Como usar a tábuas das marés - Japaratinga

Passo a passo: como usar a tábua das marés

Saber o horário e o nível da maré baixa é essencial para fazer muitos passeios no Nordeste – sobretudo os passeios a piscinas naturais.

Só aprendendo a usar a tábua das marés você vai ter certeza de de fazer um passeio de maré baixa no horário certo – e não ser enganado por nenhum vendedor espertinho.

Não acredite em que diz coisas como “a maré baixa é sempre de manhã”. Não é. O horário da maré muda todos os dias.

Veja neste post o passo a passo para você ficar craque nesse assunto fundamental nas viagens ao Nordeste.

Passo a passo: como usar a tábua das marés

Tábua das marés - site

A primeira coisa a fazer é entrar na página da tábua das marés no site da Marinha. É esta aqui (já com horários para 2024).

Encontre o seu estado

Tábua das marés - estados

Os portos estão listados por estado.

Tábua das marés por porto

Identifique o porto mais próximo da cidade para onde você vai viajar. Então, clique no ícone de arquivo, que vai abrir um documento PDF com todas as datas do ano.

Ache a data sua viagem

Tábua das marés: todos os horários

Não se assuste com a sopa de números que vai aparecer. Foque nas datas da sua viagem para ver se as marés são propícias ou não para os passeios a piscinas naturais.

Como decifrar as marés

Dias bons para piscinas naturais

Todos os dias, a tábua das marés vai mostrar 4 números:

  • 2 horários com o ponto mínimo da maré
  • 2 horários com o ponto máximo da maré alta.

Como saber se a maré é alta ou baixa?.

Números abaixo de 1 se referem à maré baixa. Números acima de 1 correspondem à maré alta.

Identifique o número mais baixo de cada dia.

Se o número mais baixo do dia for igual ou (de preferência) abaixo de 0,5, então o passeio às piscinas naturais naquele período valerá a pena.

Dias bons para piscinas naturais

Nesse recorte da tábua das marés acima, note que:

  • A mínima da maré baixa do dia 6 ocorre às 8h39 (nível: 0,4)
  • A mínima da maré baixa do dia 7 ocorre às 9h15 (nível: 0,3)
  • A mínima da maré baixa do dia 8 ocorre às 9h53 (nível: 0,2)

Veja como a maré ‘anda’: a cada dia, o nível mínimo ocorre entre 30 e 40 minutos mais tarde do que no dia anterior.

Perceba também como o nível da maré varia: nesta sequência, vai diminuindo a cada dia.

Quanto mais baixo o nível mínimo da maré baixa, melhor será o seu passeio.

Quanto mais alto estiver o sol, mais bonitas ficarão suas fotos.

Se você pudesse fazer o passeio em qualquer um desses três dias, o melhor seria escolher o dia 8, porque o nível mínimo é mais baixo (0,2) e acontece no meio da manhã, com sol alto (9h53).

Em qualquer dia, encontre um passeio que saia entre 90 a 60 minutos antes do nível mínimo da maré. Vale a pena ficar até no máximo 60 minutos depois do nível mínimo da maré. Fora desse intervalo, o nível da maré estará alto demais e a experiência não será satisfatória.

Dias ruins para piscinas naturais

Examine agora esses três outros dias neste novo recorte da tábua das marés.

  • A mínima (diurna) da maré baixa do dia 2 ocorre às 16h21 (nível: 0,6)
  • A mínima (diurna) da maré baixa do dia 3 ocorre às 17h23 (nível: 0,6)
  • A mínima (diurna) da maré baixa do dia 4 ocorre às 5h47 da madrugada (nível: 0,7)

Esses dias não são aconselháveis para ir às piscinas naturais, porque o nível mínimo da maré, 0,6, está acima do máximo tolerável, que é 0,5.

A maré baixa ocorre à tarde, o que já indica lua minguante ou crescente, quando a maré não seca o suficiente para proporcionar um bom passeio.

Mesmo que você encontrasse um operador de passeios nesses dias, o passeio aconteceria com sol baixo, tanto no fim da tarde (depois das 16h) quanto cedo demais (antes das 6h).

Recapitulando: como aproveitar as piscinas naturais

Como usar a tábua das marés: Piscinas do Seixas, João Pessoa
  • Para aproveitar piscinas naturais, viaje durante a vigência das luas cheia ou nova
  • Durante as luas cheia e nova – aí sim! – a maré baixa acontece sempre de manhã
  • Se puder, escolha a semana em que o nível da maré esteja mais baixo (quando mais perto de 0,0, melhor)
  • Evite passeios muito cedo, mesmo com maré favorável (no meio da manhã, com sol mais alto, as piscinas ficarão mais bonitas)
  • Aproveite a piscina natural entre 90 a 60 minutos antes do nível mínimo da maré, e até 60 minutos depois do nível mínimo da maré
  • Durante a estação chuvosa (abril a julho), os passeios ficam bem prejudicados (se nublar ou chover, as piscinas não ficarão bonitas)

Fora do Nordeste e do Norte, as marés não variam muito, nem influenciam passeios, então a tábua das marés não tem tanta importância.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    354 comentários

    Boa noite, prazer!

    Estou indo para peninsula de Marau-BA e estou na dúvida de qual porto devo ter como referência na Tábua das Máres, com isso devo considerar o Porto de Ilhéus ou o Porto de Salvador??? por gentileza

    Consultando o site da Marinha sobre tábua de marés, pode me dizer qual o Porto mais próximo de Porto Seguro para que eu tenha de referencia a análise das marés ?

    Excelente texto com dicas incríveis.
    Nunca pensei em planejar uma viagem baseado em luas, mas você foi esclarecedor de modo professoral e objetivo. Parabéns.

    Tem alguma forma de consultar a tábua fora o site da Marinha? Já estamos no meio de dezembro e nada de colocarem a tábua de 2024 lá 🙁

      Olá, Suellen! Googlando tábua da maré e o nome da cidade você acessa sites que oferecem tábuas de maré. A gente ainda não estudou esses sites, teria que comparar com o site da Marinha para ver se a informação é a mesma. O que a gente orienta é sempre ver o calendário lunar. Viajando numa semana de lua cheia ou lua nova você fará todos os passeios. Os melhores dias são da véspera da entrada da lua cheia ou nova até 3-4 dias depois.

    nossa, nunca tinha pensado em escolher uma lua ou em verificar a maré antes de viajar. para porto seguro/arraial também depende disso ou não? obrigada

      Olá, Lilian! Para fazer passeios ao Recife de Fora em Porto Seguro, sim. Mas a lua cheia ou nova deixam praias como Coroa Vermelha, Pescadores, Mucugê e Parracho super calminhas na maré baixa.

    Tem algum site que eu possa ter uma noção da maré em janeiro para Salvador?

      Olá, Eryka! O site da Marinha já deveria estar com a tábua da maré de 2024. Mas na falta dessa informação oficial, você pode simplesmente procurar o calendário lunar e escolher um período de lua cheia ou nova para pegar maré mais baixa. Lembrando que em Salvador não há nenhum passeio que dependa de tábua de maré. Apenas Morro de São Paulo, Boipeba, Barra Grande e Praia do Forte têm piscinas naturais.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito