Porto de Galinhas | Maragogi
A 100 km de distância, a pernambucana Porto de Galinhas e a alagoana Maragogi têm várias características em comum. As duas são estrelas do cardápio das operadoras de pacotes. Suas atrações principais são piscinas naturais. Ambas contam com grandes resorts como âncoras de hospedagem.
De perto, claro, aparecem as diferenças. Porto de Galinhas está mais perto da capital (está a uma hora do Recife, enquanto Maragogi está a duas horas e meia de Maceió), tem um centrinho mais cosmopolita e um batalhão de pousadas. Maragogi, por sua vez, oferece piscinas naturais mais imponentes, e compensa a falta de estrutura da vila com o sistema all-inclusive dos resorts (além de contar com um interessante elenco de pousadas de charme ao sul da vila, e também na vizinha Japaratinga).
O fato é que muita gente que escolhe uma fica com a sensação de que seria melhor ter escolhido a outra. Há também quem ache que está tão perto que seria um pecado não aproveitar a viagem para dar um pulinho na "vizinha".
View Porto de Galinhas & Maragogi in a larger map
O bate-volta entre as duas é possível -- e é oferecido pelas operadoras e agências de receptivo nas duas praias. O trajeto leva pelo menos uma hora e meia em cada direção (pode levar mais se houver muitos caminhões na PE 060). Veja o que levar em conta e o que você vai perder ao optar pelo passeio de um dia só.
Bate-volta de Maragogi a Porto de Galinhas
Piscina natural de Porto de Galinhas
Só vale a pena...
... Se você chegar entre 30 e 90 minutos antes do nível mínimo da maré baixa. Esse é o melhor período para visitar a piscina natural. Depois do atingido o nível mínimo da maré baixa, a piscina começa a encher e a água vai turvando. Uma hora depois do nível mínimo da maré baixa a piscina natural já pode estar totalmente coberta pelo mar.
Por causa dos 90 minutos de viagem entre Maragogi e Porto de Galinhas, você teria que ir num dia em que o nível mínimo da maré baixa ocorresse por volta das 11 da manhã. Assim daria para sair de Maragogi às 8h e ainda chegar a tempo de apreciar o melhor da piscina natural.
Projeto Cavalo Marinho
Você aproveita melhor o passeio...
... Se conseguir combinar a segunda atração de Porto de Galinhas, que é a colônia de cavalos marinhos do rio Maracaípe.
Pontal do Cupe
O que você vai perder:
O banho de mar delicioso da praia do Pontal do Cupe (à altura dos hotéis Pontal de Ocaporã e Tabapitanga); o ambiente surfista da praia principal de Maracaípe; a vida noturna da vilinha de Porto de Galinhas.
Praia dos Carneiros
Menos trabalho, mais proveito:
A Praia dos Carneiros, em Tamandaré, está a 55 km (pouco mais de uma hora de viagem) e independe de maré para ser curtida. Em vez de perder um dia para visitar uma piscina natural bem menor do que as Galés de Maragogi, você aproveita uma praia lindíssima, no encontro do rio com o mar, e com uma igrejinha superfotogênica pé na areia.
Bate-volta de Porto de Galinhas a Maragogi
Galés de Maragogi
Só vale a pena...
... Se você chegar ao centrinho de Maragogi entre uma e duas horas antes do nível mínimo da maré baixa. O deslocamento da beira-mar até as Galés de Maragogi leva 20 minutos no catamarã. A piscina natural estará mais bonita entre 30 e 90 minutos antes do nível mínimo da maré baixa. Depois do atingido o nível mínimo da maré baixa, a piscina começa a encher e a água vai turvando. Uma hora depois do nível mínimo da maré baixa a piscina natural já pode estar totalmente coberta pelo mar.
Por causa dos 90 minutos de viagem entre Maragogi e Porto de Galinhas, você teria que ir num dia em que o nível mínimo da maré baixa ocorresse por volta das 11 da manhã. Assim daria para sair de Maragogi às 7h30 e ainda chegar a tempo de apreciar o melhor da piscina natural.
Outro fator importantíssimo para programar este passeio é já sair com o lugar no barco confirmado. Em Maragogi há um (saudável) limite de visitantes por dia. E as Galés (as maiores piscinas) são visitadas em esquema de rodízio pelos operadores de barcos. Quando não pode ir às Galés, um operador visitará outra piscina, menor. Se eu fosse você, só sairia de Porto de Galinhas para fazer essa viagem cansativa se dessem certeza absoluta de que você está encaixado num barco que vai às Galés (e vai chegar numa hora proveitosa).
Ou seja: não vale a pena sair de carro por conta própria para chegar a Maragogi e se encaixar localmente num passeio às Galés. Provavelmente as vagas já estarão completas. Para visitantes independentes, o recomendável é pernoitar em Maragogi e contratar o passeio de véspera.
Ponta de Mangue
Você aproveita melhor o passeio...
...Se na seqüência conseguir tomar um banho de mar nas bonitas praias ao norte da vila, como Burgalhau ou Ponta de Mangue. Burgalhau tem um "receptivo" (bar de praia especializado em grupos).
O que você vai perder:
A chance de aproveitar todos os dias as praias calmíssimas e belíssimas do norte de Maragogi; o passeio a Japaratinga, a praia logo ao sul; a possibilidade de combinar pernoites em Maragogi com pernoites em Maceió.
Praia dos Carneiros
Menos trabalho, mais proveito:
A Praia dos Carneiros, em Tamandaré, está a 60 km (pouco mais de uma hora de viagem) e independe de maré para ser curtida. Em vez de perder um dia para visitar outra piscina natural bem menor do que as Galés de Maragogi, você aproveita uma praia lindíssima, no encontro do rio com o mar, e com uma igrejinha superfotogênica pé na areia. Pode-se também chegar de barco, com uma parada na ilha de Santo Aleixo antes de continuar a Carneiros.
Leia mais:
Resolva sua viagem:
Passagens mais baratas para Recife no Kayak
Encontre seu hotel em Porto de Galinhas no Booking
Aluguel de carro em Porto de Galinhas na Rentcars em até 10 vezes
286 comentários