feiras gastronomicas berlim Markethalle 9

Guia de Berlim

Feiras gastronômicas em Berlim: Markthalle 9 e Village Market

É mundial: do Smorgasburg no Brooklyn aos food parks em São Paulo, as feiras gastronômicas de comida de rua com pegada hipster são uma febre.

feiras gastronomicas berlim Markethalle 9

O fenômeno chegou a Berlim em abril de 2013, com a Street Food Thursday no Markthalle 9, em Kreuzberg. Logo depois foi a vez do Bite Club, que funciona num navio ancorado em Treptow (região de canais de Kreuzberg). O ano seguinte trouxe mais uma feira: a Village Market, que agora acontece todo sábado e domingo em Friedrichshain.

Fui conferir duas delas.

Street Food Thursday, no Markthalle 9

Markthalle 9

A feirinha de comidas de Kreuzberg tem pedigree: acontece no Markthalle 9, um mercado histórico que de uns anos para cá se especializou em produtos orgânicos e regionais. Nada mais natural que acabasse como endereço de feira gastronômica.

Markthalle 9
Markthalle 9
Markthalle 9
Markthalle 9

A Street Food Thursday acontece toda quinta-feira das 17h às 22h. Passear pelo (apinhado) mercado é dar uma volta ao mundo nas comidinhas: tem de kimchi a spätzle, de ramen burger a panqueca indiana, de picadinho nigeriano a fogazza italiana. Ah: tem água de coco, também (e com fila!) — mas a 5 euros o coco, acho mais negócio enfrentar a fila da microcervejaria Heiden Peters (que abre também na terça, sexta e sábado).

Markthalle 9

O evento já deu cria: todo terceiro domingo do mês o Markethalle 9 faz o Breakfast Market, das 10h às 17h, só com comidas de café da manhã do mundo inteiro.

Como chegar ao Markethalle 9

O mercado fica na Eisenbahnstrasse 42-43, a quatro quadras de duas estações de metrô da linha U1: Görlitzer Banhof e Schlesisches Tor.

Village Market, em Friedrischshain

Village Market

O Village Market é a mais nova das feiras gastronômicas de Berlim: acontece todo sábado e domingo, do meio-dia às 10 da noite, numa área industrial abandonada perto da muvuca de Friedrischshain.

Village Market
Village Market

O cenário não poderia ser mais berlinense: os galpões e pátios não foram reformados. O ambiente decrépito e grafitado funciona como um ajinomoto hipster, interferindo no sabor dos sandubas taiwaneses de porco no pão no vapor, das tapiocas teuto-pernambucanas e dos satês balineses.

Village Market
Village Market

Como chegar ao Village Market

A Kiez99, onde se realiza o Village Market, fica na Revaler Strasse à altura da Dirschauer Strasse (uma adiante da Simon-Dach-Strasse, o epicentro da muvuca friedrischshainiana — quero ver você pronunciar isso). A estação de metrô mais próxima é a Warschauer Strasse, ponto final da linha U1.

Viagem a convite do Turismo da Alemanha

Leia mais

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    18 comentários

    Poxa, atualizem esses posts! Vcs falam que vão atualizar, em 2014!!
    Vcs são úteis demais para nós viajantes!

    Só uma pequena correção..
    Eu entrei no site do evento Breakfast Market e diz que o evento é de 10h às 17h 🙂

    Estive em Berlim em fevereiro de 2013 e ainda não tinha esses mercados. Sinto que vou ter que voltar… rsrsrs

    olá! sabe me dizer se essas feirinhas continuam funcionando mesmo no inverno?

      Olá, Geovana! Essas duas continuam. A Berlin Bites é que só funciona nos meses quentes. De todo modo, o link dos sites está no texto, consulte antes de ir para ver se não mudou de dia ou horário.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito