Perguntas de primeira viagem: PASSAGENS AÉREAS

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Ilha Grande vista da Ponte Aérea

Aqui no Viaje na Viagem aparecem muitas perguntas sobre passagens aéreas. Este post lista -- e responde -- as mais freqüentes (e certamente ganhará muitas adições ao longo do tempo).

Tenha sempre em mente que passagem boa é aquela que você compra para o lugar que quer visitar, numa época em que vale a pena ir para lá. Passagem baratinha para viajar na época desfavorável é uma passagem cara.

Cuidado, portanto, com compras de passagem aérea por impulso. Se você não nunca estudou o destino que está em promoção, estude antes de comprar. A melhor compra por impulso é para o destino que você já vem namorando há tempos -- e que sabe as épocas certas para viajar.

1 | Com que antecedência se deve comprar a passagem?

Não é uma ciência exata. Só existe uma certeza: em cima da hora é mais caro.

Para aumentar a chance de conseguir boas tarifas em passagens nacionais, compre com 4 a 8 semanas de antecedência. Compre passagens internacionais com 2 a 4 meses de antecedência. Mas o melhor mesmo é aproveitar as promoções.

Para épocas em que todo mundo quer viajar no mesmo dia (Natal, Réveillon, Carnaval) aumente a antedência: 3 a 6 meses para qualquer destino. Mas pense que você vá encontrar pechinchas em férias escolares ou Carnaval: se você conseguir alguma tarifa que não seja exorbitante, já estará no lucro.

2 | Quando acontecem as promoções?

As promoções (feirões, megapromos) de passagens nacionais são bastante freqüentes: acontecem em fins de semana e valem para períodos fora de férias e feriadões. De vez em quando também aparecem promoções para vôos no meio do feriado, fora das datas que as pessoas querem ir e voltar.

Já as promoções de passagens internacionais costumam acontecer no início da baixa temporada (depois do carnaval ou das férias de julho), e são repicadas ao longo da baixa temporada por cias. que precisem melhorar sua ocupação.

Uma ótima oportunidade de encontrar pechinchas é no lançamento de novas rotas, que sempre têm tarifas promocionais nas primeiras semanas de operação.

3 | Existe promoção que é roubada?

Desconfie quando o preço é barato demais para destinos sul-americanos. Sempre aparecem megapromoções para Cusco na época da chuva (novembro-março), para Cartagena e San Andrés na época mais chuvosa (outubro, novembro), para Bariloche antes da neve (você só vai encontrar neve entre julho e setembro), para a Patagônia no auge do inverno (quando só Ushuaia, que tem esqui, está funcionando a toda).

Muita gente também põe os pés pelas mãos comprando passagens para lugares que não quer visitar (confiando em achar outra passagem baratinha deste lugar até o destino realmente desejado) ou partindo de uma cidade que não é a sua. Ambas situações são fonte segura de gastos imprevistos e perrengues práticos.

4 | Quero visitar Madri e Roma na mesma viagem. Compro passagem ida e volta a Madri ou a Roma?

Nenhuma das duas. Compre passagem com ida a Madri e volta de Roma. Em viagens picadas, sempre compre sua passagem saindo do Brasil até o primeiro destino que você vai efetivamente visitar, com volta do último destino que você vai efetivamente visitar.

Qualquer outra solução envolve custos e riscos. Os custos são óbvios -- não existe passagem grátis, e os vôos extras vão diminuir (e possivelmente até anular) a economia que você acha que está fazendo ao comprar passagem só até o meio do caminho. E o risco está programar conexões entre vôos que não estão vinculados. Se o vôo avulso atrasa e você perde o vôo de volta ao Brasil, terá que comprar outra passagem na hora.

Orce também quanto fica incluir os vôos internos na sua passagem Brasil-Europa. Na maioria das vezes, vale a pena -- e você mantém seu limite de bagagem internacional nos outros vôos.

Como fazer? Use a função "múltiplos destinos", "vários destinos" ou "várias cidades" nos sites das cias. aéreas em sites como o Viajanet.

Já comprei minha passagem errado, e agora? Se você vai precisar retornar ao destino de chegada apenas para pegar o vôo de volta ao Brasil, programe esse vôo interno para a véspera da viagem. Em casos assim, de vôos desvinculados, sempre durma na cidade de onde parte seu vôo de volta, para reduzir o stress e os riscos de perrengue.

5 | Que cia. aérea voa do Brasil a Veneza? Que cia. aérea voa do Brasil a San Francisco?

Muita gente deixa de comprar passagem aérea do Brasil até o destino que quer realmente visitar porque acha que só é possível comprar passagens em vôos diretos ou para as capitais. Não é não.

As cias. aéreas que voam do Brasil para a Europa ou a América do Norte vendem passagens a todos os destinos não-servidos por vôos diretos do Brasil. É para isso que existem as conexões.

Assim, se você quer começar sua viagem por Veneza, não precisa comprar a passagem só até Milão ou Roma. Compre até Veneza. Qualquer cia. que vá para a Europa levará você até lá, com uma conexão.

A mesma coisa com San Francisco. Não é porque nenhuma cia. tem vôo direto do Brasil a San Francisco que você precisa ir só até Miami ou Atlanta.  Todas as cias. americanas deixam você em San Francisco.

6 | Por que as passagens com conexão são mais baratas do que os vôos diretos?

Porque o conforto do vôo direto é um benefício pelo qual as cias. aéreas conseguem cobrar mais. Por isso o vôo direto São Paulo-Orlando da Latam sempre será mais caro que o vôo São Paulo-Panamá-Orlando da Copa. E por isso você verá rotineiramente as cias. européias cobrando mais caro por vôos a suas capitais de origem do que a outros países. Por exemplo: voar com a KLM para Paris com conexão em Amsterdã normalmente sai mais barato do que voar só até Amsterdã; isso costuma acontecer com todas as outras cias. do continente.

7 | Achei uma passagem baratinha a Atlanta com conexão em Miami. Posso descer em Miami e ficar por lá?

Não pode não. Ao abandonar a rota que originalmente comprou você perde as reservas e a classe tarifária dos vôos seguintes.

8 | Achei uma passagem baratinha aos Estados Unidos saindo de Manaus, mas eu moro em Goiânia. É uma boa?

A economia proporcionada por uma passagem que sai de um lugar onde você não está sempre é relativa. Lembre-se que o trecho entre a sua cidade e a cidade de onde sai e aonde chega o vôo nunca será grátis e diminuirá (em casos extremos, anulará) a economia que você acha que está fazendo. E que se o vôo interno atrasar, você pode perder a sua passagem internacional. (A mesma coisa na volta: se o vôo internacional atrasar, você pode perder sua passagem nacional avulsa.)

9 | Vale a pena combinar trecho com milhas com passagens avulsas?

O melhor uso para milhas é na emissão de passagens até o destino que você quer efetivamente visitar. Usar milhas só para abater parte do custo normalmente é um mau negócio; você continuará pondo dinheiro para voar e correrá o risco de perrengues na conexão entre o vôo com milhas e o vôo comprado, já que não serão vôos vinculados.

10 | Vale a pena voar com cias. low-cost?

Quem aproveita melhor as cias. low-cost é quem mora nos países em que elas atuam e assinam os alertas que informam quando abrem as vendas dos vôos. Quem compra no comecinho das vendas consegue aquelas tarifas ridículas que fazem a fama das low-costs. Depois das vendas engatilhadas, as tarifas ficam parecidas com as das cias. convencionais.

Leve em consideração também o limite de bagagem. As low-cost são rígidas na pesagem e cobram uma fortuna (mais de 10 euros) por quilo de excesso.

Tente viabilizar sua viagem com cias. convencionais (incluindo os trechos intra-europeus na sua passagem Brasil-Europa-Brasil). Caso seja muito mais econômico incluir low-costs, viaje leve -- e não marque nenhuma conexão entre vôos não-vinculados.

Leia mais:

153 comentários

TERESA
TERESAPermalinkResponder

Apesar de morar no Rio, comprei uma passagem para a Europa saindo de São Paulo (Guarulhos), pois estava muito mais barata. A passagem Rio/SP (Congonhas) foi comprada com milhas, porém o tempo de conexão entre os dois aeroportos (Congonhas e Guarulhos) será de apenas 3 horas em uma terça-feira de tarde. Muito apertado! Alguém sabe se é fácil conseguir embarcar em voo anterior da GOL (Rio/SP) chegando antes no aeroporto? Faz diferença em uma eventual antecipação ter comprado a passagem com milhas? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Teresa! É possível antecipar sem custo o embarque até 6 horas antes do horário efetivamente comprado, desde que haja assentos vagos. A mudança pode ser feita nos totens de autoatendimento do aeroporto (selecione a função "Antecipação de vôo").

TERESA
TERESAPermalinkResponder

Obrigada, Boia! Será que é fácil conseguir esta antecipação ou muito arriscado? Seria melhor comprar outra passagem saindo mais cedo do Rio? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Teresa! Se você chegar com 5, 6 horas de antecedência ao seu vôo programado, tem enormes chances de conseguir a antecipação. 100% de segurança, só comprando nova passagem mesmo.

TERESA
TERESAPermalinkResponder

Obrigada, Bóia!

Amanda Oliveira

Boa noite, sei que não é possível alteração de passageiro em passagem aérea já comprada, mas seria possível eu cancelar uma passagem aérea e utilizar o crédito para recompra-la no mesmo voo, porém para outra pessoa? Essa é uma opção válida para troca de passageiro? É burocrática? A compra foi via Decolar.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Amanda! Veja as condições de cancelamento no seu recibo. O reembolso, se previsto na tarifa paga, deve ser creditado no seu cartão. A nova reserva estará sujeita às tarifas disponíveis.

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Olá, boa noite!
No momento em que comprei as passagens para França ainda não tinha o número do passaporte, por isso compramos com o número do CPF.. é necessário alterar para o número do passaporte? Ou posso embarcar com o número do CPF? Compra feita pelo Decolar.. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vanessa! Não precisa alterar nada. Apenas o seu nome tem que bater com o do passaporte.

Marcos G. Fiuza

Bom dia.
Alguém sabe se é possível usar milhas da companhia TAP na compra da passagem pelo site Decolar.com?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcos! Milha é uma moeda que você só pode usar nos canais de reserva do próprio programa.

Izabella Zava
Izabella ZavaPermalinkResponder

Olá Ricardo e bóia!
Precisarei fazer um vôo da Ryanair Porto-Faro em setembro de 2017. Já que pra low cost eu tenho que comprar assim que abre, com que antecedência devo comprar?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Izabella! Você pode assinar a newsletter da cia, ativar um alerta de vôo e/ou verificar semanalmente se o trecho já está disponível.

Para receber alertas é preciso se registrar no site dacua.

Marlucia Sales de Morais

Muito bom . Já encontrei o que desejava.
Obrigada pelo SITE.

Janete
JanetePermalinkResponder

Bom dia vou fazer uma viagem pra ponta cana no Caribe , tenho passaporte mais o vôo vai fazer uma conexão em Miami preciso do visto americano

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Janete! Precisa sim.

Wilson Lourenço

Comprei passagens aéreas para Lisboa/Portugal com saída do Brasil em 02/09/2017 e retorno dia 25/09/2017. Se eu quiser remarcar a volta para 27 ou 28/09, já estando em Lisboa, ainda assim pagarei taxa de remarcação ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Wilson! Sim. E diferença tarifária. Quanto mais em cima da hora, mais caro.

Thiago
ThiagoPermalinkResponder

Olá, minha dúvida é mais sobre o nome que deve aparecer na passagem por exemplo comprei uma passagem para mim e para minha noiva no meu caso me chamo Thiago Januario Ferreira, no bilhete está escrito Januario Ferreira,thiago aí fiquei com essa dúvida se está certo ou coisa do tipo

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thiago! Nâo tem problema. Januário saiu como sobrenome. O que importa é que este nome consta do passaporte ou do RG.

Marcio Toledo
Marcio ToledoPermalinkResponder

Estou planejando viagem a Europa lor vários paises e gostaria de saber se posso deixar a data da volta "em aberto". Como fazer isso pagando esta volta qdo comprar a ida?
Compensa pagar mais por voos diretos para não ter possíveis dores de cabeça com extravio de bagagens?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcio! Não vendem. Tem que marcar uma data e, se quiser remarcar, pagar multa e diferença tarifária. Extravio de bagagem é algo que ocorre muito raramente, limitar-se aos oito ou dez aeroportos que recebem vôos diretos do Brasil não é esperto.

Paulo Moraes
Paulo MoraesPermalinkResponder

Gostaria de saber se consigo comprar a passagem para o mesmo dia de viagem ? Pois moro longe do aeroporto e gostaria de saber se consigo comprar poucas horas antes do voo ? ... É uma viagem SP Pernambuco ...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paulo! Não faça isso. Você pagará a tarifa mais cara e ainda estará sujeito a não ter lugar.

Marina
MarinaPermalinkResponder

Olá, boa noite.
Comprei uma passagem aérea pelo decolar.com para Londres, pro dia 14. Só que na área de documentação informei meu cpf, pois ainda não tinha meu passaporte em mãos. O site pedia cpf ou passaporte. Então forneci o cpf, só que agora com o passaporte em mãos não consigo alterar essa informação no site. Existe algum problema o número ser o do cpf e não o do passaporte? Estou com medo de perder a minha viagem.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marina! Não tem problema. O nome que está escrito no bilhete precisa estar contido no seu passaporte, só isso.

Inaue Barros
Inaue BarrosPermalinkResponder

Ola é obrigatório viajar com identidade e CPF , ou somente com o passaporte ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Inauê! O passaporte é suficiente.

Felipe
FelipePermalinkResponder

Sempre que vou preencher meu nome na compra de uma passagem área não consigo colocar todo meu sobrenome, pois para isso necessito de mais caracteres do que são disponibilizados.
O que deveria fazer nessa questão?
Pois se eu colocar só o ultimo sobrenome, ou colocar o sobrenome sem espaços, como já me foi sugerido, o sobrenome não irá constar conforme está no passaporte....

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Felipe! Informe o último sobrenome. É o que basta.

Cris
CrisPermalinkResponder

Olá, Boia e demais,

Em relação ao tempo de conexão em Guarulhos, será que 2 horas e 15 minutos é um tempo hábil para fazer conexão entre voos com passagens desvinculadas (voo internacional + voo doméstico)? Já tenho passagem ida e volta para a Europa pela Lufthansa, e na volta, chego em Guarulhos às 05h50min do dia 04/03/18 (domingo).

Pretendo voltar de Guarulhos a Porto Alegre no mesmo dia em um voo da Avianca que sai do T2 às 08h05min. Esse tempo de conexão desvinculada de 2h15min é adequado, sabendo que eu terei de retirar a bagagem no T3 e despacha-la novamente no T2?

Já tenho experiência nesse voo FRA-GRU da Lufthansa e quase sempre ele chega um pouco antes do previsto. Só que nunca cronometrei o tempo entre o desembarque internacional no Terminal 3 e o check-in e embarque doméstico no Terminal 2.

É óbvio que tem outros voos para Porto Alegre em outros horários depois das 8h05, mas na volta, já cansada, a preferência é por conexões mais curtas.

Abs,

Cris

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cris! É apertado.

Aline
AlinePermalinkResponder

Olá, bom dia! O meu passaporte está vencido e quero comprar minha na TAP. Pesquisei um pouco e li que a TAP pede o número do passaporte.. Será possível comprar com o antigo e depois alterar os dados? Alguém sabe informar? Grata!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! Você vai precisar fazer essa alteração posteriormente, por telefone ou por inbox do Facebook.

O ideal é nunca deixar o passaporte vencer. Renove quando faltarem 8 meses para expirar, assim você nunca deixará de viajar por problema de validade de passaporte.

Jeandre
JeandrePermalinkResponder

Boa noite,
meu passaporte ainda nao chegou, estou sem o numero, preciso comprar as passagens, pela TAP vao pedir o numero do passaporte?
se eu nao tiver eu não consigo comprar e depois preencher?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jeandre! Para comprar no site da Tap você precisa do número do passaporte. Outros meios, como agências online ou pelo atendimento telefônico, talvez não peçam.

MARCELO COSTANTINO

Tenho um irmão morando na Itália e pergunto: Ele pode comprar passagens para eu viajar do Brasil para a Itália e voltar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! Pode sim.

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Olá, e me tirem uma duvida? Se minha amiga comprar uma passagem pela cvc e eu vomprar comprar a minha pelo decolar.com nos duas irermos viajar no msm voo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriela! Se comprarem para o mesmo vôo, sim.

Renato Patricio

Caro Ricardo! Parabéns pelas informações! Sào perfeitas!

Ricardo, irei, junto com a família, para Orlando/Fl em ago/18 e retornarei somente em jun/19 (11 meses). Não consigo achar passagem de ida e volta para um período tao longo. Terei que pagar taxa de remarcação que custa em torno de US$ 300/pessoa.
Tem alguma dica para me dar?

Grato

Renato

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renato! Quem responde é A Bóia. Os sistemas só aceitam reservas para 330 dias. Não o que se possa fazer, além de 1) voltar até 330 dias depois da data em que a reserva está sendo feita, 2) comprar a passagem faltando no máximo 330 dias para o dia da volta, 3) comprar uma passagem numa tarifa sem multa por remarcação, 4) comprar a passagem na tarifa promocional e pagar a multa de remarcação.

Adrian'á Pêrêîr'a

Acabei de reservar uma passagem pela copa airlines, mas estranhei o fato de não terem solicitado o CPF ou qualquer outro documento. Fiquei em dúvida se era mesmo a copa ou algum golpe. É POSSÍVEL?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! Algumas cias. não pedem mesmo na reserva, só no check-in. O site da Copa é copaair.com.

JACIRLEIDE
JACIRLEIDEPermalinkResponder

Bom dia, vou viajar para Portugal, fiz o.passaporte, mas ainda não tenho ele em mãos, posso comprar a passagem sem o número do passaporte?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jacirleide! Alguns sites de cias aéreas pedem o número do passaporte, mas nem todos.

Vinicius Mesquita

Recomendo muito cuidado com o Viajanet. Estou há 2 meses tentando realocar um voô que foi cancelado e modificado para um horario ruim. Já fiz diversas tentativas e eles sempre dizem para aguardar um contato que nunca vem. Uma simples realocação que no caso de compra direto com a empresa aérea é resolvida com uma ligação, com o viajanet é virtualmente impossível. E eu não estou sozinho: uma simples pesquisa por "Viajanet reclameaqui realocação" revela várias pessoas com o mesmo problema. Algumas deixaram de planejar a viagem por conta deste descaso e tiveram um prejuízo. Resumindo, mesmo que esteja mais barato no viajanet, compre direto com a cia aérea ou espere outra promoção. Não vale a pena a dor de cabeça.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar