Como combinar Porto de Galinhas e Maragogi na mesma viagem 1

Como combinar Porto de Galinhas e Maragogi na mesma viagem

A 100 km de distância, a pernambucana Porto de Galinhas e a alagoana Maragogi têm várias características em comum. As duas são estrelas do cardápio das operadoras de pacotes. Suas atrações principais são piscinas naturais. Ambas contam com grandes resorts como âncoras de hospedagem.

De perto, claro, aparecem as diferenças. Porto de Galinhas está mais perto da capital (está a uma hora do Recife, enquanto Maragogi está a duas horas e meia de Maceió), tem um centrinho mais cosmopolita e um batalhão de pousadas. Maragogi, por sua vez, oferece piscinas naturais mais imponentes, e compensa a falta de estrutura da vila com o sistema all-inclusive dos resorts (além de contar com um interessante elenco de pousadas de charme ao sul da vila, e também na vizinha Japaratinga).

O fato é que muita gente que escolhe uma fica com a sensação de que seria melhor ter escolhido a outra. Há também quem ache que está tão perto que seria um pecado não aproveitar a viagem para dar um pulinho na “vizinha”.

O bate-volta entre as duas é possível — e é oferecido pelas operadoras e agências de receptivo nas duas praias. O trajeto leva pelo menos uma hora e meia em cada direção (pode levar mais se houver muitos caminhões na PE 060). Veja o que levar em conta e o que você vai perder ao optar pelo passeio de um dia só.

Bate-volta de Maragogi a Porto de Galinhas

Porto de Galinhas

Só vale a pena…

… Se você chegar entre 30 e 90 minutos antes do nível mínimo da maré baixa. Esse é o melhor período para visitar a piscina natural. Depois do atingido o nível mínimo da maré baixa, a piscina começa a encher e a água vai turvando. Uma hora depois do nível mínimo da maré baixa a piscina natural já pode estar totalmente coberta pelo mar.

Por causa dos 90 minutos de viagem entre Maragogi e Porto de Galinhas, você teria que ir num dia em que o nível mínimo da maré baixa ocorresse por volta das 11 da manhã. Assim daria para sair de Maragogi às 8h e ainda chegar a tempo de apreciar o melhor da piscina natural.

Projeto Cavalo Marinho

Você aproveita melhor o passeio…

… Se conseguir combinar a segunda atração de Porto de Galinhas, que é a colônia de cavalos marinhos do rio Maracaípe.

Pontal do Cupe

O que você vai perder:

O banho de mar delicioso da praia do Pontal do Cupe (à altura dos hotéis Pontal de Ocaporã e Tabapitanga); o ambiente surfista da praia principal de Maracaípe; a vida noturna da vilinha de Porto de Galinhas.

Praia dos Carneiros

Menos trabalho, mais proveito:

A Praia dos Carneiros, em Tamandaré, está a 55 km (pouco mais de uma hora de viagem) e independe de maré para ser curtida. Em vez de perder um dia para visitar uma piscina natural bem menor do que as Galés de Maragogi, você aproveita uma praia lindíssima, no encontro do rio com o mar, e com uma igrejinha superfotogênica pé na areia.

Bate-volta de Porto de Galinhas a Maragogi

Galés de Maragogi

Só vale a pena…

… Se você chegar ao centrinho de Maragogi entre uma e duas horas antes do nível mínimo da maré baixa. O deslocamento da beira-mar até as Galés de Maragogi leva 20 minutos no catamarã. A piscina natural estará mais bonita entre 30 e 90 minutos antes do nível mínimo da maré baixa. Depois do atingido o nível mínimo da maré baixa, a piscina começa a encher e a água vai turvando. Uma hora depois do nível mínimo da maré baixa a piscina natural já pode estar totalmente coberta pelo mar.

Por causa dos 90 minutos de viagem entre Maragogi e Porto de Galinhas, você teria que ir num dia em que o nível mínimo da maré baixa ocorresse por volta das 11 da manhã. Assim daria para sair de Maragogi às 7h30 e ainda chegar a tempo de apreciar o melhor da piscina natural.

Outro fator importantíssimo para programar este passeio é já sair com o lugar no barco confirmado. Em Maragogi há um (saudável) limite de visitantes por dia. E as Galés (as maiores piscinas) são visitadas em esquema de rodízio pelos operadores de barcos. Quando não pode ir às Galés, um operador visitará outra piscina, menor. Se eu fosse você, só sairia de Porto de Galinhas para fazer essa viagem cansativa se dessem certeza absoluta de que você está encaixado num barco que vai às Galés (e vai chegar numa hora proveitosa).

Ou seja: não vale a pena sair de carro por conta própria para chegar a Maragogi e se encaixar localmente num passeio às Galés. Provavelmente as vagas já estarão completas. Para visitantes independentes, o recomendável é pernoitar em Maragogi e contratar o passeio de véspera.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Ponta de Mangue

    Você aproveita melhor o passeio…

    …Se na seqüência conseguir tomar um banho de mar nas bonitas praias ao norte da vila, como Burgalhau ou Ponta de Mangue. Burgalhau tem um “receptivo” (bar de praia especializado em grupos).

    O que você vai perder:

    A chance de aproveitar todos os dias as praias calmíssimas e belíssimas do norte de Maragogi; o passeio a Japaratinga, a praia logo ao sul; a possibilidade de combinar pernoites em Maragogi com pernoites em Maceió.

    Praia dos Carneiros

    Menos trabalho, mais proveito:

    A Praia dos Carneiros, em Tamandaré, está a 60 km (pouco mais de uma hora de viagem) e independe de maré para ser curtida. Em vez de perder um dia para visitar outra piscina natural bem menor do que as Galés de Maragogi, você aproveita uma praia lindíssima, no encontro do rio com o mar, e com uma igrejinha superfotogênica pé na areia. Pode-se também chegar de barco, com uma parada na ilha de Santo Aleixo antes de continuar a Carneiros.

    286 comentários

    Parabéns ao site , solucionei quase todas as minhas dúvidas da nossa viagem para Porto e Maragogi.

    Grande abraço

    Solange

    por favor, dica para Porto de Galinhas agora em outubro: transfer do aeroporto em Recife, até Porto de Galinhas. Valeu.

      Olá, Andreia! Combine com sua pousada ou resort, é o melhor a fazer.

    Ola, vou para Recife dia 25 de dezembro ficarei 10 dias, passo em Paraiba e vou ate Natal, gostaria de dicas de quantos dias fico em cada lugar e quais lugares (praias) devo conhecer. Estarei com meu marido e filhos de 3 e 6 anos!!!! Dicas de pousadas tambem!!!
    obrigada,

    amanda

    Bem completo esse post…realmente dá todas as dicas para uma viagem proveitosa tanto para Porto de Galinhas como Maragogi.

    Na minha opinião, dividir a estadia reservando alguns dias para cada lugar é a melhor forma de sentir e conhecer o lugar.

    Nas piscinas de Porto de Galinhas vimos mais peixes, mas o mar das praias de Burgalhau e Ponta de Mangue, ao norte de Maragogi, é lindo demais…azul-bebê como em Cancún..

    Tomo a liberdade de deixar links para o meu blog desses passeios:

    https://www.proximatrip.com.br/category/brasil/alagoas/maragogi/

    https://www.proximatrip.com.br/category/brasil/pernambuco/porto-de-galinhas/

    Até mais e boas trips a todos!

    Ola!!!
    Eu acrescentaria que há sim, uma piscinha ( micro ) em Carneiros, entao no horario de maré baixa vc curte a piscina e o restante do dia, vc aproveita a praia em si.
    Outra coisa: para quem gosta de snorkel, Tamandaré é excelente, tem muitos corais coloridos, coisa que nos locais muitos visitados como Porto de Galinhas e Maragogi já não há.
    Sou amante do slow travel, então acho que bate e volta não vale.

    Tenho dicas lá no meu blog… https://tripsincriveis.blogspot.com

      Olá, Claudia! O que o Ricardo Freire quis dizer com “Carneiros não depende de maré” é que a praia é bonita e vale a visita na maré alta ou na maré baixa, ao contrário dos passeios de Porto de Galinhas e Maragogi, que necessariamente precisam ser feitos num horário que dê para ir à piscina natural, senão não fazem sentido.

    Sugiro se hospedar em Maceió e ir em dias diferentes, com uma pausa entre eles, aos dois destinos, já fiz isso e deu certo. Tem que sair cedo pra pegar a maré baixa como dito no post, mas vale a pena, se organizando dá pra conhecer bem os dois lugares, destinos imperdíveis!

    Fizemos um pacote de 8 dias em Porto, aluguei um carro e em um dos dias passamos em Maragogi, saimos aprox. 6h00 da manhã de Porto. Chega tranquilo, era inicio de janeiro e foi super tranquilo de chegar e conseguir vaga para os catamarãs. Tem taxistas que levam pessoal de porto até lá, combinei com um deles que ia levar outro casal, e seguimos ele na estrada com o nosso carro alugado, taxista gente finíssima que fez esse favor pra gente. Recomendo passar um dia em Maragogi sim, pois as galés são algo surreal, fizemos mergulho com cilindro também, super tranquilo e fantástico. No restante Porto de Galinhas tem mais estrutura e atrações para passar mais dias, mas se vai a Porto, aproveita e um dos dias vai para Maragogi.

    É uma combinação bem interessante, fizemos ela em 2011, mas optamos por ficar alguns dias em Porto de Galinhas e outros em Maragogi e Japaratinga. Porto de Galinhas já conhecíamos e adoro, mas achei que ficar em Maragogi valeu bastante a pena. Deu pra aproveitar as galés e também as outras piscinas naturais menos movimentadas, que ficam nas praias ao norte. E ainda aproveitamos Japaratinga, que também é linda e super tranquila. Pena que pegamos um pouco de chuva, pois fomos em julho, mas quero voltar em outra época e aproveitar mais, e ainda conferir São Miguel dos Milagres que não visitamos. Essas dicas que o Ricardo deu sobre a maré são muito importantes para aproveitar melhor os lugares. Abs.

    Já viajamos 3 vezes para Porto de Galinhas e em duas delas fomos até Maragogi bate e volta. As piscinas de Maragogi realmente são muito mais bonitas, mas dá a impressão que não existe mais nada além disso. A vila de Porto de Galinhas oferece uma estrutura muito atraente para o turista que gosta de ficar em uma boa barraca de praia durante o dia e de noite, curtir um bom restaurante ou barzinho. Não nos arrependemos de fazer o esquema bate e volta para Maragogi.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito