Salvador: como pegar praia em Itaparica (sem carro e sem iate)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Mar Grande, Itaparica

| Mar Grande, Itaparica |

Terminal Hidroviário do Mercado ModeloEstá hospedado no Pelourinho e quer pegar uma praia que não seja o Porto da Barra? Ou quer pegar uma praia gostosa, aonde os bacanas vão com seus próprios iates?

Vem comigo.

Quem insistiu que eu fizesse esse passeio (como tantos outros programas bacanas de Salvador) foi a querida Eunice. Eu acabei fazendo no dia menos conveniente -- o domingão, quando as praias ficam lotadaças --, mas ainda assim curti muito.

Claro que ir a Itaparica fica mais relax quando você freta uma lancha ou pega carona no iate do seu amigo soteropolitano gente-fina. Mas se não houver lancha na parada, não tenho dúvida de que o esquema que a Eunice me indicou é bem  mais legal do que pegar qualquer passeio de escuna pega-turistão.

Terminal Hidroviário do Mercado ModeloLancha Salvador-Mar GrandeA "lancha"

[Terminal Hidroviário do Mercado Modelo]

A aventura começa no Terminal Hidroviário que fica em frente ao Mercado Modelo, na Cidade Baixa.

Dentro da "lancha"

[A bordo da "lancha"]

Dali, a cada meia hora, saem barcos que os soteropolitanos chama de "lancha", e levam pouco mais de 20 minutos até Mar Grande, principal povoado do município de Vera Cruz, na ilha. A passagem custa R$ 4 em dias úteis e R$ 5,40 nos fins de semana.

SalvadorForte de São MarceloChegada em Mar Grande

[Cidade Alta + Cidade Baixa | Forte de São Marcelo | Mar Grande]

Mar Grande costumava ser o endereço de veraneio da burguesia baiana. Os ricos se mudaram para mais adiante (na praia da Penha) ou para o litoral norte, mas o mar continua lindo: calmo e ainda mais transparante que o do Porto da Barra.

Mar GrandeMar GrandeMar Grande

[Mar Grande]

Caminhando para a direita (de quem olha para o mar) você passa por várias prainhas, interrompidas por costões. Dá para ir a pé na boa (em um ou outro trecho você vai precisar andar sobre pedras ou muradas).

Mar Grande

[Mar Grande]

Todas as praias têm alguma estrutura. Se não fosse domingo e não estivessem tão cheias, eu certamente teria me demorado numa delas. Reparou na vista do skyline da Vitória, em Salvador?

Penha

[Praia da Penha]

Uns 40 minutos depois de começada a caminhada, cheguei ao meu objetivo do dia: a praia da Penha, bonita enseada enfeitada por uma igrejinha no canto esquerdo.

A Penha é um condomínio mais ou menos fechado; as vans que fazem o transporte pela ilha não podem entrar pela guarita.

Penha

[Praia da Penha, Itaparica]

O lugar é um ímã de lanchas e iates que cruzam a baía em 15 minutinhos. Mas os sem-iate não passarão sede: há um ou outro ambulante e um quiosque no meio da praia.

Para voltar, caminhe 15 minutos até a estrada (onde você pode pegar uma van a Mar Grande) ou volte pelo caminho da vinda. E antes de voltar, faça uma boquinha no Pimenta de Cheiro, que tem um ótimo peixe na pedra e não está longe do píer.

O passeio é meio antropológico, mas garanto que leva a algumas das melhores praias da Baía de Todos os Santos grin

Leia mais:

Miniguia de praias: Salvador e Litoral Norte

Miniguia de praias: Costa do Dendê e Costa do Cacau

Miniguia de praias: Costa do Descobrimento e Costa das Baleias

47 comentários

Camila Torres - Colecionando Imãs

Curti smile
Adoro um transporte público.

Francine
FrancinePermalinkResponder

Adorei o post!
Estamos indo sexta feira para o Club Med e era bem isso que estávamos planejando fazer, como alternativa ao transporte privado deles.

Obrigada,
Fran @ViagensqueSonhamos

Eunice
EunicePermalinkResponder

Que post lindo, Riq! Fiquei muito feliz quando soube que você curtiu o passeio. Muitos "bacanas" ( principalmente os do "dinheiro antigo" ) não abrem mão do veraneio em Mar Grande. Janeiro e fevereiro são os meses que os "bacanas" se misturam aos locais. Só uma dica, quando há tempestades ( abril, maio, em geral ) o serviço de "lancha" é suspenso temporariamente e nos períodos de maré vazante muito intensa as vezes o serviço de lancha é interrompido por 1 ou 2 horas; fora isso, funciona diariamente até tarde da noite. E para quem gosta de mergulhar, "as Caramuãs", uma barreira de corais próxima à ilha, é um ponto top de mergulho, até mesmo com snorkel.

Miriam
MiriamPermalinkResponder

Gostaria muito de uma dica de voces. Estamos indo para o Club Med no Natal e precisamos definir o transfer. O do hotel achamos muito caro e gostaríamos de uma opção mais barata e que não nos deixasse na mão para não perdermos o vôo na volta. Fico pensando se é viável pegar um taxi do aeroporto para o porto, lá comprar o bilhete do ferry boat e ao desembarcar pegar outro taxi para o hotel (fazendo o mesmo na volta). Será que fica muito mais barato, será que terá taxi? Agradeço as informações.

Eunice
EunicePermalinkResponder

Mirian. Na minha opinião a melhor opção é o transfer do Club Med. Eles têm horário garantido no ferry. Nos últimos tempos o sistema de ferries (por falta de embarcações em numero suciente para a demanda ) encerrou o sistema hora marcada para os mortais comuns . Em um táxi ( possível arranjar, basta ligar para as empresas de taxi e fazer orçamento ) vc vai precisar amargar na fila de embarque do ferry, que às vezes é muito longa. Pegar a lancha para Mar Grande e daí uma van para o Clube Med é barato, possível, mas rústico; vc não terá compartimento especial para colocar suas malas; pense se é seu perfil.

Miriam
MiriamPermalinkResponder

Oi Eunice,

Obrigada pelas dicas. Eu estou preocupada com esse problema do ferry e liguei para o Club Med. Eles informaram que não tem lugar reservado no ferry. Parece que não permitem que ninguém reserve. Foi por isso que fiquei pensando em outras opções, caso contrário eu realmente preferiria fazer com eles, apesar da extorsão que eles cobram ahahahah.

Eunice
EunicePermalinkResponder

Miriam, se o lugar na fila não é mais reservado para o transfer do Med então não vale a pena, não. As opções seriam a lancha de Mar Grande + taxi e o ferry como pedestre + taxi.

Francine
FrancinePermalinkResponder

Miriam,
Nós estamos no Club Med. Viemos com a lancha até o Mar Grande e de lá com taxi até o hotel.
Achei super fácil.
O pessoal que veio de ferry esta se queixando que ficou 3h na fila do ferry, mesmo sendo o transfer do hotel.
Vc precisa carregar a mala para dentro e fora da lancha sim, mas nao esperamos nem 5 min para embarcar.
E custou 4,20 a travessia + 30,00 de taxi até o hotel.
Recomendo.
Francine

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Obrigada, Francine! Depois por favor nos conte quanto foi o táxi pra sair do Club Med, tá bom? (Queremos saber se a tabela vigente dentro do resort é a mesma de fora...)

Miriam
MiriamPermalinkResponder

Muito, muito, muito obrigada, Eunice e Francine. Eu estava imaginando que essa seria a melhor opção mas estava com medo. Agora que voces se manifestaram, é assim mesmo que eu vou, e o melhor, sem medo ahahah.
abraços

Lenise Ferreira

Parabéns, ficou muito bom.

Sucesso !!!

Lenise

Arthur
ArthurPermalinkResponder

Riq,

Mar Grande eh o best kept secret da Bahia! Não espalha aqui não, q vai estragar. A falta de infra estrutura é condição importante para que continue tão bom. Veraneio lá há 32 anos e meu maior pesadelo é q a possível ponte destrua o lugar.

A

Valdinho Pellin

Acabei de voltar de Salvador e usei as dicas desse post para ir a Itaparica. Foi super tranquilo. Na minha opinião a praia de Ponta da Areia vale uma parada. Gostei mais dessa praia do que a da Penha. Também concordo que vale a pena dar um pulinho na Vila de Itaparica e conhecer a Praia do Forte. A Praia de Cacha Pregos eu fui e não gostei.

KArina
KArinaPermalinkResponder

Vc sabe me informar se tem transfers ou onibus do Temrinal Grnad eme Itparica atér a ponta do Curral para pegar uma lancha e ir até Morro de sp. Sei que existe, mas não consigo achar.

At

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karina! Não conhecemos. Se existe, sua pousada saberá lhe dizer, ligue para lá.

Lucilia
LuciliaPermalinkResponder

Bom dia meu povo, estou precisando da ajuda de vocês, rsrsrs. Bem, vou a Itaparica em novembro de férias com minha family, gostaria de saber qual o melhor transporte para chegar, estarei embarcando no Galeão p/ Salvador, estou com um pouquinho de medo, rsrsrs, para a travessia, vou me hospedar no Sesc. Por favor, me ajudem indicando o melhor transporte para travessia, e o mais seguro claro, rsrsrs....

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lucilia!

Há dois tipos de transporte, a lancha que vai do Mercado Modelo a Mar Grande e o ferry-boat que vai de São Joaquim a Bom Despacho.

Leia mais:
https://www.viajenaviagem.com/2012/12/praias-bahia-itaparica-morro-sao-paulo-boipeba-barra-grande-marau-itacare-ilheus-una-comandatuba-canavieiras/

Euridice Oliveira

Irei para o SESC Itaparica, gostaria de saber se fica distante da descida do barco na Ilha até o mesmo/

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Euridice! Fica no vilarejo de Itaparica, a 24 km de Mar Grande (porto das lanchas) e a 7 km de Bom Despacho (porto do ferry boat).

Renata Ribeiro

Amo e uso as dicas daqui sempre! Euridice tambem vou ao SESC Itaparica em novembro pela primeira vez, quem sabe a gente se encontra por la...

carlinho de jesus

oi boa noite vou para sesc hotel , gastaria de saber devo fazer para ficar barato , travessia ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlinho! Pegue a lancha no terminal marítimo para Mar Grande e siga de táxi ou van.

carlinho de jesus

bom dia !! vou para sesc gostaria de saber se precisa alugar carro ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Ola, Carlinho! Alugue carro se você quiser passear por conta própria, senão não precisa.

Jane
JanePermalinkResponder

Vamos para o sesc itaparica em fevereiro com 2 crianças....quais praias valem a pena conhecer? Observação: estaremos de carro!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jane! As melhores praias de Itaparica são Mar Grande, Penha e Cacha-Pregos.

jamile
jamilePermalinkResponder

Estaremos no Sesc em abril, e gostaria de saber se há como alugar carro na ilha mesmo. se positivo poderiam indicar onde? nas minhas pesquisas só encontrei aluguel em salvador.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jamile! Dê uma ligadinha para o Sesc, se houver quem alugue na ilha eles certamente saberão.

Regina Terraz
Regina TerrazPermalinkResponder

Olá. Vou para Itaparica agora em julho, no Club Med. Gostaria de saber se vale a pena alugar um carro para ir para lá. O ferry ainda tem filas quilométricas ou melhorou?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Regina! Filas existem mais em feriados e nas férias de verão. Lembre-se que o Club Med é all-inclusive e seu carro não vai ter utilidade durante a estada.

Mano Barreto
Mano BarretoPermalinkResponder

As duas melhores praias da Ilha de Itaparica ainda é Ponta de Areia (n°1) e Cacha Pregos (n°2).A Penha é uma boa praia, mas só há um quiosque de praia e praticando preços muito alto para a realidade da Ilha.

Ponta de Areia está no extremo Norte da Ilha, portanto dentro da Baía de Todos os Santos, a 6 km, 10 min.de Kombi (R$ 3,50 pess.) do Term. de Bom despacho e 3 km do centro de (cidade histórica) Itaparica. Ponta de Areia é muito indicada para a prática de esportes náuticos, também para idosos e crianças por oferecer mar calmo e sem ondas e mais, o transporte público passa e para na porta dos hotéis e pousadas que estão frente mar, significa dizer que os leitos de Itaparica se encontram (90%) na Praia Ponta de Areia, onde há uma pequena ciclovia e muitos quiosques de praia. Alguns oferecem wi-fi.
O hospital, farmácias e mercadinhos, padaria, também não estão distantes.

Cacha pregos (n°2) é sem dúvida a segunda melhor praia, mas está no extremo Sul da Ilha a 31 km do Term. de Bom Despacho. Oferece estrutura de quiosques de praia, pousadas, restaurantes, farmácia e até posto médico, porem um pouco longe do hospital que fica em Mar Grande.
Há também possibilidades de passeios de barcos pelo manguezal, ecossistema preservado naquela região. Um ponto bastante negativo é o trasporte público, no período de baixa estação. Táxi nem pensar, pois os táxis da Ilha se concentram no Term. de Bom Desp. e no centro de Mar Grande, portanto muito distante para um chamado já que não há uma central de TX 0800 (se necessitarem de um táxi podem chamar o amigo Mauro Michel (71)8898-0023 OI - mas só durante o dia e de 2ª a sexta, profissional de confiança)

Quanto às filas para embarcar ou desembarcar no Ferry Boat ou nas Lanchas, isso só ocorre na alta estação, nos grandes feriados, Ano Novo e Carnaval.

Ferry Boat todos os dias das 5h às 23:30h, já as lanchas dependem da maré e encerram às 19h em média.
Tarifas, horários, Ferry Card, hora marcada....: http://internacionaltravessias.com.br/tarifas-ferry-boat-salvador-ba

Para quem ainda não sabe, na Ilha não há locadora de veículos (Jul/15) nem casa de câmbio para trocar moeda estrangeira.

Segue opção de hospedagem para quem optar pela Praia Ponta de Areia:
Hotel Pousada Mares (71)3631-4648
http://www.hotelmaresitaparica.com.br/

Para os solteirões de plantão, na Ilha há um Motel frente a pista principal (BA 001), nas imediações da praia da Coroa, entre Barra do Gil e Barra do pote.

Chegando na Ilha, visite a Fonte da Bica e beba a água que contém propriedades medicinais comprovada. Fica próximo ao cais e a marina, centro de Itaparica.

Diego
DiegoPermalinkResponder

Gostaria de saber se seria viável no domingo de carnaval fazer um passeio a ilha e voltar com tempo de pegar o início dos camarotes no circuito barra-ondina por volta das 18hs? A intenção é irmos cedinho pegar a lancha e voltar depois do almoço, compensa?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Diego! Dá sim.

Deby da Argentina

Olá pessoal, olha faz como 20 anos q fui pela primeira vez e ja me esqueci de quase tudo. Esta vez levo meus pais, primeira viagem ao Brasil. Acho melhor pelo q lembro ir de lancha saindo do mercado modelo pq evitas as filas km o ferry. Alguem sabe o preco ou onde procurar e ver os horarios? E quando chego na ilha, o que temos q fazer p chegar em PONTA DE AREIA..o CACHO PREGO? Aguardo dicas q tiverem para me dar

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Deby! As partidas são na hora cheia em Salvador e aos 30 minutos de cada hora em Mar Grande:
http://www.cltransportemaritimo.com.br/index.php/empresa

Perto do terminal você encontrará vans que levam a diversos pontos da ilha.

Suze
SuzePermalinkResponder

Muito útil...valeu! Parabéns

antonio gomes
antonio gomesPermalinkResponder

meu lugar preferido quando vou a Salvador.E oacaraje vendido na cestinha ,Maravilha.......

dina chequer
dina chequerPermalinkResponder

Obrigada por indicar o Pimenta de Cheiro.
Recebemos clientes de Curitiba que nos deixou um registro de satisfação da indicação e prometeu retornar.
Até breve!

MECO FREIRE
MECO FREIREPermalinkResponder

Arthur. Entendo a sua preocupação com a superlotação de turistas e a falta de infraestrutura, mas acho que isso é problema dos órgãos competentes, ou não. No Brasil o espaço mais ou menos democrático que restou foram as praias. Vereste seu comentário média como vindo de alguém não preocupado com o meio ambiente, mas com o seu umbigo, ou melhor com a sua "Galerinha"!

Erica Paiva
Erica PaivaPermalinkResponder

Pessoal, Irei na semana do dia das crianças para o ClubMed e estou com dificuldades no aéreo em razão do horário do transfer do hotel. Estarei com 2 crianças. Alguma notícia recente para o melhor trajeto até Itaparica, já que manter 2 crianças calmas por horas aguardando transporte é difícil......

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Erica! O mais rápido e fluido é táxi até o Terminal Hidroviário atrás do Mercado Modelo, lancha para Mar Grande e lá novo táxi para o Club Med.

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Boa Noite!
Estou indo o Itaparica e vou me hospedar no Club Med. Pensei em alugar um carro para chegar até a ilha. Seria uma boa opção?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rodrigo! É um resort all inclusive. Seu carro vai ficar parado durante toda a estada. Não parece uma estratégia interessante.

Cláudia P
Cláudia PPermalinkResponder

Boa tarde, eu e minha irmã fomos até Itaparica num domingo a tarde, dia 6 de novembro do ano passado. Pegamos a Balsa no terminal marítimo tranquilamente e chegando lá uma van para chegar até a praia de Itaparica, o que demorou mais ou menos 30 min. Porém, não recomendamos que meninas andam sozinhas, o local estava muito vazio e todos os locais sabiam que éramos turistas, rolou uma 'vibe' meio esquisita. Além disso, não há nada muito legal para visitar no "centrinho" da cidade. Por esse motivo voltamos logo. Chegando na barca os locais nos disseram que era melhor termos parado nas primeiras praias próximas ao terminal, estavam lotadas, assim como o terminal marítimo, demoramos 2 horas para conseguir embarcar em uma fila gigantesca. Barca lotada, voltamos mortas para Salvador. O conselho que dou pra quem for de barca é não voltar domingo das 17:30h às 19h.

Pabla
PablaPermalinkResponder

Cómo ir a itaparica desde barra, donde esta el faro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Pabla! Táxi ou Uber ao Terminal Marítimo do Mercado Modelo, então lancha para Mar Grande.

Vânia
VâniaPermalinkResponder

Olá, minha família está indo para Itaparica em setembro. Depois de ler essa dicas, que são ótimas, decidimos ir de lancha

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar