Rock in Rio 2013: como chegar (e outras dicas testadas em 2011)

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Transporte Primeira Classe

Faltam pouquíssimos dias para mais uma edição do Rock in Rio: o festival começa na próxima sexta-feira, dia 13 de setembro. Os ingressos para as 7 noites do evento já estão esgotados desde abril, e o público esperado em cada uma delas é de 85 mil pessoas.

Não sei o que dá mais arrepios na espinha: um show do Metallica ou pensar em disputar transporte com tanta gente mrgreen Abaixo, damos algumas dicas testadas e aprovadas para reduzir o perrengue ao mínimo. E ao pé do post, não perca nossas dicas para aproveitar o Rio nos dias em que você não estiver na Cidade do Rock: passeios, praias e rangos que valem a viagem.


1 | Tenha muita paciência: Zen in Rio

A Cidade do Rock, pra lá da Barra da Tijuca, fica bastante distante da Zona Sul e do Centro, dos aeroportos Galeão e Santos Dumont, e da Rodoviária Novo Rio. O acesso até lá já é complicado regularmente. Engarrafamentos são um problema diário, e durante o Rock in Rio eles apenas pioram.

A organização do festival é muito boa, mas sempre acontecem problemas nos primeiros dias, principalmente com relação ao esquema de transporte. Esteja preparado.

2 | Chegue cedo

Especialmente em dias úteis, saia com pelo menos (pelo menos!) 3 horas de antecedência do Centro, e 2 horas de antecedência da Zona Sul para o Rock in Rio. Se estiver na cidade a passeio, aproveite e vá mais cedo: as atrações na Cidade do Rock são várias e estão marcadas para começar logo depois das 14h. É melhor esperar lá do que parado no engarrafamento na hora do rush.

3 |  Escolha: vá de ônibus ou de... ônibus

A melhor forma de chegar ao Rock in Rio é de ônibus. Não há estacionamento na Cidade do Rock, e táxis têm circulação limitada.

O esquema mais confortável (e caro) é o dos ônibus chamados "primeira classe": são ônibus executivos, com ar-condicionado, que oferecem serviço de ida e volta saindo de 14 pontos da cidade: Copacabana, Ipanema, aeroportos Galeão e Santos Dumont, rodoviária Novo Rio e terminal Castelo são alguns deles. Ao comprar o passe, você seleciona o local e horário de onde deseja partir, e tem lugar garantido no ônibus.

As partidas acontecem de hora em hora, entre 11h e 20h. Se eu fosse você, embarcaria num ônibus de 14h ou num de 15h, não mais tarde do que isso.

Na volta, os assentos são ocupados por ordem de chegada e o motorista faz paradas ao longo do caminho. (Falha da organização: os itinerários de retorno não foram divulgados, mas dá para contar com transporte a pontos convenientes da cidade.) O primeiro horário de retorno é à meia-noite, e o último, uma hora depois do fim do último show no Palco Mundo.

O passe de ida e volta custa 50 reais, e a compra pode ser feita até o dia 12. A vantagem é viajar com assento garantido, sem aperto (85 mil pessoas, lembra?), e possivelmente usando um ônibus só. A pegadinha é como conseguir o passe: você compra pela Internet, mas precisa buscar pessoalmente o cartão. Veja todas as informações aqui.

O esquema mais barato é usando ônibus de linha. Você vai precisar fazer pelo menos uma baldeação, no terminal de ônibus Alvorada, para pegar o transporte do festival até a Cidade do Rock. Na volta, a mesma coisa -- o transporte do festival deixa no terminal Alvorada, e de lá você pega o ônibus ao seu destino.

Na ida, use as seguintes linhas:

Aeroporto do Galeão: 2018 (via Zona Sul), 2918 (via Linha Amarela)

Rodoviária Novo Rio: 303 e 2330 (via Linha Amarela), 305 (via Túnel Rebouças)

Copacabana, Ipanema, Leblon: 308, 318, 382, 2018

Flamengo, Botafogo, Jardim Botânico, Gávea, São Conrado: 309

Laranjeiras, Botafogo, Jardim Botânico, Gávea: 318

Na volta, use as seguintes linhas:

Copacabana, Ipanema, Leblon, São Conrado: 308, 332

Flamengo, Botafogo, Jardim Botânico, Gávea, São Conrado: 309

(Fonte de linhas de ônibus: Veja Rio)

4 | Não esqueça a sua canga (!)

Não para tomar sol, mas para poder descansar mais à vontade entre um show e outro. Acredite wink

Leia mais:

Ponte Aérea para duros: como ir e voltar de metrô e ônibus de Guarulhos por Ricardo Freire

Rock in Rio: as atrações dos dias em que não tem show smilepor Ricardo Freire

Pequeno guia rangonômico do Rio por Ricardo Freire

Turistando de metrô: altas paradas, aí por Ricardo Freire por Ricardo Freire

13 praias no Rio (e em Niterói) por Ricardo Freire

Centro do Rio: 5 passeios para combinar com o MAR por Ricardo Freire

Corcovado: como chegar de trem (e van) e como comprar ingresso por Ricardo Freire

Um fim de semana perfeito no Rio de Janeiro por Ricardo Freire

Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email


17 comentários

Alex
AlexPermalinkResponder

Mariana, eu comprei o rio card vip e recebi em casa. Aliás, quando comprei semana passada não havia mais horários para retirada do cartão.

phellippe queiroz fonseca

No último rock in rio fui em dois dias,no primeiro utilizamos os ônibus de linha da zona sul para chegar, e foi bem exaustivo. E no segundo dia utilizamos o BarraShopping como apoio, almoçamos e compramos alguns suprimentos lá, e do shopping pegamos um ônibus direto, ficou bem mais tranquilo dessa forma.

Próxima Trip - Erika

Invejinha rsrsrs.. Vim ler o post só pra xeretar mesmo!
Mas ótimas dicas! O rock in rio que eu fui foi o de 2001!! E eu ainda era menor de idade!
Pena que eu nao consegui datas para assistir a esse, mas bons shows para os trips que vão!

Abs!

Márcia
MárciaPermalinkResponder

Mariana, desculpe me intrometer, já que não cogito sequer passar perto da Cidade do Rock nesses dias. Como moradora da Barra da Tijuca, e com muita experiência em engarrafamentos , acho 2 horas de antecedência para quem vem da Zona Sul um pouco apertado e 3 horas para quem vem do Centro também. Temos tido engarrafamentos terríveis nos últimos tempos, sem Rock in Rio. Imagine com este evento. Do Alvorada até lá é rápido. Minhas filhas foram na última vez e foi tranquilo. O problema realmente é a entrada na Barra da Tijuca. Boa Sorte para quem pensa em ir ! Minha filha este ano comprou para 3 dias. Ufa !

Leonardo Sá
Leonardo SáPermalinkResponder

Alguem de Brasilia quiser, tenho ingresso pra sábado e nao vou pode ir!

Abs!

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Moro perto do Rock in Rio, mas não tão perto pra ir andando e fora da rota dos pontos dos ônibus. Gostaria de saber se existe, ou se não existir, sugerir que se fizesse alguma estrutura de bicicletário próximo ao local, isso serviria como uma alternativa de transporte para quem está na mesma situação que eu.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariana! Nâo temos notícia de bicicletário por lá! Seria legal mesmo.

Bruna
BrunaPermalinkResponder

Sabe me dizer quais linhas pego para o aeroporto Santos Dumont na ida/volta.
Deixei para última hora e acabei não conseguindo comprar esse rio card, pois já estava esgotado, então o jeito será ir com ônibus de linha mesmo.

Poderia me ajuda?

Abs!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruna! Use o mesmo ônibus 2018 que sai do Aeroporto Internacional. Na volta é possível que ele não esteja circulando. Se não estiver, pegue um ônibus até a Zona Sul, e de lá um táxi.

Andréa
AndréaPermalinkResponder

Tenho 2 ingressos para o dia 21, um de meia entrada e outro inteira. interessados entrem em contato pelo e-mail andreamontesan@gmail.com. Preço de custo, quero repassar pois não vou poder ir.

bruno
brunoPermalinkResponder

quais as linhas de onibus mais confiaveis do aeroporto galeao ate as laranjeiras e das laranjeiras ate a cidade do rock?

fabienne
fabiennePermalinkResponder

alguém sabe se precisa ir ao terminal alvorada ou posso ir direto da lapa para a cidade do rock com um onibus de linha?

fabienne
fabiennePermalinkResponder

o único jeito de chegar a cidade do rock é saindo do terminal alvorada?ou tem onibus de linha q vai direto pra lá??

Aline
AlinePermalinkResponder

Pessoal, gostaria de saber se eles deixam entrar com protetor solar. Levei em um show no morumbi e jogaram fora na hora da revista.

Carlos
CarlosPermalinkResponder

Tenho 2 ingressos para o dia 19, inteira. interessados entrem em contato pelo e-mail carlos.santos@sky.com.br. Preço de 600 Reais, estou em SP.

Karol
KarolPermalinkResponder

Olá, sabe como faço pra chegar lá da Tijuca??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karol! A matéria da Veja Rio indica as linhas 301, 333, 345 para a ida até o Terminal Alvorada, e 333 para o retorno, também a partir do Terminal Alvorada.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar