Cancún x Playa del Carmen: a comparação da Bel

Viaje na Viagem
por Viaje na Viagem

Cancún

Cancún

De viagem ao Caribe mexicano, onde você escolheria se hospedar: Cancún ou Playa del Carmen? Dividir a estadia meio a meio é 100% viável – e foi o que a Bel fez. A questão é que, mesmo sendo tão próximas, Cancún e Playa têm personalidades bastante diferentes. Corre-se o risco de curtir muito uma metade do roteiro, e a outra metade... é, nem tanto assim.

Uma das duas ganhou o coração da Bel, e no relato a seguir ela conta qual, e por quê. A Bel também aproveita para comparar os parques Xel-Há e Xcaret, e alertar sobre algumas armadilhas dos principais passeios da região.

Diga lá, Bel! Cancún ou Playa?

Texto e fotos | Bel

Sempre pego todas as dicas das minhas viagens aqui, então vim dar uma pequena contribuição para este site fantástico. Fiquei 14 dias entre Cancún, Playa del Carmen e Miami, em julho passado. Minhas impressões:

Playa del Carmen: por que não vale a pena ficar em Cancún

Playa del Carmen

Playa del Carmen

Concluí que não vale mesmo a pena ficar em Cancún. Playa del Carmen é o canal. Perto de todos os passeios, praias, e ainda tem uma noite deliciosa, onde tem tudo: ruas animadas, tipo um “rústico chique“, com lojas de todo tipo: desde grifes até simples souvenires. Ótimos restaurantes, e um clima meio Rua das Pedras, em Búzios…

Ficamos 5 dias no hotel Porto Playa, uma decisão acertadíssima, depois de muita pesquisa. Os hotéis em frente ao mar são muito barulhentos por causa das festas, ou caros demais, e este é apenas a uma quadra do mar.

O Porto Playa é muito confortável. Os quartos são como apartamentos. No meu caso, que fui com 2 filhos, escolhi um quarto com uma sala e duas suítes.

O café da manhã é tomado no quarteirão de baixo, num simpático restaurante com mesinhas na calçada. No hotel eles te dão 2 opções de locais para o café: neste restaurante ou em clube de praia em frente ao mar. Mas a primeira opção é infinitamente melhor, com mais qualidade, e tudo a la carte.

Tulum

Tulum

Não deixe de ir a Tulum. Praia linda e lindas ruínas à beira-mar. Há muitas opções de praia e a cada dia íamos a uma diferente, mas Tulum foi a mais bonita.

Cancún: os contras... e um pró

Cancún

Cancún

Resolvemos ficar 3 dias em Cancún, após muita insistência dos meus filhos adolescentes que achavam que Cancún é que era o melhor. Ficamos no resort Grand Park Royal Cancún, que escolhemos com base nas opiniões do Trip Advisor e nas informações daqui do site (onde li que era melhor ficar até no km 11 no máximo, para pegar um mar mais calmo).

Após o segundo dia no hotel, nós todos (inclusive meus filhos) nos arrependemos de ter deixado Playa e ainda pagar muito mais caro por isso. A comida do resort deixa muito a desejar, como na maioria dos all-inclusive. Num calor e sol de rachar, nunca conseguíamos um guarda-sol, nem na praia, nem na piscina, pois o hotel dispunha de pouquíssimas unidades deles, que eram marcadas desde a véspera . A noite foi uma decepção, um engarrafamento até o local das baladas todo dia, e muita bagunça pra entrar. Playa também tem balada, sem filas e engarrafamentos, e num clima mais legal.

O hotel The Royal (atual Hyatt Zilara), ao lado do meu, era bem melhor – e bem mais caro, também.

Pelo que descobri, o Hyatt Zilara, o Live Acqua Cancún e um outro que não me lembro o nome estão no ranking dos melhores, mas nem pude cogitar pois não aceitam menores de 18,e meu filho mais novo tem 16. (O que faz desses hotéis melhores ainda… depois que os filhos crescem, a última coisa que você quer na suas férias é um hotel lotado de crianças!)

Ah, não caiam no conto do hotel que você ganha internet de graça se destinar algumas de suas preciosas horas assistindo a uma apresentação do grupo The Royal. Horas perdidas, e a internet grátis é grátis pra todo mundo no lobby. Não nos deram a internet no quarto, e não quisemos pagar a pequena fortuna que pediram.

Cancún

Cancún

O melhor de Cancún: é o mar mais bonito que já vimos… com cinquenta tons de azul!

Passeios

Xcaret versus Xel-Há

Os passeios Xcaret, Xel-Há e outros similares são parques “fabricados” para americanos. Imaginávamos belezas naturais e nos deparamos com parques estilo Disney, onde tudo é bonito, mas artificial. Filas quilométricas para tudo, para pegar bebida, e até um simples sorvete. O ingresso era caro, mas com a desculpa de ser all-inclusive, a gente achou que valia o preço. Mas a comida é muito ruim e gordurosa. Os restaurantes de fast food então… um horror.

No Xcaret então, que é enorme, há pelo menos uns 7 restaurantes, distantes um do outro, e caímos na besteira de esperar a fome vir para depois escolher onde comer. Resultado: rodamos o parque inteiro (repito: é enorme) debaixo do sol e com fome... e não achamos onde comer, pois tinha filas de espera em todos os restaurantes, e sem previsão de tempo. Depois de esperar bastante, ainda comemos muito mal. Mas tem que conhecer, é bonito e tal, mas vá sem muitas expectativas.

O Xel-Há, na minha opinião, é mais legal, bem menor, mas com a ilusão de ser mais “natural”, a praia artificial é mais bonita, e não enfrentamos filas tão grandes para comer como no Xcaret. Os famosos cenotes são mais ou menos todos parecidos.

Cozumel: vale a pena?

Cozumel

Cozumel

Vale, e muito, o bate-volta a Cozumel. Como eu disse, pra quem está em Playa del Carmen tudo é mais perto. Pega-se o catamarã (muito confortável, com ar-condicionado) ali mesmo no centro de Playa. O mergulho com snorkel é imperdível, mas mais uma vez nos sentimos na tal armadilha de turista. São muitas empresas que oferecem o mesmo passeio e não tem como saber qual é melhor e mais profissional. Eles te vendem 2 horas de mergulho, e nem dão 2 horas inteiras de passeio. Eles te levam em 3 pontos próximos onde tem corais e onde ficam outros tantos barcos fazendo o mesmo serviço, e nos mesmos pontos.

Nosso barco tinha capacidade para 8 pessoas e fomos junto com 4 cariocas divertidíssimos, o que amenizou a nossa chateação. Pois o mar é de uma transparência impressionante, seria delicioso curtir um snorkel ali com calma, vendo aqueles corais belíssimos… e a realidade foi outra: os 2 “marinheiros” do nosso barquinho eram mal humorados e carrancudos, mal descíamos do barco com o snorkel e eles já gritavam com a gente para irmos embora. Não ficamos nem 10 minutos em cada ponto! Nós não gostamos do serviço, e ficamos com a impressão de que caímos mesmo numa roubada. Se tivéssemos conhecimento de como era o passeio, teríamos tentado alugar um barco para ficar mais tempo, mesmo pagando mais.

Alugamos um jipe para dar a volta na ilha antes do mergulho, o que vale muito a pena.

Prepare-se para a volta no final do dia: fila enorme para comprar o ingresso da balsa e quase 2 horas esperando.

E Isla Mujeres?

Também é passeio para um dia inteiro, e só vá se você tiver dias sobrando. Deixamos para meus filhos fazerem o tal nado com os golfinhos lá, nos indicaram um lugar só pra isso, não me lembro o nome. Eles curtiram, mas parece que não é diferente dos outros lugares de Cancún e Playa. Não era preciso ir até lá. O lugar pra quem espera também não tem guarda-sóis o suficiente, e chega uma hora em que você não agüenta o sol rachando e não acha uma sombrinha sequer. As poucas estão ocupadas! E a comida (também é inclusa no valor do ingresso) é horrível, um buffet pequeno, com pouquíssimas opções.

Seguindo viagem

Aproveitamos a escala em Miami e ficamos por lá 4 dias. Também foi a primeira vez, e lamentamos novamente os 3 dias que gastamos no resort em Cancún. Poderíamos ter ficado mais em Miami. Mas Miami é outro assunto!

Espero ter ajudado!

Obrigado, Bel!

Leia mais:

44 comentários

Camila
CamilaPermalinkResponder

Olha, fiquei em Janeiro desse ano 5 dias entre Cancun e Riviera Maya, após uma viagem pelo México.. São dois lugares bem diferentes mesmo.. Riviera Maya bem mais sossegada. Só que pelo fato de ser inverno (com um calor bem agradável), as atrações e praias em Cancun estavam bem mais tranquilas. Em nenhum momento cheguei a pegar alguma fila grande para qualquer coisa... Os guias com quem conversei mencionaram que essa era uma das melhores épocas para se viajar pelo México, com menos gente nas atrações, menos chuva e calor mais ameno.. Valeu muito à pena viajar no inverno mexicano!

Sandra Peixoto

Quando comecei ler o relato dessa viajante achei que ela havia ido pra um cancun diferente do qual eu fui.
Estive em cancun em fevereiro de 2013 e digo que foi ate hoje a melhor viagem da minha vida. O local é lindo e o povo é simpatico, gentil e sempre disposto a ajudar. Fiquei no hotel krystal cancun que é 4 estrelas e fica na melhor localização de cancun. Proximo a shopping, restaurantes, baladas como a cocobongo, alem de ficar aonde o mar é tranquilo. Nao optei por all inclusive porque cancun dispoe de varios restaurantes bons e queria experimentar tudo. Fui para o xcaret que é lindo e permite contato com a natureza, nao peguei fila pra nada e o que posso dizer é que a comida nao é nada espetacular, mas tambem nao é esse horror como foi citado. Temos que considerar que a comida de outros paises é bem diferente da nossa, alem disso quandi se faz comida em grande quantidade como restaurante a kilo nunca sera igual a la carte. O xplor é um parque pra wuem gosta de aventura. Oferece comida e lanche quase o dia todo e só peguei um pouco de fila na tirolesa, mas nada que prejudicasse minhas ferias. Fui pra isla mujeres atraves de um pacote que incluia nado com golfinhos, transporte e almoco. Mais uma vez digo, tempero de comida lá fora é diferente e cancun imita muito os EUA e sabemos que a comida americana nao é a melhor do mundo. A isla mujeres vale a pena fazer como eu fiz, bate-volta pra conhecer. Fui pra cozumel e fiz snorkel que durou quase 2 horas com tres paradas diferentes. O pessoal do barco que levou a gente era bastante simpatico, gentil , paciente e ainda me ajudou já que eu nao sei nadar direito. Nao fiquei em playa del carmem, passei rapidamente e pude perceber que é semelhante a buzios e morro de sao paulo. Enfim, cancun é lindo, os passeios foram incriveis e pretendo voltar em breve. Acho que nao dá pra dizer quem é melhor, se cancun ou playa del carmen, pois sao duas propostas diferentes. Confesso que se tivesse lido apenas o relato desse leitor com certeza noa iria pra cancun e certamente estaria perdendo uma grande viagem. Fiquei 10 dias em cancun, saia tanto de dia como a noite e em nenhum momento vi engarrafamento.

Gisele
GiselePermalinkResponder

Acabei de voltar de Cancun e tenho a mesma opinião !! Foi tudo maravilhoso !!!

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Nossa!!! Que bom ouvir isso, ja estou com minha viagem comprada para julho, fiz muita pesquisa antes de comprar, na hora que li o relato acima me deu uma angustia...mas li tantas coisa boas que prefiro acreditar na Sandra Peixoto. Depois conto minha experiência aqui.

Erika - Próxima Trip

Li todo o relato, bem completo, parabéns.

Fiz a mesma coisa em meados de 2012. só que fiquei 7 dias na Riviera Maya ( hospedada no Barceló Maya Beach) pois assim estaria mais perto de atrações como Cobá, Tulum e Xel-Ha, e 5 dias em Cancún. Como gosto não se discute, eu acho que um dos melhores dias de praia que peguei foi em Isla Mujeres, na playa norte. Já Cozumel, particularmente, não foi muito bacana. O dia tb não estava dos melhores, meio nublado, o que compromete muito. No entanto, achei que a beleza e tranquilidade do lugar está comprometida pelo numero de cruzeiros que passam por ali. Então nesses 2 pontos tive uma impressão diferente.

E gostei tanto de Cancun como de Playa, na minha concepção são locais diferentes, difícil comparar e dizer que um é "melhor".

No fim , essa minha trip pelo mexico durou 27 dias, e deu pra curtir bastante, é o que importa bo final grin

Abs!

Daniel
DanielPermalinkResponder

Concordo com a Érica! Na minha estadia em Cancun/Playa, a melhor praia foi Isla Mujeres. Muito perto e fácil de chegar.

Vanessa
VanessaPermalinkResponder

Há uns anos atrás passei a semana de Carnaval em Playa.Fui a Cancun um dia para compras e balada..Dei Graças a Deus que segui a dica do Comandante e fiquei hospedada em Playa!Muito mais charmoso q Cancun!

Cintia
CintiaPermalinkResponder

Adorei a reportagem!!! Muito esclarecedora. Abs.

Alexandre
AlexandrePermalinkResponder

Também dividi minha estadia na região entre Cancun e Playa, e diria que a primeira poderia ser ignorada se não fosse por um pequeno "detalhe": o mar. Playa é um lugar MUITO mais interessante, mas o mar, pelo menos na época em que fui, decepcionou um pouco. Sempre com muitas ondas. Não é que fosse feio, mas não chegou nem perto do de Cancun, que era espetacular..

sandra
sandraPermalinkResponder

Concordo também...Playa é melhor...só perde pela cor do mar!

Bruno Vilaça
Bruno VilaçaPermalinkResponder

Acabei de voltar de lá e achei o centro de Playa del Carmen beeeem caidão, Quinta Avenida com ares decadentíssimos. Enfim, pode ser impressão minha ou posso ter dado azar mesmo.

Fato é que a hotelaria do entorno de Playa está cada vez melhor, com ótimos resorts recém inaugurados/reformados (como os Paradisus e todos de Mayakoba).

Mas Cancun também tem pra todo mundo --- hotéis excelente pra quem pesquisa com calma e acha o seu perfil (cada um tem o seu, e hotéis viznhos tem percepções diametralmente opostas).

Uma coisa concordo: o Hyatt Zilara (ex The Royal) e o Live Aqua, ambos em Cancun, são os melhores para o público adulto. Estive nos dois e a estrutura é impecável e a alimentação/bebidas de primeiríssima linha, mesmo sendo all inclusive (estilo que eu não sou nem um pouco fã, diga-se).

Ana Paula
Ana PaulaPermalinkResponder

Eu fiquei no fim do ano 5 noites em Playa e 5 noites em Cancun. Como esse post faz uma comparação, aqui vai a minha...
Achei a praia de Cancun mais bonita. Sinceramente a praia de Playa nao me encantou tanto assim. Tanto as construções em frente q são feias, qt o mar mesmo...
Já com relação aos restaurantes e ao estilo do lugar curti mais Playa, onde pudemos fazer mt coisa a pé, sem precisar de taxi ou onibus o tempo todo.
Mas a verdade mesmo é que eu me apaixonei pela cidade do México, onde passamos 5 noites antes de seguirmos para a Riviera Maia.

sandrapeixoto
sandrapeixotoPermalinkResponder

Quando comecei a ler o relato achei que estava falando de outro Cancun...rs. Estive em Cancun em fevereiro de 2013 e digo que até hoje foi a melhor viagem que fiz, e olha que já viajei muito. Fiquei 10 dias hospedada no hotel Krystal Cancun que fica na melhor localizaçáo da cidade, proximo de shopping, restaurantes, baladas, inclusive a cocobongo, além do mar ser sem ondas. O hotel tem 4 estrelas e fica literalmente na praia, alem de ter varias piscinas. Nao optei por all inclusive porque Cancun tem muitas opçoes legais de restaurantes. Ate o cafe da manhã paguei a parte quando queria, e o que posso dizer que nao era nada espetacular, mas era variado e saboroso. Fui ao xcaret e achei lindo, a gente nao sabe o que é real ou fake, mas era tudo tao lindo que nao me preocupei com isso. Tem varias opçoes de restaurantes e comida. Nao peguei fila em nenhum momento, comi a vontade. Nao era nenhuma comida gourmet, mas tambem nao era ruim, temos que considerar que é um outro país e possui comida com temperos diferentes do nosso, que sem duvida é muito bom. Fui tambem ao xplr que é um parque voltado pra aventura, só peguei fila na tirolesa no inicio da manha, mas nada que atrapalhasse meu humor e minhas ferias. O ingresso oferece lanches ate 17h e almoco, tudo feito com ingredientes funcionais, ou seja, aqueles que fazem bem a saude. O outro passeio foi o nado com golfinho que incluia transporte, almoço e um passeio em islas mujeres que vale a pena pra conhecer. Fui a cozumel e o ingresso que comprei incluia transporte, mergulho com snorkel, almoço e passeio pela região. Os responsaveis pelo o barco que nos levaram para o mergulho eram bastantes simpaticos e gentis, tanto que me ajudaram já que nao sei nadar direito e aplicaram remedio em minha irma que se machucou com a agua viva. Fizemos 3 paradas para mergulho, em lugares diferentes e que duraram ao todo 2h. Passei rapidamente por playa del carmen e o que posso dizer é que é um lugar semelhante a buzios e morro de sao paulo, logo tem uma proposta diferente de cancun e nao se pode comparar, apesar de ter achado o mar de Cancun mais bonito. Acho que se tivesse lido apenas essa comparação entre os 2 lugares, nao teria ido a cancun e com certeza me arrependeria, tanto que planejo voltar em 2015 e ficar hospedade em cancun, no mesmo hotel, repeti os passeios e fazer outros. Ah, sai todos os dias e noite e em nenhum momento vi engarrafamento em cancun. Andei por lá traquilamente de onibus, que passam toda hora e levam pra varios lugares.

sandrapeixoto
sandrapeixotoPermalinkResponder

E como o leitor Bruno Vilaça falou, cancun tem pra todos os gostos e bolsos!!!

sandrapeixoto
sandrapeixotoPermalinkResponder

O que se tem que fazer é antes de cada viagem é pesquisar muito, inclusive aqui no viaje na viagem, e assim montar a viagem sem cair em roubadas. Assim como em qualquer lugar, em cancun existem serviços e serviços, é só saber escolher e para isto a internet está ai.

Regis Vasconcelos

Obrigado Bel. Já imaginava que no verão fosse muito lotado. Fomos à Califórnia no mesmo período e pegamos muita fila nos parques. Mas fazer o que? Férias escolares...

Márcia Abrantes

Semana passada estava de férias no México. Fiz como a Bel, dividi a estadia entre Playa(6 noites) e Cancún (2 noites). Achei Playa apaixonante, mil vezes melhor que Cancún. Como a Bel falou, Playa lembra a rua das Pedras só que muiiiiito melhorada. Já Cancún achei muito sem graça, muita ostentação, cheia de americanos fazendo bagunça, um oba oba kkkkkk. Também fiz o passeio para Cozumel, não gostei muito pois fomos num domingo e tinha muita coisa fechada. Em Isla Mujeres tem um mirante sensacional, com um visual maravilhoso.

Viviane
VivianePermalinkResponder

Eu sou viajante de boa, gosto de conhecer lugares.
Quando fui ao Mexico, ficamos mais em Cancun, e nao decepcionou, mas pretendemos da próxima vez ficar em Playa e Cozumel, vale a pena ficar nesta ilha, segundo amigos (nos apenas passamos o dia).
Isla Mujeres tem um mar super azul, vale a pena também, discordo da leitora que diz que nao...Mas como disse, sou exploradora.
Em vez de gastar dias em parques artificiais (coisa que nao fizemos), acho válido dispender tempo com as inúmeras belezas naturais que há por lá...
E Cancun é bem pertinho de Chichen Itza, como deixar de conhecer um lugar tao místico?!!!
Por fim, recomendo Cidade de México também, eu adorei!!
COm certeza voltarei ao México, na costa do pacífico só conhecemos Acapulco.

david carlos
david carlosPermalinkResponder

Isla Mujeres(Playa Norte)tem um mar espetacular.
Playa Maroma,próxima à Playa del Carmen é a
melhor de todas.

andreia santos

Estou com dúvidas... quero viajar para o méxico em novembro... quendo será a alta temporada lá? Não gostaria de pegar tanta fila nos parques..
A água do mar lá é quente?! Ou varia durante o ano... Alguém poderia me dizer qual seria a melhor época pra ir pra lá?!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Andreia!

Este post soluciona todas as suas dúvidas:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/para-entender-cancun-playa-del-carmen-e-riviera-maia/

Em novembro a água não estará morna nem gelada.

Carol Owen
Carol OwenPermalinkResponder

Fiquei 10 dias entre Playa, Cancun e Tulum. Playa realmente tem um clima mais Buzios e Pipa. No entanto, dependendo de onde se fica em Cancun da pra se ter mais paz na praia por la que em Playa. Fiquei no JW Marriott. Optei pelo nao inclusive pra ter mais liberdade nas opcoes de restaurantes. Em Playa fiquei no El Taj (otimo servico) e em Tulum no Azucar (lunamielera) que nao tem luxo nenhum, mas clima super romantico e praia mais que paradisiaca.

marcela
marcelaPermalinkResponder

Carol Owen..como tu fizestes a reserva do El Taj? estou procurando, mas estou na dúvida se estou fazendo certo
obrigada

Evânio Lunas
Evânio LunasPermalinkResponder

Pessoal,
Adorei todos os relatos, e aproveitei para me atualizar um pouco
Eu irei em lua de mel na última semana de Setembro/14 para Cancun, pelo ao menos assim pretendo, contudo estou com receio por terem me informado que é bem na época de furacões, chuvas, ciclones, em resumo, é melhor não arriscar?
Imagina lua de mel sobe 24 horas de chuva ou abrigo contra furacão não dá neh, mas mesmo assim gostaria de ir muito pra lá
Realmente estou com muitas duvidas
Alguem pode me ajudar
Abraços

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Evânio! Setembro é um mês de chuva. Dê uma olhada no nosso Praiômetro: https://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/

E para saber mais sobre a temporada de furacões, leia aqui: https://www.viajenaviagem.com/2010/06/furacoes-no-caribe-um-balanco/

Carla Boechat
Carla BoechatPermalinkResponder

Amei Isla Mujeres! Não fui ao tal parque dos golfinhos, escolhi passear no carrinho de golf, curtir a praia e depois ir à Calle Hidalgo, com inúmeros restaurantezinhos simples, música local, comida boa, happy hour no fim da tarde. Os bares da beira da praia também valem cada segundo ali. Mesas de massagem na beira da areia, lounges com drinks mega convidativos, muita simpatia dos garçons, um por-do-sol incrível.. Voltei absolutamente apaixonada por esse lugar! Aqui conto um pouquinho do nosso dia em Isla: http://fuigosteicontei.blogspot.com.br/2013/03/o-melhor-de-cancun-esta-em-isla-mujeres.html
Um dia ainda quero voltar para me hospedar... smile
Beijos

João Branco
João BrancoPermalinkResponder

Estive por 3 vezes em Cancún e Playa del Carmen. A última foi em março de 2013. E, depois de já conhecer bem os locais, pude programar um roteiro bem legal, com mais tempo e mais caro também!
Como a Bel, dividi minha estadia entre PDC e Cancún. Para Playa, optei pelo Hotel La Tortuga. É afastado da praia dois quarteirões, mas bem junto a Quinta Avenida, que é o melhor lugar para se estar após um belo dia de praia. Este hotel te dá passe livre para utilizar o Mosquito Beach, um ótimo beach club bem próximo ao hotel.
De Playa, programamos mergulhos em duas idas a Cozumel e, como faço mergulho autônomo, fomos já com "passeios" reservados com a operadora de mergulho Blue Magic Scuba, que nos deu um excelente atendimento. Ah, e o mar de Cozumel é inesquecível. Ainda fomos para Akumal, nadar com as tartarugas, X-Caret e Xel-há. Já conhecia estes parques e sabia o que me esperava. Mesmo assim, gostei.
Para a parte de Cancun, reservamos o Live Aqua, que tem excelentes avaliações e não aceita menores de 18 anos. Com vários restaurantes, serviço ótimo e uma, uma não, cinco piscinas matadoras.
Com base em Cancun, fomos a Isla Mujeres, que eu acho muito charmosa. Passamos o dia no El Garrafon de Castillo, que é um bech club meio escondido, simpels, mas muito tranquilo. Desta vez fui até o Mercado 28, olhar quinquilharias e achei OK, nada que valha muita energia gasta. O Live Aqua fica em frente ao Shopping La Isla, para mim, o melhor daquela região.
Para encerrar: se você puder, cacife um bom hotel e bons passeios (com operadoras bem avaliadas) que você vai adorar os dois locais.

Kendrik
KendrikPermalinkResponder

Para quem vai a Miami junto realmente Cancún passa a ser desnecessário.
Gosto de Playa del Carmem, mas prefiro Cancún (sei que muita gente prefere Playa e entendo). Cancún além do mar ser mais bonito, tem shopping para quem gosta de comprar e não vai a Miami no mesmo passeio.
Tive o desprazer de ficar por 3 noites neste Royal e aí Cancún fica ruim mesmo para quem quer descansar e acaba se estressando com hotel ruim, comida péssima, etc na férias.
Na primeira ida a Cancún não vale mesmo a pena o all-inclusive, pois tem muitos passeios.
Mas na segunda ou terceira vez vale muito a pena desde que seja em hotel um pouco mais caro mas muito melhor.

nathalia
nathaliaPermalinkResponder

Ola... irei para Cancun no inicio de julho/2014.. fechei no krystal Cancun por ter boas referencias que li aqui no site... como vou com o meu esposo,gostamos de balada mais tambem gostamos de mar calmo..enfim...fiz uma boa escolha neste hotel???? Eu consigo ir para Tulum, Playa del Carmen, Cozumel em um bate volta???? Em julho o mar eh azulzinho igual os destas fotos??? E por ultimo, nao sou muito boa no ingles..l eles falam o "portunhol"??? Rs...aguardo resposta ansiosamente...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nathalia! Fez uma boa escolha pelos seus interesses. É possível fazer todos os passeios como bate-volta, mas se você estivesse em Playa del Carmen (onde o mar é calmo e também há balada) economizaria pelo menos uma hora para ir e outra para voltar a cada um dos passeios.

Portunhol é uma língua desconhecida no México, mas brasileiros e mexicanos acabam se entendendo.

Larissa Rodrigues

Cancun foi a melhor viagem da minha vida. Fui com uma amiga em maio de 2013 e fiquei hospedada no Krystal. Não tem um dia que eu não lembre desse lugar maravilhoso e não sinta vontade de estar lá. Recomendo a todos!!!

Rafael
RafaelPermalinkResponder

Oi estou planejando minha viagem para abril/2015 ficarei 10 dias hospedado entre cancun e playa o que me interessa realmente é o mar aquele mar bem de fotos mesmo rsrs alguém conhece a praia em playcar? Sei que é um condomínio de casas e resort e estou pensando em ficar lá 4 diárias mas como já disse o que me interessa realmente é o mar. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafael! Se você procura por aquelas praias das fotografias, fique na Riviera Maia, ou nas praias voltadas para o norte em Cancún. Entenda aqui: https://www.viajenaviagem.com/2012/01/para-entender-cancun-playa-del-carmen-e-riviera-maia/

Rafael
RafaelPermalinkResponder

Mais uma ajuda inicialmente eu estava pensando em reservar o riu palace México que foi renovado e tem bons comentários pelo trip mas estou achando que não vou encontrar nesta área o mar azul e cristalino. Independente do resort na área da rede barcelo ou Bahia príncipe encontraria? Ou na área iberostar playa linda ?
Em cancun estou pensando em reservar após dia 17 abril. Será que esta época ainda é muito cheio? Percebi que o valor dos resort caem consideravelmente neste período mas não sei se mesmo assim seria época ainda muito lotado. Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafael! Existem hotéis Barceló em diferentes pontos de Cancún. Temos comentários de leitores sobre alguns deles aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2011/05/hoteis-em-cancun-playa-e-riviera-maia-relatos-dos-leitores

Entenda a geografia da região e saiba onde estão as praias mais bonitas aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/para-entender-cancun-playa-del-carmen-e-riviera-maia

No TripAdvisor você consegue ver as fotos publicadas pelos usuários e conhecer a praia em frente de cada hotel. No Booking você encontra comentários de ex-hóspedes, também.

Em abril os preços caem mesmo. É início da baixa temporada. Há menos turistas nessa época.
https://www.viajenaviagem.com/2012/04/caribe-de-abril-a-junho-a-melhor-epoca-da-baixa-temporada

Leonardo Delfino

Pretendo viajar para o Caribe de lua de mel e procuro um hotel all inclusive na regiao de Riviera Maya. Procurando na internet achei o hotel Grand Riviera Princess All Suites Resort & Spa que nas fotos é belissimo, possui bons comentarios em ingles porém vi poucos comentarios em blogs brasileiros. Você conheçe ou possui alguma avaliação deste resort?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Leonardo! A rede Princess não é de primeiríssima linha, mas este hotel é da série "Grand", então deve ser o top de linha deles. Clique e leia resenhas recentes no Booking.

Miguel Garcia
Miguel GarciaPermalinkResponder

Alguma coisa foi boa na sua viagem? Só falou mau...

Vinicius Campoi

Com todo o respeito a pessoa que escreveu este texto, mas discordo absolutamente. Em se tratando de textos sobre viagens, sempre acho preferível dar dicas ao invés de opiniões, pois opinião sobre viagem não é confiável, cada um tem sua impressão e isso varia muito da época que a pessoa viajou (baixa ou alta temporada), do seu estado de espírito, da sua expectativa, etc. Eu já viajei bastante em destinos de praia pelo mundo, e Cancun foi um dos meus prediletos, é um lugar maravilhoso, o mar é deslumbrante, a cidade é linda, as baladas são totalmente loucas, muita gente jovem, bonita e animada, povo local muito simpático, variedade de passeios legais para quem gosta, enfim, é um destino completo. Praia del Carmen é um lugar tipo "buzios", Cancun é único, não existe no Brasil nada que vc possa comparar com Cancun.

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Eu concordo contigo que, em matéria de viagens, dicas são melhores que opiniões (no sentido de que não há verdades absolutas, ou são muito poucas). Mas vc acabou dando sua opinião no texto, contrariando seu próprio argumento.

Vinicius Campoi

eu dei minha opinião sobre Cancun exatamente para contrapor a opinião da autora do texto, pois muita gente lê e pode desistir de ir para Cancun por causa de uma pessoa que escreve o que ela escreveu. E francamente, é a primeira pessoa que eu vejo dizer que não gostou de Cancun.

Marcos
MarcosPermalinkResponder

Primeira pessoa? Sinceramente, vc não leu todos os comentários deste post, há vários deles concordando com a autora. E eu também concordo em gênero, número e grau: Cancún é artificial demais para o meu gosto, feito por e para americanos, enquanto que PDC é muito mais autêntica, eclética (em termos de turistas) e interessante.

ANA MARIA DE ASSIS NOGUEIRA

Em Novembro/2016 fiz a viagem mais incrível de minha vida.Depois de muitas pesquisas dividi o roteiro em 2 partes: 4 dias em Playa Del Carmen e 4 em Cancún e sem dúvidas foi a melhor escolha. Em Playa realizei os passeios com muita facilidade. Alugamos um carro por apena 1 dia e fomos a Tulum, playa paraiso e Akumal. em Tulum ,as praias e ruínas são maravilhosas e em Akumal fizemos o nado com as tartarugas ... incrível!!!.A ilha de Cozumel é linda!, fomos 2 vezes. A primeira fizemos o mergulho e a segunda ficamos num club de Praia chamado São Francisco( existem vários clubes ótimos) no último dia em Playa del Carmen curtimos a praia perto do Ferry Boat , do lado direito, passamos dentro de um bar, Señor Frogs, lá encontramos mesas, redes, espreguiçadeiras e o melhor só paga o consumo... a praia é linda demais!!! Curtimos bastante a noite na Quinta Avenida, tem boates, restaurantes, lojas , enfim TEM TUDO QUE PRECISAMOS. Contratamos um Tranfer e finalmente chegamos à Cancun. Ficamos no hotel Yalmacan all inclusive . Gostamos de tudo, da comida , bebida, atendimento.O transporte coletivo realmente funciona , ônibus a toda hora. O único passeio que fizemos em Cancún foi na ilha das mulheres. Eu concordo com o Post , na minha próxima viagem à Cancún ficarei hospedada em Playa Del Carmen .

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Só vi reclamações no seu post.. quem lê até desanima de ir!
Já fui e discordo de tudo... realmente, opinião é igual nariz.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar