Como usar a tábuas das marés - Japaratinga

Passo a passo: como usar a tábua das marés

Saber o horário e o nível da maré baixa é essencial para fazer muitos passeios no Nordeste – sobretudo os passeios a piscinas naturais.

Só aprendendo a usar a tábua das marés você vai ter certeza de de fazer um passeio de maré baixa no horário certo – e não ser enganado por nenhum vendedor espertinho.

Não acredite em que diz coisas como “a maré baixa é sempre de manhã”. Não é. O horário da maré muda todos os dias.

Veja neste post o passo a passo para você ficar craque nesse assunto fundamental nas viagens ao Nordeste.

Passo a passo: como usar a tábua das marés

Tábua das marés - site

A primeira coisa a fazer é entrar na página da tábua das marés no site da Marinha. É esta aqui (já com horários para 2024).

Encontre o seu estado

Tábua das marés - estados

Os portos estão listados por estado.

Tábua das marés por porto

Identifique o porto mais próximo da cidade para onde você vai viajar. Então, clique no ícone de arquivo, que vai abrir um documento PDF com todas as datas do ano.

Ache a data sua viagem

Tábua das marés: todos os horários

Não se assuste com a sopa de números que vai aparecer. Foque nas datas da sua viagem para ver se as marés são propícias ou não para os passeios a piscinas naturais.

Como decifrar as marés

Dias bons para piscinas naturais

Todos os dias, a tábua das marés vai mostrar 4 números:

  • 2 horários com o ponto mínimo da maré
  • 2 horários com o ponto máximo da maré alta.

Como saber se a maré é alta ou baixa?.

Números abaixo de 1 se referem à maré baixa. Números acima de 1 correspondem à maré alta.

Identifique o número mais baixo de cada dia.

Se o número mais baixo do dia for igual ou (de preferência) abaixo de 0,5, então o passeio às piscinas naturais naquele período valerá a pena.

Dias bons para piscinas naturais

Nesse recorte da tábua das marés acima, note que:

  • A mínima da maré baixa do dia 6 ocorre às 8h39 (nível: 0,4)
  • A mínima da maré baixa do dia 7 ocorre às 9h15 (nível: 0,3)
  • A mínima da maré baixa do dia 8 ocorre às 9h53 (nível: 0,2)

Veja como a maré ‘anda’: a cada dia, o nível mínimo ocorre entre 30 e 40 minutos mais tarde do que no dia anterior.

Perceba também como o nível da maré varia: nesta sequência, vai diminuindo a cada dia.

Quanto mais baixo o nível mínimo da maré baixa, melhor será o seu passeio.

Quanto mais alto estiver o sol, mais bonitas ficarão suas fotos.

Se você pudesse fazer o passeio em qualquer um desses três dias, o melhor seria escolher o dia 8, porque o nível mínimo é mais baixo (0,2) e acontece no meio da manhã, com sol alto (9h53).

Em qualquer dia, encontre um passeio que saia entre 90 a 60 minutos antes do nível mínimo da maré. Vale a pena ficar até no máximo 60 minutos depois do nível mínimo da maré. Fora desse intervalo, o nível da maré estará alto demais e a experiência não será satisfatória.

Dias ruins para piscinas naturais

Examine agora esses três outros dias neste novo recorte da tábua das marés.

  • A mínima (diurna) da maré baixa do dia 2 ocorre às 16h21 (nível: 0,6)
  • A mínima (diurna) da maré baixa do dia 3 ocorre às 17h23 (nível: 0,6)
  • A mínima (diurna) da maré baixa do dia 4 ocorre às 5h47 da madrugada (nível: 0,7)

Esses dias não são aconselháveis para ir às piscinas naturais, porque o nível mínimo da maré, 0,6, está acima do máximo tolerável, que é 0,5.

A maré baixa ocorre à tarde, o que já indica lua minguante ou crescente, quando a maré não seca o suficiente para proporcionar um bom passeio.

Mesmo que você encontrasse um operador de passeios nesses dias, o passeio aconteceria com sol baixo, tanto no fim da tarde (depois das 16h) quanto cedo demais (antes das 6h).

Recapitulando: como aproveitar as piscinas naturais

Como usar a tábua das marés: Piscinas do Seixas, João Pessoa
  • Para aproveitar piscinas naturais, viaje durante a vigência das luas cheia ou nova
  • Durante as luas cheia e nova – aí sim! – a maré baixa acontece sempre de manhã
  • Se puder, escolha a semana em que o nível da maré esteja mais baixo (quando mais perto de 0,0, melhor)
  • Evite passeios muito cedo, mesmo com maré favorável (no meio da manhã, com sol mais alto, as piscinas ficarão mais bonitas)
  • Aproveite a piscina natural entre 90 a 60 minutos antes do nível mínimo da maré, e até 60 minutos depois do nível mínimo da maré
  • Durante a estação chuvosa (abril a julho), os passeios ficam bem prejudicados (se nublar ou chover, as piscinas não ficarão bonitas)

Fora do Nordeste e do Norte, as marés não variam muito, nem influenciam passeios, então a tábua das marés não tem tanta importância.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    356 comentários

    Eugenia, eu estive em Saint-Malo na década de 90 e me hospedei em um hotel simples mas muito bom em frente a estação ferroviária. Não queria ficar em hotel na cidade intramuros. O hotel chama-se Terminus e fica no 8 Bd des Talards. Dei uma olhada para ver o que dizem desse hotel hoje (no Tripadvisor)e vi que ele mudou de dono mas continua bem conceituado. No térreo tinha e ainda tem uma brasserie que na época era onde encerrávamos o dia com frutos do mar fresquíssimos e bem preparados e vinho branco ou champagne geladinho.
    Nesse bairro tem outros hotéis.
    Outra opção é seguir este link e voce estará do blog Conexão Paris. https://www.conexaoparis.com.br/2009/01/14/de-paris-ao-mont-saint-michel-via-saint-malo-3/ Role a pagina e encontrará nos comentários mais informações sobre hospedagem em Saint -Malo.

    Olá Boia,
    Estou programando uma viagem à França em fim de abril/maio e preciso de indicação de hoteL em Saint Malo. Será que você poderia me ajudar?
    Obrigado

      Olá, Eugenia! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

    A praia do espelho possui piscinas naturais para mergulhar? São transparentes?

      Olá, Clemilson! Se não tiver havido chuva nos dias anteriores, as águas estarão transparentes na maré baixa. Há quem faça snorkel. Mas o mais bonito é a paisagem.

    Olá, boa tarde.

    Enfim, agora entendo a tábua das mares, rs. Estarei em Maceió na 1ª semana de dez/2013 (lua nova). Entrei em contato com uma operadora de turismo e esta realizará o passeio para Maragogi no dia 03/12 com saída do barco às 9:30. Neste dia a tábua das mares indica 0.2 às 9h45. Levando-se em consideração o tempo do catamarã para chegar até o local, acredito que não será viável este horário para fazer o passeio da melhor forma? O ideal seria ir 90 min antes das 9h45? Ou se o barco sair em torno desse horário, o melhor seria ir no dia 04 ou 05/12 em que a maré chega a 0.2 nos horarios 10h30 e 11h17 respectivamente?
    Questinei a operadora, e ela me enviou uma tabela de saídas e horários, que segundo eles, quem determina é o IBAMA. Isso procede?
    Obrigada
    e parabéns, este site é show, estou colhendo muitas dicas por aqui 🙂

    Em Outubro/2012, quando defini as datas que viajaria/viajei para Maceió/Maragogi em fevereiro, pesquisei a Tabela pelo site da Barraca Lopana
    https://www.lopana.com.br/tabua-de-mare/ ,
    foi o único lugar onde encontrei a tabela atualizada com grande antecipação. Nem o pessoal de Maragogi sabia informar como estaria a maré…

    Já que falei da Lopana, aproveito pra dizer que vejo muita gente por aqui (comentários) comparar a Lopana com as Barracas da Praia do Futuro/Fortaleza. Mas, para minha imensa surpresa descobri que a Lopana não passa de um Quiosque na praia, como os quiosques de Copacabana. Aviso que é muito boa, mas, não tem naaaaaaaaada a ver e nem se compara a estrutura que uma Barraca do porte das da Praia do Futuro oferecem… #ficaadica!

    Muito bom, costumo acessar a Tábua de Marés, no começo não entendia direito, depois fui percebendo essas coisas que vc falou, por exemplo que a maré vazante é melhor para piscinas naturais. Em outros lugares, porém, foi ao contrário. Na Baía dos Porcos, por exemplo, na maré vazante aproveitei menos do que na maré cheia. Abs.

    Quando estive em Taipu de Fora estava nublado, e segundo o guia, no mergulho nas piscinas a questão do tempo estar nublado não influenciaria na visibilidade. Claro que com sol seria melhor, e o tempo nublado realmente não influenciou foi muito show o mergulho.

    Em Pipa a dona da pousada nos deu um livretinho com a tábua das mares e ainda nos explicou tudo direitinho. Foi bom para a gente ficar atento a melhor hora de voltar da Baia dos Golfinhos.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito