Salvador: como pegar praia em Itaparica (sem carro e sem iate)
| Mar Grande, Itaparica |

Vem comigo.
Quem insistiu que eu fizesse esse passeio (como tantos outros programas bacanas de Salvador) foi a querida Eunice. Eu acabei fazendo no dia menos conveniente — o domingão, quando as praias ficam lotadaças –, mas ainda assim curti muito.
Claro que ir a Itaparica fica mais relax quando você freta uma lancha ou pega carona no iate do seu amigo soteropolitano gente-fina. Mas se não houver lancha na parada, não tenho dúvida de que o esquema que a Eunice me indicou é bem mais legal do que pegar qualquer passeio de escuna pega-turistão.
[Terminal Hidroviário do Mercado Modelo]
A aventura começa no Terminal Hidroviário que fica em frente ao Mercado Modelo, na Cidade Baixa.
[A bordo da “lancha”]
Dali, a cada meia hora, saem barcos que os soteropolitanos chama de “lancha”, e levam pouco mais de 20 minutos até Mar Grande, principal povoado do município de Vera Cruz, na ilha. A passagem custa R$ 4 em dias úteis e R$ 5,40 nos fins de semana.
[Cidade Alta + Cidade Baixa | Forte de São Marcelo | Mar Grande]
Mar Grande costumava ser o endereço de veraneio da burguesia baiana. Os ricos se mudaram para mais adiante (na praia da Penha) ou para o litoral norte, mas o mar continua lindo: calmo e ainda mais transparante que o do Porto da Barra.
[Mar Grande]
Caminhando para a direita (de quem olha para o mar) você passa por várias prainhas, interrompidas por costões. Dá para ir a pé na boa (em um ou outro trecho você vai precisar andar sobre pedras ou muradas).
[Mar Grande]
Todas as praias têm alguma estrutura. Se não fosse domingo e não estivessem tão cheias, eu certamente teria me demorado numa delas. Reparou na vista do skyline da Vitória, em Salvador?
[Praia da Penha]
Uns 40 minutos depois de começada a caminhada, cheguei ao meu objetivo do dia: a praia da Penha, bonita enseada enfeitada por uma igrejinha no canto esquerdo.
A Penha é um condomínio mais ou menos fechado; as vans que fazem o transporte pela ilha não podem entrar pela guarita.
[Praia da Penha, Itaparica]
O lugar é um ímã de lanchas e iates que cruzam a baía em 15 minutinhos. Mas os sem-iate não passarão sede: há um ou outro ambulante e um quiosque no meio da praia.
Para voltar, caminhe 15 minutos até a estrada (onde você pode pegar uma van a Mar Grande) ou volte pelo caminho da vinda. E antes de voltar, faça uma boquinha no Pimenta de Cheiro, que tem um ótimo peixe na pedra e não está longe do píer.
O passeio é meio antropológico, mas garanto que leva a algumas das melhores praias da Baía de Todos os Santos 😀
Leia mais:
Miniguia de praias: Salvador e Litoral Norte
Miniguia de praias: Costa do Dendê e Costa do Cacau
Miniguia de praias: Costa do Descobrimento e Costa das Baleias













Comentários
Fiz esse roteiro e as coordenadas foram certeiras! O mar é transparente, calmo e numa temperatura que ninguém fica com frio. O único ponto negativo são as lanchas que ficam paradas com música alta, mas com certeza vou voltar! É um rolê bate-volta perfeito pra quem tá em salvador e tem um dia livre pra conhecer uma praia diferente.
Boa noite!
É melhor ficar em Mar Grande ou Bom Despacho?
Olá, Eliene! Bom Despacho é apenas o porto do ferry boat, não tem praia nem lugar para se hospedar.
Tenho o desejo de conhecer essas praias é fácil de chegar?moro em SP
Olá, José!
Veja:
https://www.viajenaviagem.com/destino/salvador/praias-salvador/