Salvador: como pegar praia em Itaparica (sem carro e sem iate) 1

Salvador: como pegar praia em Itaparica (sem carro e sem iate)

Mar Grande, Itaparica

| Mar Grande, Itaparica |

Terminal Hidroviário do Mercado ModeloEstá hospedado no Pelourinho e quer pegar uma praia que não seja o Porto da Barra? Ou quer pegar uma praia gostosa, aonde os bacanas vão com seus próprios iates?

Vem comigo.

Quem insistiu que eu fizesse esse passeio (como tantos outros programas bacanas de Salvador) foi a querida Eunice. Eu acabei fazendo no dia menos conveniente — o domingão, quando as praias ficam lotadaças –, mas ainda assim curti muito.

Claro que ir a Itaparica fica mais relax quando você freta uma lancha ou pega carona no iate do seu amigo soteropolitano gente-fina. Mas se não houver lancha na parada, não tenho dúvida de que o esquema que a Eunice me indicou é bem  mais legal do que pegar qualquer passeio de escuna pega-turistão.

Terminal Hidroviário do Mercado ModeloLancha Salvador-Mar GrandeA "lancha"

[Terminal Hidroviário do Mercado Modelo]

A aventura começa no Terminal Hidroviário que fica em frente ao Mercado Modelo, na Cidade Baixa.

Dentro da "lancha"

[A bordo da “lancha”]

Dali, a cada meia hora, saem barcos que os soteropolitanos chama de “lancha”, e levam pouco mais de 20 minutos até Mar Grande, principal povoado do município de Vera Cruz, na ilha. A passagem custa R$ 4 em dias úteis e R$ 5,40 nos fins de semana.

SalvadorForte de São MarceloChegada em Mar Grande

[Cidade Alta + Cidade Baixa | Forte de São Marcelo | Mar Grande]

Mar Grande costumava ser o endereço de veraneio da burguesia baiana. Os ricos se mudaram para mais adiante (na praia da Penha) ou para o litoral norte, mas o mar continua lindo: calmo e ainda mais transparante que o do Porto da Barra.

Mar GrandeMar GrandeMar Grande

[Mar Grande]

Caminhando para a direita (de quem olha para o mar) você passa por várias prainhas, interrompidas por costões. Dá para ir a pé na boa (em um ou outro trecho você vai precisar andar sobre pedras ou muradas).

Mar Grande

[Mar Grande]

Todas as praias têm alguma estrutura. Se não fosse domingo e não estivessem tão cheias, eu certamente teria me demorado numa delas. Reparou na vista do skyline da Vitória, em Salvador?

Penha

[Praia da Penha]

Uns 40 minutos depois de começada a caminhada, cheguei ao meu objetivo do dia: a praia da Penha, bonita enseada enfeitada por uma igrejinha no canto esquerdo.

A Penha é um condomínio mais ou menos fechado; as vans que fazem o transporte pela ilha não podem entrar pela guarita.

Penha

[Praia da Penha, Itaparica]

O lugar é um ímã de lanchas e iates que cruzam a baía em 15 minutinhos. Mas os sem-iate não passarão sede: há um ou outro ambulante e um quiosque no meio da praia.

Para voltar, caminhe 15 minutos até a estrada (onde você pode pegar uma van a Mar Grande) ou volte pelo caminho da vinda. E antes de voltar, faça uma boquinha no Pimenta de Cheiro, que tem um ótimo peixe na pedra e não está longe do píer.

O passeio é meio antropológico, mas garanto que leva a algumas das melhores praias da Baía de Todos os Santos 😀

Leia mais:

Miniguia de praias: Salvador e Litoral Norte

Miniguia de praias: Costa do Dendê e Costa do Cacau

Miniguia de praias: Costa do Descobrimento e Costa das Baleias

54 comentários

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito