Novo vídeo de divulgação do Brasil para a Copa: que decepção 1

Novo vídeo de divulgação do Brasil para a Copa: que decepção

Embratur

Foi apresentado hoje o novo vídeo de divulgação do Brasil para a Copa da Mundo. É  uma decepção. Uma colagem de cenas burocráticas, com uma trilha inexplicável de tão fria, flat e não-brasileira. Tudo coroado por um locutor que fala mal inglês — não é que fale com charmoso sotaque brasileiro; fala mal inglês, e ponto. (“We’ve sweeted on the lights”, por exemplo.)

Vou te contar: qualquer videozinho de campanha eleitoral é mais emocionante do que isso.


(Não acho o roteiro ruim não. O texto, inclusive, é bastante bom. Mas deveria estar escrito em letreiros, não falado. O fato de as imagens não se circunscreverem a sedes da Copa é um enorme, e super bem-vindo, avanço. Mas as cenas deveriam ser infinitamente mais belas e verdadeiras do que são. O que é aquela Miss Baiana do Acarajé? Todos os figurantes poderiam ser substituídos por manequins de vitrine, que não faria a menor diferença. Que coisa triste.)

Comparem, pessoas. Comparem. E me contem.


Sem mais, subscrevo-me.

Leia mais:

Quando o Brasil vai ser um Bric do turismo?

Sobre os preços da Copa: meus 20 centavos

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


79 comentários

Eu não sou brasileira … você pode ver perfeitamente ao ler o meu terrível portugués/brasileiro.

Não sei, não sei muito, mas o vídeo do Brasil não parece tão ruim. Sim, ele é cheio de clichês, mas como todos os vídeos promocionais. Certamente para um índio no vídeo da Índia também será cheio de tópicos e não correspondem ao que eles pensam do seu país. Mas eu sei, porque eu moro em um país de tópicos absolutos, como a paella, sangria e touradas. Esses clichês não correspondem com a realidade. Mas, por outro lado, estes tópicos também pode ser verdadeiro. Para mim, é muito complicado de explicar, mas todo mundo entende “país” de uma maneira diferente.

A velha Europa, também, se move através de clichês.

Acho que esto é apenas o turismo, mas move-se para milhões de pessoas e tópicos funcionar como um gancho, como uma introdução suave do que pode ser a sua experiência.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito