Colaborou | A Bóia
Embalado pelo Rock in Rio, resolvi fazer uma short list dos melhores lugares do Rio de Janeiro para se bater um rango. (Parêntesis: alguém ainda diz "bater um rango", ou estou entregando meu RG do paleolítico?)
Pedi então à Bóia Carioca, sempre animadona, para me ajudar na listagem. Valia tudo, menos restaurantes convencionais. Acabou que ela fez a lista inteira e eu só tive o trabalho, digo, o prazer de compilar.
A caixa de comentários, claro, é toda sua para acrescentar os seus favoritos (e, por que não, compartilhar suas experiências rangonômicas mais trash).
Começamos pelas refeições mais completas, então descambamos para a rangonomia autêntica.
O texto é d'A Bóia.
ALTA RANGONOMIA CARIOCA
Quilos espertos
Frontera (Copacabana, Ipanema, Leblon, Jardim Botânico e Barra): É um quilo com um ambiente bem legal. Os pratos são mais elaborados também; vai além do estrogonofe e empadão de frango. Algumas unidades têm também rodízio de pizzas. Copacabana: Av. N. Sra. de Copacabana, 1144, entre Sá Ferreira e Djalma Ulrich. Ipanema: Visconde de Pirajá, 128, entre Farme de Amoedo e Teixeira de Melo. Barra: Armando Lombardi, 295, à altura do Jardim Oceânico.
Couve-Flor (Jardim Botânico). Tem fama de ser dos melhores do Rio. Cada dia eles têm uma especialidade. Onde: Pacheco Leão, 724, entre Abreu Filho e Alberto Ribeiro.
Fazendola (Ipanema). Não tem exatamente uma "bossa", mas é bem honesto, gostosinho. Onde: Jangadeiros, 14 (Praça General Osório).
Papa Fina (Ipanema): Para um quilo, tem uma comida bastante boa. [Sempre vou lá! -- Riq] Onde: Vinícius de Morais, 153, entre Barão da Torre e Nascimento e Silva.
Aipo & Aipim (Copacabana, Ipanema e Centro): razoável; mais barato do que os aí de cima. Copacabana: três endereços na Av. N. Sra. de Copacabana: 391 (entre República do Peru e Fernando Mendes), 605 (entre Figueiredo de Magalhães e Siqueira Campos) e 920 (entre Bolívar e Barão de Ipanema). Ipanema: Visconde de Pirajá 145, entre Farme de Amoedo e Teixeira de Melo.
Da Silva (Leblon e Centro): Mudou-se de Ipanema para a charmosa praça de alimentação do shopping Rio Design. É o mais caro da turma. Leblon: Ataulfo de Paiva, 270, subsolo, entre Almirante Guilhem e Afrânio de Melo Franco.
Delírio Tropical (Ipanema, Gávea, Barra e Centro). Não é quilo, mas tem a ver. O forte são as saladas -- de Caesar até uma de feijão tropeiro. Você paga pela porção. Também tem sopas, crepes, quiches e opções quentes. Ipanema: Prudente de Morais esquina de Garcia d'Ávila. Barra: BarraShopping.
Ameaçados de extinção: PF e galeto
Esquimó (Centro): R$ 15,00 com direito a refresco (caju, laranjada ou mate) e sobremesa (pudim, salada de frutas, gelatina). Sugestão: bife à milanesa (com queijinho em cima), arroz, feijão, batata frita e salada. O bife é tão grande que vem servido num prato à parte. Onde: Travessa do Ouvidor, 36, entre av. Rio Branco e rua da Quitanda.
Galitos (Ipanema). Não é de comer rezando, mas dá pro gasto, vive cheio. É mais um pós-praia ou algo do gênero do que um lugar pra você colocar na sua agenda pra ir. O bom é que é aberto, bem informal mesmo. Onde: Farme de Amoedo esquina de Visconde de Pirajá.
Maneiro: almoço executivo em boteco
Alguns bares têm feito menu executivo para almoço; acho simpático. Devassa e Belmonte têm, e aí você que está a passeio ainda almoça num preço mais camarada, curtindo um chopinho.
Sandubas sinistros
Cervantes (Copacabana e Barra): É o único que eu acho que merece este adjetivo. E na minha opinião inflável, o tesouro é o filé mignon + patê + abacaxi. Sem mais, A Bóia. [Só para constar: o mais famoso da casa é o pernil com abacaxi -- Riq] Copacabana: Prado Júnior, 335, entre Barata Ribeiro e Ministro Viveiros de Castro. Barra: ViaParque Shopping, e Av. das Américas 5.777 (Parque Palace).
Prima Bruschetteria (Leblon).É um sucesso esse lugar. Mais de 20 tipos de bruschetta. A bruschetta de brie com mel e nozes é uma coidilouco. Onde: Rainha Gulhermina, 95, entre Ataulfo de Paiva e General San Martín.
Cafeína (Copacabana, Ipanema, Leblon, Botafogo). É uma rede simpática de cafés, com sanduíches e saladas bem bons. O que fica na Farme, obviamente, virou point GLS. Copacabana: Barata Ribeiro, 509, entre Santa Clara e Figueiredo de Magalhães; Constante Ramos, 44, entre N. Sra. de Copacabana e Domingos Ferreira. Ipanema: Farme de Amoedo, 43, entre Visconde de Pirajá e Prudente de Morais. Leblon: Ataulfo de Paiva, 1321, esquina de Rita Ludolf.
Focaccia (Leblon e Centro). O nome é auto-explicativo! Os sanduíches são feitos com pão focaccia levinho. Os preços são salgados. Leblon: Ataulfo de Paiva, 1228, entre Aristides Espíndola e Dias Ferreira; também no Shopping Leblon.
Botequins: os favoritos d'A Bóia
Bar Rebouças (Jardim Botânico). Éum boteco, boteco mesmo, com cerveja de garrafa, mesa branca de metal e placa de "Com defeito" no banheiro (mas é só de mentirinha). A grande estrela é o bolinho de camarão com catupiry, realmente ótimo. De dia, o PF também não faz feio --- já comi uma costela deliciosa por lá. Onde: Maria Angélica, 197, entre Jardim Botânico e Alexandre Ferreira.
Bar Lagoa (Lagoa). Petiscos alemães, chope bem tirado e garçons famosamente mal-humorados. Onde: Epitácio Pessoa, 1674, próximo à Vinícius de Morais.
Adega Pérola (Copacabana) e Aconchego (Maracanã). Faço minhas as palavras do Comandante, neste post. Adega Pérola: Siqueira Campos, 138, quase esquina de Tonelero. Aconchego Carioca: Barão de Iguatemi, 379, perto da praça da Bandeira.
Bar do Adão (Botafogo, Copacabana, Leblon, Grajaú, Centro, Lapa, Barra): Nasceu no Grajaú e hoje tem várias lojas. O forte é o pastel - são dezenas de tipos. O de Botafogo é a que vale a pena indicar, fica numa casa simpática na rua Dona Mariana. Botafogo: Dona Mariana, 81, entre Voluntários da Pátria e São Clemente.
Devassa (Copacabana, Ipanema , Leblon, Flamengo, Tijuca, Barra, Centro): os nomes sacaninhas dos pratos do cardápio são carioquíssimos. Gosto muito dos chopps índia e ruiva. Copacabana: Bolívar esquina de av. Atlântica. Ipanema: Prudente de Morais, 416, esquina de Farme de Amoedo; Visconde de Pirajá, 539, esquina de Aníbal de Mendonça. Barra: New York City Center; Rio Design Barra; Olegário Maciel, 130; Lúcio Costa, 3.460 (praia, perto do Sheraton Towers).
Casas de Suco
Bibi Sucos (Leblon, Jardim Botânico, Copacabana, Barra e outros) e Boomerang Mix (Humaitá, Flamengo, Laranjeiras e Barra) têm mais cara de "point" e têm um cardápio de comida mais polpudo. Copacabana: Bibi Sucos na Miguel Lemos, 31, esquina de N. Sra. de Copacabana. Leblon: Bibi Sucos na Ataulfo de Paiva, 591, entre João Lira e José Linhares. Barra: Boomerang no Via Parque; Bibi Sucos na General Guedes da Fontoura, 800, próximo à Olegário Maciel.
BB Lanches (Leblon). É a cultuadinha do Leblon; momento Manoel Carlos polpa fiction Onde: Aristides Espínola esquina de Ataulfo de Paiva.
Polis Sucos (Ipanema, Jardim Botânico). Os sucos são deliciosos. A filial do Jardim Botânico que é mais bonitinha. Em Ipanema é só aquele balcão de sempre. Peça o sanduíche com queijo Palmira. Ipanema: Maria Quitéria esquina Visconde de Pirajá (Praça N. Sra. da Paz). Jardim Botânico: r. Jardim Botânico, 605, à altura da Visconde da Graça.
Big Néctar (em todo lugar que se olhe), Pin Pin Sumos (Copacabana, Flamengo, Jardim Botânico), Beach Sucos (Ipanema e Leblon) são menos sofisticadas, mas dá pra comer um joelho com suco de laranja e ser feliz.
Casas de mate
Acho importante citar as lojas de mate, que são um símbolo carioca! Dá pra tomar um mate e comer um salgado. Rei do Mate (tem um copão de pão de queijo enorme), Mega Matte (tem pão de queijo de soja e mais opções integrais, sanduíche natural, embora não seja exatamente uma lanchonete) e Super Mate (pão de batata ou croissant) nunca desapontam.
Temakerias
Xiii! Daquele boom de temakerias, acho que só sobrou a Koni (Copacabana, Ipanema, Leblon, Barra e muitos outros lugares).
Mas tem o Bentô em Ipanema que é tipo um fast food muito bonitinho japonês. Onde: Aníbal de Mendonça 55, entre Prudente de Morais e Visconde Pirajá.
Tem também o Hara que é do sushiman Nao Hara. É tipo um fast food japa, mas é mais de rolls. Botafogo: Praia de Botafogo 416, perto do Botafogo Praia Shopping. Barra: New York City Center.
Salgadofilia
Fornalha (Copacabana, Flamengo, Botafogo, Humaitá). Um clássico da baixa gastronomia carioca. É aquele lugar pra comer salgadinho frito, coxinha com catupiry, rissole, e como funciona 24h, é tipo "O" lugar do pós-night. (Carioca não fala "balada", como vocês sabem). Copacabana: Siqueira Campos, 50, quase esquina de Barata Ribeiro; Ministro Viveiros de Castro, 33, quase esquina de Prado Júnior.
Agora é com você, rangonômico leitor! Deixe suas dicas!
Leia também:
Como chegar ao Rock in Rio: ônibus comum x ônibus especial
13 praias no Rio (e em Niterói)
Um fim de semana perfeito no Rio de Janeiro
Guia do Rio de Janeiro no Viaje na Viagem
Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem
57 comentários