Um roteiro cult por Curitiba 1

Um roteiro cult por Curitiba

Paço da Liberdade

| Paço da Liberdade |

Especial Curitiba | Série PatrocinadaCuritiba não é só a capital mais verde e organizada do Brasil. É também um destino perfeito para fazer turismo cultural. Não importa quando você vá, a cidade vai receber você com eventos, exposições e peças em cartaz.

O calendário cultural da cidade é cheio de atrações: lá acontece o maior festival de teatro do Brasil; a Bienal Internacional de Curitiba completa agora duas décadas, e em qualquer época do ano, um passeio pelos arredores do Setor Histórico e seus centros culturais é um ótimo programa. Sem falar no Museu Oscar Niemeyer, uma atração turística e cultural imperdível da cidade.

Boa diversão!

Centros culturais: um tour a pé

O centro de Curitiba guarda muitos casarões antigos preservados. Alguns deles foram convertidos em pequenos museus. Este roteiro inclui 4 que merecem a sua visita. O tour pode ser feito a pé, em uma manhã ou tarde.

Comece o passeio no Solar do Barão, um conjunto de casas do século XIX que pertenceu ao Barão do Serro Azul e sua família.

Solar do Barão

[Solar do Barão]

A residência deu lugar a um centro cultural abrangente: estão lá o Museu da Gravura, da Fotografia, do Cartaz e a Gibiteca, que tem um acervo de mais de 25 mil revistas em quadrinhos.

Casa Romário Martins

Casa Romário Martins

[Casa Romário Martins]

Siga para a Casa Romário Martins, no Largo da Ordem. Bem ao centro do Setor Histórico, é a única construção de arquitetura colonial portuguesa que existe ainda hoje nesta região. As exposições na Casa Romário Martins costumam contar histórias de Curitiba e de seu povo. O espaço é pequeno e rende uma visitinha rápida, porém cheia de informações curiosas.

Casa Andrade MuricyCasa Andrade Muricy

[Casa Andrade Muricy]

A próxima parada é a Casa Andrade Muricy, um lindo prédio que data do início do século XX e apresenta exposições de arte contemporânea. Atualmente, está em cartaz uma ótima seleção de trabalhos da Bienal Internacional de Curitiba. Por uma passagem interna, é possível chegar ao pátio da Secretaria de Cultura, onde está montada a torre de bicicletas do artista Ai Wei Wei, que é uma das vedetes do evento (e que você vê mais abaixo).

Paço da Liberdade

Paço da LiberdadeCafé do Paço

[Paço da Liberdade]

Termine o tour no Sesc Paço da Liberdade. Aqui, as exposições vêm de brinde – o barato é poder espiar o interior desse belíssimo edifício, que foi a primeira sede da Prefeitura de Curitiba. Não dispense um cappuccino no Café do Paço e encerre o passeio em um dos locais mais charmosos da cidade.

(Para visitar o Museu Oscar Niemeyer, o Museu Ferroviário e o Memorial Ucraniano, leia o nosso post sobre a Linha Turismo.)

Agenda cultural 2013

Bienal Internacional de Curitiba

Os próximos meses ainda reservam dois grandes eventos culturais.

Bienal Internacional de CuritibaBienal Internacional de CuritibaBienal Internacional de Curitiba

[Bienal Internacional de Curitiba]

A Bienal Internacional de Curitiba fica em cartaz até 1º de dezembro. Da rua XV de Novembro ao Museu Oscar Niemeyer, são dezenas de espaços na cidade que abrigam exposições de artes plásticas, mostra de cinema e performances. Boa parte da programação é gratuita. Conheça a programação completa aqui.

A Corrente Cultural acontece anualmente, e a edição de 2013 está marcada para a semana de 3 a 10 de novembro. Fazem parte da programação peças, filmes e exposições – além de uma Virada Cultural que leva a três palcos ao ar livre shows de grandes nomes da música brasileira. As atrações serão anunciadas em breve, no site correntecultural.com.br.

A agenda cultural de 2014

Teatro Guaíra

[Teatro Guaíra]

Realizado todos os anos, entre março e abril, ao longo de duas semanas, o Festival de Curitiba é um dos mais importantes eventos do teatro brasileiro. As apresentações acontecem nos principais palcos de Curitiba, como a Ópera de Arame, o Teatro Guaíra, o Teatro Paiol, e também em outros espaços, alguns deles ao ar livre. Há programação especial para crianças. Fique de olho no site oficial, para poder garantir ingressos e reservar hospedagem com antecedência.

A Bienal Internacional de Dança de Curitiba teve sua primeira edição em 2012, em abril, e reuniu companhias de estilos diversos, do Brasil e do exterior. O preço dos ingressos não passou de R$ 20 – um motivo a mais para estar atento à divulgação das datas para 2014.

Em janeiro acontece a Oficina de Música, com cursos e apresentações de orquestras e recitais, e em maio é hora da Gibicon, a convenção de quadrinhos.

O poeta mais cultuado de Curitiba, o genial Paulo Leminski, também vai ganhar um roteiro inspirado nos lugares onde viveu e se divertia. Mas isso é assunto para outro post; aguarde.

Descubra o lado cult e todas as outras facetas de Curitiba em CurtaCuritibaoAnoInteiro.com.br.

Leia mais:

4 comentários

Auxiliando seus comentários temos o nosso hop on hop off “tupiniquim” com direito somente a 4 paradas enquanto os internacionais dão direito a infinitas paradas com um preço só, porém com valores maiores, que dão acesso a diversos pontos turísticos relevantes e uma noção da cidade.Curitiba é a capital do estado que possui a 7 maravilha do mundo, as Cataratas do Iguaçu, que o estrangeiro pensa que é da Argentina Lamentavelmente ,o nosso governo não relaciona a imagem das Cataratas ao nosso estado para ser vendida lá fora!

Muito legal o tour cult. Curitiba também tem uma cena musical forte, um evento bem legal é o Psycho Carnival, que já vai para o 15 ano.

Eu fiz um passeio pelo centro histórico mais focado em um panorama geral dos prédios e praças da cidade, te convido para dar uma olhada.

abs!

Já estive em Curitiba alguns vezes pois tenho família lá e nesse post conheci coisas que eu nem sabia que existiam lá. Legal!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito