sempre lembrando que já havia muito movimento na região desde antes da Era Romana! É importante sabermos disso, mas mais importante é que a cidade fica em festa no fim de semana seguinte!
Se vai estar na Europa nessa época e está pensando em ir nessa região, programe suas datas para curtir essa farra em Munique.
Prefeito de Munique
Show na Odeonsplatz
O prefeito faz a abertura dos trabalhos na manhã de sábado, no palco da Marienplatz. Outro palco fica situado na Odeonsplatz, além de feiras e exposições espalhadas pelo centro histórico (Altstadt = cidade velha).
Sanduíche de bratwurst
Eu e Jô havíamos feito um bate-volta puxado no dia anterior e dormimos até umas 9h30 de sábado. Acordamos e fomos direto, a pé, para a Marienplatz, onde tomamos nosso café da manhã: sanduíche de bratwurst, expresso e Red Bull... Na hora em que chegamos ainda deu tempo de ver a abertura do evento e em seguida assistir o famoso Glockenspiel, o teatro dos sinos na própria Marienplatz. O show acontece todos os dias, às 11h, 12h e 17h.
Jô na Stadtgründungsfest
Passamos nosso fim de semana conhecendo a cidade, curtindo shows, apresentações típicas e bebendo chopp nas praças e cervejarias. A Jô que não é de beber, tomou todas. Só posso dizer que foi um fim de semana fantástico!
Entre os lugares fechados que mais gostamos no centro histórico, estão a Asamkirche, que dá pra visitar em 20 minutos, e a dupla Teatro Cuvilliés/Residenz, que requer pelo menos umas 3 horas.
Asamkirche
A Asamkirche é uma pequena igreja com uma riqueza de detalhes impressionantes. Se o famoso estilo rococó é considerado brega, posso afirmar que sou bregão, pois achamos ela e o Teatro Cuvilliés belíssimos.
Teatro Cuvilliés
Residenz
A dupla Teatro Cuvilliés/Residenz vale por uma visita ao interior de um castelo e museu juntos. Surpreendeu! Começamos pelo teatro, onde cheguei a tirar um cochilo de uns 3 minutos e acordei naquele cenário de cinema, e depois fomos para o Residenz que é muito grande! Chegamos na dupla por volta das 14h30 de domingo e saímos no encerramento às 18h.
Hofbräuhaus
Além desses, visitamos quase todos os outros pontos turísticos e, sim, a Hofbräuhaus, que a gente ouve muito dizer que é só pra turista, mas que é parada obrigatória, em minha opinião.
Vladimir na Odeonsplatz
Nossos momentos para descansar e assistir shows com chopp e bratwurst na Marienplatz e na Odeonsplatz são inesquecíveis. Fomos sempre muito bem tratados e esperamos poder voltar muitas vezes!
Recomendo comprar o Guia da Angela do “Alemanha! Por que não?”, que ajuda a organizar as caminhadas por Munique. Além disso, ter um mapa sempre em mãos, onde quer que vá, em qualquer lugar do mundo.
Para saber as datas do evento e mais informações procure por Stadtgründungsfest – Festa da Fundação da Cidade – no Google, ou visite o site oficial.
Além dos turistas que estavam pela cidade – vimos muitos americanos –, o público é bem local. Os preços dos hotéis não sobem como na Oktoberfest e não é aquela “bagunça”. Digo isso porque podem achar que a cidade fica cara e tumultuada, mas não tem nada disso. Vai por mim!
Obrigada, Vladimir!
25 comentários