Salvador

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Salvador: as praias

Nesta página você descobre como aproveitar as melhores praias de Salvador, onde se hospedar e o que visitar nas redondezas de cada uma delas. Se preferir, clique para ir direto ao tópico desejado:

Voltar | Topo

Como escolher sua praia

Salvador como escolher sua praia

Farol da Barra

A orla de Salvador é bastante extensa. De São Tomé do Paripe, no subúrbio ferroviário, a Villas do Atlântico, já no município vizinho de Lauro de Freitas, são 75 km de costa.

O filé do litoral de Salvador é o trecho que está à beira da Baía de Todos-os-Santos, com água transparente e mar calmíssimo (além de pôr do sol no mar!).

Neste trecho, minha favorita é o Porto da Barra, que costuma lotar bastante. A alternativa para quem quer condições parecidas, mas com menos gente, é o Farol da Barra (que tecnicamente não está mais na baía, mas tem mar calmo).

No verão de 2019, porém, a estrela entre os descolados foi a Prainha do MAM, de entrada praticamente secreta. E quem prefere praia sem areia pode aproveitar as águas límpidas da baía pulando do Deck do Mahi-Mahi, no hotel Victória Marina.

Já em mar aberto, Ondina tem piscinas naturais entre pedras, na maré baixa. A enseadinha da Paciência tem mar sempre calmo e é uma boa opção para quem se hospeda no Rio Vermelho. Por ali, porém, a praia do Buracão é a que tem a melhor estrutura (mas o mar pode ser perigoso). Amaralina é a última das praias voltadas para o sul e serve mais aos moradores do bairro; um trecho da praia é obstruído por um quartel.

Da Pituba até Itapuã, a orla de Salvador é um praião praticamente contíguo que vai mudando de nome conforme o trecho. Apesar de haver calçadão e avenida ao longo de toda esta costa, a alta salinidade do ar impediu o desenvolvimento imobiliário à beira-mar -- os bairros residenciais ficam no interior.

A orla só volta a ficar interessante quando termina a avenidona beira-mar, em Itapuã. Por serem um pouco mais recortadas, e estarem escondidas entre casas, as praias do norte parecem mais bonitas e aconchegantes. Também são mais confortáveis de freqüentar, graças a barracas de praia estabelecidas fora da areia, em Pedra do Sal, Stella Maris e Flamengo/Aleluia.

Já no município de Lauro de Freitas, Villas do Atlântico também oferece o serviço de boas barracas.

Voltar | Topo

Praias centrais

Prainha do MAM

Com acesso pelos jardins do Museu de Arte Moderna, esta prainha foi a coqueluche do verão 2019 entre os bem-informados. Tem areia branca e água transparente -- e, devido à fama adquirida, deve ficar superlotada no verão 2020. (Não, ainda não fui conferir.)

Pegadinhas: o museu só abre às 13h, mas há guardas que podem abrir o portão dos jardins a partir das 8h. A permanência é permitida apenas até as 17h. Apesar de ficar na vizinhança de lugares de movimento, como a Bahia Marina, é recomendável chegar e sair de táxi/Uber. Andar a pé neste trecho da av. do Contorno não é totalmente seguro.

Prainha do MAM
  • Localização: av. do Contorno
  • Atrações nas redondezas
  • Onde comer por perto
    • Caxixi (roots, abre a tarde toda, fecha dom)
    • Lafayette (cool, almoço até 15h, a tarde toda de 6ª a dom)

Deck do Mahi-Mahi

Salvador praias: deck do Mahi Mahi

Deck do Mahi-Mahi

Instalado no decadente hotel Sol Victoria Marina, o bar Mahi-Mahi detém um tesouro: um deck (quase) público sobre as águas transparentes da Baía de Todos-os-Santos. O acesso do alto do costão ao píer é feito por um teleférico. Pelo preço do day-use (R$ 30 em dias úteis, R$ 40 nos fins de semana e feriados) você curte a baía com a mesma perspectiva da classe A-gargalhante que mora nos arranha-céus do Corredor da Vitória (e ainda pode apreciar o pôr do sol no mar). Uma advertência, porém: curta o tchibum, mas não espere muito do serviço do bar -- sobretudo nos fins de semana, quando lota.

Deck do Mahi-Mahi

Porto da Barra

Salvador praias: Porto da Barra

Porto da Barra

Tão histórica quanto o Pelourinho, tão baiana quanto o Gantois e (quase) tão animada quanto uma tarde de carnaval, a prainha do Porto da Barra é o mais divertido resumo de Salvador. A cidade nasceu ali, graças às águas calmas e à inexistência de recifes, que permitiam atracar qualquer embarcação. Séculos mais tarde, seus dois fortes – o de Santa Maria (bem visível no canto esquerdo) e o de São Diogo (escondido no alto do morro à direita) – não conseguem mais defender suas areias da invasão de forasteiros e soteropolitanos de todas as cores, classes e tribos.

Mesmo estando no centro da cidade, sua água é não apenas limpa, como cristalina – e sua posição, voltada para o poente, garante que você se bronzeie até mais tarde, sem sombra de prédios, e olhando para o mar. Repare na mordomia: de meia em meia hora, o barraqueiro que alugou a sua cadeira vai aparecer com um regador de água do mar para refrescar a areia em que você pisa.

Os grupos vão se sucedendo ao longo do dia: famílias com crianças pequenas de manhã cedo, LGBTs mais para a tarde, praticantes de frescobol e altinha no fim do dia. As águas, geladinhas ao primeiro contato, deliciosas 5 segundos depois, são ocupadas não só por banhistas, mas por praticantes de SUP (e, perto do pôr do sol, por barcos e lanchas). No verão, o povo só arreda o pé depois do sol morrer no mar -- sob aplausos, evidentemente.

Praia do Porto da Barra

Voltar | Topo

Farol da Barra

Salvador praias: Farol da Barra

Praia do Farol da Barra

A 15 minutos de caminhada do Porto da Barra, ao pé do Forte Santo Antônio (que hospeda o Farol), a praia do Farol da Barra já não está tecnicamente na Baía de Todos os Santos. Mas as águas são normalmente calmas (ao menos na maré baixa) e, mesmo voltada para o sul, permite que se aprecie o pôr do sol -- basta você reposicionar sua cadeirinha para a direita ao entardecer. É a preferida dos que acham que o Porto da Barra é cheio demais. Há barraqueiros que alugam cadeiras e guarda-sóis e vendem bebidas.

Praia do Farol da Barra

Voltar | Topo

Praia da Paciência

Salvador praias: Praia da Paciência

Praia da Paciência

Uma enseadinha muito jeitosa, emoldurada pelo Morro da Paciência e protegida da avenidinha beira-mar por uma mureta, a Praia da Paciência tem serviço de aluguel de cadeiras e guarda-sóis na temporada. Antes de ir, porém, consulte a balneabilidade no site do Inema.

Praia da Paciência (Rio Vermelho)

Voltar | Topo

Praia do Buracão

Salvador praias: Praia do Buracão

Praia do Buracão

Entre o Morro do Conselho (onde está o Novotel Rio Vermelho) e o início da praia de Amaralina a orla desaparece da vista de quem passa de carro. É nesse trecho, protegida por duas quadras de predinhos, que se esconde a Praia do Buracão.

Salvador praias: Blue

Blue Praia Bar

É uma das melhores de Salvador em dois quesitos: densidade demográfica (nunca lota) e serviço de bordo (por causa do bar Blue, que oferece serviço na areia e numa deliciosa varanda). Mas cuidado com o mar: é traiçoeiro e tem repuxo.

Para chegar, venha pela rua Odilon Santos (a continuação da beira-mar) e vire na segunda à direita (r. Barro Vermelho). Se for de carro, chegue cedo para conseguir vaga (ou então já estacione no Blue, que tem manobrista).

Praia do Buracão

Voltar | Topo

Praias do norte

Itapuã e Pedra do Sal

Salvador praias: Pedra do Sal

Pedra do Sal

O Farol de Itapuã faz parte da paisagem tanto em Itapuã quanto na Pedra do Sal. O mar é mais bravo do que calmo.

Salvador praias: Barraca do Lôro Pedra do Sal

Barraca do Lôro Pedra do Sal

Na Pedra do Sal fica a minha barraca de praia favorita: a Barraca do Lôro Pedra do Sal. Sossegada, não costuma ficar superlotada nem no fim de semana.

Barraca do Lôro Pedra do Sal

Voltar | Topo

Stella Maris

Salvador praias: Stella Maris

Stella Maris

As praias de Catussaba e Stella Maris se caracterizam pela formação de piscinas naturais entre as pedras na maré baixa. Na maré alta, entre com cuidado no mar, por causa das tais pedras.

Salvador praias: Barraca do Lôro Stella Maris

Barraca do Lôro Stella Maris

O melhor ponto estar é o da Barraca do Lôro Stella Maris.

Barraca do Lôro Stella Maris

Voltar | Topo

Praia do Flamengo/Aleluia

Salvador praias: Praia de Aleluia

Praia de Aleluia

A praia mais ao norte dentro do município termina num coqueiral que lhe empresta um ar um pouquinho mais selvagem. O mar não é manso.

Salvador praias: Barraca do Loro e Barraca Pipa

Barraca do Lôro Flamengo | Barraca do Pipa

Aqui fica a Barraca do Lôro original -- e também sua maior rival, a Barraca do Pipa.

Barracas da Praia de Aleluia
  • Lôro: r. Desembargador Manoel Andrade Teixeira, 266 - tel. (71) 3015-0140
  • Pipa: al. Cabo Frio, s/n, tel. (71) 3378-1182
  • Onde comer por perto
    • Acarajé da Cira (abre a tarde inteira)
    • Mistura Itapuã (sofisticado, caro, abre a tarde inteira)
    • Ki-Mukeka (ótimo custo x benefício, abre a tarde inteira)
    • Yemanjá (moqueca tradicional, abre a tarde inteira, já no caminho de volta à cidade)

Voltar | Topo

Villas do Atlântico

Salvador praias: Villas do Atlântico

Villas do Atlântico

Situada num condomínio não muito fechado no município vizinho de Lauro de Freitas, Villas do Atlântico é uma praia muito gostosa de ir com criança. O calçadão é ótimo, tem gramado e brinquedos. Na maré baixa, formam-se piscinas naturais entre as pedras. Há boas barracas, como a Maré Blu.

Como chegar: vá em direção ao aeroporto e siga em direção à Estrada do Coco; você verá placas e poderá estacionar nas ruas residenciais.

Barraca Maré Blu
  • Endereço: r. dos Búzios, 5, Villas do Atlântico - tel. (71) 3379-3341
  • Onde comer na volta
    • Acarajé da Cira (abre a tarde inteira)
    • Mistura Itapuã (sofisticado, caro, abre a tarde inteira)
    • Ki-Mukeka (ótimo custo x benefício, abre a tarde inteira)
    • Yemanjá (moqueca tradicional, abre a tarde inteira, já no caminho de volta à cidade)

Voltar | Topo

Ilhas

Praias Salvador: ilhas

Itaparica, Ilha de Maré, Ilha dos Frades e Centro Náutico

Há três ilhas da Baía de Todos-os-Santos que podem ser facilmente incluídas na sua experiência praiana em Salvador: Itaparica, a maior das ilhas, com acesso a partir do Centro Náutico atrás do Mercado Modelo; Ilha de Maré, com travessia a partir de São Tomé do Paripe, no subúrbio ferroviário; e Ilha dos Frades, que tem as praias mais bonitas.

Veja suas alternativas para chegar a essas ilhas na página O que fazer em Salvador:

Voltar | Topo

Estrada do Coco e Linha Verde

Praia do Forte

Praia do Forte

Entre 35 km e 90 km da área central de Salvador existem várias praias boas para fazer bate-volta de carro. Leia mais sobre as praias da Costa dos Coqueiros:

Nosso parceiro TourOn tem um tour de dia inteiro a Praia do Forte e também um Guarajuba e Praia do Forte.

Voltar | Topo

Nenhum comentário, deixe o primeiro!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar