Passo a passo: como usar a tábua das marés

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Praia do Amor, Espelho (BA)

No post Piscinas naturais: 7 dicas para não perder a viagem eu conto tudo o que você precisa saber sobre piscinas naturais, que nenhum operador de passeios vai te contar.

Muita gente, porém, parece ter dificuldade com a ferramenta mais importante para determinar o horário dos passeios: a tábua das marés.

Então vamos lá: a Bóia desenha grin

A primeira coisa a fazer é entrar na página da tábua das marés no site da Marinha. É esta aqui: http://www.mar.mil.br/dhn/chm/box-previsao-mare/tabuas/.

Tábua das marés

Próximo passo: abra o menu de portos e escolha o mais próximo da praia onde você estará. Tem pelo menos um porto por estado. Estando no sul da Bahia, por exemplo, escolha Ilhéus.

Tábua das marés

Em seguida, selecione o mês e o ano da sua viagem.

Tábua das marés

Voilà: o site carrega uma longa página com as marés mínimas e máximas de todos os dias do mês. Serão sempre quatro resultados por dia: duas mínimas e duas máximas, já que todos os dias têm quatro marés -- duas marés altas, duas marés baixas. (Pode acontecer de um dia ter só três registros, mas daí é porque a quarta maré caiu no comecinho da madrugada, já no dia seguinte.)

Tábua das marés - lua minguante

No resultado de hoje, quinta-feira 4 de abril, vemos que estamos na lua minguante (olhe o simbolinho ao lado do dia em que entra a lua -- no caso, ontem, quarta dia 3). As duas marés baixas acontecem às 4h24 da madrugada (nível: 0,7) e às 17h06 (nível: 0,6). As marés altas ocorrem às 10h23 (nível: 1,7) e às 23h24 (nível: 1,7).

Ou seja: é um dia perdido para quem quiser fazer algum passeio a piscinas naturais, já que a maré baixa ocorre em horários em que não há luz suficiente (de madrugada e no fim da tarde) e têm um nível superior a 0,5 -- ou seja, as piscinas naturais nunca estarão muito secas.

No caso desta semana, a informação vale apenas para programar caminhadas -- você fica sabendo que, se quiser caminhar pela praia, será mais confortável no começo da manhã e no fim da tarde, porque o mar estará baixo e a areia, dura. (Na maré alta o mar avança e você só pode usar a faixa de areia fofa, então não é bom caminhar.)

Mas vamos ver como estará semana que vem:

Tábua das marés: lua nova

Uêbas! Semana que vem entra a lua nova -- que, ao lado da lua cheia, são as épocas perfeitas para aproveitar passeios a piscinas naturais no Nordeste. Nessas duas luas o mar seca bastante, e a primeira maré baixa do dia acontece no meio da manhã. No primeiro dia da lua nova da semana que vem, quarta-feira, dia 10, a maré baixa da manhã acontecerá às 9h30, com nível 0,2. Na quinta vai ser às 10h04 (0,2), na sexta às 10h39 (0,2), no sábado às 11h08 (0,3). Todos esses dias serão perfeitos para fazer passeios às piscinas naturais (isto é, desde que faça sol; com nuvens ou chuva o passeio gora totalmente).

Relembrando do outro post: as piscinas naturais e caminhadas são melhor aproveitadas entre 1h30 antes e 1h30 depois do ponto mínimo (essa hora indicada na tábua das marés). Para as piscinas, chegar antes do ponto mínimo é melhor do que chegar depois, porque um minuto depois do ponto mínimo já começa a entrar água de novo na piscina, diminuindo pouco a pouco a transparência.

Fora do Norte e do Nordeste, as marés não variam muito, então não se preocupe com essa informação.

Leia mais:

86 comentários

Eleonora
EleonoraPermalinkResponder

Olá Boia. Esse link com o site da marinha não esta funcionando. Teria outro para indicar. Com relação a Praia do Forte, qual o ponto mais próximo para eu consultar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eleonora! Deve ser um problema temporário. Você pode usar a página da Climatempo:

https://www.climatempo.com.br/tabua-de-mares

O porto mais próximo é Salvador.

Eleonora
EleonoraPermalinkResponder

Obrigada Boia. Deu certo.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar